Phlox paniculata: variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedade varietal
  3. Seleção do local e preparação do solo
  4. Como plantar?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Métodos de reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Uso em paisagismo

Entre a grande variedade de flores de jardim, destaca-se o paniculado Phlox. Exuberantes chapéus multicoloridos adornam os terrenos de muitos residentes de verão. Considere uma descrição de variedades populares, bem como as nuances de plantar uma cultura e cuidar dela.

Peculiaridades

Phlox paniculata é uma cultura de floração perene. É distinto por uma haste forte que lignifica antes do início do inverno. A flor forma um arbusto ereto, mantém bem a sua forma. Muitas variedades deste grupo crescem até 100-150 cm, mas também existem mini-variantes que atingem uma pequena altura (de 35-40 cm).

Anteriormente, essa cultura era chamada de "Tocha". O fato é que inicialmente havia apenas uma de suas cores - o vermelho intenso. No entanto, os trabalhos dos criadores deram frutos e nasceram muitas variedades diferentes de outras tonalidades. Flores brancas como a neve, azul celeste, rosa suave e brilhante, escarlate e roxa encantam os jardineiros, transformando áreas. Existem apenas tons amarelos na paleta de floxes paniculados. Existem também variedades de dois tons. As combinações podem ser suaves e contrastantes, o que permite o uso generalizado da cultura no projeto paisagístico.

Os botões formam inflorescências esféricas. As flores parecem funis, cada uma consistindo de 5 pétalas. As folhas são alongadas. O sistema radicular da planta é fibroso e grande. Além disso, a cada ano aumenta de volume. Ela resiste ao inverno com firmeza, em contraste com a parte aérea, que morre. Como as raízes podem subir acima do solo devido ao aumento de tamanho, um pouco de solo deve ser colocado sob o arbusto a cada primavera. Isso ajudará a planta a se desenvolver e florescer lindamente.

Os floxes deste grupo florescem em épocas diferentes, tudo depende da variedade específica. Isso permite que você colete diversas variedades de safras no local e desfrute de uma florada exuberante durante todo o verão. Curiosamente, os botões abrem gradualmente. Em toda a sua glória, as flores aparecem diante dos jardineiros apenas na segunda semana de floração. O cheiro agradável de flox também merece destaque.

Torna-se um ótimo complemento para a aparência decorativa da cultura.

Variedade varietal

Considere várias variedades populares de phlox.

"Larisa"

Uma variedade que floresce no início de julho. A cor é muito rara. Delicadas pétalas de salmão circundam um centro violeta com bordas brancas como a neve. As flores são bastante grandes (até 4 cm de diâmetro). A altura da planta é média - 55-60 cm. A cultura é perfeita para ser usada como uma peça central em um jardim de flores.

"Margri"

Uma variedade espetacular que combina 3 tonalidades. As pétalas cintilam com tons leitosos e lilases roxos. Existe um círculo carmesim no centro. A variedade floresce em agosto-setembro, cresce até 80 cm.

"Olenka"

Uma variedade com um nome gentil irá agradar a naturezas românticas. O tom rosa agradável das pétalas combina-se harmoniosamente com o centro carmesim na borda branca. A altura de uma flor adulta é de 85 cm. A cultura agrada com floração de julho a agosto.

"Apple Blossom" ("Apple Blossom")

É uma variedade de tamanho médio (50-60 cm), boa em plantações em grupo e individuais. As flores são grandes - até 5 cm de diâmetro. A cor é rosa pálido nas bordas das pétalas e leitosa no centro. A cor não desbota ao sol. A cultura floresce de julho a agosto.

"Margarita"

Esta variedade, sem dúvida, se tornará um destaque brilhante da área do jardim. Um tom vermelho profundo com matiz framboesa torna a flor muito visível. A inflorescência é densa, as flores são grandes (4,5 cm). A altura das plantas pode chegar a 90 cm. A floração começa em julho e termina em setembro.

"Miss Mary" ("Miss Mary")

Outra variedade vermelha. A altura do arbusto é de 60 a 80 cm. No centro da flor, a tonalidade quase não muda para roxo. A floração coincide com a variedade anterior (começa em julho e vai até setembro).

"Moskvichka"

Flores com pétalas onduladas criam lindos chapéus semi-duplos. A cor é rosa profundo nas bordas e rosa pálido no centro. O arbusto cresce até 80 cm. O diâmetro médio das flores é de 3,5 cm. A cultura floresce em julho.

"Vladimir"

Apesar do nome "masculino", a variedade apresenta cor rosa claro com centro mais escuro. Nas bordas, as pétalas são emolduradas por uma borda clara. Altura da planta - 70 cm Floração tardia (julho-agosto).

"Mishenka"

Esta variedade, com as suas cores originais, assemelha-se a uma colecção de miniaturas de guarda-chuvas às riscas. Uma faixa roxa contrastante está localizada no centro de cada pétala branca como a neve, criando uma visão única. O arbusto é compacto, cresce até 70-80 cm.

"Mishenka" floresce em julho-agosto.

"Twister"

Outra variedade listrada incomum. Neste caso, linhas largas rosa brilhantes podem ser vistas nas pétalas brancas. O arbusto é miniatura - seu crescimento atinge apenas 45 cm. Essas flores desabrocham em agosto e permanecem elegantes até setembro. A variedade adora o sol, floresce mais em área aberta, sem perder o brilho da cor.

"Farol antigo"

Esta flor incomum realmente evoca associações retro. As pétalas são de cor cinza prateado. No centro de cada flor você pode ver uma "estrela" púrpura-carmesim. O crescimento da cultura é médio - cerca de 70 cm. O período de floração vai de junho a setembro.

Starfire

Esta variedade vibrante de paniculata phlox apresenta flores vermelho-cereja. A flor de bronze nas folhas jovens enfatiza a riqueza da cor. A altura do arbusto é de 60-80 cm. A floração da variedade vai de julho a setembro.

"Selena"

Uma variedade com uma delicada cor rosa púrpura. Ao mesmo tempo, as pétalas parecem recobertas por um revestimento translúcido prateado. É especialmente perceptível em dias nublados. O meio da flor é decorado com uma grande "estrela" branca com uma borda rosa. A planta atinge 80 cm de altura.

A floração ocorre em julho-agosto.

"Pauline"

Esta variedade irá agradar aos conhecedores de tons frios. As flores roxas onduladas à noite tornam-se mais escuras e mais expressivas. O crescimento da cultura é pequeno - apenas 60 cm. Começa a florir em julho e agrada com beleza até setembro.

"Suflê de morango"

Este nome “saboroso” foi dado a este phlox por uma razão. O tom suculento de salmão e morango das pétalas encanta muitos residentes de verão. O centro da flor é roxo. As pétalas são largas e de formas lindas. A planta é bastante alta - pode chegar a 110 cm, o que aumenta seu efeito decorativo e visibilidade no local. A cultura floresce de julho a setembro.

"La Traviata"

Uma variedade não muito notável, que, no entanto, também encontra seus fãs. A cor bordô-carmesim com um centro mais claro parece um pouco empoeirada. As pétalas têm uma estrutura ondulada. A flor vai crescer até 80 cm. A planta floresce no final do verão (em agosto).

"Manhã de inverno"

Outro nome "revelador". As flores brancas peroladas com um leve tom rosado e brilho perolado realmente criam associações com neve cintilante. A altura máxima das plantas é de 90 cm e floresce de julho a setembro.

"Zephyr"

"Deliciosas" pétalas de rosa claro com manchas centrais brilhantes podem transformar qualquer canteiro de flores. O diâmetro das flores é de 4 cm. O crescimento da cultura é de 70 cm. A floração vai do final de julho a setembro. Em um local ensolarado, o arbusto pode perder pigmento. Portanto, se você não quiser que as flores fiquem brancas, plante a planta em sombra parcial.

Miss Pepper

Outra variedade rosa com uma aparência brilhante. Delicadas pétalas de rosa estão dispostas em torno de um suculento centro carmesim. A altura do mato pode chegar a 90 cm. A cultura floresce de julho a agosto.

Dona ellie

A cor das pétalas desta variedade é semelhante à variedade anterior, mas o contraste entre o rosa claro e o escuro não é tão óbvio aqui. As flores são pequenas (2,5 cm de diâmetro), em forma de estrela. O crescimento máximo da cultura é de 1 m. Ela floresce em julho-agosto.

Senhorita holanda

O charme arejado branco como a neve com um centro rosa brilhante conquista o coração de muitos jardineiros. O florescimento exuberante da cultura vai de meados do verão a agosto.

O arbusto pode crescer até 80 cm.

"O Dragão"

O nome incomum é consistente com a cor original da variedade. As pétalas largas violetas parecem estar cobertas por uma névoa prateada. No centro está uma "estrela" roxa escura. A flor de prata aumenta durante o processo de floração e gradualmente se transforma de uma malha fina em um revestimento quase contínuo. O arbusto é forte, cresce até 90 cm, a floração começa em julho e termina no início do outono.

Dona kelly

A ternura, encarnada na cor lavanda, surge no final de julho. Grandes inflorescências encantam os olhos até setembro. O crescimento do arbusto é médio - cerca de 80 cm.O melhor local para uma flor será uma área com iluminação difusa.

Senhorita olga

Flores rosa claro com um centro rico aparecem no final de julho. As pétalas não têm medo do sol, não perdem a suculência da cor. Altura da planta - 75-80 cm. A variedade distingue-se pela sua força, resistência às condições adversas (chuva, vento).

"Coquetel de sorvete"

Esta variedade, graças aos esforços dos criadores, revelou-se extremamente invulgar. O tom das pétalas varia do rosa claro ao lilás. Ao longo da borda há uma borda amarelo oliva. A cultura pode crescer até 120 cm. Ela não tolera sol forte, prefere lugares sombreados. O período de floração é de julho a setembro.

"Miniatura"

Como o nome indica, a variedade se distingue por suas flores pequenas. Ao mesmo tempo, ele não parece menos charmoso do que seus parentes de flores grandes. Flor longa (junho e julho). Arbusto compacto, cresce até 80 cm. Os caules são finos e graciosos. A cor das pétalas é lilás pálido. Nas bordas, as flores são mais claras, quase brancas.

Seleção do local e preparação do solo

Phloxes não são muito caprichosos. No entanto, a seleção de um local adequado para a colocação da cultura é muito importante. Para que a planta cresça bem e agrade com uma floração exuberante, vale a pena considerar algumas nuances.

  • A iluminação deve ser suficiente. A sombra clara é aceitável. Algumas variedades preferem esse tipo de local. No entanto, em plena sombra, o flox será desconfortável. Nessas condições, a planta não florescerá com força total.
  • O solo deve ser fértil, bem drenado. A estagnação de água nas raízes é inaceitável. O nível de acidez ideal é neutro. Você pode plantar uma flor em solo ligeiramente ácido. Se o solo for pesado (arenoso ou argiloso), deve-se melhorar antes do plantio.

Como plantar?

O plantio pode ser feito de diferentes maneiras. Algumas pessoas preferem colocar as sementes diretamente em terreno aberto. Outros preferem mudas de variedades. A segunda opção é considerada a melhor escolha, pois o primeiro método nem sempre leva ao resultado desejado.

Você pode plantar flores no local durante a estação quente. No entanto, a maioria dos jardineiros faz isso na primavera. A cova da muda deve ter cerca de 30 cm de profundidade e a largura deve ser suficiente para que o sistema radicular possa ser posicionado livremente. Uma mistura fértil é preparada para o plantio. Os principais componentes são cinzas, minerais e húmus. O último componente pode ser substituído por composto.

Neste caso, a quantidade do componente orgânico deve ser 30-40%.

Todos os elementos são misturados.O buraco é preenchido com a mistura resultante em 2/3. Uma pequena elevação é criada no meio. Uma muda é colocada nele. Em seguida, as raízes da flor são suavemente esticadas. O poço fica cheio de terra até o fim. Um ponto importante - o aprofundamento do colar da raiz deve ser de cerca de 5 cm. As gemas de renovação devem ser imersas no solo em pelo menos 3 cm, concluindo, o solo é compactado e regadas abundantemente. Se o tempo estiver quente e seco, a rega deve ser continuada por mais alguns dias.

Como cuidar bem dele?

Foi mencionado anteriormente sobre a necessidade de adicionar terra às raízes da flor anualmente. Este é um procedimento necessário, caso contrário as raízes expostas congelarão e a planta morrerá. A localização do sistema radicular próximo à superfície também torna inaceitável o afrouxamento do solo ao redor da cultura. Existem outras nuances no cuidado com as flores.

Rega

Phlox paniculata adora umidade, mas com moderação. A abundância de rega depende de quão seco o solo está. Se o verão for quente e seco, cerca de 2 baldes de água são consumidos por 1 metro quadrado de cada vez. A rega é melhor feita à noite. Nesse caso, a umidade não evaporará rapidamente da superfície. Se o tempo ainda estiver sem chuvas no outono, eles continuam a regar o flox até outubro. Isso permitirá que as plantas acumulem umidade suficiente para o inverno.

Top curativo

Fertilize a flor no segundo ano após o plantio. Até este período, a cultura possui nutrientes suficientes que foram introduzidos originalmente no poço. Durante a estação, a alimentação geralmente é feita 3 ou 4 vezes. A regularidade dos procedimentos permite aumentar o período de floração da cultura e torná-la mais exuberante.

Na primavera, o nitrogênio pode ser usado. Isso permite que a planta adquira rapidamente verduras frescas. Quando os brotos atingem um tamanho de 10 cm, você pode pulverizar com uma solução de ureia. Para 10 litros de água tome 1 colher de sopa. colher da composição.

Antes da formação dos botões, o solo é coberto com cobertura morta. Neste caso, são utilizados húmus, cinzas e uma composição mineral adequada para plantações de flores ornamentais. Após a floração, geralmente são aplicados agentes de fósforo-potássio. O acabamento final é realizado no outono. Durante este período, o solo é coberto com uma mistura de matéria orgânica e cinzas.

Poda e liga

Floxes altos precisam de uma liga. Caso contrário, fortes rajadas de vento e precipitação podem quebrar os caules.

Antes do início do inverno, as flores devem ser cortadas. A poda é feita na raiz. O máximo pode ser deixado 10 cm, o mínimo - 3. Este procedimento elimina a possibilidade de acúmulo de pragas e fungos entre os brotos.

Além disso, os processos de cobertura morta e tratamento preventivo de plantas com fungicidas estão se tornando mais simples.

Preparando-se para o inverno

Na hora de escolher o flox para o jardim, vale a pena dar preferência às variedades adaptadas ao clima local. Essas plantas são resistentes à geada. Eles não precisam de um abrigo especial para o período de inverno. Para proteger a plantação, a cobertura morta orgânica será suficiente, que é colocada no outono.

Métodos de reprodução

A propagação de sementes de phlox não é muito comum. As flores assim obtidas nem sempre apresentam as qualidades da variedade original. No entanto, não será supérfluo saber sobre as características do processo.

A semeadura é realizada no outono, imediatamente após a coleta do material. As sementes são colocadas no solo, fazendo pequenos sulcos nele. Em seguida, eles são polvilhados com uma camada de solo. Com o início da primavera, as mudas são colocadas em recipientes separados e aguardam o momento de serem plantadas no local.

O corte é o método mais popular. Permite preservar as características varietais. As estacas são colhidas em maio. Eles são retirados de arbustos maduros saudáveis. Cada corte deve capturar a parte do meio do broto e ter 2 entrenós. As folhas inferiores são cortadas. O material de plantio é colocado em um recipiente com areia úmida. Em seguida, é coberto com papel alumínio para criar uma mini-estufa. As mudas são ventiladas regularmente e borrifadas com água morna limpa.

Um mês depois, as mudas criam raízes. Novos brotos aparecem.As plantas jovens são transferidas para um leito intermediário. Aí ocorre a formação final do sistema radicular. Com o início do outono, cada nova safra é transplantada para um local permanente.

Às vezes, o método de divisão do arbusto também é usado. Nesse caso, vários novos espécimes são obtidos de uma flor adulta. Na primavera ou no início do outono, a planta é cuidadosamente desenterrada. Em seguida, ele é dividido em várias partes. Cada parte é plantada em um local permanente. No futuro, um flox completo se desenvolverá a partir do material de plantio.

Doenças e pragas

A cultura pode ser afetada pelo oídio. O excesso de rega costuma ser a causa da doença. Se houver problemas, você deve ajustar os procedimentos de água para a flor. Também é necessário tratar o arbusto com fungicidas. A variegação é manifestada por manchas na folhagem. Esta doença não tem cura. Portanto, neste caso, a flor é destruída.

As pragas raramente atacam o flox. No entanto, às vezes um nematóide do caule aparece nas plantas. Nesta situação, não só o flox, mas também as plantas vizinhas estão em risco. Não será possível derrotar a praga, uma vez que métodos eficazes de controle ainda não foram inventados.

A cultura afetada é desenterrada e queimada.

Uso em paisagismo

Freqüentemente, a parte inferior do caule da planta é "nua". Portanto, é uma boa ideia cercar a flor com plantas ornamentais de tamanho menor. Uma escolha excelente seriam os anfitriões, hemerocallis. Outras opções também são possíveis.

Muitos jardineiros combinam flox de diferentes variedades na mesma cama. Para uma composição mais eficaz, convém combinar cores contrastantes (por exemplo, branco com roxo, violeta ou vermelho). Se você quiser ternura, pode combinar a brancura com flores rosa pálido. Phlox pode ser combinado com outras grandes culturas de flores. Por exemplo, as dálias são ótimas companhias.

Para informações sobre como cultivar paniculata phlox, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário