Revisão das câmeras "Viliya"

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral do modelo
  3. Instruções

Do início dos anos 70 até meados dos anos 80 do século passado, a câmera escolar "Viliya" foi produzida na União Soviética. Devido ao custo razoável e ao grande número de produtos fabricados, tais dispositivos eram muito populares entre os entusiastas da fotografia. Recursos, programação, instruções de uso - na revisão de câmeras "Viliya".

Peculiaridades

A câmera Viliya está equipada com um filme de 3,5 cm de largura com um tamanho de quadro de 2,4 x 3,6 cm. A câmera possui uma lente Triplet-9-3 4/40 mm. Esta unidade está equipada com um visor óptico que possui uma moldura retroiluminada para indicar os limites do quadro.

O controle automático de exposição funciona graças ao medidor de exposição de selênio. O processamento do obturador de abertura é exibido no visor usando uma seta do galvanômetro. Se o modo automático estiver desligado, você pode selecionar a abertura manualmente em uma velocidade de obturador estável de 1: 30. Dimensões do equipamento: 7,2x8,5x12,8. Peso 0,45 kg. O aparelho funciona sem baterias, sua automação é acionada por um elemento de selênio, que fica localizado na lente próximo à lente.

Visão geral do modelo

A linha Viliya incluiu 4 modificações.

  • "Vilia-Vilia" - um modelo onde a regulação da quantidade de luz que passa pelo diafragma e entra na matriz para formar uma imagem é feita manualmente.
  • "Viliya-Auto" - era um dispositivo de software. O mecanismo de exposição no modo automático pode alterar a velocidade do obturador e a abertura.
  • "Silhouette-Electro" - um dispositivo onde o elemento principal era o diafragma.
  • "Orion EE" - um dispositivo onde a exposição está em primeiro lugar.

Os dispositivos têm nomes diferentes, mas são variantes da mesma câmera. Interessante que funções, que nas câmeras modernas são realizadas alternando os modos apropriados, no século passado exigiu o lançamento de 4 câmeras. O corpo das câmeras é unificado, as lentes são idênticas. As câmeras em estudo apresentaram diferenças não apenas no procedimento de regulação da quantidade de luz incidente sobre a matriz, mas também no equipamento do detector de luz.

"Vilia-Vilia" foi produzido nos anos 70-80 do século passado por uma associação óptico-mecânica na Bielo-Rússia. A última versão foi chamada de "Viliya-Auto". Mais de 3 milhões de unidades foram produzidas naquela época.

Capa do dispositivo "Viliya-Auto" era feito de plástico e as extremidades eram decoradas com inclusões de aço cinza. Os painéis frontal e traseiro tinham ranhuras profundas que permitiam que a câmera fosse segurada com segurança na mão.

No lado frontal da câmera, há uma lente e um grande visor (no lado esquerdo). E um grande botão do obturador à direita. A localização do botão é muito inconveniente - na parte inferior e com um toque longo.

Na parte de trás estão:

  • janela do visor;
  • mecanismo de suscetibilidade do filme;
  • chave de aço para controle do obturador e transporte do quadro;
  • há um lembrete dos tipos de filme na contracapa articulada.

O visor deste modelo de câmera é altamente informativo. Ele fornece uma imagem em grande escala com distorção perceptível. Você pode ver o dispositivo segurando o papel fotográfico na mesa do ampliador com ajuste de paralaxe até 80 cm, bem como a escala de exposição com uma seta à direita.

A escala contém a velocidade do obturador e a abertura, o que permite monitorar o trabalho deste último. Na parte inferior da câmera estão localizados:

  • soquete do tripé;
  • tecla de desligamento do obturador ao rebobinar o filme;
  • janela do contador do quadro.

Na extremidade esquerda há um orifício para um contato de sincronização com fio e uma trava da tampa traseira. Acima o dispositivo é equipado com um mecanismo para rebobinar o filme com uma fita métrica dobrável e um dispositivo para flash.

A automação é controlada por uma pequena alavanca localizada na parte inferior da lente. Se a alavanca estiver no modo A, a unidade ajustará automaticamente a exposição. "Silhouette-Electro" - uma espécie de câmeras "Viliya". O dispositivo pertence a câmeras escolares de pequeno formato. Conjunto completo com filme de 1,35 m em cassetes. Tamanho do quadro 2,5x3,6 cm.

O produto é apresentado em uma caixa de plástico com tampa articulada do mesmo material. A capa é equipada com um lembrete de escala de sensibilidade à luz, preenchido com filme. Há um carretel de recolhimento não removível. O contador de quadros tem uma função de reinicialização automática quando a tampa traseira é aberta.

O dispositivo está equipado com lentes não removíveis. O tamanho da rosca para fixação dos filtros de luz é 46x0,75 mm. O diafragma de quatro lâminas está localizado atrás do obturador principal. O nível de nitidez é ajustado pela escala de símbolos e distâncias. A veneziana é de duas folhas, funciona com o auxílio de controle eletrônico.

As fontes de alimentação são 4 baterias D-0,06 ou RC-53. "Orion EE" - um dispositivo onde a operação do diafragma é realizada por automação. Pertence a câmeras escolares de pequeno formato, cujas características são semelhantes às dos equipamentos da linha Viliya. Sua principal diferença é que se trata de um dispositivo com prioridade ao obturador, no qual a quantidade de luz que entra na matriz é controlada automaticamente, e o valor de abertura também é determinado automaticamente, o que corresponde à velocidade do obturador ajustada manualmente.

Instruções

Antes de usar o dispositivo, você deve ler as instruções para ele. Deve ser lembrado que o dispositivo está equipado com uma lente não removível e qualquer tentativa de removê-la pode danificar o dispositivo. Primeiro, você precisa carregar a fita e o carregamento é feito na escuridão total. O filme deve ser enrolado de forma a não permitir o contato com a camada de emulsão.

A câmera deve ser carregada da seguinte forma:

  • pressionando a trava, a tampa traseira do dispositivo se abre;
  • depois de retirar a fita rebobinada, você precisa inserir uma fita padrão com um filme e colocar a fita em sua posição original;
  • enfie a ponta do filme no orifício do carretel de recolhimento e, ao mesmo tempo, certifique-se de que o dente deste último entre em uma das perfurações;
  • é necessário verificar se o filme fica sem distorções e os dentes da roda dentada do transportador entram em todas as perfurações.
  • agora você pode fechar a tampa e rebobinar a área exposta do filme.

O dispositivo requer um manuseio cuidadoso. Deve ser mantido limpo e livre de danos e flutuações extremas de temperatura. É proibido desmontar a câmera, pois isso pode comprometer a integridade de componentes individuais.

O vídeo a seguir fornece uma visão geral da câmera "Viliya".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário