Plantar e cuidar de flox ao ar livre

Contente
  1. Datas de desembarque
  2. Seleção de assento
  3. Ao lado do que plantar no canteiro de flores?
  4. Preparação do solo
  5. Como plantar corretamente?
  6. Recursos de cuidados
  7. Possíveis problemas de crescimento

A erva phlox pode ser freqüentemente encontrada em jardins e chalés de verão. A popularidade da flor se deve tanto à sua aparência decorativa quanto à falta de requisitos rígidos para o cuidado ao ar livre. Floristas novatos costumam começar a se familiarizar com os fundamentos da tecnologia agrícola com phlox. Considere como plantar e cultivar corretamente a cultura apresentada.

Datas de desembarque

A época recomendada para o plantio é o início da primavera. Se o plantio for planejado no sul, você pode começar o procedimento já em abril. Quando cultivado na região de Moscou e na faixa do meio, o plantio é realizado na segunda quinzena de abril e início de maio - nestes meses o solo já está suficientemente aquecido. Se o plantio for feito na Sibéria ou nos Urais, a partir de meados de maio você pode cavar um canteiro de flores e começar a plantar.

É permitido plantar no outono, porém, nesse período, os botões são colocados na cultura, o que significa que é importante transplantar pelo menos 1,5 mês antes do início da geada. Ao plantar no final da temporada, lembre-se de podar: cerca de 1/3 dos brotos superiores devem ser eliminados antes mesmo do "movimento".

O plantio no verão é possível, mas para isso deve-se utilizar uma muda com um grande torrão de terra, após o corte das copas, principalmente se o procedimento for realizado na época da floração.

A planta deve gastar toda sua energia e força para enraizar e se acostumar a um novo lugar, e não no desenvolvimento de flores.

Seleção de assento

A cultura cresce bem tanto em espaço aberto como em sombra parcial. O local de maior sucesso é perto de arbustos ou árvores raras, que criarão uma sombra leve durante as horas de calor. Além do mais, A neve se acumulará neste local no inverno, o que aquecerá as flores e as ajudará a sobreviver à estação fria.

Idealmente, a cultura deve ser plantada em uma pequena inclinação para que a água não se acumule aqui durante o degelo da precipitação. É melhor evitar inclinações onde o solo sobreaquece e seca rapidamente, além disso, neste local a planta não ficará escondida do vento e no inverno pode congelar. Não use áreas sob as copas das árvores com sistemas de raízes superficiais.

Um canteiro de flores pode ser organizado no lado leste, sudeste, sudoeste ou oeste da casa. A parede norte da estrutura ou a sombra das coníferas é a opção menos preferida.

Em geral, a cultura não é exigente quanto à escolha do local e pode crescer na sombra, no entanto, você dificilmente pode esperar uma floração exuberante e abundante de tal arbusto.

Ao lado do que plantar no canteiro de flores?

Phloxes parecem esteticamente agradáveis ​​em plantações individuais e em grupo. Por exemplo, você pode plantar várias mudas em um arbusto que diferem na cor das pétalas - então o jardim vai brilhar com várias cores, cheio de luz e brilho. Pinturas pitorescas são criadas plantando floxes ao lado de coníferas ou culturas exóticas como a knifofia.

Se um jardineiro está plantando uma variedade monocromática, você pode enfatizá-la em um fundo verde - isso criará um efeito impressionante. Para um plantio rítmico, o uso de cultura na técnica mixborder é adequado. Incluindo o flox no campo em um arranjo de flores, lembre-se que durante o dia a tonalidade das pétalas pode mudar, por exemplo, do azul para o roxo.

Phlox vai bem com outras plantas: íris, lírios, gerânios de prado ou astilbe. As variedades subuladas são boas para decorar slides alpinos, e a aparência paniculada é boa para melhorar a aparência de uma paisagem sem graça.

Considere as diferenças no cuidado com as flores ao compor sua composição. Portanto, os floxes são plantas que gostam de umidade e, se estiverem muito próximos de outras culturas, terão um déficit constante de umidade.

Preparação do solo

O tipo de solo mais preferido é o solo fértil argiloso médio. As flores se desenvolvem bem em áreas soltas e úmidas com acidez de até pH 7,0. Se for planejado um plantio de primavera, a preparação do canteiro de flores é feita no outono. Ao plantar no outono, a terra é preparada em 2-3 semanas.

A preparação do local começa com a remoção de detritos e ervas daninhas. Em seguida, você deve preparar uma mistura de nutrientes composta de composto, cinzas, cal, turfa, areia de rio e fertilizantes minerais. A composição preparada é aplicada ao solo. Em seguida, a crista é cuidadosamente desenterrada.

Se um canteiro de flores com lama, argila ou outro solo pesado for usado para o plantio, a areia pode ser usada para soltá-lo. Se a composição for muito leve, por exemplo, arenosa, o solo é diluído com esterco, turfa ou argila.

Evite serragem apodrecida ou aparas de madeira na preparação do local, pois esse tipo de fertilizante pode se tornar uma fonte de bactérias patogênicas.

Como plantar corretamente?

Se antes do plantio observar clima quente e sem precipitação, o local escolhido deve ser bem umedecido e, após a secagem, afrouxar com cultivador até o nível de 12-15 cm.

O padrão de aterrissagem é de fitas de uma, duas ou três linhas espaçadas de 60-80 cm. A distância entre as linhas deve ser de 35-50 cm, e entre as mudas - 30-40 cm.

Ao plantar material de plantio, é necessário alisar bem o sistema radicular. Colocar a muda na cova de forma que, após compactação e aluimento do solo, os olhos formados sejam aprofundados em no máximo 4-5 cm, caso contrário, desenvolver-se-ão mal. Além disso, o local de plantio é umedecido, gastando-se pelo menos 15 litros de água por 1 m2 de plantio, e cobertura morta com turfa ou composto de turfa com uma camada de 4-5 cm.

Você pode plantar plantas perenes por estacas. Isso é permitido durante todo o período de crescimento ativo. Quando o caule tiver crescido 5 cm, é hora de cortar. O fim do julgamento é datado de setembro. As estacas obtidas no início da primavera ou no verão são consideradas as mais promissoras.

A reprodução é permitida por camadas. Antes mesmo da floração, o rebento é inclinado ao solo, fixado em toda a sua extensão e polvilhado com uma mistura de turfa e húmus. No outono, um broto jovem pode ser separado do arbusto-mãe e transplantado para um local permanente.

Recursos de cuidados

Cuidar do phlox não é difícil, basta realizar uma série de procedimentos.

Rega e umidade

Na primeira vez após o plantio, é importante controlar o teor de umidade do solo. A rega muito frequente em pequenas porções pode provocar compactação excessiva do solo. E também não se empolgue com o afrouxamento, caso contrário mudas jovens e frágeis podem se machucar. Ao regar, despeje água sob a raiz. A porção recomendada é de 15-20 litros por 1 m2. A água não deve ser fria - ao regar com água fria em um dia quente, os brotos da planta podem rachar.

A camada de cobertura morta aplicada após o plantio irá manter a umidade no solo e melhorar a aeração.

Você também pode usar pequenas aparas ou palha como cobertura para o plantio de outono - isso também aquecerá o rizoma antes do inverno.

Divisão

A divisão dos arbustos é feita no verão ou no outono, em casos extremos é possível realizar o procedimento na primavera. Isso é especialmente aconselhável ao cultivar variedades valiosas, uma vez que na primavera é permitido dividir o arbusto em partes menores.Lembre-se de que cada parte deve incluir um botão vegetativo ou rebento que começou a crescer e um pequeno número de raízes.

Assim que partes do arbusto são plantadas novamente, é importante monitorar o teor de umidade do solo e cuidar adequadamente da planta. Já no outono, é possível observar a floração, embora não tão exuberante e abundante em comparação com as estacas bem desenvolvidas plantadas nas datas de outono.

Cobertura e afrouxamento do solo

Antes do afrouxamento e cultivo, é realizada a fertilização a seco com misturas minerais. Adequado, por exemplo, nitrato de amônio ou ureia, cloreto de potássio ou superfosfato. Para um crescimento ativo, desenvolvimento de massa verde e raízes, a cultura é alimentada com compostos como fósforo e potássio. A planta não necessita de fertilizantes secos constantes e abundantes.

Na segunda década de maio, as flores são alimentadas com fertilizantes minerais e orgânicos líquidos. Misturas de verbasco ou excrementos de pássaros, nitrato de amônio, compostos de fósforo e potássio são adequadas. No final de maio - início de junho, você pode adicionar a mesma mistura, mas aumentar a quantidade de potássio e fósforo. A partir de meados de junho, você deve reduzir a quantidade de nitrogênio. Nos primeiros dias de julho, os floricultores aplicam esterco líquido e, no final do mês, fertilizam a cultura com misturas de potássio e fósforo.

Desbaste

Para evitar o engrossamento das plantações, é importante eliminar a tempo ramos e folhas desnecessários. Em seguida, as partes restantes serão totalmente abastecidas com ar fresco, sol e umidade.

Na primavera, os rebentos fracos devem ser desbastados, que cresceram para 5-7 cm. Normalmente, os rebentos extremos, que recebem o máximo de nutrientes e água, desenvolvem-se melhor e os talos do meio do arbusto ficam menores devido à deficiência nutricional, pioram.

Tenha cuidado ao quebrar galhos soltos. Tente não ferir o colar da raiz, pois isso pode levar à morte de parte do sistema radicular.

Possíveis problemas de crescimento

Surpresas desagradáveis ​​podem surgir se as regras da tecnologia agrícola e as condições de detenção não forem seguidas. Portanto, uma flor cultivada em um clima rigoroso pode congelar. Para fazer isso, você deve primeiro isolar a maioria das variedades. Uma vez que a planta desbotada, é importante remover a parte superior da planta. No outono, antes do início do clima frio, todos os espécimes são isolados no nível do solo e destruídos. Alguns produtores preferem deixar pequenos tocos, a partir dos quais flores velhas podem se desenvolver na primavera.

Se a planta for cultivada na faixa do meio, não requer abrigo especial, mas é importante trazer húmus ou composto sob os espécimes no outono. O fato é que no período de outono, a cultura lança botões, e aos poucos a raiz começa a emergir do solo e ficar nua. Uma camada de cobertura morta cobrirá a raiz rastejada, isolará e servirá como nutrição adicional durante esse período difícil. O tamanho da camada de composto ou húmus depende da idade da planta - quanto mais velha e mais forte, mais espessa é a camada.

A época mais adequada para este procedimento é o final de outubro - início de novembro, exatamente nesta época as camadas superiores do solo congelam.

Outro problema durante o cultivo pode ser a derrota da planta por doenças. Os vírus mais comuns incluem manchas anulares e necróticas, folhas de chocalho e onduladas e variegação. Freqüentemente, os floxes também são vítimas de fungos, por exemplo, oídio, fomoses, ferrugem e míldio das folhas.

Às vezes dá para observar como os brotos ficam deformados, o desenvolvimento da planta fica inibido. Isso pode ser causado por icterícia causada por micoplasmas. Se as flores estiverem infectadas com vírus e micoplasmas, não serão tratadas, mas imediatamente eliminadas. Se a cultura for danificada por um fungo, você pode salvá-la com produtos que contenham cobre.

Às vezes, o jardineiro pode observar rachaduras nos caules, enquanto as folhas murcham e voam. Encontrando tal fenômeno, pode-se presumir que a planta foi plantada em solo muito ácido ou que as regras de rega não foram seguidas.

Os ataques de insetos podem ser outro problema. Na maioria das vezes, a cultura apresentada é afetada por nematóides, lagartas, lesmas, moedas de um centavo babando. Inchaço, inibição do desenvolvimento, curvatura dos caules falam sobre a invasão de nematóides. Esta praga é perigosa porque não morre no inverno. As plantas vítimas de nematóides são eliminadas e o restante espaço tratado com meios especiais.

A presença de uma moeda é indicada por secreção esbranquiçada na face interna das placas foliares. A droga "Inta-vir" ajudará a lidar com isso. Lagartas e lesmas comem folhas e flores. Lesmas são destruídas com cal e metaldeído, e lagartas podem ser superadas com inseticidas.

Para evitar problemas no desenvolvimento da flor, recomenda-se o replantio de variedades perenes a cada 6-7 anos. Essa manipulação visa rejuvenescer o arbusto, renovar sua vitalidade e tornar a floração ainda mais rica.

Se todas as regras da tecnologia agrícola forem observadas durante o cultivo e a planta for plantada em condições favoráveis, o phlox pode ser deixado em um lugar por 10 anos.

Para segredos sobre cuidados com a Phlox, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário