Tudo sobre medidores de exposição
Qualquer fotógrafo amador que já se interessou por fotografia profissional já ouviu falar de medidores de exposição. Eles são usados por mestres em seu ofício para tirar fotos deslumbrantes sem recorrer à ajuda da computação gráfica.
O que é isso?
Um medidor de luz, ou medidor de fotoexposição, é uma ferramenta especial que ajuda o fotógrafo a determinar os parâmetros de exposição, como sensibilidade, velocidade do obturador, abertura e, em alguns casos, balanço de branco. A grosso modo, melhora o brilho e a iluminação da imagem que passa pela lente e faz recomendações para melhorá-la. Mesmo ao trabalhar em um estúdio fotográfico, pode ser difícil obter uma luz perfeita no quadro. E para corrigir isso, você precisa ajustar constantemente a exposição. Bem, para determinar quais configurações devem ser alteradas, o medidor de exposição é usado.
Claro, você não pode confiar totalmente em seus conselhos, porque muitas vezes você tem que tirar fotos em condições diferentes e, às vezes, até mesmo trabalhar com um medidor de exposição não pode substituir o retoque de fotos em um computador.
Os medidores de exposição são adquiridos separadamente das câmeras e podem custar metade do preço de uma câmera. Mas devido ao fato de que este dispositivo faz um trabalho muito importante, esse preço é bastante justificado.
Visualizações
Na época em que os medidores de exposição estavam apenas começando a entrar na vida cotidiana dos fotógrafos, eles eram instrumentos de selênio separados exclusivamente com uma seta e números. A partir deles foi possível entender como ajustar o brilho da câmera, mas mesmo para isso foi necessário utilizar uma mesa especial.
Eles eram usados principalmente para trabalhar com câmeras de filme. Os dispositivos modernos tornaram-se muito mais fáceis de usar e, o mais importante, a maioria deles pode ser operada tanto com câmeras de modelos antigos quanto com câmeras modernas.
Construídas em
É claro que a maioria das câmeras avançadas e até mesmo smartphones Android possuem medidores de exposição eletrônicos integrados que exibem informações diretamente na tela do dispositivo ou ajustam automaticamente os indicadores para melhorar a imagem.
Eles também simplificam ou até automatizam completamente a transição e configuração de diferentes modos de fotografia. Esses modelos são adequados para fotógrafos amadores e profissionais. No entanto, estes últimos ainda preferem adquirir os exposímetros fotográficos separadamente.
Manual
Embora os exposímetros embutidos sejam muito mais convenientes do que os manuais, sua precisão deixa muito a desejar devido ao fato de que eles só captam a luz refletida através da lente da própria câmera, que não fornece dados completos sobre cada luz fontes separadamente. Portanto, os profissionais costumam escolher modelos portáteis menos confortáveis, mas muito mais confiáveis. São aparelhos dotados de lente e pequeno display onde são apresentados os resultados das medições, de acordo com o qual se ajusta a exposição da câmera.
O conjunto padrão de funções para um medidor de exposição portátil é assim:
- a capacidade de determinar a uniformidade da iluminação;
- medir a luz incidente;
- medir a quantidade de luz refletida.
Modelos populares
Como você escolhe o medidor de exposição certo para suas necessidades específicas? Abaixo está uma classificação de dispositivos analógicos e eletrônicos.
Analógico
O fabricante mais popular de medidores de exposição analógicos é a Sekonic. A linha de seus dispositivos inclui uma variedade de modelos - tanto em funcionalidade quanto em custo. Vamos listar os mais populares.
- L-208 TwinMate. Este dispositivo é capaz de medir a exposição à luz incidente e refletida. Normalmente usado por fotógrafos iniciantes. E embora o dispositivo se pareça mais com um brinquedo, ele tem muitas vantagens, como, por exemplo, alta precisão de medição, compacidade, capacidade de registrar indicadores após a medição. E tudo isso, aliado à praticidade de montagem em tripé e ao baixo preço, o torna uma boa opção de partida.
- L-398A Studio Deluxe III. Este modelo tornou-se popular entre os cineastas devido à sua capacidade de medir a quantidade de luz não só no plano, mas também em objetos tridimensionais, o que é indispensável se você precisa filmar um objeto de diferentes ângulos sem alterar a composição. É igualmente conveniente para usar tanto em estúdio como em exteriores com iluminação difusa.
Mas apesar de todas as suas vantagens, o aparelho pode assustar os iniciantes com um custo alto (cerca de 12.000 rublos).
Eletrônico
Os medidores de exposição fotoelétricos são freqüentemente encontrados em lojas com o nome geral de medidores de flash. Em essência, eles são considerados uma versão aprimorada dos dispositivos clássicos devido à sua capacidade de trabalhar com fontes de luz pulsada, enquanto os dispositivos analógicos medem indicadores apenas de iluminação estática.
A Sekonic também detém o padrão de qualidade na fabricação e em dispositivos eletrônicos. Principalmente no sortimento, vale destacar dois modelos.
- L-478D... Este dispositivo é considerado puramente profissional e é usado principalmente na indústria cinematográfica e na filmagem de vídeos. Ele se adapta facilmente a qualquer câmera e possui uma interface de toque colorida conveniente com a capacidade de inserir manualmente os parâmetros necessários. Além disso, as vantagens serão a facilidade de customização, a intuitividade da interface e a aparência conceitual. No entanto, essa cópia não é barata - cerca de 28.000 rublos.
- L-758DR... Este modelo, bastante comum entre fotógrafos, possui uma caixa à prova d'água e à prova de poeira, o que possibilita o uso do aparelho mesmo em dias de chuva. É usado principalmente para fotografia de reportagem, paisagens ou fotografias de estúdio. Um bom bônus será a capacidade de controlar remotamente o flash e criar perfis integrados para diferentes tipos de fotografia. No entanto, esse medidor de flash custará como uma câmera semi-profissional - cerca de 45 mil rublos.
Também no mercado você pode encontrar modelos de outros fabricantes. Por exemplo, um dispositivo popular Kenko KFM-2200 Ex. Este modelo japonês se distingue por sua ampla gama de funções:
- a capacidade de calcular a sensibilidade, abertura ou exposição com base em dois dos três parâmetros inseridos;
- alta potência de iluminação, medida em Lux;
- a presença de sua própria luz de fundo;
- medição pontual de brilho (apenas 1 grau);
- modos de operação com e sem fio;
- Possibilidade de navegação com medição de exposição.
O custo do modelo gira em torno de 40 mil rublos.
Como escolher?
Embora a gama de medidores de exposição no mercado consumidor não seja tão grande quanto gostaríamos, cada modelo é projetado para seus próprios fins específicos. Portanto, antes de tudo, antes de comprar, você deve decidir definitivamente se usará este aparelho para fotografia ou gravação de vídeo, em ambientes internos ou externos. Ou talvez você precise de um instrumento versátil. Depois disso, você pode definir a faixa de preço.
Se você ainda é um fotógrafo não profissional ou apenas decidiu aprender a trabalhar com essas ferramentas, deve começar com modelos baratos que custam até 20.000 rublos. Além disso, os medidores de exposição não são encontrados com frequência em lojas de eletrônicos comuns, então, na maioria das vezes, você precisa recorrer à compra de um dispositivo pela Internet. Este método é muito mais conveniente, uma vez que existe uma escolha entre uma grande variedade de modelos e fabricantes.
Aplicativo
Descobrimos a definição do medidor de exposição, os tipos e os melhores modelos, mas como você usa este dispositivo? Ligue o dispositivo e coloque-o próximo ao objeto. Expanda-o em direção à fonte de luz principal. Isso permitirá que você determine com mais precisão o brilho e a quantidade de luz que incide sobre o objeto. Além disso, se você girar o medidor de exposição em direção ao objeto, poderá determinar a quantidade de luz refletida. Essa técnica também é usada por fotógrafos, embora seja considerada menos precisa do que a descrita acima.
Deve-se observar que quanto mais próximo o exposímetro estiver do objeto, menor será o erro de medição, pois para uma determinação precisa o dispositivo deve receber a quantidade mais precisa de informações de luz. Infelizmente, isso nem sempre é possível e, nesses casos, você deve confiar apenas em sua própria visão. Quando o medidor de exposição determinou todos os parâmetros necessários, eles são levados a um valor médio, mas apenas o brilho e o contraste da imagem são afetados. As cores em si não se tornam mais acinzentadas e opacas.
No caso de o fotógrafo trabalhar com uma lente na qual um filtro de luz é colocado, um pequeno erro deve ser levado em consideração ao fazer as leituras do dispositivo. A maioria deles afeta a intensidade da luz na foto em vários graus.
Trabalhar com um fotômetro é um processo fascinante de fotografia. Ele é capaz de transformar fotos comuns em um trabalho intenso e interessante, ajuda o mestre a desenvolver sua própria visão e ajustar indicadores que são difíceis de determinar a olho nu. Os medidores de exposição modernos são compactos e fáceis de usar, e muitas câmeras profissionais e até smartphones já possuem uma interface de software embutida que pode substituir um dispositivo portátil em alguns tipos de fotografia.
O comentário foi enviado com sucesso.