Phlox "Niki": descrição, plantio, cuidado e reprodução
Com que flores os jardineiros decoram seus terrenos! Até o momento, a tendência de plantar flox paniculado tornou-se perceptível. Elas ganharam grande popularidade devido ao fato de serem bastante despretensiosas no cuidado, se darem bem com outras plantas e tolerarem o clima inerente a todas as regiões da Rússia. Além disso, essas flores têm um perfume delicado e muito agradável.
Phlox "Niki": descrição da variedade
A planta em si é originária da Grécia, suas flores são predominantemente vermelhas. Graças ao trabalho minucioso dos criadores, foi possível criar muitas variedades diferentes, que se dividem em duas categorias principais: de tamanho inferior e de altura. Cada variedade tem um aroma agradável que se intensifica ao longo do dia e só se desdobra totalmente à noite.
Quanto à variedade "Niki", é uma erva perene. O período de floração é de junho a setembro. As flores vivem uma semana. Até várias dezenas deles podem crescer em cada haste. Assim que murcham, começa o amadurecimento da semente e ocorre o processo de murchamento gradual da parte do solo do caule. Porém, neste momento, ocorre o processo de postura dos botões no subsolo, de onde no futuro, com a chegada da primavera, novos caules começarão a brotar.
Entre outras características, vale destacar tais características.
- Caule: reto e nu, pode crescer de 35 a 70 cm.
- Folhagem: disposição oposta.
- Flores: O tom mais escuro de todas as variedades (roxo-púrpura profundo) com uma base aveludada. Seu diâmetro é 3,5–3,8 cm.
- Inflorescência: redondo-cônico, densidade média.
- Duração do cultivo em um só lugar: 5 anos.
- Localização: a planta está sujeita a desbotamento e é difícil tolerar o calor e locais muito escuros, por isso é melhor plantar em um local ensolarado e ao mesmo tempo o mais fresco possível. O solo deve ser solto e rico em nutrientes.
Plantar flox paniculado
O local de pouso deve ser com sombra parcial clara. Isso permitirá que as flores adquiram tons mais vibrantes. O solo pode ser ligeiramente ácido ou franco-arenoso. Mas, os floxes são ótimos em áreas abertas ou perto de outros arbustos e árvores.
É melhor se o local estiver com uma ligeira inclinação, então no inverno não haverá muita acumulação de neve e no outono - água.
Se você decidir começar a plantar flores no outono, o solo deve primeiro ser fertilizado com uma mistura de fósforo e potássio. Para o plantio na primavera, fertilizantes complexos completos e contendo nitrogênio são adequados. O esquema de plantio deve ser o seguinte: de 35x35 cm a 50x50 cm, em um lugar a planta pode "viver" até 6 anos, então é melhor transplantá-la. Quanto ao processo de plantio em si, a cova deve ser maior que o sistema radicular para que se encaixe bem. Uma mistura de fertilizantes deve ser colocada no fundo, misturada com o solo e abundantemente umedecida. Durante o plantio, o rizoma deve ser abaixado e esticado para que os processos fiquem voltados para baixo e para os lados. PARAO pescoço deve ser colocado no buraco de forma que a parte superior do solo cubra-o em apenas 5 cm. Após o plantio, é necessário compactar o solo e umedecê-lo bem.
Phlox Nicky: cuidado e reprodução
Em primeiro lugar, vale a pena tocar no tema dos cuidados com as plantas. Quem decidir adquirir esta flor deve saber como cuidar dela, caso contrário ela morrerá quase imediatamente após o plantio. Em primeiro lugar, vale a pena considerar o fato de que a flor adora um maior nível de umidade. Devido ao facto de os rebentos finos do sistema radicular, em regra, não se situarem muito profundamente no solo (até 15 cm), em nenhum caso o solo deverá secar completamente. Além disso, a falta de umidade pode afetar negativamente a floração. As flores ficarão menores e letárgicas. É considerado ideal regar a planta todas as manhãs com 1,5-2 baldes.
É importante não "correr" no canteiro onde o Nicky phlox cresce, pois junto com o aparecimento de ervas daninhas, aumenta a chance de desenvolver várias doenças e o aparecimento de pragas. Com a chegada da primeira geada, é necessário cortar o arbusto até a raiz e tratar bem a raiz remanescente com sulfato de cobre. As hastes cortadas devem ser descartadas. Especialistas em horticultura não recomendam engrossar os arbustos para evitar danos à planta por oídio.
Essas são todas as recomendações para o cuidado dessa variedade de planta, que devem ser conhecidas por quem deseja adquirir Niki phlox.
Quanto aos métodos de sua reprodução, aqui a situação é um pouco mais complicada. A maneira mais fácil de se reproduzir é separando parte das raízes da planta-mãe. Isso deve ser feito apenas no início do outono ou primavera, porque é nessa época que os brotos começam a aparecer do solo. Como regra, uma delenka tem vários caules bem formados, que devem ser plantados a uma profundidade de no máximo 4 cm.
Você também pode propagar esta variedade de planta por meio de estacas. Desenterre material de reprodução no início do verão. As estacas enraízam-se rapidamente (não mais do que 30 dias).
Menos comumente, o método de enraizar camadas é usado. Isso significa que as hastes devem ser dobradas diretamente ao solo e ancoradas ao solo. Em seguida, o procedimento de amontoa é realizado com uma mistura de húmus e turfa, e no outono um arbusto maduro crescerá do branco resultante.
Vale ressaltar a reprodução da planta com o plantio de sementes de Niki phlox. Isso requer estratificação obrigatória. Exatamente um mês antes do plantio das plantas em área aberta, as sementes devem ser plantadas em caixas de mudas. As últimas semanas de maio são consideradas a melhor época para este procedimento. Além disso, o solo deve ser preparado com antecedência: desenterrado, limpo de ervas daninhas, tratado com fertilizantes e umedecido.
Para mais informações sobre este phlox, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.