Flox de baixo crescimento: descrição de variedades, plantio e cuidados
O nome "flox" (traduzido do grego "chama") está associado a lindas flores brilhantes pertencentes à família Sinyukhovye. Esta família está subdividida em mais de 70 espécies e contém cerca de 1500 variedades. Apesar de essas flores serem originárias da América do Norte, por serem despretensiosas às condições climáticas e cores ricas, elas passaram a ser cultivadas em várias latitudes.
Tipos e variedades de flox
A família Phlox inclui plantas que diferem em muitos aspectos, mas são semelhantes em estrutura a pequenas flores, unidas em atraentes panículas coloridas. Devido à sua despretensão em relação às condições climáticas e ao cuidado, são populares tanto entre os floristas profissionais quanto entre os residentes comuns de verão.
Junto com a variedade de cores, essas flores exalam um agradável aroma de mel, tão apreciado pelas abelhas e jardineiros russos.
Os representantes desta família diferem uns dos outros não apenas na cor - a classificação é realizada de acordo com uma série de parâmetros:
- pelo tipo de haste: alta, pequena, rastejante, anã;
- pela duração da renovação e plantio: perene e anual;
- pela época de plantio e floração: cedo e tarde;
- pelo tamanho da flor: grande e pequena;
- por parâmetros de cor: branco, rosa, azul, combinado, etc.
Os floristas criam várias combinações atraentes de flox nos canteiros de flores, graças às muitas cores e tonalidades, e o aroma agradável os anima, conferindo-lhes singularidade.
Anuários
Entre a abundância de várias espécies da família phlox, há muitos representantes perenes e apenas um anual é o phlox Drummond, em homenagem ao botânico que o trouxe da América para a Europa há 300 anos. Este último é o que mais se destaca em beleza, mas também o mais exigente em termos de condições climáticas e mais exigente em termos de conteúdo.
A espécie anual tem cerca de uma dúzia de variedades, radicalmente diferentes umas das outras em cor e forma. Às vezes é até difícil acreditar que essas flores pertencem à mesma espécie. As panículas de inflorescência são densas e esparsas. O diâmetro de cada flor não ultrapassa 20 mm, mas as próprias panículas chegam a 150 mm de diâmetro.
As cores das pétalas têm um amplo espectro: desde brilhantes, variadas a várias combinações e tonalidades. Ao mesmo tempo, contrastes entre o meio e as bordas das pétalas e transições de gradiente suaves são freqüentemente observados.
Esta espécie é caracterizada por uma variedade de pétalas: de arredondadas a estreladas com franjas. Com os devidos cuidados, a densidade das flores cria uma coroa que cobre completamente o caule e as folhas, criando a ilusão da unidade de todas as flores na inflorescência. Na Rússia central, esse flox floresce do final da primavera até outubro e é destruído apenas pelas primeiras geadas.
Em condições naturais, os arbustos de Drummond phlox atingem uma altura de 0,5 m, mas mais frequentemente os jardineiros usam variedades criadas por criadores que não crescem mais do que 25 cm. O sistema radicular, localizado quase na superfície, é muito fino e vulnerável, que deve ser levado em consideração ao cuidar da planta ...
Este tipo inclui as seguintes variedades mais comuns, que diferem na cor das pétalas:
- vermelho: "Beauty Scarlet", "Beauty Crimpson";
- coral: "Chanel";
- branco: "Neve", "Globo de neve", "Amuleto branco";
- azul: "Gelo azul", "Marinheiro", "Céu azul", "Azul";
- rosa: "Prima Donna", "século 21" - rosa claro;
- amarelo: "Sunny Bunny", "Lemon Miracle", "Edmond";
- multicolorido: "Merry Gnome", "Renaissance", "Spring", "Beautiful Gnome", "Fragrant Cloud";
Flox baixo anual geralmente é cultivado a partir de sementes. No momento do plantio, deve-se ter em mente que os brotos saudáveis só germinarão se as sementes forem colocadas à luz do solo na superfície do solo.
Perene
Os floxes perenes são muito despretensiosos para com as condições meteorológicas e cuidam deles. Podem dar sua beleza por muito tempo, mas com a condição de que certas regras para sua semeadura e manutenção ainda sejam observadas. Essas flores adoram umidade, mas seu excesso é destrutivo para elas. Os Phloxes toleram facilmente as geadas da Rússia central, sem exigir isolamento adicional, o que aumentou sua popularidade entre os residentes de verão e os cultivadores profissionais de flores.
Sua floração agrada com cores ricas e um aroma agradável e sutil. A flor tem 5 pistilos e 1 estame, e as folhas são oblongas.
O diâmetro da flor varia de 10 a 40 mm, reunindo-se em uma inflorescência de até 50-100 peças. Sua altura é de 10-25 cm. Floxes perenes subdimensionados têm várias subespécies principais:
- multifloroso - flores até 4 cm de diâmetro, em forma de colar tubular (até 100 na inflorescência), de cheiro agradável e ampla gama de cores;
- Douglas - tem cores diferentes, até 10 cm de altura, flores pequenas combinam-se em inflorescências de 3 a 5;
- espalhar - até 30 cm de altura com folhas estreitas de até 5 cm, tem um aroma agradável característico e flores lilases claras, coletadas em cachos de até 10 pcs .;
- subular - planta de caule rasteiro com cerca de 15 cm de comprimento, flores (até 2 cm de diâmetro) de várias cores e folhas duras perenes e afiadas;
- neve - refere-se a espécies rastejantes (carpete) com pequenas flores perfumadas (cerca de 1,5 cm de diâmetro) em tons de branco, roxo, rosa e laranja;
- anão - planta rasteira com caule de até 30 cm de comprimento, flores perfumadas de várias tonalidades, inclusive amarelas, raras entre os floxes.
Recursos de plantio e cuidados
Em terreno aberto, os floxes são plantados com sementes, mudas e estacas. Todas as variedades desta planta, embora resistentes ao gelo, requerem as seguintes condições de manutenção e cuidados sem falta:
- na hora de escolher o local para o plantio do flox, é preciso levar em consideração que essa planta é fotófila e pode morrer à sombra constante;
- o solo para eles deve ser moderadamente úmido, fértil e solto;
- É necessária rega regular e equilibrada: com falta de humidade deixa de florir, e com excesso apodrece rapidamente.
Os floxes alcançam o melhor apelo decorativo em áreas bem iluminadas, em solo solto e moderadamente úmido. As cores das pétalas das plantas, neste caso, serão mais brilhantes do que na sombra. Para a densidade da floração, as flores murchas devem ser removidas.
Para as mudas, as sementes são semeadas em meados de março em recipientes com composto destinado a mudas até a profundidade de 5 mm. A temperatura ambiente deve ser mantida entre 17-20 graus.
Se essa condição for atendida, as sementes germinarão em uma semana.
Para crescer mudas a partir de sementes dentro de casa, elas devem ser estratificadas, ou seja, resfriadas na geladeira por duas semanas.
É aconselhável fazer a colheita em duas semanas, quando aparecem as duas primeiras folhas, após o que (3-4 dias) os rebentos devem ser protegidos da luz solar direta, cobrindo com papel ou película fosca. Os brotos de flox mensais precisam ser alimentados com fertilizantes minerais.
Em solo aberto, mudas e sementes são plantadas na segunda década de maio, quando as geadas finalmente param, enquanto a distância entre as mudas deve ser de cerca de 25 cm. As sementes são embebidas em solução nutritiva aquosa um dia antes do plantio.
Tanto as mudas plantadas quanto as sementes devem ser regadas nas primeiras duas semanas com pulverizador e cobertas com vidro ou filme transparente e ventiladas no início do dia. Em seguida, é necessário realizar regas regulares a uma taxa de 10-12 litros de água por metro quadrado. m. No outono, os caules das plantas perenes devem ser cortados quase alinhados com a cobertura do solo, deixando pequenos brotos para um inverno bem-sucedido. É aconselhável queimar as hastes cortadas para evitar o risco de infecção na próxima safra.
Phloxes são bastante despretensiosos. Cuidar deles consiste principalmente em umedecer em tempo hábil, controlar as pragas, soltar e alimentar o solo e remover as ervas daninhas.
Para as cores de phlox subdimensionado, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.