Flox anual: descrição de variedades e características de cultivo
Phlox são flores que podem decorar qualquer jardim. Esta opção será uma excelente solução para os jardineiros cujo sítio parece enfadonho e monótono. O grande número de variedades e variedade desta planta a tornou popular entre os residentes de verão. Além disso, o cultivo anual de flox não é uma tarefa tão difícil quanto pode parecer.
Características gerais
Phlox são plantas herbáceas pertencentes à família dos cianetos. No total, existem cerca de 85 espécies no gênero, mas os jardineiros não cultivam mais do que 40 delas. Vamos considerar algumas características da cultura.
- Os arbustos da planta parecem muito brilhantes, instantaneamente chamam a atenção com suas flores. As flores brilhantes têm um aroma agradável.
- A maioria das espécies são plantas perenes. No entanto, a espécie chamada Drummond é a única anual.
- Os caules da planta são muito finos, mas retos. A altura média de um flox é de 60 centímetros. Mas ao cultivar variedades de semiarbustos em um local ensolarado, você pode obter uma planta com uma altura de 130 centímetros ou mais.
- As folhas são ovais, suculentas, verdes. A colocação é oposta.
- A gama de cores das flores phlox é muito diversa e rica. Existem tons de branco, vermelho, rosa, bege, amarelo e outros. Acontece como uma cor monocromática e escurecida em direção ao centro. O formato das pétalas costuma ser em forma de agulha, mas às vezes é redondo.
- O diâmetro de uma única flor pode variar de 3 a 5 centímetros.
- Os botões são coletados em inflorescências corimbose. Uma inflorescência pode conter de uma a três dúzias de botões.
- Já a floração do flox geralmente começa em junho e termina mais perto de novembro.
O amadurecimento das sementes é realizado em uma caixa oval de frutas. Assim que as sementes estiverem totalmente maduras, elas podem ser colhidas.
Revisão de variedades populares
Antes de prosseguir com o estudo das variedades de flox, deve-se dizer que todas foram cultivadas com o anuário Drummond, já mencionado anteriormente. O nome da variedade vem diretamente de seu descobridor - o botânico britânico Thomas Drummond.
Phlox tem algumas variedades, mas nos concentraremos apenas nas mais populares.
- "Twinkling Star". Este é um arbusto muito pequeno, com não mais de 30 centímetros de altura. A "estrela cintilante" tem pétalas duplas pontiagudas que formam pequenos botões. A variedade é ideal não só para o cultivo no jardim, mas também na varanda.
- "Star Rain". A altura média dessa variedade é de cerca de 50 centímetros. Os caules são geralmente retos, mas também podem ser encontradas ramificações. Como muitas outras variedades, as flores desta se assemelham a estrelas reunidas em inflorescências em cacho. Star Rain é popular entre os jardineiros por seu aroma forte e agradável. Não é adequado para cultivo à sombra.
- "Promessa rosa". Uma planta de baixo crescimento, cuja altura média não é superior a 20 centímetros. Esta variedade é caracterizada por uma floração abundante e longa, razão pela qual é frequentemente utilizada para fins decorativos. As flores são rosas, grandes.
Regras de pouso
Uma tarefa importante da qual depende o crescimento e o desenvolvimento de uma planta é o seu plantio. Como é sabido, os floxes anuais se reproduzem por meio de sementes... Como sua casca externa é densa, recomenda-se mergulhá-los em uma solução de permanganato de potássio rosa claro alguns dias antes da semeadura e, em seguida, secá-los ao sol.
A melhor época de semeadura é o final do outono. O crescimento dessas plantas e a floração ocorrerão na primavera, em um período bastante curto. A distância ideal entre as sementes é de 5 cm. Para plantas jovens - 20 cm. Depois de arranjar as sementes, cubra-as com terra. É melhor usar primer comprado em loja. Para evitar o congelamento no inverno, as colheitas devem ser cobertas de neve.
É possível plantar flox em campo aberto na primavera, mas neste caso, a floração deve ser esperada no final do verão. É importante que o solo esteja úmido no momento do plantio.
Opções de criação
Arbustos Phlox reproduzir-se vegetativamente, ou seja:
- camadas
- estacas
- dividindo o mato
No entanto, um dos métodos mais comuns é a propagação de sementes.
Este método é popular nas regiões do norte. Permite obter uma floração mais longa do que quando cultivada ao ar livre. Recomenda-se plantar no final do inverno. Os primeiros tiros podem ser esperados em duas semanas. A floração ocorre em junho.
Essa opção de plantio, assim como o plantio em campo aberto, descrito anteriormente, envolve o preparo de sementes. Para o seu cultivo, é necessário um recipiente cujas paredes tenham pelo menos 15 centímetros. Isso é importante porque o sistema radicular Phlox é bastante desenvolvido. É igualmente importante fornecer um orifício de drenagem no fundo do recipiente.
Quanto ao solo, deve ser solto e ter acidez neutra. Recomenda-se usar uma mistura de solo preparada com solo de jardim, composto e húmus na proporção de 1: 1: 1. Para eliminar todos os tipos de bactérias e doenças, a mistura deve ser regada com uma solução fraca de permanganato de potássio. A espessura de solo permissível no contêiner é de 6 a 8 cm.
É importante que seja suficientemente hidratado três dias antes do plantio.
As sementes Phlox devem ser colocadas em solo úmido a uma distância de cerca de três centímetros. Em seguida, eles precisam ser borrifados com um borrifador e cobertos com polietileno. O recipiente com as sementes plantadas deve ser colocado no parapeito da janela. A melhor temperatura para uma germinação adequada é de 22 graus.
É necessário ventilar as lavouras todos os dias, retirando levemente o polietileno. A condensação no filme deve ser removida. Outra tarefa importante nos primeiros dias da semeadura Phlox é a umidade. É imperativo evitar que a camada superficial do solo seque.
Recursos de cuidados
Cuidados Phlox em casa deve ser completo desde o momento do pouso.
- Como mencionado anteriormente, os primeiros brotos aparecem após uma semana e meia ou duas semanas. Após este tempo, o polietileno é removido.
- Recomenda-se desdobrar periodicamente os recipientes em diferentes direções para que os brotos não sejam direcionados apenas para o sol. A temperatura noturna ideal é de 17 graus.
- Não deve regar abundantemente os rebentos, caso contrário corre-se o risco de ficar com uma perna preta.
- Em nenhum caso a camada superior do solo deve secar.
- Para evitar queimaduras, é necessário proteger a planta da luz solar direta.
- Assim que as primeiras folhas aparecem nos brotos, elas podem ser distribuídas em diferentes recipientes sem danificar as raízes finas.
- Você pode fertilizar as mudas transplantadas após cerca de uma semana.
- Antes de finalmente plantar as plantas no canteiro de flores, você deve aplicar o revestimento de cobertura uma vez a cada duas semanas.
- Além disso, uma semana antes do transplante, a planta deve ser sistematicamente temperada - levada durante o dia para a rua ou loggia.
- Recomenda-se desembarcar no local escolhido no final da primavera, preferencialmente à noite.
Agora vamos considerar as regras para o transplante de flox para um lugar permanente.
Essas plantas adoram sombra parcial com solo fértil. Uma excelente opção seria um solo leve e não argiloso com uma reação neutra.Se o solo for pesado, deve-se adicionar composto ou areia grossa. É importante preparar o local na queda cavando o solo e adicionando esterco podre. A calagem do solo ácido também é obrigatória.
Antes de iniciar o plantio, as mudas devem ser bem regadas. Os buracos são cavados a uma distância de 20 cm um do outro. Despeje água nos orifícios resultantes e adicione 150 g de cinzas. A muda é colocada em um buraco, as raízes são cobertas com terra e cuidadosamente pisadas. As plantações resultantes precisam ser regadas com água morna e a parte central borrifada com solo seco. Durante os primeiros 14 dias, é necessário garantir a irrigação a cada dois dias e, em climas quentes, todos os dias. Jardineiros experientes recomendam beliscar o broto principal na 6ª folha.
Com isso, formam-se hastes laterais, o que torna o arbusto visualmente mais viçoso.
Outra coisa importante ao cultivar flox é cuidar das mudas plantadas. É preciso saber que esta planta é extremamente difícil de tolerar a seca, porém, a umidade excessiva é contra-indicada para ela, pois há risco de doenças fúngicas. Recomenda-se 10 litros de água para um metro quadrado de plantio. É melhor regar depois do almoço, depois solte o solo e remova as ervas daninhas.
Para ajudar a fortalecer o sistema radicular, a planta deve ser amontoada no início do verão. Não devemos esquecer o suporte para variedades altas - isso protegerá os brotos do vento. Para reduzir a evaporação da umidade, adubar com estrume com uma camada de 2-3 cm é capaz.
Para um bom flox de floração deve-se cuidar da alimentação regular, levando em consideração a estação de crescimento.
- No final da primavera, quando os primeiros botões começam a aparecer, fertilizantes de potássio são aplicados no solo. Para fazer isso, adicione um copo de cinza de madeira e uma colher de sopa de sulfato de potássio a um balde de água. Esta mistura melhora significativamente as inflorescências e a resistência a várias doenças.
- Exatamente duas semanas depois, os floxes devem ser fertilizados com uma solução de superfosfato misturada na proporção de 15 g por 10 litros de água. A rega deve ser feita estritamente pela raiz.
- No final de junho, a melhor nutrição das plantas será o esterco líquido, diluído na proporção de 20 g para cada 10 litros de água. Este procedimento proporciona à planta uma floração longa e colorida.
- Assim que as vagens da semente são finalmente formadas, o ciclo de vida do phlox pode ser considerado completo. No outono, eles podem ser fertilizados com um suplemento de fósforo e potássio. Para isso, são utilizados 20 g de superfosfato, 10 g de sulfato de potássio e 10 litros de água comum. O fósforo também é encontrado na farinha de osso, que pode ser adicionado com segurança ao solo durante o afrouxamento. A qualidade das sementes após esse procedimento melhora notavelmente.
A cobertura é melhor aplicada ao pôr do sol. Os fertilizantes líquidos são administrados estritamente após uma irrigação completa e os fertilizantes secos - imediatamente antes da irrigação ou precipitação.
Doenças e pragas
É importante notar que os floxes são muito fracamente suscetíveis a doenças infecciosas. No entanto, as pragas no cultivo desta cultura são bastante comuns.
Nematóide
Nematoda é uma praga muito perigosa. São vermes de 1 mm de tamanho, que se alimentam da seiva das plantas e se acomodam em seus tecidos. Eles não apenas prejudicam seriamente uma planta, mas também transferem infecções para outras. O mais comum é o nemátodo do caule, mas também existem nemátodos da galha, da raiz e da folha. Eles podem se agarrar a uma planta através da água, cortes de outras plantas ou ser carregados por animais.
Se a doença foi detectada no início de seu desenvolvimento, a planta pode ser ajudada. Os caules afetados devem ser cortados na raiz. Em abril, depois que os brotos cresceram até 5 cm, é necessário quebrar os brotos saudáveis, enxaguar em água corrente e plantá-los em solo solto sob um abrigo de filme. Tratar o solo três vezes com intervalo de 20 dias com "Fitoverm", e as raízes antes do plantio com "Piperazina".
Lesmas
Durante o dia, eles se escondem no solo ou abrigo.Eles se alimentam após o pôr do sol, danificando estacas, folhas, botões e outras partes. Eles podem ser identificados pelos buracos nas folhas e grandes nervuras. Eles são perigosos porque carregam vírus e várias doenças.
A cerveja é uma ótima maneira de pegar lesmas. É despejado em potes para que a praga possa se afogar nele. Os bancos são cavados e cobertos com tampas, mas para que haja lacunas.
Colheres
Estas são lagartas de borboletas, que comem botões, cortes, folhas e outras partes. A planta começa a murchar, cresce mal e apodrece gradualmente. Neste caso, é necessário coletar todos os rastros e destruí-los. Se a situação for negligenciada, você precisará usar inseticidas.
Exemplos em paisagismo
Devido à ampla gama de cores, os floxes podem complementar perfeitamente qualquer canteiro de flores. As melhores combinações de floxes são criadas com as seguintes safras.
- Peônias. Peônias cozidas no vapor com phlox podem criar um design muito original. É muito importante selecionar flox subdimensionado para que não esconda o florescimento das peônias.
- Daylilies. Projetado para paisagismo, daylilies em combinação com floxes brilhantes e variados criam uma combinação interessante e atraente.
Também grandes vizinhos para phlox serão:
- hospedeiros;
- astilbe;
- saxifrage;
- puristas;
- lascas;
- rejuvenescido.
Phloxes são plantas incríveis e fáceis de cuidar. Você precisa cultivá-los com ternura e corretamente, e só então eles agradarão com sua beleza.
Dicas para plantar flox no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.