A história das primeiras câmeras
Hoje não podemos mais imaginar a vida sem muitas coisas, mas antes não existiam. As tentativas de criar vários dispositivos foram feitas na antiguidade, mas muitas invenções não chegaram até nós. Vamos traçar a história da invenção das primeiras câmeras.
Quem inventou isso?
Os primeiros protótipos de câmeras surgiram há vários milênios.
Câmera pinhole
Foi mencionado no século 5 por cientistas chineses, mas o antigo cientista grego Aristóteles o descreveu em detalhes.
O aparelho é uma caixa preta, de um lado coberto com vidro fosco, com um orifício no centro. Os raios penetram na parede oposta.
Um objeto foi colocado na frente da parede. Os feixes refletiram dentro de uma caixa preta, mas a imagem foi invertida. Em seguida, a obscura foi usada em vários experimentos.
- No século 20, o cientista árabe Haytham explicou o princípio da câmera.
- No século 13, foi usado para estudar eclipses solares.
- No século XIV, o diâmetro angular do sol foi medido.
- Leonardo da Vinci usa um dispositivo para criar imagens em uma parede 100 anos depois.
- O século 17 trouxe melhorias para a câmera. Foi adicionado um espelho que inverte o desenho, mostrando-o corretamente.
Em seguida, o dispositivo passou por outras alterações.
Invenções anteriores ao advento da câmera
Antes do surgimento das câmeras modernas, elas passaram por uma longa evolução desde a câmera pinhole. Primeiro foi preciso preparar e fazer outras descobertas.
Invenção | Tempo | inventor |
A lei da refração da luz | Século XVI | Leonard Kepler |
Construindo um telescópio | Século XVIII | Galileo Galilei |
Verniz asfáltico | Século XVIII | Joseph Niepce |
Depois de várias dessas descobertas, chegou a hora da câmera em si.
Após a descoberta da laca asfáltica, Joseph Niepce continuou seus experimentos. 1826 é considerado o ano da invenção da câmera.
O antigo inventor colocou a placa de asfalto na frente da câmera por 8 horas, tentando tirar a paisagem pela janela. Uma imagem apareceu. Joseph trabalhou por muito tempo para melhorar o dispositivo. Ele tratou a superfície com óleo de lavanda e a primeira fotografia foi obtida. O aparelho que tirou a foto foi batizado por Niepce, o heliógrafo. Agora é Joseph Niepce quem é creditado com o surgimento da primeira câmera.
Esta invenção é considerada a primeira câmera.
Em que ano foram inventadas as câmeras de filme?
A invenção foi escolhida por outros cientistas. Eles continuaram a fazer descobertas que levariam ao filme fotográfico.
Negativo
A pesquisa de Joseph Niepce foi continuada por Louis Dagger. Ele usou as placas de seu antecessor e as tratou com vapor de mercúrio, fazendo com que a imagem aparecesse. Ele conduziu esse experimento por mais de 10 anos.
Em seguida, a chapa fotográfica foi tratada com iodeto de prata, uma solução salina, que se tornou fixador de imagens. Foi assim que apareceu um positivo, era a única cópia de uma imagem natural. Verdade, era visível de um certo ângulo.
Se a luz do sol caísse na placa, nada aparecia. Esta placa é chamada de daguerreótipo.
Uma imagem não foi suficiente. Os inventores começaram a tentar consertar as fotos para aumentar seu número. Só Fox Talbot conseguiu isso, que inventou um papel especial com uma imagem remanescente nele, e então, usando uma solução de iodeto de potássio, começou a consertar a imagem. Mas foi o contrário, ou seja, o branco permaneceu escuro e o preto permaneceu claro. Este foi o primeiro negativo.
Continuando seu trabalho, Talbot recebeu um positivo com a ajuda de um feixe de luz.
Alguns anos depois, o cientista publicou um livro no qual, em vez de desenhos, havia fotos.
Câmera reflex
A data de criação da primeira câmera SLR foi 1861. Setton o inventou. Na câmera, a imagem apareceu usando uma imagem espelhada. Mas para obter fotos de alta qualidade, era necessário pedir que as fotos parassem por mais de 10 segundos.
Mas então apareceu uma emulsão de gelatina de bromo e o processo foi reduzido 40 vezes. As câmeras ficaram menores.
E em 1877, o filme fotográfico foi inventado pelo fundador da empresa Kodak. Esta é apenas uma versão.
Mas poucos sabem que a filmadora foi inventada em nosso país. Esse aparelho, que tinha uma fita cassete, foi criado por um polonês que morava na Rússia naquela época.
O filme colorido foi inventado em 1935.
A câmera soviética apareceu apenas no primeiro terço do século XX. A experiência do Ocidente foi tomada como base, mas os cientistas domésticos introduziram seus desenvolvimentos. Foram criados modelos com preço baixo e disponíveis para a população em geral.
Evolução da câmera
Seguem alguns fatos da história do desenvolvimento de equipamentos fotográficos.
- Robert Cornelius em 1839 anos trabalhou com um químico dos Estados Unidos para melhorar o daguerreótipo e reduzir a exposição. Ele fez seu retrato, que é considerado o primeiro retrato fotográfico. Vários anos depois, ele abriu vários estúdios de fotografia.
- As primeiras lentes fotográficas foram criadas na década de 1850, mas antes de 1960, todas as espécies usadas hoje apareceram.
- 1856 g. foi marcada pelo aparecimento das primeiras fotos subaquáticas. Tendo fechado a câmera com uma caixa e mergulhado na água em um poste, foi possível tirar uma foto. Mas não havia luz suficiente sob a superfície do reservatório, e apenas os contornos das algas foram obtidos.
- Em 1858 um balão apareceu sobre Paris, em que Felix Tournachon estava. Ele fez a primeira fotografia aérea da cidade.
- Ano 1907 - Belinograph foi inventado. Um dispositivo que permite o envio de fotos à distância, um protótipo de um fax moderno.
- A primeira fotografia colorida tirada na Rússia foi apresentada ao mundo em 1908... Ele retratava Lev Nikolaevich Tolstoi. O inventor Prokudin-Gorsky, a mando do imperador, foi fotografar lugares pitorescos e a vida das pessoas comuns.
Esta se tornou a primeira coleção de fotos coloridas.
- Ano de 1932 tornou-se significativo na história da fotografia, pois após longas pesquisas de cientistas russos, depois dos irmãos Lumière, a preocupação alemã Agfa passou a produzir filmes fotográficos coloridos. E as câmeras agora têm filtros de cores.
- A cineasta fotográfica Fujifilm aparece no Japão perto do Monte Fuji em 1934. A empresa se transformou de uma empresa de celulose e depois filme de celulóide.
Quanto às próprias câmeras, após o advento do filme, os equipamentos fotográficos começaram a se desenvolver em ritmo acelerado.
- Câmera de boxe. A invenção da empresa "Kodak" foi apresentada ao mundo em 1900. Uma câmera feita de papel comprimido tornou-se popular devido ao seu baixo custo. Seu preço era de apenas US $ 1, portanto, muitos podiam pagá-lo. Inicialmente, as chapas fotográficas foram utilizadas para a filmagem, depois o filme em rolo.
- Câmera macro. Em 1912, o técnico do inventor Arthur Pillsbury viu a luz, que fez uma câmera para desacelerar as filmagens. Agora era possível captar o lento crescimento das plantas, o que mais tarde ajudou os biólogos. Eles usaram uma câmera para estudar a grama dos prados.
- A história da câmera aérea. Conforme descrito acima, as tentativas de fotografia aérea foram usadas já no século XIX. Mas o vigésimo apresentou novas descobertas nesta área. Em 1912, o engenheiro militar russo Vladimir Potte patenteou um dispositivo que tira automaticamente imagens de lapso de tempo do terreno ao longo da rota. A câmera não estava mais presa a um balão, mas a um avião. Um filme em rolo foi inserido no dispositivo. Durante a Primeira Guerra Mundial, a câmera foi usada para fins de reconhecimento. Posteriormente, com sua ajuda, mapas topográficos foram criados.
- Câmera Leica. Em 1925, na feira de Leipzig, foi apresentada a câmera compacta Leica, cujo nome foi formado a partir do nome do criador Ernst Leitz e da palavra "câmera". Ele imediatamente ganhou grande popularidade. A técnica utilizava filme 35mm, sendo possível tirar fotos pequenas. A câmera entrou em produção em massa no final da década de 1920 e, em 1928, a taxa de crescimento atingiu mais de 15 mil unidades. A mesma empresa fez várias outras descobertas na história da fotografia. O foco foi inventado para ela. E um mecanismo para atrasar o tiro foi incluído na técnica.
- Photocor-1. A primeira câmera soviética dos anos trinta foi lançada. Filmado em placas 9x12. As fotos eram bem nítidas, você podia fotografar objetos em tamanho real. Adequado para refazer desenhos e diagramas. A pequena câmera ainda se desdobra para fácil portabilidade.
- Robot I. Os fabricantes alemães devem o surgimento em 1934 do dispositivo com acionamento por mola ao relojoeiro Heinz Kilfit. O drive puxou o filme a 4 quadros por segundo e pode tirar fotos com atrasos diferentes. Esta invenção foi lançada em produção em massa pela empresa de Hansa Berning, que fundou a empresa Robot.
- "Kine-Ekzakta". O ano de 1936 foi marcado pelo lançamento da primeira câmera reflex "Kine-Ekzakta". O criador é a empresa alemã Ihagee. A câmera era muito amigável à mídia. Devido ao seu pequeno tamanho, era utilizado nos locais mais inacessíveis. Com a ajuda dela, ótimos relatórios foram criados.
- Uma câmera com controle automático de exposição. A empresa "Kodak" se torna a primeira na história da fotografia em 1938, que produz tais dispositivos. Uma câmera autoajustável determinava automaticamente o grau de abertura do obturador dependendo da quantidade de luz que passava por ele. Pela primeira vez, tal desenvolvimento foi aplicado por Albert Einstein.
- Polaroid. A conhecida câmera surgiu em 1948 em uma empresa de mesmo nome, que se dedicava à ótica, óculos e equipamentos fotográficos por mais de 10 anos. Uma câmera foi lançada em produção, dentro da qual havia papel fotossensível e reagentes que podiam revelar rapidamente uma imagem.
Este modelo ganhou mais popularidade, foi até o advento das câmeras digitais.
- Canon AF-35M. A empresa, cuja história remonta aos anos trinta do século XX, em 1978 produz uma câmera com autofoco. Isso é registrado no nome do dispositivo, as letras AF. O foco foi realizado em um objeto.
Por falar em câmeras, não se pode deixar de mencionar a história das câmeras digitais. Eles apareceram graças à mesma empresa Kodak.
Em 1975, Steve Sasson inventa uma câmera que grava sinais digitais em uma fita cassete convencional. O dispositivo lembrava um pouco um híbrido de um projetor de filme e um gravador de fita cassete e não era compacto em tamanho. O peso da câmera era de 3 kg. E a clareza das fotografias em preto e branco deixou muito a desejar. Além disso, uma imagem foi gravada por 23 segundos.
Esse modelo nunca saiu para os usuários, pois para ver a foto era preciso conectar o gravador na TV.
E só no final da década de 80, a câmera digital foi para o consumidor. Mas isso foi precedido por outros estágios no desenvolvimento dos números.
Em 1970, cientistas americanos criam uma matriz CCD, que após 3 anos já é produzida nas fábricas.
Após mais 6 anos, os fabricantes de cosméticos Procter & Gamble ganharam uma câmera eletrônica, que utilizam na esteira transportadora, verificando a qualidade dos produtos.
Mas a contagem regressiva da fotografia digital começa com o lançamento da primeira câmera SLR da Sony.em que havia lentes intercambiáveis, a imagem foi gravada em um disco magnético flexível. É verdade que continha apenas 50 fotografias.
Mais além no mercado de tecnologia digital, Kodak, Fuji, Sony, Apple, Sigma e Canon continuam lutando pelo consumidor.
Hoje já é difícil imaginar uma pessoa sem uma câmera nas mãos, mesmo que instalada em um celular. Mas para que tenhamos esse dispositivo, cientistas de muitos países fizeram muitas descobertas, introduzindo a humanidade na era da fotografia.
Assista a um vídeo sobre o assunto.
O comentário foi enviado com sucesso.