História e revisão das câmeras Leica
Uma pessoa inexperiente em fotografia pode pensar que "regador" é algum tipo de nome desdenhoso para uma câmera que não se distingue por suas qualidades notáveis. Quem é guiado pelos fabricantes e modelos de câmeras nunca estará tão errado - para ele a Leica é uma marca universalmente reconhecida que desperta, se não admiração, pelo menos respeito. Esta é uma daquelas câmeras que merece toda a atenção dos amadores e profissionais.
História da criação
Para ter sucesso em qualquer setor, você precisa ser o primeiro. A Leica não se tornou o primeiro aparelho de pequeno formato, mas é a primeiríssima câmera de massa de pequeno porte, ou seja, o fabricante conseguiu estabelecer uma fábrica de transportadores e garantir vendas a baixo custo. Oscar Barnack foi o autor do primeiro protótipo de câmera da nova marca, que surgiu em 1913.
Ele descreveu sua ideia de forma simples e com bom gosto: "Pequenos negativos - grandes fotografias."
O fabricante alemão não podia se dar ao luxo de lançar um modelo imperfeito e não testado, então Barnack teve que trabalhar muito e muito para melhorar sua unidade. Somente em 1923, o chefe de Barnack, Ernst Leitz, concordou em lançar um novo dispositivo.
Surgiu nas prateleiras 2 anos depois com o nome LeCa (as primeiras letras do nome do cacique), aí decidiram deixar a marca mais harmoniosa - acrescentaram uma letra e o número de série do modelo. Assim nasceu a famosa Leica I.
Mesmo o modelo inicial foi um sucesso retumbante, mas os criadores não descansaram sobre os louros, mas decidiram expandir a gama. Em 1930, foi lançada a Leica Standard - ao contrário de sua antecessora, essa câmera permitia a troca de lentes, principalmente porque o próprio fabricante as produzia. Dois anos depois, o Leica II apareceu - uma câmera compacta com um telêmetro óptico integrado e focagem de lente acoplada.
Na União Soviética, os regadores licenciados apareceram quase imediatamente no início da produção e também se tornaram muito populares. Desde o início de 1934, a URSS começou a produzir sua própria câmera FED, que era uma cópia exata da Leica II e foi produzida por duas décadas. Tal dispositivo doméstico custou quase três vezes mais barato que o original alemão; além disso, durante a Grande Guerra Patriótica, causou muito menos perguntas desnecessárias.
Peculiaridades
Hoje em dia, a câmera Leica dificilmente afirma ser a líder no campo da fotografia, mas é um clássico eterno - um modelo ao qual se orientam. Apesar do fato que o lançamento de novos modelos continua, mesmo os modelos antigos ainda oferecem uma qualidade de filmagem muito boa, sem mencionar o fato de que uma câmera vintage parece prestigiosa.
Mas isso não é a única coisa que torna bons os "regadores". Ao mesmo tempo, eles eram muito apreciados pelo design cuidadoso do conjunto - a unidade era leve, compacta e fácil de operar.
Sim, hoje suas características já são superadas pelos concorrentes, mas para uma câmera de filme ainda é bom, mesmo se falamos dos primeiros modelos. É seguro dizer que o Leica já foi visivelmente à frente de seu tempo, então agora ele também não parece um anacronismo. Ao contrário de outras câmeras da época, o obturador do milagre da tecnologia alemã praticamente não clicou.
A popularidade da marca é evidenciada pelo menos pelo fato de que durante décadas em nosso país quaisquer câmeras de pequeno formato foram chamadas de “regadores” - primeiro, o análogo doméstico da FED, e depois os produtos de outras fábricas. O original despretensioso mostrou-se perfeitamente durante a Segunda Guerra Mundial - muitas fotos da Frente Ocidental foram tiradas por correspondentes com esse dispositivo.
Após a Segunda Guerra Mundial, os concorrentes começaram a mostrar cada vez mais atividade - principalmente a Nikon. Por esta razão, a Leica real começou a perder popularidade e a ficar em segundo plano, embora fotógrafos de todo o mundo, muitas décadas depois, considerassem tal unidade uma verdadeira obra-prima. A confirmação disso pode ser encontrada no mesmo cinema, cujos heróis, ainda no século XXI, se orgulham de possuir tais equipamentos.
Embora os dias dourados da Leica já tenham passado, não se pode dizer que ela desapareceu por completo e não é mais procurada. A marca existe e continua trabalhando em novos modelos de equipamentos. Em 2016, o famoso fabricante de smartphones Huawei se gabou de ter cooperado com a Leica - seu então carro-chefe P9 tinha uma câmera dual, lançada com a participação direta da lendária empresa.
O alinhamento
A variedade de modelos existentes de "regador" permite que você escolha uma câmera de sua marca para qualquer necessidade. Uma visão geral completa de todos os modelos pode se esticar, portanto, destacaremos apenas os melhores - modelos relativamente novos e promissores, bem como clássicos atemporais.
Leica Q
Um modelo relativamente novo de câmera digital compacta com design de “saboneteira” - com lentes que não podem ser substituídas. O diâmetro da lente padrão é de 28 mm. O sensor full-frame de 24 megapixels força os revisores a comparar as capacidades desta câmera com as capacidades da câmera embutida no iPhone.
Visualmente, o Q parece um bom e velho clássico, muito reminiscente dos modelos da famosa série M. No entanto, o autofoco e um visor eletrônico estão presentes.
Os designers também iluminaram visivelmente este modelo em comparação com os clássicos e tornou-se mais confortável de usar.
Leica SL
Com este modelo, o fabricante tentou desafiar todas as câmeras SLR - a unidade se apresenta como um espelho sem espelho e ao mesmo tempo como uma tecnologia do futuro. O dispositivo é posicionado como profissional, os criadores convencem um comprador potencial de que o foco automático funciona aqui muito mais rápido do que quase qualquer concorrente.
Como convém a uma câmera digital, este "regador" não só tira fotos, mas também grava vídeos, e na agora moderna resolução 4K. O "profissionalismo" da câmera reside no fato de que ela responde instantaneamente ao primeiro chamado do proprietário. É compatível com mais de cem modelos de lentes do mesmo fabricante. Se necessário, o aparelho pode ser conectado a um computador via USB 3.0 e filmar assim.
Leica CL / TL
Mais uma série de modelos digitais projetados para provar que a Leica ainda vai mostrar a todos. O modelo possui sensor de 24 megapixels, padrão do fabricante. A grande vantagem da série é sua capacidade de capturar instantaneamente vários quadros. - a mecânica do dispositivo é tal que podem ser tiradas até 10 fotos por segundo. Ao mesmo tempo, o foco automático não fica para trás e todas as imagens permanecem claras e de alta qualidade.
Como convém a um bom aparelho moderno, os representantes da série são compatíveis com uma grande variedade de lentes para todos os gostos. As imagens capturadas na câmera podem ser transferidas quase instantaneamente para o seu smartphone através do aplicativo especial Leica FOTOS, o que significa que todos verão suas obras-primas!
Leica Compact
Esta linha se distingue pelo tamanho relativamente modesto das câmeras, o que não poderia deixar de ser refletido em seu nome. A unidade digital tem um número ligeiramente subestimado de megapixels (20,1 megapixels), o que não a impede de tirar excelentes fotos com resolução de até 6K.
A distância focal de "compactos" pode oscilar entre 24-75 mm, o zoom óptico fornecido é quádruplo. Em termos de velocidade de disparo, este modelo supera até mesmo muitos concorrentes da própria Leica - o fabricante afirma que a unidade é capaz de tirar 11 quadros por segundo.
Leica M
Esta lendária série começou com unidades de filme - estes são os muito luxuosos em sua praticidade e qualidade da câmera, que foram usados por jornalistas de um passado distante. Claro, os designers trabalharam duro para modernizar até mesmo esta série - hoje ela consiste em modelos digitais que podem competir com câmeras SLR profissionais dos principais fabricantes.
Nos modelos mais recentes, os designers tentaram aumentar a vida útil da bateria da câmera. Para isso, utilizaram um sensor e processador especiais, que se caracterizam por uma maior eficiência.
Graças a isso, nem mesmo a maior (pelos padrões modernos) bateria de 1800 mAh é suficiente para um tempo de uso considerável.
Leica S
Mesmo tendo como pano de fundo outros "leykas", não ficando atrás das tendências mundiais, este parece uma verdadeira "besta". Este é o modelo para jornalistas que trabalham no ambiente mais intenso. O sensor e o foco automático são perfeitos aqui - eles estão sempre prontos para disparar. 2 GB de RAM (no nível de bons laptops de 10 anos atrás) permite tirar uma série de 32 quadros - isso é o suficiente para cobrir os eventos esportivos mais marcantes.
Para o máximo de praticidade, todas as configurações básicas são exibidas diretamente na tela - você pode ajustar as condições de fotografia quase instantaneamente. É uma escolha que vale a pena para um profissional moderno de qualquer nível.
Leica X
Comparado com seus colegas, "X" parece muito modesto, mesmo porque tem apenas 12 megapixels. pessoas experientes sabem que mesmo essa quantidade com desempenho adequado da matriz é o suficiente para fotos comuns - são apenas os fabricantes de smartphones, na luta competitiva, que superestimam seu número, sem alterar em nada a qualidade da foto.
O modelo de orçamento não atinge o nível de uma câmera profissional, mas é cem por cento adequado para filmagens amadoras.
A principal característica do modelo é o seu design vintage. - outros podem pensar que você, como um verdadeiro boêmio, está atirando com um dispositivo antigo perfeitamente preservado. Ao mesmo tempo, você terá à sua disposição um display de cristal líquido e todas aquelas funções úteis que são consideradas a norma em uma câmera moderna.
Leica Sofort
Este modelo é tão barato que qualquer entusiasta da fotografia pode pagar - e ainda obter o nível de qualidade típico de um regador. Este modelo foi criado pelos designers a pensar na simplicidade máxima da fotografia. - o proprietário pode não vasculhar as configurações, mas simplesmente apontar a lente, soltar o obturador e obter uma foto bonita e brilhante.
No entanto, a Leica não seria ela mesma se não deixasse ao consumidor a oportunidade de experimentar as configurações por conta própria para ainda ter espaço de manobra.
Se você sabe com antecedência o que exatamente vai fotografar, pode dizer isso para sua câmera - vem com vários modos predefinidos ideais para situações comuns... Esta é definitivamente a melhor solução para um iniciante no mundo da fotografia - inicialmente confiando nas configurações automáticas, com o tempo ele experimentará e aprenderá a brincar com a imagem.
Dicas de Seleção
A marca Leica oferece uma ampla gama de modelos de câmeras para todos os gostos - isso significa que cada amador e profissional encontrará algo digno de atenção para si, sem abandonar a empresa em que está interessado. Dito isso, não pegue cegamente a câmera mais cara esperando que seja a melhor - talvez você não precise dos recursos pelos quais pagou.
Observe as seguintes características importantes.
- Filme e digital. O clássico Leica é sem dúvida filme, porque então simplesmente não havia alternativa.Quem está atrás de uma marca em prol do máximo vintage e do charme da antiguidade deve ficar atento aos modelos de filmes, mas há um porém - a empresa, que tenta ser moderna, há muito não o produz. Isso significa que os proponentes do filme terão que primeiro procurar por uma câmera portátil e, em seguida, revelar o filme a cada vez. Se tudo isso não é para você e você gosta de tecnologias modernas e com melhores possibilidades de ajuste da câmera, então, é claro, preste atenção nos novos modelos.
- Tipo de câmera. Por alguma razão, "Leica" não gosta de "DSLRs" - pelo menos não há nenhum entre seus modelos top. Produtos de marca relativamente baratos pertencem a câmeras compactas e existe até uma linha chamada Compact. Estas são exatamente as "caixas de sabão" que são afiadas para ajuste automático e fotografia instantânea - elas definitivamente agradarão aos iniciantes. Ao mesmo tempo, a empresa nunca se recusa a dar ao consumidor a oportunidade de customizar os modos por conta própria. Quanto às câmeras sem espelho, que incluem a maioria dos modelos Leica modernos, elas já perderam sua principal desvantagem na forma de autofoco lento e a qualidade da imagem é significativamente superior às DSLRs. Outra coisa é que um iniciante definitivamente não será capaz de pagar por tal unidade - o preço em dólares pode facilmente chegar a cinco dígitos.
- Matriz. Os modelos caros da marca possuem uma matriz full-size (36 x 24 mm), com essa técnica dá para até fazer um filme. Os modelos mais simples são equipados com matrizes APS-C - para um semiprofissional, é exatamente isso. Consumidores desinformados adoram buscar megapixels, mas não é tão importante se o sensor for pequeno. A "Leica" não pode se dar ao luxo de desonrar-se com uma pequena matriz, porque seus possíveis 12 megapixels não são de forma alguma a mesma característica de uma câmera de smartphone. Os especialistas dizem que 18 megapixels em uma câmera desse tipo já é o nível de impressão de pôsteres e outdoors, e isso dificilmente é útil para um leigo.
- Ampliação. Lembre-se de que o zoom digital é um truque, ampliando programaticamente uma parte de uma foto de alta qualidade enquanto corta tudo o que é desnecessário. O zoom real, interessante para um profissional, é ótico. Ele permite que você amplie a imagem deslocando as lentes sem perder sua qualidade ou resolução.
- Sensibilidade à luz. Quanto mais ampla for a gama, mais o seu modelo se adapta a fotografias em diferentes condições de iluminação. Para câmeras amadoras (não "regadores"), um bom nível é 80-3200 ISO. Para fotografia em ambientes internos e com pouca luz, valores mais baixos são necessários, com luz muito brilhante, valores mais altos.
- Estabilização. Na hora de fotografar, a mão do fotógrafo pode tremer e isso vai estragar o quadro. Para evitar que isso aconteça, é usada a estabilização digital (software) e ótica (a lente não "flutua" imediatamente após o corpo). A segunda opção é, sem dúvida, mais confiável e de melhor qualidade, hoje já é a norma para uma boa câmera.
Para uma visão geral das câmeras Leica, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.