Phlox subulate: descrição, variedades, plantio e cuidados
Todo proprietário de uma horta, pelo menos uma vez na vida, enfrentou o problema de decorar campos ou canteiros de flores. Para isso, você pode usar todos os tipos de técnicas decorativas, semear uma relva artificial. Mas pequenas flores que podem cobrir um prado inteiro com um tapete denso parecerão muito mais interessantes. No artigo, vamos falar sobre subulate phlox.
Peculiaridades
Subulate phlox é uma planta interessante. No mundo científico, o nome latino Phlox é freqüentemente usado. Hoje, existem cerca de 90 variedades, cada uma das quais difere na descrição da aparência, estrutura e características individuais. A planta recebeu o nome de "subulate" devido ao formato incomum das placas foliares. Sua semelhança visual com um furador é perceptível.
Os designers costumam usar subulate phlox para decorar os jardins. E isso não é surpresa, arbustos em miniatura podem ser plantados ao longo das bordas do jardim da frente, decorar canteiros de flores com eles e até decorar uma estufa. Quanto ao esquema de cores, pode ser variado. Você pode encontrar flores brancas como a neve, azuis, rosadas e ardentes. Existem floxes de duas cores, geralmente escolhidas para decorar pequenas áreas de jardins frontais.
Phlox subulate pertence a arbustos perenes. O período de floração ocorre na estação quente, ou seja, maio-julho. A floração começa em agosto, com o máximo em setembro. Quando o phlox subulate atinge o pico de sua floração, torna-se impossível ver os caules e folhas entre as flores em flor. E com a chegada do frio, os arbustos não murcham, os caules continuam verdes. Assim, o phlox hiberna sob um cobertor coberto de neve.
Durante 4 anos, o subulate Phlox vai deliciar os donos do jardim com flores coloridas. Após 5 anos, é necessário renovar o tapete florido.
Embora o phlox seja classificado como uma planta perene, sem renovação, os arbustos se transformarão em ervas daninhas sem vida com imunidade enfraquecida.
Variedade varietal
Os criadores estão em constante trabalho no estudo e criação de phlox. Graças ao esforço de especialistas, esta planta recebeu uma grande variedade. Cada jardineiro pode plantar o espécime de que gosta no jardim da frente.
- Bayern de Munique. A variedade mais exigida. Difere em uma rica paleta de cores. Listras de lavanda são visíveis nas pétalas brancas. A Baviera floresce duas vezes por ano, em junho e agosto. A altura desta planta chega a 15 cm.
- Scarlett Flame. O diâmetro da flor da planta representada é de 25 mm. Tem uma pétala de cor rosa escuro. A "Scarlet Flame" atinge os 20 cm de altura e floresce duas vezes por ano - no início do verão e do outono.
- Candy Stripes. Uma característica distintiva do flox apresentado é a cor das pétalas. Sua cor é branca, com uma faixa rosa nas pétalas. O crescimento máximo do arbusto é de 10 cm.
- White Delight. White Delight white phlox conquista os corações dos jardineiros. Você pode decorar canteiros de flores com essas flores, complementar o design de slides alpinos e até mesmo fazer uma borda decorativa. Esta planta se presta a crescer tanto ao ar livre como dentro de casa. O crescimento máximo dos arbustos chega a 15 cm. O Phlox "White Delight" floresce nos primeiros dias de verão e outono.
- "Myshnee". As pétalas brancas da planta representada lembram um prado nevado. O diâmetro de cada flor chega a 15 mm, a altura dos arbustos não ultrapassa 10 cm.
Esse tipo de flox é especialmente bonito, e é por isso que a maioria dos jardineiros gosta tanto dele.
- "Beleza roxa". O aspecto espetacular da planta reside na cor viva das pétalas. A Purple Beauty está crescendo muito rapidamente. Durante a floração, forma-se um tapete denso que, com um leve sopro de vento, se assemelha a pequenas ondas na água.
- Benita. O arbusto apresentado é capaz de decorar canteiros de flores com uma densa camada de flores. E alguns anos depois de plantar o Flox Benita, até mesmo um pequeno jardim frontal pode se transformar em um verdadeiro prado de sombra de lavanda.
- "Quimono". São arbustos perenes, cuja altura atinge os 17 cm, a variedade apresenta uma taxa de crescimento e densidade durante a floração.
- Atropurpurea. Arbustos encantadores de 15 cm de altura com flores delicadamente carmesins.
- Asas vermelhas. Outra variedade varietal de flox perene com pétalas carmesim escuras. Na parte central das flores existe a imagem de um olho roxo.
- Milstream Daphne. A beleza e sofisticação do flox apresentado está na delicada cor rosa das pétalas.
A marca distintiva de Milstream Daphne são as estrelas que se espalham graciosamente no centro das flores que se abrem.
Seleção do local e preparação do solo
Phlox é uma planta despretensiosa, embora tenha certas características. Por exemplo, ele tem um sistema de raiz fraco. Plantá-los perto de flores com raízes poderosas não é recomendado. É extremamente difícil para o phlox sobreviver em tais condições. Ao escolher um local de plantio, você deve considerar os lados ensolarados do jardim da frente, mas o lado sombreado do quintal também funcionará. Não se esqueça de criar condições favoráveis para o crescimento e desenvolvimento do flox.
Ao plantar flox, é importante levar em consideração as características das plantas que cresciam anteriormente na área selecionada. Os restos de elementos nocivos e úteis, mesmo depois de cavar o solo, podem afetar os jovens floxes. Seria bom se os predecessores fossem calêndula ou ervas perenes.
Deve-se ter muito cuidado se morangos crescerem no local escolhido. É altamente provável que o solo contenha nematóides que podem infectar os caules do flox.
O jardineiro não precisa se preocupar com mudanças bruscas de temperatura. Phlox subulate enfrenta muito facilmente o calor, o frio e o gelo. E mesmo durante a floração, as noites frias não afetam as características decorativas desta planta. Somente com o início do período de inverno, os floxes precisam ser cobertos. Mas assim que a temperatura do ar começa a subir, o isolamento é removido. Caso contrário, os floxes apodrecerão e não funcionará para reabilitar os arbustos. O mesmo se aplica à umidade.
Muitos jardineiros, ao escolherem um local adequado para o plantio, questionam a composição do solo. Os subulados Phlox crescem livremente em qualquer terreno, embora os mais adequados sejam arenitos com uma quantidade suficiente de substrato. É importante que o substrato esteja seco e tenha um alto nível de propriedades de aeração. Ao analisar o solo para pH, o resultado deve ser neutro. Se houver um alto nível de acidez, significa que não existem oligoelementos importantes para o crescimento de flox no solo. Um ambiente alcalino não será capaz de saturar a planta com microelementos úteis. A cal ajudará a equilibrar a composição do solo. A dosagem é calculada em relação à composição do solo selecionada, onde o valor médio varia de 200-400 g / m2.
Como plantar?
O ideal é que a profundidade dos sulcos para o plantio de mudas seja de 15 cm, o motivo é o desenvolvimento do sistema radicular da planta na camada superior do solo. Durante o plantio, o jardineiro deve ser guiado por certos conhecimentos.Por exemplo, o flox cresce em pequenos arbustos com um diâmetro de 30 cm, devendo haver apenas uma lacuna entre as sementes.
Por si próprio o processo de plantio ocorre em várias etapas... Inicialmente, o jardineiro escava a área selecionada. É melhor cavar o solo no outono, na primavera será o suficiente para soltar um pouco o solo preparado. É importante remover as raízes de outras plantas do solo, especialmente ervas daninhas. A erva daninha restante certamente crescerá e será muito difícil removê-la nas densas moitas de flox. As mudas jovens são transferidas para um terreno aberto a uma distância de 25-30 cm umas das outras. Neste caso, os furos de irrigação não precisam ser grandes.
Como cuidar bem dele?
Um flox subulado não requer cuidados especiais. O principal é que o local de plantio é grande, a composição do solo não apresenta impurezas pesadas, a capina é realizada em tempo hábil e, se necessário, são aplicados fertilizantes.
A remoção de ervas daninhas no caso de flox subulate é realizada à medida que as ervas daninhas crescem. A rega só é necessária depois que a camada superficial do solo secar. Com a chegada do frio, as plantas se abrigam.
Rega
Por 2 semanas após o transplante, o phlox precisa de bebidas regulares. Basta regar as mudas uma vez a cada 3 dias. Após um determinado período de tempo, o jardineiro deve observar o comportamento das plantas e regar apenas quando as flores começam a fechar.
Em nenhum caso você deve exagerar em encher o solo com líquido. Caso contrário, o sistema radicular das plantas começará a apodrecer.
A falta de água de irrigação não permitirá que os arbustos de flox cresçam até a altura necessária, e o processo de floração de acordo com o calendário será retrocedido. Os botões em si serão pequenos, o que certamente afetará as características decorativas dos arbustos em forma de furador. Na estação quente, cerca de 20 litros de água por 1 m2 de solo são gastos para irrigação. Com a chegada do frescor do outono e das chuvas, a rega para. A parte superior das hastes do flox é cuidadosamente aparada.
Top curativo
A taxa de crescimento e o aumento da floração do flox ocorrem devido à introdução do húmus. O principal é não exagerar na alimentação, caso contrário as plantas ficarão letárgicas. A fertilização de rotina é realizada em certos ciclos de vida do flox.
- Ao amarrar os botões, é importante fertilizar os arbustos com aditivos de potássio e fósforo.
- Para apoiar o sistema imunológico, no final da fase de floração, são aplicados curativos minerais.
- A alimentação com humate ajudará a recuperar da hibernação.
A solução de cinzas é amplamente difundida entre os proprietários de plantas de jardim. Este fertilizante é usado para se livrar do flox de pragas. Contém micro e macroelementos importantes para a manutenção da saúde e bom desenvolvimento dos arbustos. Além disso, a solução de cinzas é usada em todas as estações. E não há dificuldade em preparar uma mistura medicinal.
Deite-se 350 g de cinzas numa caçarola, deita-se 2 litros de água por cima. Depois disso, o líquido com as cinzas é colocado no fogo até ferver. Assim que se formarem bolhas em ebulição na superfície da água, é necessário medir 10 minutos. Decorrido o tempo especificado, retire a panela do fogo e reserve até que esfrie completamente. A última etapa do preparo da solução será diluir a mistura resfriada em 10 litros de água.
O uso excessivo de fertilizantes acarreta um aumento no crescimento verde e uma diminuição nas inflorescências. Para evitar isso, você deve ser orientado por um esquema de alimentação mensal especialmente desenvolvido:
- últimos dias de maio - é introduzida uma composição de 10 litros de água e 25 g de esterco líquido;
- primeiros dias de junho - solução semelhante a maio com adição de superfosfato;
- primeiros dias de julho - esterco líquido sem composto adicional;
- os últimos dias de julho - a introdução de um suplemento de potássio e fósforo.
A fertilização do flox subulado é melhor à noite, quando os raios brilhantes do sol começam a se esconder atrás do horizonte.
Poda
O procedimento de poda é realizado no máximo 2 vezes por ano para que as plantas em crescimento tenham a mesma altura. O primeiro aparamento é feito no início da primavera, o segundo nos últimos dias de verão. Não é recomendado tocar subulate phlox no outono. Nesse momento, os botões são colocados, que o jardineiro pode acidentalmente cortar. Então, no próximo ano, essas áreas ficarão calvas.
Recomenda-se podar o flox após os períodos de floração.
Afrouxamento e cobertura morta
A cobertura morta de outono permitirá ao jardineiro dispensar a alimentação no verão. Nesse caso, a planta se desenvolverá e crescerá bem. Ao soltar o solo, fertilizante caseiro de húmus ou cinza de madeira pode ser aplicado ao solo.
Transferir
Não é necessário transplantar flox, mas os jardineiros precisam transferir esses arbustos. Os motivos podem ser a decoração de outra parte do jardim ou um forte crescimento excessivo de arbustos.
Se essas nuanças não surgiram, você só precisará rejuvenescer o carpete florido em tempo hábil. Isso é feito no máximo 1 vez em 5 anos.
Preparando-se para o inverno
Uma característica importante do flox subulado é a resistência ao gelo. Não há necessidade de desenterrar os arbustos para o inverno, basta cobrir a planta com isolamento. Nas regiões do norte, onde as geadas são muito mais fortes, é necessário cobrir o solo com as patas dos pinheiros. Folhagem seca e trapos velhos não funcionarão neste caso.
Métodos de reprodução
Aumentar a população de subulate phlox é bastante simples. Qualquer pessoa, mesmo um jardineiro novato, será capaz de lidar com essa tarefa. O principal é escolher o método de criação mais conveniente.
- Divisão de arbustos. O método mais simples e comum para aumentar o número de phlox. Basta desenterrar um arbusto crescido e saudável e dividi-lo cuidadosamente em várias partes. É importante que um pedaço de raiz seja destacado a cada broto. Em seguida, as partes separadas podem ser plantadas. Este método de criação é melhor usado na primavera.
- Método de corte. Na forma de material de plantio, você pode usar ramos aleatoriamente ou especialmente divididos. As estacas são plantadas na ranhura preparada até que um novo sistema radicular seja formado.
- Método de fixação. Os brotos dos arbustos-mãe são firmemente pressionados contra o solo e fixados com dispositivos especiais. Depois de algum tempo, brotos jovens aparecem neles. Em seguida, os brotos enraizados podem ser separados da base-mãe.
- Método de semente. Esta opção permite que você propague phlox sem o uso de conhecimento especial. No outono, as sementes de flox são plantadas em terreno aberto. Já na primavera, aparecem mudas, que podem ser pinçadas com o aparecimento de 2 folhas no caule.
Doenças e pragas
O oídio e as lagartas causam grandes problemas para o flox estiloide. Para combatê-los, você pode usar formulações de medicamentos comprados ou fazer você mesmo o remédio. O principal é identificar corretamente a doença e prevenir sua propagação em tempo hábil.
Por exemplo, O oídio é uma flor esbranquiçada que ocorre nas hastes e folhas do arbusto... Uma mistura de sabão em pó amassado e água ajudará a eliminar a doença. A flor afetada e os arbustos que crescem nas proximidades são cuidadosamente pulverizados com uma composição de sabão. Os principais sintomas de um ataque de lagarta são folhas retorcidas, sobre as quais uma camada marrom é visível. É melhor usar o Topaz como medicamento.
A variegação é uma doença viral. O principal sintoma são listras não naturais nas pétalas das flores. Para evitar que a doença se espalhe para outras plantas, os arbustos infectados devem ser destruídos. O aparecimento de ferrugem pode ser identificado por vários arbustos crescendo nas proximidades. O principal sintoma é a mudança da cor clara das plantas para escura. Para o tratamento, você precisará remover as folhas e flores afetadas. As partes restantes do arbusto devem ser borrifadas com uma solução de sulfato de cobre.
Uso em paisagismo
Subulate Phlox é uma planta de extraordinária beleza. A peculiaridade do crescimento e seus dados externos permitirão aos paisagistas fazer composições interessantes. Freqüentemente, os floxes decoram o sopé das colinas alpinas. Espalhar meio-fio de flox ao longo de caminhos de jardim parece muito elegante.
Phlox subulate se encaixa com sucesso em qualquer lugar do jardim. Pode ser colocado em canteiros de flores na entrada do jardim da frente ou em vasos de flores. Os designers precisam apenas organizar o encaixe corretamente. Phloxes próximos a snapdragons ou sinos parecerão bastante coloridos.
Para mais informações sobre este phlox, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.