Câmeras de sabão: o que é e como escolher?
Muitas vezes você pode ouvir que uma "saboneteira" é a opção mais simples e normal para um fotógrafo amador. Via de regra, esse "título" significa uma atitude um tanto desdenhosa em relação à câmera, mas não é à toa que ainda são vendidos nas lojas. Isso sugere que a "caixa de sabão" em si não é má, e também pode ter boas amostras, então decidimos descobrir, junto com os leitores, o que ela é.
O que é isso?
Não há dúvida - as pessoas realmente chamam esse termo de câmera automática mais simples, o que dificilmente satisfará um profissional. Na realidade, a principal característica que deu origem ao nome da câmera saboneteira é o seu tamanho pequeno, o arredondamento característico do corpo nos cantos e, o mais importante - a completa ausência de lentes salientes, que é exatamente o que os fotógrafos profissionais encontrariam em defeitos. O contrapeso ao conceito de "saboneteira" é o conceito de "DSLR" - um dispositivo profissional ou semiprofissional com lentes de rosca intercambiáveis.
É claro que tal câmera, ao contrário de uma profissional, não possui componentes removíveis - não sendo capaz de substituir uma lente por lentes, você não vai mais se adaptar a condições de disparo específicas.
No entanto, a onipresença e acessibilidade desse tipo de câmera permite que sejam consideradas as mais populares até hoje.
Vantagens e desvantagens
Como as "saboneteiras" ainda não estão fora de uso, isso significa que não são tão ruins e têm suas próprias vantagens. No entanto, uma câmera de sonho, por algum motivo, sempre acaba sendo uma "DSLR", o que significa que uma "saboneteira" sem espelho não é de forma alguma desprovida de desvantagens. Tendo decidido comprar tal câmera, o consumidor deve entender claramente se ela vale até mesmo o pequeno dinheiro que será pago por ela. Portanto, vamos considerar as vantagens e desvantagens de tais equipamentos, e vamos começar com os bons.
- "Saboneteira" pesa muito pouco - dentro de 100-150 gramas. É compacto e leve e pode ser levado para onde quer que vá. Neste caso, o peso da bateria geralmente não é levado em consideração ao indicar o peso da unidade.
- Esta câmera está equipada com um grande display com diagonal de 2-3 polegadas... Você pode avaliar a disposição e os quadros capturados imediatamente, e isso é conveniente para evitar erros na hora.
- "Saboneteira" vai custar um centavo ao consumidor - existe uma excelente seleção de tais câmeras a um preço até 10 mil rublos. Ao mesmo tempo, os modelos digitais às vezes são mais caros devido à sua incrível compactação, e até mesmo algumas "DSLRs" de tamanho real de melhor qualidade custariam menos do que eles.
- A resolução matricial começa em 5 megapixels e atinge um nível comparável a muitas DSLRs.
- Embora não haja lente de "saída", no arsenal de possibilidades de uma câmera amadora também há um zoom várias vezes, e até mesmo uma mudança no comprimento focal dos objetos. No entanto, esses recursos variam muito dependendo do modelo específico.
- Câmera sem espelho projetado para um disparo rápido e fácil sem um milhão de opções de configuração. Basta apontar para o objeto de interesse e tirar fotos. Talvez não seja possível conseguir uma moldura para capa da revista, mas o momento não vai faltar.
- "Mirrorless" pode gravar vídeo com uma gravação de trilha sonora paralela, o que significa que manterá as memórias mais vívidas em movimento.
Do exposto, pode-se ficar com a impressão de que "saboneteiras" são negligenciadas em vão, mas, é claro, têm seus inconvenientes. Alguns deles são bastante significativos, então vamos examiná-los também.
- A ótica sem espelho corresponde ao preço da unidade - este é o mais primitivo. Definitivamente, você não deve esperar clareza excepcional das fotos; após um exame cuidadoso, até mesmo pequenas distorções podem ser detectadas.
- A câmera sem espelho não brilha com uma abundância de funções. Além disso, não possui botões separados no corpo para várias configurações - para se adaptar às condições ambientais, você tem que ir para o menu, ou pode perder um quadro raro.
- A maioria das câmeras sem espelho não tem visor. Os modelos em que ainda está presente são frequentemente distinguidos por seu desempenho torto - na saída, o quadro é obtido de forma diferente, e não pelo que foi visto pelo visor.
- O foco automático em "caixas de sabão" não funciona tão rapidamente - em busca de um quadro urgente, você pode obter um "cobertor" embaçado. A própria foto é gravada no cartão de memória de forma bastante lenta também, não permitindo que você tire muitos quadros com uma diferença de tempo mínima.
- As fotografias resultantes geralmente têm "ruído" digital desnecessário, especialmente se o ISO for muito alto e definido para mais de 100.
- Via de regra, as “caixas de sabão” digitais tiram fotos apenas no formato jpeg. É claro que é o mais popular, mas isso não significa que seja o melhor ou o mais versátil.
- O flash embutido está longe de alcançar - é relevante apenas ao fotografar em curtas distâncias. O design sem espelho não envolve a conexão de um flash separado e mais poderoso ao dispositivo. Nesse caso, seu próprio flash pode iluminar insuficientemente e superexpor. Neste contexto, a redução de olhos vermelhos inoperante não surpreende mais ninguém.
- Devido ao pequeno tamanho do equipamento, a bateria não brilha com uma capacidade impressionante.
O LCD e o zoom consomem mais energia. Como resultado, a carga simplesmente não é suficiente por muito tempo.
O que eles são?
Uma vez que a "saboneteira" é uma característica que diz respeito ao fator de forma do corpo e à ausência de uma lente protuberante removível, portanto, todas as câmeras deste tipo, como quaisquer outras, podem ser divididas em duas categorias de acordo com o critério principal - o meio no qual as fotografias são armazenadas.
Filme
Na verdade, historicamente, esta é apenas a primeira "caixa de sabão", cuja história começou há várias décadas. No início, as câmeras eram equipamentos bastante caros. Só os profissionais podiam pagar e, claro, tiveram a oportunidade de substituir a lente por outra mais adequada. No entanto, esse tipo de agregado não permitia a possibilidade de vendas em grande escala - o público-alvo era relativamente pequeno.
Os fabricantes começaram a pensar em mudar o equipamento fotográfico no sentido de aumentar a compactação há cem anos., mas a princípio a lente ainda se projetava visivelmente além do corpo "principal". A moderna "saboneteira" pode ser considerada uma invenção relativamente recente.
Hoje, uma característica obrigatória de uma câmera de filme sem espelho é sua operação com filme de 35 mm ou formato APS.
Em que a tecnologia da fotografia em filme é considerada por muitos críticos modernos como desatualizada e francamente pouco promissora - por que um amador se perguntaria se tem um filme e onde revelá-lo, se no digital é possível fotografar de forma mais prática.
Digital
Como no caso dos modelos de filme, as primeiras câmeras digitais eram caras e, portanto, não podem ser consideradas "saboneteiras" no sentido literal da palavra. A era dos equipamentos fotográficos de vídeo digital começou em 1984, mas a princípio essa técnica era usada apenas por representantes da mídia - dessa forma era mais conveniente para eles transmitirem a imagem e o som para a redação.
Não é segredo que os primeiros equipamentos digitais não eram nem um pouco compactos, de modo que, no formato original, tais equipamentos tinham poucas chances de se tornarem mainstream. No entanto, os fabricantes perceberam rapidamente que o futuro estava por trás da nova tecnologia e, já em 1988, apareceu a primeira câmera digital sem espelho para o consumidor.
Com o passar dos anos, as saboneteiras digitais tornaram-se mais compactas e leves, ao mesmo tempo em que seu custo diminuiu, enquanto as características funcionais aumentaram gradativamente.
Em contraste com o desaparecimento da fotografia amadora de filme, o digital ainda continua a evoluir - a cada ano, novos modelos de câmeras aparecem com uma matriz aprimorada e outras inovações úteis.
Avaliação das melhores modelos
As "saboneteiras" modernas são bastante baratas, mas seus melhores exemplos não podem ser considerados totalmente ruins. Vamos destacar alguns modelos que alcançaram sucesso e certamente permanecerão em alta estima nos próximos anos.
- REKAM iLook-S777i. Não é uma câmera de retrato ruim com uma distância focal de retrato de 1 metro. O flash xenon torna possível tirar fotos mesmo com pouca luz, a alimentação de baterias comuns torna o proprietário independente da tomada. Cartão de memória - não mais do que 32 GB, pode ser facilmente removido. Mas você também pode simplesmente conectar a câmera ao computador com um cabo. O preço é modesto - dentro de 6 mil rublos.
- Canon IXUS 175. Ao preço de 7 mil rublos, temos uma unidade de uma empresa conhecida com excelentes características. A lente grande angular de 28 mm é complementada por um zoom ótico 8x decente. A matriz é costurada em 20 megapixels, você pode avaliar os quadros em uma tela de 2,7 polegadas. A carga da bateria é suficiente para 220 fotos, há um modo econômico que expande as capacidades em mais um terço. Um cartão de memória de 16 GB não está apenas incluído - ele é integrado.
Existem várias configurações interessantes para melhorar a imagem resultante.
- Nikon Coolpix W100. Outra marca top pede 9 mil rublos pela ideia, mas ela pode facilmente suportar a imersão na água, choques, geadas e o ataque de poeira. Os revisores chamam de "mirrorless" um dos melhores para viagens e esportes radicais - em termos de grau de segurança, é em muitos aspectos comparável a câmeras de ação.
"Apenas" 14 megapixels não será problema, visto que a câmera é de uma marca bem conhecida.
Como escolher?
Regra um: não importa o quanto você tente, é improvável que você consiga encontrar uma "caixa de sabão" que seja realmente comparável em qualidade a uma boa fotografia "SLR". Regra dois: o acima não significa que todas as DSLRs são iguais. Portanto, vale a pena considerar quais características são importantes e como escolher a câmera certa de baixo custo.
- Tamanho da matriz. Não confunda este número com o número de megapixels - estamos falando sobre o tamanho físico da matriz sobre a qual esses pixels repousam! Se duas câmeras têm o mesmo número de megapixels, mas uma delas tem uma matriz visivelmente maior, então cada pixel individual também é maior. Graças a isso, é mais sensível à luz, e essa é a sua garantia de que não haverá ruído de luz na foto. Modelos com uma boa matriz são aqueles em que sua altura não é inferior a uma polegada e a largura, portanto, é ainda maior. A qualidade de suas fotos é comparável à de uma DSLR barata.
- Resolução da matriz. Quanto mais megapixels, supostamente mais detalhada é a imagem. É verdade, mas acima examinamos onde está o risco - se a matriz for muito pequena, haverá ruído na foto. Portanto, dificilmente vale a pena perseguir os 40 megapixels condicionais.
- Clarão. Nos modelos econômicos, seu alcance é de apenas 3 metros, mas vale a pena percorrer pelo menos 7 metros. Neste caso, 20 metros para "sem espelho" - o teto.
- Relação de abertura. Quanto menor for, melhor. Os indicadores de "caixas de sabão" médias são 2,8-5,9 unidades; para modelos melhores, este parâmetro é 1,4-2,0.
- Ampliação. Pode ser óptico e digital. A primeira opção é obtida pelo método de deslocamento da lente - a mecânica funciona aqui, então a imagem realmente fica melhor. O zoom digital simplesmente mostra a mesma imagem em uma escala maior, a ótica não está envolvida aqui, então o zoom pode resultar em uma deterioração da imagem.
- Comprimento focal. Quanto menor for, mais ampla será a cobertura da câmera ao redor. Para o olho humano, a distância focal é de aproximadamente 50 mm.Para uma "saboneteira", o melhor indicador é 28 mm. Modelos de até 35 mm são considerados grande-angulares, suas lentes se ajustam a uma parte significativa do horizonte, são adequadas para fotografia de paisagem. Câmeras com distâncias focais acima de 70 mm também não são ruins, mas seu propósito é diferente - elas tiram bons retratos.
- A presença de um visor clássico. Não faz mal - muitos especialistas acreditam que ajuda a definir melhor os limites da imagem e, em geral, dá uma ideia mais clara do quadro futuro do que uma tela escura.
Para uma visão geral das câmeras de sabão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.