Forsythia: descrição de espécies e variedades de arbustos, regras de cultivo

Contente
  1. Descrição do arbusto
  2. Visão geral das espécies e variedades
  3. Levamos em consideração o clima e escolhemos um lugar
  4. Características de pouso
  5. Regras de cuidado
  6. Transferir
  7. Opções de criação
  8. Doenças e pragas
  9. Possíveis problemas
  10. Uso em paisagismo

Forsythia é uma planta incrivelmente bela, intensamente coberta por flores amarelas brilhantes. Pertence à família das oliveiras e pode crescer tanto sob a forma de um arbusto como de pequenas árvores. A planta é classificada como bastante antiga, o que é confirmado por uma área de crescimento bastante ampla no ambiente natural: regiões da China, Japão, Coréia e Europa (especialmente na Península Balcânica). O arbusto ganhou seu nome em homenagem ao eminente cientista William Forsyth, que foi o primeiro a trazê-lo das florestas chinesas para a Inglaterra. Inicialmente, a flor foi chamada de forsythia, mas com o tempo o nome mudou.

Descrição do arbusto

A Forsítia é considerada um símbolo da primavera, pois é uma das primeiras a florescer, quando a neve ainda não derreteu completamente. As flores primitivas e brilhantes alegram-no após um longo inverno e com a sua floração anunciam a chegada da primavera. Os botões dos arbustos aparecem um pouco mais cedo do que as folhas, portanto, durante o período de floração, o arbusto parece uma bola dourada. A altura de uma planta perene pode ser de 1 a 3 m, alguns exemplares chegam a chegar a 4 m, a largura do arbusto é de cerca de 2 m. As placas foliares são predominantemente ovais, a maioria das espécies tem folhas simples, sem trevo, embora algumas variedades podem ter trifoliata.

Crescem de forma oposta, as bordas das placas podem ser sólidas ou serrilhadas, o comprimento varia de 2 a 15 cm, dependendo do tipo de forsítia. A planta é caracterizada pelo aparecimento de folhas no final da floração. Os caules são cobertos por uma casca dura, marrom acinzentada. As flores são em forma de sino e de cor amarela, embora existam variedades com botões brancos como a neve. O diâmetro do botão aberto é 2,5–4 cm, eles se reúnem em pequenas inflorescências.

O arbusto com flor dura três semanas, então os frutos são formados - cápsulas um tanto alongadas com sementes claras dentro. Quando o fruto está maduro, ele se quebra e as sementes são plantadas no solo.

Forsythia adora luz forte, mas pode muito bem crescer na sombra. No outono, a folhagem muda sua cor usual para lilás escuro.

Visão geral das espécies e variedades

Perene tem uma espécie bastante abundante e diversidade varietal, mas apenas algumas se prestam ao cultivo em nossas latitudes.

Forsítia europeia

Uma perene curta, de tronco reto, atinge uma altura máxima de 2 m. A folhagem da forsítia européia tem bordas sólidas e um tamanho de cerca de 7 cm. Os botões são únicos, em forma de sino, de cor amarela. Esta espécie pertence a fígados longos, seus representantes atingiram 70 anos. A planta prefere um local de crescimento luminoso, é despretensiosa ao solo e à umidade e também tem resistência de inverno.

Brotos congelados são capazes de se recuperar na primavera. Para o inverno, vale a pena aplicar uma camada de cobertura morta de folhagem.

Eles usam este tipo tanto em plantações individuais como em grupo com outras pessoas, bem como em diferentes composições e como cercas.

Forsythia Giralda

A variedade apresenta grande semelhança com as espécies anteriores, mas é vulnerável à geada. Ela vem das regiões do norte da China. Os caules são tetraédricos e de cor castanha amarelada.As folhas são ligeiramente alongadas, pontiagudas, até 10 cm de comprimento, a parte superior é verde escura e a inferior é mais pálida.

O período de floração é posterior, em abril-maio, mas as flores são bastante grandes, com pétalas lindamente retorcidas, amarelo claro.

Forsythia caindo ou caindo

A espécie difere em tamanhos maiores, até 3 m, pertence às variedades mais populares de plantas perenes. A coroa tem uma forma bastante espalhada com hastes finas e arqueadas. Eles são tetraédricos e têm uma cor de tijolo ou azeitona escura. As folhas novas são trifolioladas e as maduras têm uma forma simples e crescem de forma oposta. As flores não são muito grandes, de cor dourada.

Uma inflorescência contém 3-5 sinos. A floração começa aos 5-6 anos. Com o início do outono, as folhas esverdeadas do arbusto adquirem um belo tom lilás. Os representantes desta espécie são resistentes ao frio, mas mesmo assim é melhor passar o inverno abrigados. A queda de Forsythia tem as seguintes formas:

  • variegado ou "Variegata" se destaca com botões dourados e copa variegada;
  • A queda da "fortuna" estreitou as folhas trifolioladas e as inflorescências amarelo-escuras;
  • de caule púrpura é caracterizado por brotos de tonalidade púrpura e folhagem do mesmo tom quando aberta;
  • "Siebold" com ramos rastejantes e ricas flores amarelas.

Forsítia verde escuro

A variedade é caracterizada por formas altas, a altura é de até 3 m, os brotos são direcionados para cima, densamente recobertos por folhas alongadas simples de tamanhos bastante grandes. Eles têm uma cor verde profunda e bordas irregulares na parte superior. A casca dos galhos tem a mesma tonalidade. Os botões são verde-amarelos, agrupam-se em pequenos cachos.

O arbusto floresce no quinto ano após o plantio. Esta espécie distingue-se por uma tolerância bastante elevada à seca e despretensão ao solo, mas é necessária cobertura para o inverno, uma vez que a planta não tolera bem as baixas temperaturas.

Para a reprodução na faixa do meio, uma variedade agachada "Bronxensis" foi especialmente criada.

Forsão intermediária

Esta espécie é o resultado da hibridação de dois tipos de forsítia: verde escuro e caído. Floresce apenas no quarto ano. As folhas distinguem-se pela presença de entalhes nas bordas e pelo formato alongado, mantendo a cor verde escura até o final do outono. As flores amarelas estão conectadas aos pares em numerosas inflorescências densas, localizadas em brotos retos e bastante grossos. O período de florescimento começa em abril-maio.

A espécie é bastante resistente a secas e geadas, caracterizada pelo rápido crescimento. Freqüentemente, esta espécie é plantada como cercas vivas. Ela reage normalmente ao clima rigoroso dos Urais e da Sibéria. Variedades famosas:

  • Beatrix Farrand pertence a culturas altas, pode crescer até 4 m, pétalas amarelas são decoradas com listras mais escuras na base;
  • "Spectabilis" - um pequeno arbusto com flores grandes e folhas que mudam de cor dependendo da estação: quando quentes são verdes, e no outono adquirem cores púrpura-amareladas;
  • Linwood Gold difere em floração exuberante e copa variegada;
  • Hora de ouro - arbusto pouco exigente com flores volumosas, tolera bem até geadas severas;
  • Fim de semana e melissa - variedades recém-cultivadas caracterizadas por floração precoce;
  • "Minigold" - uma variedade de baixo crescimento da variedade "Linwood", raramente cresce acima de 1 m;
  • "Bebê" - também uma mini-variedade, raramente ultrapassando 80 cm.

Forsythia de neve (branco)

Um arbusto de tamanho médio com placas de folhas ovais, cujo reverso é de cor roxa. Altura da planta - 1,5-2 m. As folhas elípticas são pequenas, no outono tornam-se roxas em vez de verdes escuras. É caracterizada por grandes flores brancas com garganta amarelada e centro rosa claro.

Forsítia ovóide

Também é um pequeno arbusto nativo da Coréia.A planta perene tem brotos exuberantes de cor cinza-amarelada. As folhas são pequenas, no verão são verdes e depois ficam roxas-lilases. Esta variedade é a variedade de floração mais precoce, caracterizada pela resistência a baixas temperaturas e resistência à seca.

Perenes cultivadas na faixa do meio não precisam ser isoladas para o inverno.

Variedades eminentes incluem:

  • Glória da Primavera - a maior variedade com flores bastante grandes, que no outono passam de verdes a heterogêneos;
  • "Tetragold" - um pequeno arbusto tem ovários amarelos escuros significativos;
  • Goldsauber pertencem a variedades bastante valiosas e muito famosas, com grandes botões dourados, caracterizados pela resistência à geada;
  • Dresden Forfrühling - arbusto de tamanho médio, copa densa, inflorescências amarelo claro;
  • "Weekend Sapphire" tem uma copa muito ramificada com rebentos flexíveis, de floração tardia, mas flores mais longas que as outras variedades, no outono o arbusto adquire um belo tom púrpura.

Forsítia coreana "Kumson" ("Komsan")

A perene decorativa destaca-se com veios brancos em placas de folhas verdes. Não tem uma altura particular, os rebentos estão ligeiramente dobrados. Flores amarelas, botões aparecem uniformemente em todo o ramo.

Levamos em consideração o clima e escolhemos um lugar

Nem todas as variedades de forsítia são adequadas para as mesmas condições climáticas, isso deve ser levado em consideração na escolha. Para as regiões do sul, as variedades de forsítia Giralda, verde escuro, bem como as forsítias intermediárias e ovóides, são mais adequadas. Para a faixa do meio, é melhor escolher a variedade europeia.

E aqui nas áreas mais ao norte, vale a pena cultivar variedades resistentes à geada de variedades ovóides e variedades intermediárias de forsítia... Para o clima temperado da região de Moscou, a forsítia européia é mais adequada, embora com os devidos cuidados seja possível cultivar outras espécies, mas certifique-se de levar em consideração seus traços característicos.

Belos arbustos floridos tornam-se uma verdadeira decoração do jardim, além disso, sebes de árvores coníferas verdes destacam favoravelmente a forsítia. A este respeito, o arbusto deve ser plantado em um local bem visível onde parecerá vantajoso. Além disso, deve-se ter em mente que a planta ainda vai crescer, e precisa de um local para isso, por isso vale a pena colocar o arbusto de forma que haja 1-2 m de território livre ao redor. Você precisa escolher um local para o plantio que seja fechado ao vento, mas bastante leve, embora a planta cresça bem em sombra parcial.

Forsythia fica linda com açafrões ou lilases em flor, tornam-se bons vizinhos, complementando-se.

Características de pouso

Plantar uma planta perene não requer muito esforço, uma vez que a forsítia pertence a colheitas despretensiosas. Ao plantar vários arbustos de uma vez, você precisa garantir que a distância entre eles seja de 1,5-2 m. Você pode plantar mudas no outono e na primavera. A época mais apropriada para o plantio de outono é setembro, e mais cedo em regiões com climas mais severos. Uma planta plantada na primavera tem mais tempo para formar um sistema radicular, mas isso resultará em menos floração subsequente.

O pouso ocorre da seguinte forma:

  • cavar buracos com 0,5 m de profundidade com antecedência;
  • despeje uma camada de drenagem de 20 cm no fundo e 10 cm de areia no topo;
  • húmus e cinzas devem ser adicionados ao solo de plantio;
  • coloque cuidadosamente a muda na cova, coloque o colo da raiz acima do solo;
  • cubra com terra, tampe e umedeça;
  • despeje cobertura morta de húmus ou folhas caídas por cima;
  • conduza em um suporte não muito longe da planta para fixar o arbusto a ela.

A turfa não pode ser usada como cobertura morta - ela oxida o solo e o ambiente ácido da forsítia não é adequado.

Regras de cuidado

A árvore não difere em requisitos de cuidados especiais. Forsythia não tolera alagamentos, portanto, na presença de chuvas, não precisa de rega adicional. Quase todas as espécies toleram a seca normalmente, mas, no entanto, na ausência de precipitação, a umidade é suficiente 1-2 vezes por mês. Depois de regar, você deve soltar o solo ao redor do arbusto e colher as ervas daninhas. A alimentação da planta começa no início da primavera, uma pequena quantidade de estrume apodrecido é colocada sob os arbustos (não sob o próprio tronco), em abril vale a pena alimentá-la com minerais e, adicionalmente, fertilizar forsítia após a floração.

Para os arbustos jovens só se realiza a poda sanitária, no seu processo vale a pena cortar apenas os rebentos secos ou danificados. Uma planta adulta na primavera precisa aparar apenas as pontas congeladas dos caules. O corte de cabelo principal é feito no verão, quando a forsítia desaparece:

  • os ramos desbotados são cortados ao meio;
  • os brotos secos e perenes são cortados a uma distância de 40-60 cm do solo, para que novos caules laterais comecem a se formar mais rapidamente.

Por meio da poda, o tamanho do arbusto e sua forma são controlados. Para a forsítia adulta, vale a pena fazer um corte de cabelo rejuvenescedor a cada 3-4 anos, quando todas as hastes são cortadas na altura de 4-6 cm, procedimento que estimula a dinâmica de crescimento de novos ramos. Muitas vezes é impossível fazer esse corte de cabelo, senão o arbusto vai crescer forte, mas vai parar de florescer. No final do inverno, vale a pena inspecionar o arbusto e, se houver galhos congelados ou danificados, eles devem ser retirados antes do surgimento dos botões.

Embora muitas variedades perenes sejam resistentes à geada, ainda vale a pena preparar forsythia para o inverno antes do tempo frio, especialmente em áreas com climas frios. Para isso, logo após a queda das folhas, elas são ajuntadas para o lado, a planta é umedecida e o solo próximo ao tronco é bem solto. As raízes são recobertas com folhas recolhidas, também é possível com palha, com uma camada de cerca de 10 cm, e se o arbusto for jovem é necessário cobri-lo completamente. Os brotos flexíveis são inclinados ao solo, presos para segurar e cobertos. Mudas plantadas no outono precisam de abrigo, mas certamente respiráveis.

Quando a neve cai, ela deve ser removida com um monte de neve, cobrindo assim o arbusto. Você pode construir um abrigo com estrutura de madeira e cobri-lo com fibra de agrofibra ou serapilheira. Esta opção é indicada para regiões com invernos mais frios, pois permite que o mato respire, mas ao mesmo tempo não congela. Com o início da primavera, ele é retirado para que os brotos não fiquem presos.

As variedades resistentes à geada nas regiões do sul e na faixa do meio podem passar o inverno sem nenhum abrigo, bastando cobrir as raízes com folhas.

Transferir

A forsítia é caracterizada por um crescimento e desenvolvimento bastante rápidos do sistema radicular, por isso é melhor plantá-la imediatamente no local desejado. Uma planta adulta não responde muito bem ao transplante e, além disso, muitas vezes simplesmente não cria raízes em um novo local. No caso de ser necessário um transplante, para um bom resultado, o procedimento deve ser realizado com muito cuidado.

Quando fazer depende principalmente do clima: no sul (e além disso, se a variedade for resistente às geadas), você pode fazer no outono, em outras regiões - na primavera.

O transplante é realizado da seguinte forma:

  • para determinar o tamanho do sistema radicular, vale examinar a copa, geralmente seus parâmetros são os mesmos;
  • um arbusto adulto é difícil de cavar sem danificar as raízes; por garantia, você pode cortar mudas para propagação;
  • deve-se ter em mente que o sistema radicular não criará raízes completamente, portanto, alguns dos ramos devem ser removidos (medidas forçadas para criar uma nutrição completa da planta);
  • corte todos os brotos velhos, deixando apenas os anuais (flexíveis) encurtados em um terço, com 2-3 botões de pleno direito;
  • o arbusto precisa ser cavado em círculo, aprofundando-se gradualmente;
  • plante cuidadosamente em um buraco preparado (feito como no plantio inicial);
  • para o inverno, a planta transplantada deve ser coberta com cobertura morta e isolada.

Opções de criação

Não há dificuldades particulares na criação de forsítias, o principal nesta questão é escolher a espécie e variedade certa que se adapta às condições climáticas dadas. Existem várias maneiras de propagar um arbusto:

  • sementes;
  • estacas;
  • camadas.

Deve-se dizer que o método de sementes não é particularmente adequado para variedades híbridas, pois perdem suas características específicas, portanto, é utilizado apenas para a reprodução de espécies. Vale lembrar que o processo de cultivo da forsítia a partir de sementes é bastante demorado. As sementes podem ser semeadas diretamente em terreno aberto após a colheita ou na primavera, após a ameaça de geada ter passado. Na segunda opção, a semente deve ser armazenada a uma temperatura de + 2–5 graus. Depois, no início da primavera, são semeadas em vasilhas com terra, húmus e areia (na proporção de 2: 1: 1), cobertas com filme ou vidro, o abrigo é retirado quando aparecem os brotos.

Os rebentos são humedecidos regularmente, um ano depois mergulham, e após 3-4 anos estão completamente prontos para o plantio no local, o arbusto começará a florir após 4-6 anos após o plantio das sementes.

A reprodução por estacas é simples e este método é mais rápido no tempo. As estacas são colhidas no início do verão:

  • o rebento cortado deve ser jovem, com cerca de 15 cm de comprimento;
  • as folhas são removidas da parte inferior da estaca;
  • o corte é tratado com um preparo para a formação de raízes;
  • eles podem ser plantados em uma estufa ou em um recipiente, mas criando as condições para uma mini-estufa.

Você também pode usar brotos lenhosos como estacas, mas eles devem ser cortados em outubro. Para a reprodução, é necessário um caule com mais de 15 cm, que é plantado imediatamente no solo, deixando 2-3 botões acima do solo. Para fornecer a eles a temperatura certa, eles são cobertos com folhas caídas. Durante o inverno, essas mudas devem criar raízes e, no início da primavera, a folhagem é removida e o arbusto começa a se formar.

A reprodução por estratificação distingue-se por um momento tão positivo como a floração rápida, a forsítia forma botões já na estação seguinte. Ao implementar este método, você precisa:

  • rejeitar o rebento localizado próximo à superfície da terra do arbusto-mãe;
  • na base, puxe a haste com arame;
  • fazer cortes na casca do galho no ponto de contato com o solo;
  • conserte o broto e polvilhe-o com terra e húmus.

Quando multiplicada por camadas, a forsítia cria raízes em um ritmo bastante rápido e pode ser transplantada já na próxima primavera. Para fazer isso, o broto deve ser cuidadosamente cortado da planta-mãe e plantado em solo aberto.

Doenças e pragas

Perene é bastante resistente a doenças e parasitas, mas às vezes os arbustos podem ser afetados por doenças como moniliose, bacteriose ou murcha. Quando infectado, você precisa iniciar imediatamente o tratamento e não esperar que a forsítia seque e morra. A primeira doença é caracterizada pela formação de manchas acastanhadas nas placas foliares, caso seja detectada, todas as partes afetadas devem ser removidas por corte em locais saudáveis.

A bacteriose se manifesta pelo amarelecimento precoce das placas foliares, seguido pelo murchamento de todo o arbusto. Não há cura para a doença, então a planta é totalmente desenterrada e queimada fora do local.

Ao murchar, os brotos morrem na época da floração, a doença é perigosa porque atinge os vasos do arbusto. Como tratamento, a planta é tratada com uma solução do medicamento "Vectra". Primeiro, é aplicado nos troncos e depois nos brotos. Para que ele grude melhor nos galhos, um sabão em pó gasto é adicionado à solução.

Com a rega excessiva, o arbusto pode ser afetado por doenças fúngicas, portanto, não se deve umedecer demais a planta.

A forsítia pode sofrer com o aparecimento de nemátodos nela, devido à sua atividade, as placas das folhas ficam descoloridas e se enrolam em um tubo. O combate consiste em tratar o solo com o preparado "Carbation", podendo-se também plantar malmequeres próximos aos arbustos, que afetam negativamente esses parasitas. Às vezes, a forsítia é atacada por pulgões, eles se livram dela com uma solução forte de sabão, que é borrifada na planta, ou com bitters de calêndula ou dente-de-leão.

Possíveis problemas

Embora a forsítia pertença a plantas despretensiosas e pouco exigentes, podem surgir algumas dificuldades durante o seu cultivo, o que pode afetar o estado geral do arbusto.

  • localização errada: solo pesado ou ácido, área muito sombreada, presença de correntes de ar;
  • erros de cuidado: excesso de umidade, quantidade errada de fertilizante;
  • corte ausente ou incorreto;
  • organização inadequada do inverno, especialmente nas regiões frias.

Também é preciso lembrar que os brotos são encurtados somente após o término da floração. Os ramos lenhosos maduros são cortados gradualmente, além disso, o desbaste dos arbustos é um procedimento necessário para a distribuição normal de nutrientes pelo sistema radicular em todo o arbusto.

Às vezes, no inverno, o passarinho bica os botões de um arbusto, para que isso não aconteça, vale a pena cobrir a planta com agrofibra.

Uso em paisagismo

Forsythia é uma cultura bastante comum no design paisagístico. Essa popularidade é totalmente justificada por sua aparência incomum. O arbusto é utilizado tanto em plantações isoladas como em grupos. A planta é lindamente combinada com outros arbustos, incluindo coníferas, formando um belo ponto brilhante contra o fundo geral. O arbusto se encaixa organicamente nos agora populares jardins naturais.

Devido à sua capacidade de crescer rapidamente, a forsítia é freqüentemente usada como recintos vivos. A forsítia suspensa e suas variedades rastejantes são freqüentemente usadas na jardinagem vertical de paredes ou cercas. Cada vez mais, o arbusto é usado não só na decoração de parques ou praças, mas também em terrenos privados. As variedades perenes de baixo crescimento são plantadas em vasos e decoram terraços, varandas com elas, ou são colocadas perto da casa. As variedades suspensas são frequentemente plantadas em encostas ou lâminas artificiais.

O arbusto também fica lindo em mixborders, mas também é plantado em lâminas alpinas. As inflorescências amarelas que adornam o local no início da primavera fascinam não apenas durante a floração, mas também no outono, quando a folhagem roxa da forsítia fica linda contra o resto do fundo amarelo-esverdeado.

Prestando um pouco de atenção ao arbusto, você poderá desfrutar de sua beleza por muitos anos.

Para saber mais sobre como cuidar da forsítia, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário