Características e regras para criação de forsítia por estacas
Forsythia é um arbusto perene primitivo que floresce profusamente, atraindo a atenção no início da primavera. Muitas vezes, os jardineiros profissionais e os amadores praticam a propagação da forsítia por meio de estacas. Este método é um dos menos problemáticos e demorados em comparação, por exemplo, com a propagação de sementes. Aprendamos detalhadamente como preparar adequadamente as mudas de plantas no outono ou na primavera, como plantá-las em terreno aberto e fechado, e também conhecer as recomendações de especialistas neste assunto.
Descrição
Forsythia é um arbusto ornamental que floresce no início da primavera. Antes que esta planta tenha folhas, seus ramos são completamente cobertos por flores em miniatura de um amarelo brilhante. Esta planta é especialmente importante para o plantio em chalés de verão e em propriedades privadas suburbanas, pois é muito despretensiosa. Existem cerca de 13 espécies conhecidas de forsítias, que crescem bem na zona central do país. A vantagem desta planta é também o fato de que pode ser propagada independentemente de diferentes maneiras.
Tempo de reprodução
Forsítia é propagada os seguintes tipos de estacas:
- verde (rebentos nos quais pelo menos 10 nós são cortados no final da primavera);
- verão;
- outono.
O final do outono é considerado o início de um período de dormência para muitas plantas. Para a forsítia, este é o momento ideal para cortar as mudas. Os ramos anuais do arbusto devem estar livres de danos visíveis, dobras e dobras. É melhor ter tempo para cortar as mudas antes do início do frio, embora alguns jardineiros afirmem que podem ser cortadas mesmo com gelo.
A reprodução por estacas também é possível na primavera, final de maio e início do verão.
Preparando mudas
Para propagar uma planta por meio de estacas no outono, é muito importante cortar os próprios cortes corretamente.
- Os brotos devem ser fortes, lignificados, de preferência este ano. O comprimento recomendado é de cerca de 15 cm, você pode 20.
- O corte superior deve ser reto e o corte inferior inclinado. Isso é feito para aumentar ainda mais a área de formação de raízes jovens.
- A distância da borda ao primeiro nó deve ser de um a dois cm em ambos os lados.
As estacas cortadas no outono são enviadas para um local frio até o início da primavera. Isso pode ser uma adega ou uma geladeira. Muitos cortes podem ser convenientemente agrupados em um pacote para armazenamento.
Alguns jardineiros jogam mudas na neve, mas para iniciantes é melhor não experimentar.
A reprodução por estacas verdes na primavera é possível se a planta for jovem, para isso se utilizam brotos com no máximo um ano. Eles geralmente são colhidos imediatamente após a floração da forsítia. A época ideal é final de maio e início de junho. Se no futuro o solo for úmido, as mudas verdes criarão raízes sem problemas, para a enxertia é melhor escolher brotos que estão apenas começando a lignificar, seu comprimento ideal deve ser de 15 cm.
As folhas dos ramos cortados não precisam ser removidas na primavera. Se ficarem no caminho, apenas alguns dos inferiores podem ser removidos. Só pelas folhas no futuro será possível saber se uma muda jovem criou raízes ou não. Se elas murcharem, isso significa que a planta não começou a formar raízes jovens.
Estacas verdes, cortadas na primavera ou verão, podem ser embebidas em um estimulante de crescimento especial - ele irá acelerar o processo de formação de raízes.Como resultado, a planta jovem crescerá no canteiro de flores no outono.
Como plantar?
As estacas de Forsythia podem ser plantadas dentro e fora de casa. Normalmente, eles pousam em um fechado imediatamente, no qual se enraízam mais rápido. Em qualquer caso, para um melhor enraizamento, recomenda-se colocar as estacas numa solução especial, por exemplo, em "Kornevin", antes do plantio. É necessário deixá-lo na solução por uma média de 4 a 5 horas, mas pode demorar mais.
Interior
Para plantar mudas verdes de forsítia em terreno fechado, você deve preparar solo solto que permita a boa passagem do ar. As estacas devem ser plantadas a uma distância de 5–8 cm umas das outras e a uma profundidade não superior a 5 cm. É melhor plantar em um recipiente transparente, pois as raízes em desenvolvimento serão mais bem vistas nele. Recomenda-se cobrir as mudas com uma jarra de vidro ou um grande copo de plástico, você pode usar uma garrafa para criar uma espécie de estufa em que o enraizamento das plantas será mais rápido.
As mudas devem ser ventiladas e regadas regularmente, usando um pequeno regador, se depois de um mês as raízes estiverem visíveis nos brotos, então as plantas podem ser transplantadas com segurança para sua futura residência permanente.
Em terreno aberto
As estacas lignificadas que foram armazenadas em local frio durante todo o inverno devem ser devidamente plantadas no solo. Isso é feito na primavera. É melhor escolher o tempo quente e decidir o lugar com antecedência. Antes do plantio, as mudas são atualizadas. Avançar, um pequeno buraco deve ser cavado e despejado com água, após a água ser completamente absorvida, uma planta jovem deve ser colocada nele a uma profundidade não superior a 10 cm... É necessário deixar 2-3 botões à superfície. Tamp. Se várias mudas forem plantadas ao mesmo tempo, a distância entre elas deve ser de cerca de 5-8 cm.
Com a chegada das primeiras geadas, as mudas deverão ser cobertas, pois em pouco tempo não terão tempo de crescer e ficar mais fortes.
A reprodução da forsítia na água na primavera é extremamente rara. A maioria dessas plantas não cria raízes e, portanto, muito poucas pessoas realizam experimentos. No entanto, isso é feito de forma bastante simples.
- Galhos verdes cortados são colocados em pequenos copos de água, onde um estimulador de crescimento de plantas é adicionado com antecedência.
- Após o aparecimento das primeiras raízes, as plantas são transferidas para o campo aberto ou fechado. Mas o “cultivo” ainda deve ser feito, criando um ambiente de estufa, ou seja, cobrir as plantas com um jarro ou garrafa.
- No outono, as plantas maduras podem ser transferidas com segurança para um local de residência permanente, dando preferência às áreas menos ensolaradas do jardim.
É interessante notar que a técnica de plantio de mudas de primavera e verão em terrenos internos e externos não é diferente. Mas em todos os casos, é aconselhável cobrir as mudas com um jarro, regá-las e ventilar constantemente, e também é aconselhável sombrear a área quando se trata de terreno aberto.
Recomendações
Jardineiros profissionais recomendam tomar seu tempo e não replantar mudas enraizadas de forsítia do vaso diretamente no solo, é melhor fazer isso na primavera do próximo ano, quando as plantas estão totalmente mais fortes e crescem seu sistema radicular.
Se as mudas foram colhidas no ano passado, recomenda-se que diluam uma solução fraca de permanganato de potássio, na qual devem ser embebidas. Isso tornará mais fácil enraizar as plantas no futuro. Após a imersão, as fatias devem ser atualizadas.
É melhor não cortar estacas muito grossas de forsítia, caso contrário, todo o processo será atrasado no futuro.
Quando aparece a primeira geada, as plantas jovens de forsítia em campo aberto devem ser cobertas por pelo menos 20 cm, usando folhagem seca ou palha para isso.
É muito importante não cortar o arbusto com muita frequência, isso deve ser feito pelo menos depois de um ano, já que as flores de forsítia desabrocham nos brotos do ano passado, mas se tudo for cortado, então a floração será muito escasso.
Se você cortar o arbusto corretamente, e também realizar todas as etapas para o enraizamento da planta sequencialmente, depois de um ano, a planta jovem poderá agradar com o seu florescimento. Criar forsítia pode ser muito divertido para jardineiros novatos, pois as mudas são muito divertidas.
Como propagar a forsítia por estacas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.