Variedades e nuances na escolha de câmeras
A fotografia é uma técnica de pintura com luz, se traduzida literalmente - "pintura com luz". A imagem é criada usando uma matriz em uma câmera, um material sensível à luz. A primeira fotografia foi tirada pelo francês Niepce há quase 200 anos, em 1826. Ele usou uma câmera obscura, e a primeira foto demorou 8 horas. Outro francês, Daguerre, cujo sobrenome está imortalizado na palavra "daguerreótipo", trabalhou quase em uníssono com ele. Mas hoje tudo isso é história, muitos tiram fotos com seus celulares, mas a câmera ainda é uma técnica profissional popular. E a fotografia como forma de arte não perde seu lugar.
O que é e por que eles são necessários?
O já citado Louis Daguerre em 1838 fez a primeira fotografia de uma pessoa. UMA no ano seguinte, Cornelius fez seu primeiro autorretrato (pode-se dizer que a era das selfies começou naquela época). Em 1972, foi tirada a primeira foto colorida de nosso planeta. E tudo isso graças ao advento de um aparelho chamado câmera. Todos se familiarizam com o princípio de seu trabalho na escola. Trata-se de um dispositivo especial que converte o fluxo luminoso proveniente de um objeto em um formato conveniente para o armazenamento da informação recebida. A imagem é capturada quadro a quadro.
Vamos dar uma olhada em como a câmera funciona.
- Pressionar um botão dedicado abre o obturador. Através do obturador e da lente, a luz que é refletida do objeto de fixação entra no interior da câmera.
- A luz atinge um elemento, filme ou matriz sensível. É assim que se forma um quadro, uma imagem.
- A veneziana do aparelho fecha. Você pode tirar novas fotos.
Filmes e câmeras digitais são usados ativamente hoje. Seu propósito é o mesmo, mas a tecnologia de imagem parece diferente. Na tecnologia do filme é químico, e na tecnologia digital é elétrico. Com as câmeras digitais, a fotografia fica pronta em nenhum momento, e não é surpresa que essa técnica em particular domine o mercado hoje.
Para uma consideração mais aprofundada do tópico, revisaremos brevemente os termos.
- Lente É um conjunto de lentes dispostas em um corpo cilíndrico. Parece comprimir o tamanho da imagem externa ao tamanho da matriz da câmera e foca essa mini-imagem nela. A lente é uma das partes principais da câmera que afeta a qualidade da imagem.
- Matriz É uma placa retangular com fotocélulas. Cada um deles está empenhado na transformação da luz em um sinal elétrico. Ou seja, uma fotocélula é igual a um ponto na imagem criada na matriz. A qualidade desses elementos afeta os detalhes da foto.
- Visor - este é o nome da mira da câmera, ela o ajudará a escolher o objeto da fotografia.
- Gama dinâmica - a gama de brilho dos objetos, a câmera percebe desde a escuridão absoluta até o branco absoluto. Quanto mais ampla a faixa, melhor os tons de cores são reproduzidos. O melhor neste caso será a resistência da matriz à superexposição, o nível de ruído nas sombras será menor.
A fotografia é uma arte fascinante de capturar a realidade, e não apenas a realidade, e a visão que o autor tem desse mundo. E a câmera é o segundo olho do fotógrafo.
Visão geral da espécie
As câmeras hoje são apresentadas em uma grande variedade - de objetos portáteis a dispositivos muito caros e ricos em recursos.
Filme
A luz refletida do objeto a ser disparado atravessa o diafragma da lente, focalizando de maneira especial o filme flexível de polímero. Este filme é revestido com uma emulsão sensível à luz. Os menores grânulos químicos no filme mudam de cor e transparência sob a ação da luz. Ou seja, o filme realmente "memoriza" a imagem. Para formar qualquer tonalidade, como você sabe, é necessário combinar as cores vermelha, azul e verde. Assim, cada microgrânulo na superfície do filme é responsável por sua cor na imagem e muda suas propriedades conforme exigido pelos raios de luz que o atingem.
A luz pode ter diferentes temperaturas e intensidades de cor, portanto, no filme fotográfico, como resultado de uma reação química, obtém-se uma cópia quase completa da cena ou do objeto que está sendo fotografado. O estilo de uma foto de filme é formado pelas características da ótica, o tempo de exposição da cena, a iluminação, o tempo de abertura da abertura e outras nuances.
Digital
A primeira câmera digital apareceu em 1988. Hoje, essas câmeras assumiram a espinha dorsal do mercado para essa tecnologia, e apenas os verdadeiros conservadores ou amadores do "estilo antigo" filmam. A popularidade da tecnologia digital está associada à disseminação de tecnologias digitais: de computadores pessoais à impressão de fotos sem mexer com reagentes. Finalmente, a vantagem mais importante das câmeras digitais é a própria capacidade de corrigir a qualidade da imagem no momento do disparo. Ou seja, a porcentagem de frames danificados é minimizada. Mas o princípio de operação da técnica em si não difere da câmera clássica. Apenas, ao contrário de uma câmera de filme, no digital, a preservação fotoquímica é substituída por fotoelétrica. Este mecanismo é caracterizado pela conversão do fluxo luminoso em sinal elétrico com posterior gravação em um suporte de informação.
O consumidor médio está mais interessado não em como uma câmera digital funciona, mas na classificação de seus tipos. E os fabricantes oferecem opções diferentes. Por exemplo, equipamentos compactos, como câmeras de bolso ou, entre as pessoas comuns, "saboneteiras". São câmeras pequenas com sensor não muito sensível, sem visor (com raras exceções) e lentes não intercambiáveis.
Espelhado
Esta técnica é muito popular entre fotógrafos profissionais. Provavelmente devido à sua própria versatilidade: uma câmera DSLR é boa para capturar estática e dinâmica. A principal característica da "DSLR" é um visor óptico semelhante a um espelho. Bem como uma lente destacável e uma matriz de alta resolução. Um sofisticado sistema ótico de vidro ajuda a refletir a imagem em um espelho localizado em um ângulo de 45 graus em relação ao visor. Ou seja, o fotógrafo verá praticamente a mesma imagem que aparecerá na fotografia finalizada.
Alguns modelos DSLR são equipados com sensores de tamanho normal. A qualidade da imagem é muito alta, o dispositivo economiza energia e a velocidade de operação é alta. O fotógrafo tem controle sobre a profundidade de campo e pode fotografar no formato RAW. Somente se um amador decidir comprar tal técnica, pode não lhe parecer a mais conveniente. Ainda assim, esta não é uma unidade leve, mas um conjunto de lentes apenas torna a construção mais pesada. Se você carrega tudo com você, às vezes o peso total da câmera e seus acessórios é de 15 kg.
Finalmente, as configurações manuais da "DSLR" também não são convenientes para todos. Muitas pessoas gostam do modo automático. E, claro, o preço desse equipamento em comparação com as câmeras digitais compactas é muito mais alto.
Sem espelho
As câmeras full frame mirrorless não possuem espelho móvel e pentaprisma, ou seja, as dimensões de tal técnica já são mais vantajosas do que as dimensões das "DSLRs". Essas câmeras são mais compactas e fáceis de transportar. O visor óptico foi substituído por um eletrônico e há um display LCD. E essas circunstâncias, aliás, não reduzem a qualidade das fotos. Câmeras sem espelho são equipadas com ótica intercambiável e até mesmo lentes para DSLRs podem às vezes ser instaladas em equipamentos sem espelho por meio de adaptadores especiais.
Se falamos de inconvenientes, então eles podem ser atribuídos a um consumo de bateria relativamente rápido, pois tanto o sensor quanto o visor (como já notamos, eletrônico) trabalham nessa técnica o tempo todo. Mas isso provavelmente pode ser corrigido, e o aparecimento de baterias com mais capacidade é apenas uma questão de tempo.
Telêmetro
"Telêmetros" são um tipo de equipamento fotográfico que usa um telêmetro para fixar a nitidez. Um telêmetro é um dispositivo usado para medir a distância da pessoa que está atirando até o alvo que ela está atirando. A diferença da "saboneteira" é um obturador menos barulhento e um curto intervalo para pressionar o botão do obturador e uma imagem sem sobreposição no visor durante a filmagem. Um visor está sempre presente nas câmeras rangefinder modernas. E ele demonstra o quadro na íntegra, e o visor de "DSLRs", por exemplo, vai mostrar até 93% do máximo de informação. Além disso, alguns rangefinders têm um campo de visão maior do que DSLRs.
E se identificarmos as deficiências, vale a pena dizer de imediato - muitas delas são condicionais. E o progresso técnico cancela uma desvantagem após a outra todos os dias. Mas se eles ainda forem selecionados, então às vezes a imprecisão do enquadramento salta, existem dificuldades com a macro fotografia, o filtro de polarização de tal técnica é muito específico, também não é fácil trabalhar com filtros de luz.
Formato médio
São câmeras com matriz de médio formato. Filme e digital - a classificação permanece a mesma. Apenas o formato matricial para a tecnologia do filme é padronizado e, na tecnologia digital, o fabricante o deixa a seu critério. Todas as câmeras de médio formato digital são divididas em dispositivos com uma matriz não substituível, câmeras com um back digital substituível e câmeras de gimbal com um back digital. As principais vantagens da tecnologia de médio formato:
- alta capacidade de informação, ou seja, a lente de tal dispositivo pode capturar um grande número de objetos, o que reduz a granulação da imagem;
- o aparelho reproduz bem as cores e tons da imagem, ou seja, intervenções corretivas praticamente não são necessárias;
- distância de foco invejável.
Os tipos de tecnologia acima demonstram que o formato digital domina legitimamente este mercado. E nenhuma consulta estereoscópica, infravermelha, grande angular e panorâmica leva tanto quanto a simples localização de um bom dispositivo digital. De preferência com tela giratória. Outras características - baioneta, por exemplo (como uma espécie de fixação de lente em uma câmera), e até 4K (formato de gravação, ou seja, uma imagem com mais de 8 milhões de pixels) - já são opcionais. Os profissionais recorrem a eles, e amadores e iniciantes costumam escolher uma câmera por marca, preço e foco em características básicas.
Características principais
Este glossário ajudará você a entender quais são os principais critérios para julgar uma câmera.
- Profundidade de campo (DOF). Este é o nome da distância entre o objeto mais próximo e o mais distante da cena, que a câmera percebe como nítido. A profundidade de campo da área de imagem é influenciada pela abertura, comprimento focal da lente, resolução e distância de foco.
- Tamanho da matriz. Quanto maior a área útil da matriz, mais fótons ela captura por unidade de tempo. Se você decidir levar a fotografia a sério, é desejável que o fator de corte da câmera seja 1,5-2.
- Faixa ISO. Mas você realmente não precisa prestar atenção ao valor máximo desse parâmetro. Pode ser amplificado indefinidamente, mas junto com o sinal útil, a amplificação também afeta o ruído. Ou seja, na prática, os valores-limite ISO não são aplicáveis.
- Tela. Quanto maior for, maior será a resolução e mais conveniente será para ver as fotos. E embora muitos tenham certeza de que não há tela de toque melhor para uma pessoa moderna, ela não substituirá botões e interruptores com certeza.
- Força mecânica. À prova de choque é uma característica mais aplicável a fotógrafos que fotografam em condições extremas.Ou seja, um usuário comum não precisa pagar a mais por isso.
- Proteção contra poeira e umidade. Se atirar com frequência na natureza, então um dispositivo à prova d'água é realmente mais conveniente. Mas mesmo que esse valor seja alto, isso não garante que a câmera não será danificada se entrar na água.
- Vida útil da bateria. Quanto maior sua capacidade, melhor. Mas vale lembrar que câmeras com visor eletrônico são mais “vorazes” nesse sentido.
Existem mais uma dúzia de propriedades principais da câmera: há diferentes cartões de memória no kit, bloqueio de flash, compensação de exposição e muito mais. Mas tentar descobrir tudo de imediato não é necessário. Esse conhecimento virá gradualmente. Mas as dicas a seguir são mais precisas como dicas para escolher uma câmera.
Como escolher o caminho certo?
O objetivo, as tarefas, o nível de treinamento do fotógrafo - é disso que você precisa para começar. Considere a melhor forma de fazer uma seleção.
- Se o objetivo de adquirir uma câmera é principalmente filmar em família, então até mesmo uma "saboneteira" comum vai dar conta disso perfeitamente. Uma boa fotografia à luz do dia é uma demanda real para essas câmeras. Você precisa escolher um modelo com resolução de até 8 megapixels e uma matriz CMOS. Deve-se focar nos modelos com parâmetros de abertura máxima, em compactos, vale lembrar que as lentes não são removíveis, e isso não pode ser corrigido.
- Se você planeja tirar fotos ao ar livre, nas férias ou durante uma viagem, pode optar por aparelhos sem espelho com resolução de 15-20 megapixels.
- Se o propósito da compra não for amador, mas profissional, deve ser uma "DSLR" de grande matriz (MOS / CCD). Ao mesmo tempo, 20 megapixels para detalhamento é mais do que suficiente. Se a filmagem for dinâmica, você precisa de um dispositivo à prova de choque.
- Uma técnica macro é antes de mais nada uma boa lente. É desejável manter uma distância focal constante. Uma lente grande angular é adequada para capturar partes fixas, uma lente telefoto para qualquer coisa em movimento.
- Para iniciantes, não existe um conselho universal, ainda escolhemos de acordo com um parâmetro ou outro. Mas os profissionais garantem que você não deve comprar equipamentos caros para a experiência da primeira filmagem. Mesmo supondo que todos os "sinos e assobios" de uma câmera legal serão minimamente usados por um iniciante, ele pagará um preço muito alto pela experiência.
Portanto, os iniciantes em fotografia não devem olhar tanto se a câmera está protegida contra impactos ou se a câmera é à prova de explosão, mas pelos valores de fotossensibilidade, distância focal e resolução.
Marcas populares
Marcas famosas também são conhecidas por pessoas que estão longe da fotografia. Qual câmera é a melhor, eles ainda discutem sobre o fabricante e o modelo. As 6 principais marcas líderes no mercado de equipamentos fotográficos incluem nomes bem conhecidos.
- Cânone. Esta empresa tem mais de 80 anos, o fabricante japonês tem os seus pontos de recolha em vários países asiáticos e também na China. Um case confiável, excelente qualidade, escolha de classe de tecnologia e orçamento são as vantagens inegáveis da marca. A funcionalidade de todos os modelos é relativamente simples e acessível.
- Nikon. Competindo constantemente com a marca acima. Veterano no mercado de equipamentos fotográficos - ultrapassou a marca de 100 anos. E este também é um fabricante japonês, mas as fábricas também estão localizadas em toda a Ásia. Muitas vezes a marca é citada como a melhor "DSLR" para fotógrafos novatos em termos de relação preço-desempenho.
- Sony. Outra empresa japonesa com reputação mundial. É considerado o carro-chefe da visualização relativamente melhor do EVF. E a marca tem todo o direito de se "vangloriar" das lentes de direitos autorais. Mas lentes de outros fornecedores também são adequadas para os modelos da empresa.
- Olympus. A marca japonesa foi fundada há mais de 100 anos. É o maior fabricante de dispositivos sem espelho. Ele também criou 5 gerações de câmeras robustas. E ele também oferece ao comprador uma variedade de modelos de orçamento. E os flashes dessa técnica são próximos aos profissionais.
- Panasonic. O nome da marca é Lumix. Perfil amplo: de modelos compactos a DSLRs.A marca combina duas qualidades reconhecidas - alemã e japonesa. A empresa tem modelos que têm um preço bastante orçamentário, mas podem filmar em condições realmente extremas: sob o sol escaldante, no frio congelante até os ossos e até debaixo d'água.
- Fujifilm. Esta marca é amada por muitos fotógrafos, as câmeras "mirrorless" do fabricante são consideradas as mais rápidas e as fotos são cristalinas. A empresa agora está focada no desenvolvimento das melhores câmeras premium do mundo.
Acessórios
A escolha dos acessórios, claro, depende das necessidades do fotógrafo. Os mais importantes são vários itens.
- Cartão de memória (para uma câmera digital) e filme para filme. Se for um profissional, um cartão de 64 GB (mínimo) é adequado para ele, mas muitos fotógrafos compram mídia imediatamente para 128 GB.
- Filtro protetor. Ele se encaixa na lente e protege a lente frontal contra poeira, umidade e sujeira.
- Capô solar. Este acessório é usado para reduzir o brilho e reflexos na foto.
E também o fotógrafo pode precisar de um sincronizador: ele garante o disparo simultâneo do flash e do obturador da técnica. Freqüentemente, os fotógrafos compram um flash externo, um tripé para estabilização de imagem. Os menos usados incluem kits de limpeza de lentes, filtros de cores, uma caixa de água para fotografia subaquática e até mesmo um controle remoto. Mas antes de comprar acessórios, você precisa desmontar a câmera, suas configurações (modos de medição e disparo), e entender o que é realmente necessário e o que será uma compra apressada.
Dicas operacionais
E para concluir, alguns conselhos valiosos para iniciantes, que até agora as palavras "ajuste", "compensação de exposição" e "profundidade de campo" apenas assustam. Aqui estão 13 dicas para iniciantes.
- As configurações da câmera sempre devem ser redefinidas. Acontece que você precisa reagir rapidamente para capturar uma foto. E agora a "câmera" está à mão, a foto foi tirada, mas a qualidade da foto não é a mesma, porque os ajustes não foram removidos.
- O cartão precisa ser formatado. E faça isso antes do início do levantamento, pois isso praticamente garante qualquer deformação dos dados.
- Redimensionar uma imagem é um bom hábito. A própria câmera geralmente oferece imagens de alta definição por padrão, mas isso nem sempre é necessário.
- É necessário estudar os parâmetros das configurações. É assim que os pontos fortes e fracos da tecnologia e seus recursos são testados.
- O tripé deve ser de boa qualidade. Quanto mais tempo durará, mais rápido se desdobrará e menos estará sujeito a desgastes.
- Não se esqueça de alinhar a linha do horizonte. Deve ser claramente horizontal, sem inclinações. Se o nível do horizonte digital estiver "costurado" na câmera, ele deve ser usado.
- O foco manual costuma ser mais confiável do que o foco automático. Por exemplo, o foco detalhado durante a macro fotografia deve ser manual.
- O comprimento focal deve ser usado situacionalmente, levando em consideração o afastamento do que está sendo filmado.
- É imperativo verificar as bordas do quadro, já que a maioria dos visores não oferece 100% de cobertura da imagem.
- Você sempre precisa fotografar mais do que o necessário, porque imediatamente, por exemplo, as mudanças mais sutis na iluminação não são visíveis - mas na foto elas serão perceptíveis. Fotografar muito e depois escolher o melhor é uma prática que nunca falha.
- Não ignore os modos de exposição da câmera. E embora muitos profissionais sejam céticos em relação a eles, é muito interessante aplicar de forma criativa os recursos da tecnologia. Por exemplo, definir o modo Retrato irá expor uma grande abertura com cores suaves. E com a saturação "Paisagem" aumenta.
- Freqüentemente, há um debate sobre a importância da velocidade do obturador e da abertura. Mais precisamente, sobre qual disso é mais importante. A abertura controla a profundidade de campo e a velocidade do obturador controla a velocidade do obturador. O que precisa de um controle mais sério é uma prioridade.
- Ao trocar as lentes, a câmera deve estar sempre desligada e a abertura da lente deve ser mantida voltada para baixo. Não é incomum que poeira e outras partículas indesejadas entrem na câmera ao trocar as lentes, portanto, esse momento deve ser realizado com muita delicadeza.
Boa escolha!
Para informações sobre como escolher a câmera certa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.