Flox perene: uma visão geral das variedades e recomendações para o cultivo
Phlox é conhecido dos jardineiros há muito tempo. Mas você pode contar com sucesso no cultivo de phlox somente após um estudo aprofundado dessa cultura. Também é útil conhecer esses problemas, dificuldades que podem esperar os floricultores.
Características gerais
É apropriado iniciar uma conversa sobre phlox perene mencionando sua aparência. A descrição desta planta já está oculta em seu nome, que remonta à palavra "chama". Essas plantas perenes são originárias da América do Norte. Apenas um tipo de flox é encontrado na Sibéria. Todas essas espécies são simples e pouco exigentes de cuidar, razão pela qual os jardineiros as apreciam. Forma flores flox exuberantes apenas com a condição de não ser transplantado com frequência. É aconselhável transplantar a planta no máximo uma vez a cada 5 anos. O nome moderno da flor foi dado pelo famoso Karl Linnaeus. Phloxes são perfeitamente adaptados ao clima russo. No total, até 65 espécies de flox encantam as pessoas com sua floração com:
- mentindo;
- ereto;
- a estrutura ascendente das hastes.
A folhagem é caracterizada por um arranjo oposto ou regular, uma estrutura integral. Os botões são em forma de funil tubular, com 5 pétalas. O diâmetro da flor é de 0,02-0,05 m. A cor das flores pode variar muito. Existe uma diferença na geometria das inflorescências. O sistema radicular de qualquer flox é formado por múltiplas raízes adventícias. As raízes Phlox são fortemente ramificadas. Eles podem penetrar no solo até 0,3 m, e o diâmetro é 0,4-0,6 m. As partes do solo da cultura podem hibernar sem a ajuda de pessoas. A cada outono, 4-5 botões aparecem na base dos brotos, o que garante a retomada do crescimento na próxima estação.
Visão geral das espécies e melhores variedades
Falando em nomes de phlox perene, é necessário, antes de tudo, mencionar variedades como:
- subulate;
- espalhar;
- paniculate phlox.
O grupo subulado é relativamente pequeno, ainda mais - são esses floxes que são mais adequados para escorregadores alpinos, rochedos e outras composições de paisagem. A altura dos rebentos não ultrapassa 0,2 m. As folhas são relativamente estreitas e têm a forma de agulhas. É característico preservar a cor verde até o início do frio. O flox subulado florescerá duas vezes durante a temporada. Essas plantas são ótimas para:
- slide alpino;
- rockery;
- outros tipos de composições de paisagens.
Terry phlox são populares. Eles são, no entanto, não muito comuns. O aroma do terry phlox é excelente. A altura do caule pode chegar a 0,6 m. A grande maioria dos jardineiros gosta da aparência desse grupo de variedades.
Blue Phlox é procurado pelos produtores de flores, quase todos eles formam hastes baixas. A floração começa nos primeiros dias de verão. Na natureza, os floxes azuis formam tapetes atraentes. Dignas de nota são as seguintes variedades de azul:
- BlueParfume;
- VioletQueen;
- Montrose Tricolor;
- Chattahoochee.
Floxes rastejantes de cobertura do solo dão arbustos espalhados com folhas estreitas e pontiagudas. O sistema radicular se desenvolve rapidamente e cobre uma grande área. A altura dos arbustos varia de 0,15 a 0,2 m. O guarda-chuva de inflorescência inclui 7 a 8 flores, às vezes há flores únicas. As pétalas do flox de cobertura do solo têm uma variedade de cores. O formato das pétalas é como um doce ou um coração. A floração vai de meados de maio ao início de setembro.A floração de outono repetida é possível. Os criadores ainda não criaram floxes amarelos puros. Só recentemente foram criadas várias variedades, cujas pétalas têm uma borda verde-amarela.
Um exemplo de tal planta é Coquetel de sorvete... As flores desta variedade geralmente têm uma borda pálida de limão. Cor amarela mais forte nas pétalas Babje Leto... Gotículas amarelo-oliva nas bordas das pétalas são características das variedades Conta Verde e Jade... As flores em si são relativamente pequenas, não mais do que 0,02 m de diâmetro.
Os criadores ainda não tiveram tempo de criar variedades de flox vermelho. Às vezes, você pode encontrar referências a essas cores em nomes comerciais. O canteiro de flores, no entanto, produz flores laranja e carmesim. As variedades estão mais próximas da cor vermelha. Odile e Mary... A segunda opção é mais curta, caso contrário, eles estão bem próximos; terá que escolher uma planta ao seu gosto.
A maioria das variedades de flox são azuis. Existem muitas dessas variedades no grupo do paniculado. Um exemplo expressivo - grau "nevoeiro", que é capaz de manter bem sua forma e não "desmoronar". Mesmo o esplendor das inflorescências não interfere nisso. As pétalas são pintadas no tom lilás-azul, que só fica mais bonito graças ao anel de framboesa.
Ao entardecer, "Fog" se transforma, adquire uma delicada cor azul. Esta variedade apresenta pétalas ligeiramente onduladas. "Fog" cria raízes sem problemas e é menos suscetível ao ataque de fungos. Vale a pena pensar na variedade do Mar Azul. Seus arbustos atingem 0,65 m de altura e podem crescer rapidamente.
Noite Azul" é compacto. Seus arbustos chegam a atingir 0,7 m de altura. A resistência à doença é média. A "noite" pode desaparecer com a luz forte do sol. Outra cor azul é característica das variedades "Bird Sirin" e "Forget-me-not".
Ao escolher variedades precoces, você deve prestar atenção a "Margarita"... Tem uma cor vermelho carmesim e forma grandes botões, até 0,04 m. O centro da flor é mais escuro que sua periferia. A altura do arbusto pode chegar a 0,7 M. Ao mesmo tempo, a planta é relativamente compacta, o que fará as delícias dos donos de pequenos canteiros.
O tamanho médio da flor é típico para variedades "Europa"... Seu diâmetro atinge 0,035 m. A inflorescência é formada muito densa e ao mesmo tempo impressiona com um aspecto pitoresco. A "Europa" está crescendo rapidamente e pode suportar o frio extremo. Ela precisa de áreas amplas para o plantio, pois cresce rapidamente.
O já mencionado "Forget-me-not" ajudará a substituir a "Europa". Esta planta irá deliciá-lo mudando a cor da flor de acordo com a hora do dia. O diâmetro do botão é de cerca de 0,04 m. O Forget-me-not cresce até 0,7 m. O período de floração pode ser de 30-40 dias.
Phlox também parece bom "Mulato". Esta variedade pertence ao grupo camaleão. Conforme a flor cresce, ela muda gradualmente de cor. Inicialmente, as pétalas são roxas com um centro branco. Depois de um tempo, a borda da flor fica coberta por uma névoa prateada; ao mesmo tempo, as pétalas tornam-se lilases e o meio do botão torna-se roxo.
O diâmetro dos botões desta variedade é de apenas 0,035 m e o topo é de densidade média, semelhante a uma bola. O "mulato" pode crescer até 1 m, embora seja rápido o suficiente. A variedade florescerá em meados do verão. O nome "tropical" não é acidental - uma diminuição da temperatura tem um efeito extremamente negativo na planta.
A variedade também merece atenção. "Faina Ranevskaya", caracterizado por grandes inflorescências mate. Os arbustos de "Faina Ranevskaya" são fortes e podem crescer até 0,8-1 m. Os caules são cobertos por uma folhagem densa, as bordas das folhas estão voltadas para o solo. A floração ocorre no meio do verão, enquanto a planta também tolera perfeitamente infecções fúngicas.
Para "Perun" são características inflorescências não muito grandes, desenvolvendo-se em um tronco forte de 0,85 m de altura. Outra variedade "Perun" se destaca pela complexidade da cor que muda ao longo do tempo.A cor lilás-rosa das flores é complementada por um núcleo roxo e, posteriormente, a borda da flor é coberta por uma névoa esbranquiçada. É aconselhável plantar "Perun" em uma área limitada, ela cresce mal; phlox irá florescer em julho e agosto.
Críticas conflitantes dão variedade Balmoral... À primeira vista não parece lindo, tem flores grandes. Eles se reúnem em inflorescências rosadas redondas. Blooming "Balmoral" dura todo o verão e até captura setembro. Porém, com a chegada do tempo frio, principalmente se começarem as mudanças na umidade do ar, as flores desaparecem rapidamente.
Phlox "Blue Paradise" formam-se folhas azuis com veios azulados. A cor da flor muda dependendo da iluminação. Durante o dia, o arbusto Blue Paradise tem uma cor lilás suave e uma estrela mais escura no meio. No centro de qualquer pétala há uma mancha branca do tipo gradiente. Ao entardecer e com mau tempo, os floxes têm uma cor azul brilhante; todas as pétalas têm listras azul-violeta.
Plantar e transplantar
É muito importante que a planta seja plantada corretamente. É necessário trabalhar o mais cuidadosamente possível e cuidar da planta plantada. No entanto, os melhores resultados podem ser obtidos quando o phlox é plantado no outono. O plantio na primavera é ruim, pois, devido ao despertar precoce da planta, o transplante pode causar grandes danos às raízes. A flor vai doer por muito tempo e na primeira temporada não florescerá em um novo lugar. A cultura recipiente pode ser transplantada em qualquer momento conveniente - não há restrições como ao crescer em campo aberto.
No verão, o flox é transplantado apenas quando absolutamente necessário. Se houver, o transplante é possível mesmo durante a floração rápida. Nesse caso, o arbusto é cortado e os pedúnculos removidos. É necessário desenterrar a planta com um grande pedaço de solo para que as raízes permaneçam intactas no processo. Você também terá que manter a umidade no solo e proteger a planta dos raios solares.
Onde o inverno chega mais cedo, apenas as primeiras variedades de flox podem ser plantadas no outono. Ninguém sabe dizer a data exata em que é melhor plantar uma flor. Você terá que levar em consideração o clima, o clima atual, as características da variedade e as possibilidades de cuidar da planta. Em qualquer caso, vale a pena considerar tal requisito: do desembarque até o início do frio intenso e persistente, deve haver pelo menos 40-45 dias. Os jardineiros serão muito ajudados pelos diários meteorológicos, que registram sistematicamente o tempo das mudanças meteorológicas. Floristas da faixa do meio e da região de Moscou podem plantar floxes até o final de setembro. Mas se o tempo estiver ruim, você não pode fazer isso. Para o plantio de outono, a cobertura morta é realizada:
- turfa;
- serragem;
- folhas caídas.
A cobertura morta deve ser removida na primavera e o mais cedo possível. Caso contrário, as mudas terão muitos problemas e podem até apodrecer. Na região de Leningrado, o plantio de flox é recomendado de 1º a 20 de setembro. Como ali prevalece solo úmido, é necessário garantir a drenagem mais intensiva do canteiro. É melhor para os jardineiros dos Urais e da Sibéria se concentrarem no final de agosto - a primeira semana de setembro, caso contrário, as chances de sucesso são pequenas.
Phlox deve ser plantado em um dia frio ou nublado. O plantio com ajuda de estacas, estacas e sementes é permitido. Escolha um local com luz solar constante. O sombreamento é aceitável, mas muito sombreado é contra-indicado para a flor. Pétalas escuras podem sofrer com a luz forte, portanto, variedades com elas são recomendadas para serem plantadas em sombra parcial.
Independentemente da variedade, os floxes devem ser protegidos do vento. A melhor proteção é a estrutura, um pouco pior - os arbustos plantados anteriormente. O solo é preparado dentro de 20-28 dias antes do desembarque; você precisa cavar a terra por no máximo 0,15-0,2 M. A opção ideal para flox é argila com adição de areia, húmus e turfa. Uma maior quantidade de areia é depositada em camadas de argila, e em áreas arenosas o equilíbrio é desviado para o húmus.
Regras de cuidado
Cultivar flox em casa ao ar livre é mais fácil do que muitas outras flores. No entanto, você ainda terá que seguir as regras elementares de precaução. Na primavera, a estagnação da água no solo deve ser cuidadosamente evitada. Se o lençol freático atingir um nível de 0,15 me mais alto, você terá que escolher áreas elevadas ou formar um aterro baixo para cultivar flox. A estrutura do solo deve ser moderadamente solta.
Não crie flox em áreas úmidas onde o gelo se forma no outono ou na primavera. Mesmo uma flor tão despretensiosa sofre muito com a cobertura. No verão, em primeiro lugar, é necessário regar sistematicamente as plantas. A adição sistemática de cobertura também desempenha um papel significativo. A areia é introduzida na argila para reter mais água em meio à seca. Regue as flores com água fria, mas nunca com água fria. O resfriamento excessivo leva a rachaduras na raiz e nos ramos. A terra ao redor do flox é sistematicamente solta e amontoada para acelerar o desenvolvimento das raízes. Assim que algum tipo de broto secar, ele é cortado, caso contrário, novos ramos não aparecerão no flox.
A primeira alimentação com matéria orgânica (esterco diluído em água) é realizada na última década de maio. No início de junho, a alimentação é repetida, mas são adicionados superfosfato e sal de potássio. Em seguida, eles param por um mês, após o qual trazem estrume diluído já limpo. A alimentação do flox no último verão é feita no final de julho. Desta vez, composições potássio-fósforo são usadas. Os fertilizantes nitrogenados não devem ser aplicados a partir do início de agosto. Quando a geada se aproxima, você precisa regar ativamente o flox. Depois, esperam alguns dias até que chegue o tempo seco e cultivam a terra perto das raízes com fungicidas. Após 12-14 dias, as preparações à base de potássio e fosfato são colocadas no solo. Graças a eles, quando a hibernação terminar, a flor começará a crescer o mais rápido possível.
Você precisa fazer cobertura morta de flox de qualquer tipo, mesmo nas regiões mais quentes de nosso país. Este procedimento é especialmente importante se não houver neve suficiente no inverno. Deve haver o mínimo de tempo possível entre a aplicação do fertilizante e a aplicação da cobertura morta. A melhor cobertura contra fatores adversos é fornecida por:
- húmus seco;
- Estrume de cavalo;
- turfa.
Se esses materiais não estiverem disponíveis, você pode usar folhagem seca regular ou cortar galhos. É categoricamente inaceitável cobrir floxes com polietileno, feltro de telhado ou outros materiais impermeáveis ao ar. Certifique-se de podar no outono. Graças a ela, a cultura sobrevive ao frio com mais facilidade e florescerá com mais abundância. Um benefício adicional será livrar-se da maioria das patologias e insetos nocivos.
Como eles se reproduzem?
Para criar Flox, a maneira mais fácil é usar a divisão do arbusto. O procedimento é realizado na primavera e no primeiro terço do outono. Ambas as opções permitem garantir o enraizamento das divisões antes do início da estação fria. A divisão do mato no verão é feita apenas como último recurso, quando não há tempo para esperar. Nos meses de outono, esse procedimento só é possível depois de lançar os botões de renovação. Delenki deve ser grande, com um pedaço de terra. Os colares e as raízes das raízes são melhor separados à mão. É necessário plantar delenki imediatamente, caso contrário o sistema radicular secará. Você também pode usar estacas de raiz. Esta técnica é ótima mesmo para criadores inexperientes.
A propagação por estacas é possível se os rebentos se desenvolverem rapidamente, mas a brotação ainda não começou. Normalmente, os floxes têm esse período em maio e junho. É melhor usar brotos verdes e bem desenvolvidos provenientes de flores saudáveis. Para a propagação por estacas, são utilizadas caixas para mudas e solo fértil aberto. Demora 2-3 semanas para o material de plantio criar raízes. Você também pode cultivar flox usando mudas folhosas. Melhores condições para esse tipo de trabalho são criadas do final de junho a meados de julho. Você precisa pegar uma folha com um botão no seio e um pequeno pedaço do caule.As estacas com folhas são plantadas em caixas com um meio nutriente leve. Em seguida, as caixas são mantidas em uma estufa a 18-20 graus; leva cerca de 30 dias para esperar seu enraizamento.
A reprodução do flox a partir de sementes é justificada apenas para fins de reprodução. Nesse caso, as caixas são retiradas imediatamente antes da semeadura (assim há mais chances de sucesso). A própria semeadura é realizada antes do inverno para compensar a rápida perda de germinação. Para isso, são escolhidas as sementes mais escuras e pesadas. A estratificação adicional não é realizada - ocorrerá naturalmente no inverno.
Doenças e pragas
O tratamento da flox em casa é bem possível. Mas é importante detectar oportunamente o próprio fato da derrota. Floristas competentes inspecionam os canteiros e canteiros de flores pelo menos duas vezes por mês. O aparecimento de ferrugem é indicado pelo aparecimento de manchas marrons nas folhas. Quanto mais escura for a cor natural das plantas, maior será a probabilidade de tal doença. Vale lembrar que, para infecção por fungo, basta colocar um único esporo na cultura. Portanto, a doença recomeça mesmo com uma cura bem-sucedida. A prevenção da ferrugem é realizada usando vitríolo e outros compostos contendo cobre. A pulverização da droga é realizada em arbustos e nas áreas circundantes.
Um perigo mais sério é a variegação. É muito difícil detectá-lo a tempo, porque a manifestação do vírus do mosaico pode ser mascarada por faixas naturais. Gradualmente, mas de forma constante, o phlox se degradará. É possível confirmar o fato da infecção em mosaico somente após o exame das amostras em laboratório. Phloxes freqüentemente sofrem de icterícia. Ela se manifesta como falta de floração, perda da cor normal da flor e diminuição do comprimento dos nós decíduos. Os espécimes doentes são destruídos imediatamente. As folhas afetadas pelo oídio também são destruídas. A prevenção é fornecida com soluções de soda ou pesticidas diluídos. Das pragas, o principal risco é:
- nemátodos do caule;
- lesmas;
- caramujos;
- colheres;
- babar;
- insetos verdes.
Possíveis problemas
As dificuldades surgem ao plantar rizomas despertos. Se já houver brotos, é impraticável comprar material de plantio. As raízes de Delenok podem se desenvolver em uma temperatura positiva. Essas condições não podem ser criadas no peitoril da janela da casa. Para não enfrentar uma situação em que a participação não cresça, basta adquirir espécimes vegetativos ou cumprir os termos padrão. Freqüentemente, há reclamações sobre o "renascimento" dos floxes. Mas isso não é biologicamente possível. Na realidade, ocorre a morte da variedade principal. Em vez disso, há mudas se desenvolvendo a partir de tampas de plantas não cortadas em tempo hábil. As folhas de Phlox às vezes ficam amarelas. Isso se deve à irrigação insuficiente ou à atividade de pragas.
Uso em paisagismo
Phlox em um canteiro de flores costuma ser usado para criar matrizes de uma cor. Mas esta solução só é adequada para grandes espaços. Em chalés de verão, é mais correto combinar phlox com outras plantas perenes. Ideal para isso são gelenium, astilba, monarda, hemerocallis e malmequeres de folhas finas. Phloxes são necessários para:
- pousos em topiaria;
- formação de cortinas;
- combinações com coníferas;
- caminhos de enquadramento, reservatórios.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do phlox perene, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.