O que ISO significa em uma câmera e como faço para configurá-lo?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como escolher?
  3. Costumização
  4. Dicas úteis

Hoje, quase todos nós temos algo como uma câmera - pelo menos em um telefone. Graças a esta técnica, podemos tirar centenas de fotos e diferentes fotos sem muito esforço. Mas poucas pessoas sabem que um dos fatores importantes que podem afetar significativamente a qualidade de uma foto é a sensibilidade à luz em um dispositivo fotográfico. Vamos tentar entender o papel de uma característica como ISO, o que significa esse indicador e como escolhê-lo corretamente.

O que é isso?

Qual é a sensibilidade de uma câmera digital? Esta é uma característica que permite determinar a dependência das unidades numéricas da imagem do tipo digital gerada pela câmera em relação à exposição, obtida pela matriz do tipo fotossensível. Para simplificar, este é um indicador de quanto a matriz percebe o fluxo de luz. ISO afeta a sensibilidade do dispositivo às condições de iluminação. Se desejar, você pode trabalhar facilmente em um espaço extremamente iluminado ou, ao contrário, fotografar em ambientes escuros ou à noite, quando há pouca luz. Quando ainda não existia tecnologia digital para filmagem, este indicador era citado exclusivamente para filme. Mas agora eles medem para a matriz de elétrons.

Geralmente, a suscetibilidade desse elemento ao fluxo de luz é um indicador extremamente importante da fotografia. Será o principal ao ajustar a exposição de fundo, ou mais precisamente, a velocidade do obturador e a abertura. Às vezes acontece que as características do indicador são determinadas corretamente e parece que as recomendações necessárias foram seguidas, mas o equilíbrio de luz não pode ser alcançado. E em alguns casos a imagem está muito escura e em outros é muito clara.

Portanto, a configuração ISO não deve ser negligenciada, pois graças a ela você pode ajustar a sensibilidade da matriz adequada, o que normalizará a exposição do futuro quadro sem o uso de flash.

Como escolher?

Depois de descobrirmos pelo que o parâmetro em questão é responsável, não será supérfluo considerar como escolhê-lo para que a filmagem seja da mais alta qualidade e mais conveniente. Para escolher o ISO correto na câmera, você deve se perguntar apenas 4 perguntas antes disso:

  • é possível usar um tripé;
  • se o assunto está bem iluminado;
  • se o assunto está se movendo ou está no lugar;
  • se você deseja obter uma imagem granulada ou não.

Se o assunto de interesse estiver bem iluminado, ou se você quiser minimizar a granulação tanto quanto possível, você deve usar um tripé ou uma lente de tipo fixo. Nesse caso, você precisará definir um valor ISO baixo.

Se a filmagem for realizada em um ambiente escuro ou com pouca luz, e não houver um tripé disponível e o assunto estiver em movimento, então deve-se tomar cuidado para aumentar o ISO. Isso tornará possível tirar fotos muito mais rápido e ter uma boa exposição. No entanto, devido ao aumento do ruído nos quadros, ele se tornará visivelmente maior.

Se falamos de situações em que será necessário aumentar o ISO para obter imagens de maior qualidade, podem ser as seguintes.

  1. Vários tipos de eventos esportivos nos quais os objetos se movem muito rapidamente e a iluminação é frequentemente limitada.
  2. Filmagem em igrejas e galerias de arte. Muitas vezes, em tais situações, não é possível usar um flash por uma série de razões, tais instalações geralmente não são muito bem iluminadas.
  3. Concertos que não acontecem com a melhor iluminação. E o flash também não pode ser aplicado a eles.
  4. Diversos tipos de atividades. Digamos aniversários. Por exemplo, quando um aniversariante sopra velas em um quarto escuro, o uso do flash pode estragar a foto. Mas se você aumentar o ISO, essa cena pode ser capturada com todos os detalhes.

Vamos acrescentar que ISO será um aspecto muito importante da fotografia digital. Você deve conhecê-lo e entender sua configuração se desejar obter imagens de alta qualidade. E a melhor maneira de descobrir o ISO é experimentar diferentes tipos de configurações. Isso permitirá entender como afetam a imagem final. Além disso, você deve descobrir informações máximas sobre a abertura, velocidade do obturador, porque seu efeito no ISO é imediato.

Costumização

O ajuste da característica em questão é necessário sempre que um novo levantamento for feito. Naturalmente, estamos falando do fato de você não estar fotografando em um estúdio fotográfico, onde toda a iluminação necessária já foi montada, com a qual você já trabalhou várias vezes. Se você deseja manter uma excelente qualidade de foto, é melhor não fazer experiências com essa característica.

Ao mesmo tempo, se o processo de fotografia exigir, você pode definir o valor de fotossensibilidade necessário na câmera, mas é melhor fazer alguns experimentos primeiro para encontrar o valor ISO ideal máximo e a qualidade de fotografia.

Na esmagadora maioria dos casos, é melhor obter uma imagem de alta qualidade ligeiramente clareada ou escurecida, cujas desvantagens podem ser corrigidas em algum corretor de fotos, do que após um longo trabalho para ver em algum lugar quadros do tipo granulado, que também podem ser distinguido pela presença de um monte de interferência e ruído.

Em geral, existem algumas opções para ajustar a fotossensibilidade em equipamentos fotográficos, mas vamos falar sobre as mais comuns. Primeiro você deve colocar ajuste manual das características ISO. Depois disso, você deve fazer mudança do modo automático para o modo do tipo "M", o que dará muito mais oportunidades para definir os valores desejados.

Você também deve olhar para modo do tipo "A", ou seja, configurações de abertura, "S", que é responsável pelas características de envelhecimento, bem como "P", que é responsável pelo autoajuste do tipo inteligente. Ao usar dispositivos de espelho, você precisará usar as configurações do menu clicando em item "configurações ISO"... Aqui você precisa determinar o valor necessário e, em seguida, definir item "Auto". Equipamentos fotográficos altamente profissionais costumam ser equipados com uma chave especial, que pode ser localizada tanto na parte superior quanto na lateral do aparelho, que é responsável pela configuração “inteligente” da maioria das características de uma só vez.

Além disso, não se deve esquecer um detalhe importante, que por algum motivo muitos usuários negligenciam. A questão é que a matriz fotográfica é um elemento extremamente importante no dispositivo para fotografar.

Portanto, pelo menos de vez em quando, deve-se limpar e passar um desengraxante especial. Isso torna possível evitar a formação de riscos na câmera e vários tipos de manchas que podem se formar devido a vilosidades ou pequenas partículas de sujeira que podem estar na superfície da matriz. Você pode realizar este procedimento sozinho e em casa, se primeiro adquirir um kit de limpeza especial. Mas se você é um iniciante, então seria melhor confiar este procedimento a um especialista.

Dicas úteis

Se falamos de dicas úteis, gostaria de citar alguns pequenos truques que permitirão que você tire fotos da melhor forma. Primeiro, vamos dizer que ao usar flash e ISO automático, seria melhor desabilitar a última opção. Às vezes, a câmera simplesmente dispara incorretamente a partir de tal simbiose e onde é possível diminuir o ISO, a câmera ajusta automaticamente para o máximo e também tira fotos com flash.Se o dispositivo estiver equipado com um flash, então você pode definir com segurança o valor mínimo da característica em questão.

O próximo ponto que pode ajudar a tirar fotos melhores - em alguns modelos de câmeras SLR digitais, ao definir ISO automático no menu, você pode definir máximoou mínimo seu indicador. Às vezes, para selecionar o menor valor, você precisa colocar um número aleatório. Por exemplo, 800. E então, no máximo de 1600, obtemos uma faixa de modos ISO 800-1600, ou seja, esse valor não pode ser inferior. E isso às vezes é um recurso muito útil.

E mais um ponto importante que os fotógrafos chamam "A regra de ouro do ajuste ISO." E reside no fato de que é necessário realizar a pesquisa apenas com os valores mínimos. Se houver uma oportunidade de diminuir o valor, isso deve ser feito. E para levantar, somente quando sem ele de forma alguma. Para que a característica descrita diminua o máximo possível, você deve abrir o diafragma completamente. E se você estiver usando flash, não deve usar o ISO máximo. Em geral, diremos que nem todos são capazes de usar o parâmetro descrito. Mas se você entender e entender como isso afeta a qualidade da fotografia, você pode expandir significativamente as capacidades de sua câmera e obter imagens melhores e mais nítidas devido ao uso correto deste parâmetro.

No vídeo a seguir, você aprenderá como ajustar o ISO em sua câmera.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário