Phlox "Gzhel": descrição, plantio, cuidado e reprodução

Phlox Gzhel: descrição, plantio, cuidado e reprodução
  1. Descrição
  2. Métodos de criação
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar?

O flox panicled "Gzhel" tem uma cor de flores fabulosamente bela, combinando tons de azul, azul claro e lilás. Uma pequena e deliciosa planta foi cultivada no início do século, mas ainda é considerada uma das mais espetaculares culturas ornamentais pelos jardineiros. Será bom saber que você pode cultivar essa cultura sem ter muita experiência em jardinagem.

Descrição

A variedade pertence a culturas perenes de início a médio, o que prevê um período de floração de meados do verão até o final de setembro. O nome da espécie corresponde exatamente à pintura decorativa em porcelana.

Além de uma flor longa e exuberante, "Gzhel" tem um aroma maravilhoso, que lembra o cheiro de especiarias orientais.

Características da variedade:

  • a altura média da planta é de 80 a 110 cm com uma circunferência de arbusto de 70 cm;
  • O sistema radicular phlox é ramificado, localizado na camada superior da terra;
  • o arbusto tem caules finos mas fortes com folhas verde-escuras, ovais, pontiagudas nas pontas;
  • os botões azuis aparecem na segunda quinzena de julho, florescendo, formando densas inflorescências em forma de cone;
  • flores com um olho roxo têm pétalas brancas e azuis, o tamanho das flores é 4-4,2 cm de diâmetro.

Graças aos esforços dos criadores em 2012, uma variedade semelhante "Gzhel maxi" foi criada, um pouco diferente na aparência. Seu arbusto de flores é mais baixo e pode atingir uma altura de 70-75 cm, mas ao mesmo tempo, flores maiores são formadas em suas inflorescências cônicas arredondadas de 25-30 cm de tamanho, com uma circunferência de 4,8-5 cm.

    Os dois tipos de lavouras são imunes às principais doenças e pragas, são despretensiosas às condições climáticas, além de apresentar alta robustez invernal. A cultura resiste mesmo a invernos com pouca nevasca e na primavera não teme as geadas noturnas, que não prejudicam os rebentos.

    Agricultores experientes recomendam evitar o plantio de arbustos de flores em áreas muito abertas, uma vez que a bela cor das pétalas pode ser perdida devido à exposição à radiação ultravioleta. No tempo seco, as flores do blue phlox tornam-se pálidas, por isso é necessária rega regular.

    Uma característica interessante da espécie é a dependência da cor do clima: os tons de azul das pétalas tornam-se mais saturados em dias nublados - o que é típico de flores recém-desabrochadas. Em climas quentes, os tons roxos são mais profundos. E também as mudanças no tom estão associadas à hora do dia - à noite as flores parecem mais brilhantes. A planta é adequada para buquês, pois mantém um aspecto fresco por muito tempo ao ser cortada.

    Métodos de criação

    Para a propagação de uma cultura de flores, é melhor usar métodos vegetativos, um deles é a divisão. Sua vantagem está na preservação de todas as características varietais do arbusto-mãe. O procedimento é realizado na primavera - em abril-maio, até que os rebentos tenham crescido. Apenas os arbustos jovens sem raízes lignificadas que podem se quebrar são divididos em várias partes. As estacas plantadas podem agradar com floração já em agosto, setembro.

    A separação é realizada em um dia nublado:

    • durante a escavação, a terra é sacudida do sistema radicular, e então baixada para um recipiente com água e lavada;
    • os cortes devem ser polvilhados com carvão amassado;
    • a divisão no final de agosto é permitida, mas então novos brotos devem ser encurtados, deixando várias folhas sobre eles;
    • durante a divisão, é importante podar raízes longas e remover crescimentos doentes, secos e danificados.

    Pré-requisito é o plantio rápido da muda e para que ela enraíze melhor é necessária uma rega abundante após o procedimento e posteriormente.

      Os cortes são uma técnica usada no final da primavera e no início do verão. Esta opção oferece 100% de enraizamento ideal da planta. Os arbustos com a idade de três anos são adequados para a poda, da qual você pode tirar até metade dos ramos novos. Jardineiros experientes preferem quebrar as mudas com as mãos. Para isso, os brotos são tirados na base com “talão”, os quais são imediatamente plantados em solo preparado, localizado em sombra parcial.

      O tamanho da muda deve ser de pelo menos 6 cm de comprimento, podendo ser aprofundado no solo em 3,5 cm. Entre os arbustos observam-se intervalos de 7 cm, e entre as linhas - cerca de 12 cm. Antes e depois do plantio, o solo sob as mudas é regado generosamente, e é feito um dossel para o flox, cobrindo-os dos raios diretos do sol. Os rebentos criam raízes durante cerca de um mês, pelo que é necessário regá-los regularmente (de manhã e à noite). Em climas quentes, a irrigação pode ser realizada até 4 vezes ao dia.

      Você pode até reproduzir o flox por camadas, dobrando os galhos até o solo no solo previamente amontoado. O principal é não se esquecer de regar e alimentar a planta. As variedades perenes, via de regra, não se propagam por sementes, mas esse método é adequado para o flox anual, sendo para algumas delas o único possível.

      Em um lugar Flox pode crescer e florescer abundantemente por 7-8 anos... Depois disso, o mato costuma ser dividido, optando-se por esse procedimento a primeira década de setembro.

      "Gzhel" tolera com calma um transplante, mesmo em estado de floração, o principal é fornecer a planta transplantada com uma quantidade suficiente de umidade.

      Como plantar?

      Os floxes desta variedade podem ser plantados tanto em uma área aberta e ensolarada quanto na sombra parcial criada por outras culturas hortícolas, árvores e arbustos. Isso não afetará negativamente o florescimento da planta, mas fará com que ela estique em altura. Mesmo com a falta de umidade, a cultura consegue se recuperar rapidamente após a chuva e as tão esperadas regas.

      O solo preferido para flox é fértil com a presença de areia, argila, solo de jardim e húmus na composição.

      Antes de plantar, é importante cavar os canteiros até uma profundidade rasa - não mais do que 35 cm, isso é o suficiente para o sistema radicular do flox. O solo deve ser neutro, então os solos ácidos certamente serão calcários.

      Aqui está o algoritmo de aterrissagem.

      • Os furos são feitos de acordo com o tamanho das raízes e são bastante amplos, geralmente até 20 cm de profundidade.
      • Pedaços de tijolo e entulho são colocados no fundo como drenagem.
      • De cima, um terço da cova é preenchido com solo nutritivo com a adição de fertilizantes minerais e matéria orgânica líquida. Cinzas, húmus e superfosfato são bem adequados para esse propósito.
      • Então o lugar preparado é regado. Depois de absorver a umidade, o flox é plantado a uma profundidade de 6 cm e, em seguida, o buraco é preenchido com o solo restante.
      • O colar da raiz é colocado a 3-4 cm da superfície do solo. É indesejável colocá-lo mais alto ou mais baixo.
      • O espaço próximo ao tronco é compactado e regado novamente.

      Nos próximos 30 dias, é necessário garantir que o solo sob os arbustos não seque, caso contrário o sistema radicular pode parar de crescer e não criar raízes. Para proteger as mudas dos danos das rajadas de vento, recomenda-se amarrar os arbustos a suportes de duas ou três estacas de madeira.

      Como cuidar?

        A variedade precisa de rega moderada e constante, excluindo a umidade estagnada. Com a falta de água, as folhas da planta ficam amarelas, secas e começam a cair a partir da parte inferior do caule. Por causa disso, o arbusto retarda o crescimento e floresce pior.

        Durante a irrigação, são necessários até 15 litros de água por metro quadrado de solo, no calor deve ser morno. É aconselhável evitar respingos na parte aérea.

        O solo deve ser solto após a rega ou chuva 1 vez em 15-20 dias. Faça isso com cuidado, tentando não ferir as raízes.

        É importante alimentar a planta em tempo hábil, a fertilização é necessária 4 vezes por temporada.

        • No início da primavera, após o derretimento da neve, os arbustos são fertilizados com matéria orgânica - eles cobrem com húmus, regados com esterco líquido e agentes contendo nitrogênio são adicionados ao solo.
        • Quando os botões aparecem, potássio, fósforo e nitrogênio devem ser adicionados. Em seguida, adicione cinzas de madeira, dissolvidas em água - 1 colher de sopa. eu. 12 litros.
        • Durante a floração, os floxes são alimentados com superfosfato (por arbusto - 15 g de fertilizante seco).
        • É importante usar suplementos minerais líquidos após a floração. Isso irá preparar a colheita para o inverno, enriquecendo o solo com nutrientes.

        Antecipando-se ao inverno, a variedade paniculada deve ser cortada - em outubro, os caules velhos são cortados, deixando cerca de 10 cm de altura. Se inflorescências murchas ou secas permanecerem nos galhos, também devem ser removidas. Não é necessário cobrir os arbustos para o inverno.

        A variedade é resistente a doenças fúngicas como ferrugem, manchas e oídio. A rachadura do caule da planta pode ser causada por solo muito ácido, excesso de fertilização com nitrogênio ou água estagnada nas raízes.

        Em termos de valor decorativo e uso, o phlox "Gzhel" é uma planta versátil que é relevante como uma tênia, bem como para criar bordaduras e quaisquer composições de jardim.

        Para mais informações sobre este phlox, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário