O que é a abertura de uma câmera e o que isso afeta?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. O que isso afeta?
  4. Usando quantidades

As câmeras modernas podem ter diferentes tipos de preenchimento, o que altera seu custo e, o mais importante, a qualidade da imagem. Câmeras DSLR com boa ótica são consideradas as mais desejáveis, com a ajuda delas você pode alcançar a qualidade perfeita até mesmo dos menores objetos. Para obter boas fotos, além de um aparelho profissional, você também precisa ter conhecimento de seu funcionamento. Um dos pontos fundamentais é a configuração da abertura desejada, portanto, o estudo de todas as funções e capacidades da câmera é necessário para um trabalho completo com ela.

O que é isso?

As câmeras SLR possuem uma estrutura mais complexa do que as “saboneteiras”, o principal diferencial são os materiais utilizados na fabricação do equipamento e a possibilidade de troca de lentes. É graças ao poder da lente e às suas características que você pode obter fotos mais bonitas, de alta qualidade e profundas. Além das configurações de ISO e velocidade do obturador na câmera, há também um detalhe muito importante chamado de abertura da câmera.

O diafragma também é chamado de abertura, que em grego significa "partição". Este detalhe está localizado na lente, graças a ele é possível ajustar o desfoque e a clareza do fundo, bem como os contornos dos objetos no quadro, para torná-los mais claros ou mais escuros. Para explicar o princípio de funcionamento do diafragma em palavras simples, você pode compará-lo com o olho humano, quando uma grande quantidade de luz entra, as cortinas fecham o máximo possível, deixando um mínimo de iluminação, e em um espaço escuro , o diafragma está completamente aberto para obter o máximo de luz.

A abertura da câmera tem a forma de uma partição opaca, composta por vários elementos, que, ao se mover, formam um orifício de diâmetro variável. O centro deste orifício está no mesmo lugar que o eixo óptico da lente. Para ajustar a abertura, você precisa usar dials especiais embutidos na própria câmera. A abertura é denotada pela letra f e tais valores numéricos: 1, 1,4, 2, 2,8, 4, 5,6, 8, 11, 16, 22 ou por meio de marcações: 1 / 2,8, 1/4, 1/11, etc. Cada valor quando você gira o dial aumentará o anterior em 1,4, tornando o orifício na lente 2 vezes maior.

Ao definir a abertura ideal, vale lembrar que quanto maior o número no disco, menor será o vão da lente, permitindo a passagem de um mínimo de luz.

Ao escolher uma boa câmera, vale a pena comprar várias lentes com diferentes distâncias focais para ela ao mesmo tempo, já que a abertura nelas será radicalmente diferente. Apesar de em qualquer lente com os mesmos parâmetros do disco da câmera, a quantidade de luz que entra será a mesma, devido à diferença de distância, o tamanho deste orifício será diferente. Em uma câmera de filme, o sistema de controle é semelhante ao das câmeras SLR modernas, mas é muito mais difícil alterar parâmetros como abertura, ISO e velocidade do obturador, às vezes você até tem que trocar o filme para isso.

Dispositivo e princípio de operação

As câmeras SLR modernas possuem uma ampla gama de funções, modos e uma variedade de configurações que você precisa entender antes de iniciar um trabalho completo com a tecnologia. Uma das coisas mais importantes a se considerar ao configurar uma câmera é trabalhar com a abertura. Entendendo como expô-lo corretamente, o que isso afeta e em que casos certos valores são definidos, você pode obter imagens de alta qualidade, claras e brilhantes. O diafragma funciona de forma bastante simples, um orifício de diferentes tamanhos é formado dentro da lente para permitir a passagem de uma certa quantidade de luz. O ajuste da folga é possibilitado pelas lâminas de abertura.

Existem três opções para ajustar a abertura da câmera.

  • Rotativo, quando o diafragma tem a forma de um disco no qual existem orifícios de diferentes diâmetros. Esse princípio pode ser encontrado nas células do século XIX. e as câmeras e dispositivos ópticos mais simples.
  • Plugar, com uma abertura em forma de placa na qual existem orifícios de diferentes tamanhos, são inseridos na ranhura do corpo da lente entre as lentes.
  • Íris, o tipo de abertura mais comum para câmeras de foto e vídeo, que permite ajustar o tamanho da abertura de maneira rápida e contínua. Uma vantagem adicional desta opção é o tamanho compacto da estrutura.

Ao definir a abertura para a posição de abertura máxima, você pode obter fotos brilhantes, claras e vívidas, desde que entre luz suficiente na lente. Ao definir a abertura para uma posição onde o lúmen está quase fechado, você pode obter imagens escuras e sem som.

O que isso afeta?

Fotógrafos inexperientes muitas vezes não entendem o que exatamente a abertura proporciona e por que gastam tanto tempo nela. A abertura afeta:

  • a quantidade de luz que entra na lente por unidade de tempo;
  • controle de indicadores de profundidade e nitidez do objeto exibido;
  • brilho da imagem;
  • qualidade e nitidez da imagem, e também permite que você use vários efeitos com eficácia sem afetar a clareza das imagens.

Cada valor de abertura na câmera corresponde a certas condições: iluminação, distância do assunto no quadro, a presença de outros objetos na imagem, o ângulo de incidência da luz, etc. Um fotógrafo profissional tira fotos nítidas e vívidas da natureza, fotos suaves de paisagens noturnas, cria fotos únicas da realidade circundante graças ao controle impecável do ajuste de abertura.

Para os primeiros passos no domínio do ofício, vale lembrar pelo menos alguns princípios da abertura: um diafragma aberto permite que o máximo de luz passe e preenche o quadro com brilho, um diafragma fechado reduz o fluxo de luz, abafando a gama de cores da foto. O fluxo luminoso será diferente em ambientes internos e externos, em um dia ensolarado e nublado, então o fotógrafo deve ser capaz de navegar por essas mudanças e ajustar sua câmera para obter imagens ideais.

Se a configuração não for adequada ao ambiente, você não conseguirá obter boa qualidade, nitidez e exposição.

Pela quantidade de luz incidente

A fotografia pode ser realizada em espaço aberto e em ambientes fechados, a principal diferença não será o ambiente, mas a quantidade de luz que a câmera capta. Na rua, durante o dia e com sol, há muita luz, portanto é possível ajustar de forma independente o tamanho da abertura para obter as fotos desejadas. Em ambientes internos, muitas vezes a iluminação não é suficiente, por isso é importante configurar a câmera de forma que capture o fluxo de luz necessário para a imagem, o que permitirá obter uma imagem de alta qualidade e brilho.

Além de ajustar a abertura, você precisará definir a velocidade do obturador e ISO, sem os quais é difícil obter uma bela foto.

Para encontrar o valor de abertura numérico ideal para diferentes condições, é melhor experimentar e tirar uma série de fotos nas mesmas condições, mas com valores de abertura diferentes. Cada fotógrafo tem sua própria visão, portanto, não há instruções claras sobre o uso de certos valores em certas condições, você pode ler apenas algumas recomendações sobre esse assunto.

No DOF

Um dos indicadores igualmente importantes para obter boas fotografias é a capacidade de definir corretamente o DOF (profundidade e nitidez do assunto retratado). Pelo fato de o primeiro plano e o fundo poderem ser marcados ou clarificados, o fotógrafo tem a capacidade de brincar em torno da imagem, tornando-a incomum e original. A mesma foto terá uma aparência diferente quando o fundo ou primeiro plano do assunto principal estiver desfocado.

Graças à capacidade de definir a abertura e ajustar a profundidade de campo, você pode focar em um objeto no quadro, destacar algo ou desfocar o fundo geral, se a ideia do fotógrafo exigir.

Para dominar a profundidade das configurações de campo, também vale a pena conduzir uma série de sessões de fotos em um objeto com a alteração das configurações. Quando a abertura é aberta, o DOF diminuirá e vice-versa, ou seja, para desfocar o fundo, é necessário definir o valor f mínimo e, para aumentá-lo, aumente o valor digital da abertura.

No bokeh

Outro parâmetro importante para obter uma boa foto é o bokeh. Este termo se refere à expressividade de um fundo desfocado e à presença de manchas nele. Se a lente tiver um pequeno número de lâminas, então quando a abertura é fechada, em vez de um círculo no centro, várias formas são obtidas, que são refletidas no fundo. Muitas vezes, esses reflexos são na forma de porcas ou arruelas; por sua presença, você pode determinar a qualidade da imagem e da própria câmera.

As lentes modernas tornam-se mais progressivas arredondando as bordas das lâminas do diafragma, o que permite obter a abertura mais redonda, mesmo com a menor abertura aberta.

Para obter lindas fotos com bokeh ideal, você precisa abrir a abertura o máximo possível, o que criará círculos uniformes na área fora de foco.

Nitidez

Para obter imagens nítidas, o fotógrafo deve escolher a faixa correta de nitidez, definindo os valores f digitais apropriados. Para cada câmera, esses quadros serão ligeiramente diferentes, mas em média estarão na faixa de f 6,3-f 13. A escolha de qual opção depende do ambiente e do assunto. Se você usar um valor de abertura inferior ou superior aos números indicados, a nitidez será significativamente reduzida. Valores f pequenos deixarão a foto suave e fora de foco, enquanto valores f maiores que f 13 terão uma grave falta de clareza de imagem.

Recomenda-se usar a nitidez máxima para fotografar paisagens, portanto, a abertura é definida para f 7.1, f 8, f 11... Para retratos, é recomendável definir uma abertura menor para que os contornos sejam mais suaves.

Quando a abertura está aberta, mais luz entra na lente, o que permite suavizar as transições entre as áreas claras e escuras.

Usando quantidades

Para ajustar adequadamente a abertura da câmera, você deve seguir estas regras.

  1. Examine as especificações de sua lente e os valores máximos de abertura recomendados para fotos de paisagens.
  2. Para retratos, vale abrir a abertura, cobrindo 2/3 do estado de abertura máxima. Esta configuração permitirá que você foque no rosto, tornando o fundo desfocado. Não é recomendável abrir totalmente as abas, pois isso prejudicará a qualidade da imagem.
  3. Para fotografar no escuro ou em salas com pouca luz, é necessário abrir a abertura, o que reduzirá a velocidade do obturador e tornará as fotos mais claras.
  4. Ao fotografar grupos de pessoas, a melhor opção seria usar valores médios de abertura, o que manterá a nitidez e evitará que pessoas individuais ou elementos importantes caiam na foto.
  5. Para fotografar no escuro, um componente importante é um tripé, sem ele a foto fica borrada. Se não for possível, você pode abrir um pouco mais a abertura, o que reduzirá a nitidez, mas permitirá que você tire uma boa foto.
  6. Para tirar fotos com profundidade de campo no modo macro, você pode fechar a abertura em f 22-f 32.
  7. Para filmar objetos em movimento, você precisa definir a velocidade do obturador o mais rápido possível e abrir a abertura.
  8. Ao fotografar ao ar livre em tempo claro e ensolarado, é necessário cobrir a abertura da lente.

Para usar câmeras com segurança e obter belas fotos em quaisquer condições, é importante ser capaz de controlar a abertura, da qual depende a qualidade do quadro.

Para entender quais valores devem ser usados ​​em determinados casos, existe uma tabela com as explicações.

Valor numérico de abertura

Nesse caso é usado

f 1,4 - f 2

Para retratos em que o DOF será "suave". É importante ficar de olho no foco do quadro. Eles são usados ​​em caso de deficiência severa de luz, quando não é possível tirar uma boa foto com as configurações de velocidade do obturador e ISO.

f 2.8

Usado para retratos em condições de pouca luz. O foco é mais fácil de ajustar, a qualidade da imagem é aumentada.

f 4 - f 5,6

Pode ser usado para fotos de corpo inteiro ou paisagens. Uma característica especial é a capacidade de tornar certas áreas confusas.

f 8 - f 11

Ideal para fotografia de paisagem, pois a abertura é a mais nítida. Pode ser usado em sessões de grupo para tirar fotos nítidas e de alta qualidade de todos os participantes da sessão de fotos.

f 16

Usado para fotografias com profundidade de campo máxima desde uma lente suficientemente longa.

f 22- f 32

Adequado para close-ups e raramente usado.

Cada fotógrafo deve dominar a operação de todos os modos de abertura, entender a diferença entre eles e a adequação de usar cada opção em certas condições. Com uma abordagem séria ao ofício de um fotógrafo, você pode rapidamente dominar o básico e a prática para obter belas e, o mais importante, fotografias de alta qualidade.

Para mais informações sobre a abertura da câmera, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário