Como cultivar flox a partir de sementes?

Contente
  1. Coleta e preparação de sementes
  2. Plantar mudas
  3. Pouso em terreno aberto
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Recomendações

Phlox é usado ativamente hoje em dia no projeto de muitas casas de verão. Essas plantas são incrivelmente fáceis de cuidar, prosperam em qualquer solo e têm botões exuberantes e perfumados em uma ampla variedade de cores. Neste artigo, você aprenderá como cultivar Flox a partir de sementes em casa.

Coleta e preparação de sementes

Para começar a crescer flox, primeiro você precisa preparar material de plantio ou sementes. Você pode comprar sementes de flox de qualidade em qualquer floricultura ou coletá-las você mesmo na planta.

O material de plantio, que foi coletado com as próprias mãos, tem seus inconvenientes. Por exemplo, ao coletar sementes de arbustos híbridos, a probabilidade de perder a singularidade de uma determinada variedade é alta. Ao mesmo tempo, nas lojas você pode comprar não apenas certas variedades de flox, mas também bolsas com sementes misturadas de diferentes variedades - isso permitirá que você crie canteiros de flores de cores diferentes.

Determinar a prontidão das sementes de flox para a colheita é bastante simples. - você precisa avaliar o estado da floreira.

Se estiver aberta ou ligeiramente aberta, considere que chegou a hora de coletar as sementes e você pode começar a preparar o material de plantio para o plantio.

Um procedimento como a coleta de sementes não deve ser atrasado, caso contrário, elas podem simplesmente cair e apodrecer no solo. Se você duvida do grau de prontidão da floreira, preste atenção à cor das sementes em si - as opções maduras são diferenciadas por um tom marrom-esverdeado. Se as sementes precisarem amadurecer um pouco mais, corte a cápsula e coloque-a em um envelope até que ela dê sinais de maturação.

Este método de coleta de sementes é usado no cultivo de flox anual e perene. O melhor é escolher os floreiros das plantas mais bonitas, viçosas e saudáveis ​​para colher as sementes.

Para preparar as sementes de tais plantas para o procedimento de plantio em um recipiente, três dias antes do plantio, devem ser colocados em um pequeno recipiente com água em temperatura ambiente.

Isso aumentará significativamente a porcentagem de germinação das sementes.

Plantar mudas

Depois de coletar o material de plantio no outono, você precisa estratificar as sementes para garantir que germinarão. O próprio plantio das sementes no recipiente ocorre nos primeiros dias da primavera.

Phloxes não são flores particularmente exigentes quando se trata do solo para o seu cultivo. qualquer solo neutro com baixo nível de acidez é adequado para eles - uma grande seleção desse tipo de solo é apresentada nas floriculturas. Mesmo em um ambiente alcalino, o phlox pode se sentir confortável com o cuidado adequado.

Se tem ao seu dispor um solo com elevado teor de acidez, é aconselhável adicionar um pouco de cal à sua composição. - isso irá alinhar os valores de pH. Se o solo for bastante pesado e denso, é aconselhável diluí-lo com um pouco de areia. Se, pelo contrário, tiver demasiada areia, deve misturá-la com turfa.

No caso de o jardineiro usar solo esgotado e pouco nutritivo para o plantio, o solo é fertilizado não apenas com turfa, mas também com composto ou esterco. A melhor opção de solo para o cultivo de mudas a partir de sementes de flox é uma mistura de grama, solo folhoso, areia e turfa (em uma proporção de 2/2/2/1).

Antes de plantar as sementes no solo, deve-se desinfetar - geralmente esse procedimento é feito com terra retirada da rua. Se você comprou solo de uma loja, não é necessário desinfetá-lo - isso só destruirá todos os nutrientes. O processo de desinfecção inclui calcinar o solo em um forno a uma temperatura de pelo menos 200 graus Celsius. Como alternativa, você pode colocar o solo no congelador por um dia.

Phlox de qualquer variedade pode ser cultivado em recipientes de absolutamente qualquer material, mas geralmente são recipientes de plástico ou madeira padrão com uma profundidade rasa.

Depois de escolher o solo e o recipiente, comece a semear as próprias sementes.

  • Antes de semear, certifique-se de que existe uma pequena camada de drenagem no recipiente para remover a umidade.
  • Jardineiros experientes desaconselham o aprofundamento profundo das sementes de flox ao plantar em recipientes. O material de plantio é espalhado aleatoriamente sobre a superfície do solo e em alguns pontos é levemente pressionado pela palma da mão.
  • Depois disso, deve-se regar as sementes em abundância e colocá-las em local aquecido e com bom acesso à luz. Um peitoril de janela no lado ensolarado do edifício é o mais adequado para isso. Para criar condições para o inverno, as plantas são cobertas com um saco plástico ou vidro - isso também evitará os raios de sol sobre as mudas.
  • Para que as sementes fiquem o mais confortáveis ​​possível, você deve garantir uma temperatura ambiente constante de pelo menos 23 graus. Se a planta não tiver luz suficiente ou você a colocou em um local sombreado, forneça iluminação com fitolampos especiais.
  • O processo subsequente de cuidados com as sementes consiste na ventilação diária do recipiente, rega abundante com pulverizador, e também na retirada da umidade acumulada na superfície interna do vidro.
  • Se você deseja atingir a taxa máxima de crescimento das sementes, deve-se fornecer um alto nível de umidade no ambiente, e após a eclosão, reduzir o número de regas para evitar o apodrecimento de suas raízes.
  • Para que as mudas possam sobreviver ao plantio em campo aberto sem obstáculos, reduza gradativamente a temperatura da sala de +23 para +15 graus Celsius.
  • A película ou cobertura de vidro é completamente retraída assim que você notar que as raízes da semente afundaram no solo. Como regra, os primeiros tiros aparecem em cerca de uma semana e meia a duas semanas.

Depois de notar que os brotos de flox têm 2 ou 3 folhas saudáveis ​​maduras, uma escolha deve ser feita. Recipientes ou copos de plástico fundos são mais adequados para isso, no fundo dos quais você precisa fazer vários orifícios com antecedência para drenar a umidade.

  • Para tornar o processo de colheita indolor para as plantas, o solo nas xícaras é previamente tratado com um estimulador de crescimento e os próprios brotos são regados abundantemente. Se o solo estiver úmido, as raízes dos brotos não serão danificadas durante o transplante.
  • Em 1 xícara, de um a dois brotos de flox podem ser plantados. As plantas devem ser aprofundadas ao nível das folhas do cotilédone. Depois disso, deve-se fazer outra rega, porém, não permitindo que a umidade se acumule nas raízes e no caule dos brotos.
  • Após a colheita, os vasos com brotos devem ser colocados em local quente e escuro de uma casa ou apartamento, e colocados sob luz natural apenas à noite, algumas horas antes do pôr do sol. Isso permitirá que as plantas se acostumem aos ritmos temporais e à luz do sol.
  • A rega após uma colheita deve ser realizada apenas quando o círculo próximo ao caule perto dos brotos da planta ficar seco - os floxes não gostam de umidade em excesso.
  • Antes de plantar plantas em campo aberto, elas devem ser alimentadas pelo menos 1-2 vezes, no entanto, a primeira alimentação é recomendada não antes de uma semana após o procedimento de colheita.
  • Depois que mais de 5 folhas maduras aparecerem em seus brotos, será útil beliscar - isso permitirá que a planta cresça para o lado e retarde o crescimento.

Acima, foi descrito o método de preparação de mudas de flox anual, que praticamente não difere do cultivo de arbustos das mesmas plantas perenes. Suas sementes não são pressionadas contra o solo, mas penetram nele a uma profundidade de não mais que 0,5-1 cm. Em qualquer caso, a colheita das mudas ocorre 15-20 dias após o plantio das sementes.

Até que as plantas desenvolvam raízes, elas devem ser protegidas da luz solar direta.

Pouso em terreno aberto

Mudas de flox perenes e anuais são plantadas em maio. Durante o procedimento de desembarque propriamente dito, siga as recomendações a seguir.

  • A profundidade dos furos das plantas não deve exceder 10 cm.
  • Os brotos devem ser plantados com um pedaço de solo do recipiente.
  • Se a planta for anual, mantenha uma distância de pelo menos 15 cm entre os brotos, se tiver uma perene à sua disposição deve-se deixar pelo menos meio metro entre os arbustos plantados.
  • É melhor escolher áreas sombreadas como local de pouso para floxes, onde a luz solar direta entrará apenas pela manhã e à noite. Você não deve plantá-las em sombra total, caso contrário, isso afetará o número de inflorescências e o brilho das flores. Se você plantar esta planta ao sol, seus caules perderão rapidamente a cor e podem até secar. Alguns jardineiros aconselham o plantio de flox perto de árvores de jardim ou arbustos grandes, mas apenas se eles tiverem um sistema radicular profundo, em vez de raso. Além disso, ao escolher um local para essas plantas, você não deve escolher áreas baixas, onde a umidade se acumula constantemente durante a chuva.
  • Ao plantar, é imperativo organizar uma camada de drenagem de alta qualidade para que a umidade não estagnar nas raízes da planta.
  • Muito depende do tipo de solo no local permanente para o plantio de flox. Deve ser fértil, não pesado e bem respirável. Além disso, o solo deve ser fertilizado regularmente com vermicomposto ou cinza de madeira.
  • Ao plantar uma muda na cova, certifique-se de que as raízes estão espalhadas em direções diferentes e não atrapalham o crescimento uma da outra.

Cuidados de acompanhamento

O principal aspecto do cultivo de flox não é o plantio correto dessas plantas, mas sim o cuidado posterior com as mudas. Nas primeiras semanas após o plantio, os jovens floxes passam por um estresse tremendo e precisam de cuidados cuidadosos.

Regras básicas para cuidar de brotos phlox.

  • Durante a adaptação (nas primeiras duas semanas após o plantio em terreno aberto), o terreno no círculo próximo ao tronco perto das plantas deve ser afrouxado. Isso permitirá que a umidade alcance as raízes da planta e também removerá os brotos de ervas daninhas ou destruirá os ninhos de pragas.
  • A rega nas primeiras semanas deve ser feita pelo menos uma vez a cada 3 dias. Para evitar a rápida evaporação da umidade perto da planta, uma camada de cobertura morta deve ser criada de turfa, palha, agulhas de pinheiro ou grama cortada.
  • Depois de passada a primeira linha de adaptação, a planta deve ser regularmente amolada - isso criará um sistema radicular forte e saudável.
  • Durante os períodos de seca, as plantas devem ser regadas a cada 2-3 dias com pelo menos 2-3 litros para cada flox. Apesar de esta cultura de jardim não gostar de estagnação de umidade, não vale a pena deixar o solo secar completamente no círculo do tronco, principalmente a formação de fissuras profundas. A rega deve ser feita de manhã cedo ou à noite, para não prejudicar as folhas da planta e permitir que a humidade seja absorvida pelo solo.
  • Para que o phlox adquira inflorescências exuberantes, você precisa fertilizá-las pelo menos 3 vezes por temporada com a ajuda de fertilizantes orgânicos e minerais. A primeira alimentação deve ser realizada um mês após o plantio das mudas (geralmente são fertilizadas com esterco misturado com água). A segunda cobertura é realizada duas semanas depois - aqui, fertilizantes são adicionados ao solo, que incluem superfosfato e sal de potássio. A terceira alimentação é feita um mês depois - esterco misturado com água também é usado (25 gramas por 2 litros de água).
  • Não se esqueça de remover regularmente as ervas daninhas no círculo próximo ao caule próximo à planta e também fique atento aos menores sinais de aparecimento de doenças fúngicas, vírus ou pragas. Para combater o último, qualquer agente inseticida contra pragas de jardim será útil para você, e fungicidas comuns como a mistura de Bordeaux devem ajudar na luta contra doenças fúngicas.
  • Para preservar os floxes perenes durante o inverno, uma série de atividades específicas devem ser realizadas. Em primeiro lugar, essa planta deve ser cortada em meados de outubro, deixando no máximo 1 a 2 cm do tronco, depois afrouxe e trate o terreno ao redor do mato com agentes inseticidas. Em seguida, uma camada de cobertura morta é organizada, e a própria planta é coberta com ramos de abeto, arbustos ou ramos.

Recomendações

          • Para obter cores mais brilhantes das plantas, plante-as em locais com bom acesso ao sol pela manhã e à noite, mas sem vento. Depois que essa planta floresce, ela se torna um local desejável para o acúmulo de insetos polinizadores, e um vento forte os afastará e destruirá o pólen. Além disso, se você quiser que a flor de flox seja ainda mais exuberante, corte imediatamente os botões já murchados.
          • Apesar do fato de que tanto a matéria orgânica quanto os fertilizantes minerais são usados ​​para fertilizar o flox, as próprias plantas são mais adequadas para a alimentação orgânica. Como já foi mencionado, o estrume misturado com água é freqüentemente usado para fertilizar o flox. Aqui estamos falando de estrume sedimentado e podre. O estrume fresco literalmente destruirá as raízes e o tronco da planta em alguns dias.
          • Durante a limpeza do jardim no outono, a folhagem deve ser reunida em uma pilha e queimada - isso matará todas as pragas possíveis, assim como suas larvas.
          • Phloxes têm caules bastante fortes e longos e inflorescências volumosas e maciças na forma de panículas, que podem se inclinar para o solo com o próprio peso. Para evitar isso e proteger a planta de fortes rajadas de vento, organize um suporte sólido para elas.
          Para dicas sobre o cultivo de flox, veja abaixo.
          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário