Como propagar Flox?
Phloxes são perenes e podem crescer em um lugar por vários anos consecutivos. Ele não é caprichoso no cuidado, e anualmente deleita os jardineiros com flores abundantes e exuberantes. Com o material de nosso artigo, você aprenderá como propagar o phlox.
Métodos de reprodução
Até o momento, 6 métodos de reprodução de phlox são conhecidos. Floristas usam quase todos eles. Considere a metodologia de execução de cada método.
Ao dividir o arbusto
Este método é considerado um dos mais populares. É melhor fazer isso na primavera ou no início do outono (imediatamente após a floração ou no início). Assim o delenki terá tempo de se enraizar. Você pode dividir a mata no verão, mas isso apenas quando um transplante urgente for necessário.
Você pode dividir o arbusto que tem 4–5 anos. O procedimento para dividir um arbusto não leva muito tempo. Tendo escolhido um arbusto, a planta perene é desenterrada do solo, o solo é removido de suas raízes, o colo das raízes é limpo
Em seguida, eles são separados uns dos outros, as raízes são cuidadosamente separadas, levando a diferentes caules.
É necessário dividir o arbusto de tal forma que em cada divisão haja rudimentos de caule ou olhos, além de raízes. Imediatamente após a separação, as mudas são plantadas no solo para evitar que as raízes sequem. Quando o plantio é adiado por algum motivo, é necessário borrifar o material de plantio com terra úmida ou mergulhá-lo em uma caixa de barro.
Você não tem que cavar o arbusto que você gosta. Nesse caso, uma parte é separada, que é dividida em várias partes. O buraco que sobrou da parte escavada está coberto com terra. Durante o verão, o resto da perene vai crescer, no próximo ano será possível separar uma parte dela do outro lado.
Estacas de caule
Este método de propagação de flox é muito eficaz e adequado para floristas iniciantes. Eles estão envolvidos nele durante o crescimento ativo dos caules antes da formação dos botões. A época ideal do ano é considerada o período de maio a junho. Para as estacas, são escolhidos brotos verdes desenvolvidos de plantas saudáveis.
Eles são cortados de forma que cada parte tenha pelo menos dois nós. O corte inferior é feito por baixo do nó do caule, cortado de cima a uma distância de pelo menos 2 cm do nó superior ao corte, todas as folhas inferiores são cortadas, algumas das superiores ficam. Em seguida, as mudas são plantadas em caixas pré-preparadas para mudas ou imediatamente em terreno aberto de tipo fértil e solto.
Ao plantar em caixas, polvilhe uma pequena camada de vermiculita ou areia peneirada (não mais do que 2-3 cm de espessura) por cima. Se forem plantadas em terreno aberto, não se esqueça de uma camada de turfa ou húmus de folha, só depois que a areia ou vermiculita for despejada no solo. O plantio é realizado em solo úmido com espaçamento entre fileiras de 8 cm e passo não superior a 5 cm.
Caixas com material de plantio são retiradas em uma estufa para a formação de raízes, são protegidas da luz solar direta e regadas duas vezes ao dia. O enraizamento ocorre dentro de duas a três semanas, conforme indicado por rebentos jovens em estacas. Em seguida, as estacas são plantadas para crescimento em canteiro com passo de 15 cm e espaçamento entre fileiras de 20 cm, onde ficarão até a próxima primavera.
Se por algum motivo não foi possível cortar floxes no início da primavera, você pode cortar estacas no início do outono (em meados de setembro). Nesse caso, eles são plantados diretamente no solo com uma inclinação de 35 graus. Mulching obrigatório com turfa ou folhas caídas de bétula. Se eles estão engajados em estacas no outono, apenas as partes superiores dos brotos são retiradas, já que as inferiores têm tempo para lignificar por esta altura.
Estacas folhosas
Phlox são plantas únicas, qualquer parte delas é adequada para reprodução. As folhas, como material de plantio, tornam-se adequadas no início de julho. É necessário colher folhas de rebentos maduros, cortando uma folha com gema axilar e uma parte delgada do caule com lâmina de faca. Depois disso, os pecíolos são plantados em recipientes preparados com solo leve e nutritivo.
Uma pequena camada de vermiculita (não mais do que 1,5 cm) ou areia é colocada no topo. A profundidade de plantio não deve ser superior a 2 cm, a distância entre as folhas não deve ultrapassar 5 cm. É necessário plantar o material de plantio de forma que a folha fique ligeiramente inclinada. Nesse caso, a gema axilar com parte da haste deve ficar no solo.
Depois de plantar as mudas em recipientes, cubra-as com filme plástico ou vidro e coloque-as em uma estufa à sombra. As condições ideais para a formação de raízes são consideradas uma temperatura entre + 18-20 graus. Durante todo o tempo de formação das raízes, é necessário monitorar o estado de umidade. A vermiculita superior ou camada arenosa não deve secar.
Os cuidados de plantio consistirão na pulverização diária dos caules com água à temperatura ambiente. Além disso, é necessário proteger o plantio da luz solar direta e não se esquecer de ventilar as plantas para evitar o apodrecimento. Os pecíolos criam raízes de acordo com este método de criação em cerca de um mês.
Para aumentar o arbusto, os topos enraizados são pinçados. O restante dos cuidados não difere das regras básicas para umidade ideal e formação de arbustos. É um pouco mais difícil enraizar o phlox usando essa técnica; esse método pode parecer ineficaz para iniciantes.
No entanto, as estacas de folhas podem ser plantadas mesmo em terreno aberto.
Pecíolos de raiz
Este método de enraizamento é considerado demorado e, portanto, não é usado com tanta frequência quanto os outros. Eles recorrem a ele quando é necessário se livrar dos nematóides do caule. A época ideal para o procedimento é o período do início da primavera ou final do outono. O arbusto é escavado do solo, as melhores raízes são selecionadas e cortadas em pedaços de 5 a 6 cm.
As caixas com terra são preparadas, o plantio é feito de forma que a ponta engrossada da lombada fique acima de sua parte delgada. As raízes plantadas são cobertas com areia de 4–5 cm de espessura. A temperatura ótima é de + 2–3 graus.
Por volta do final de fevereiro - início de março, os contêineres são levados para uma sala aquecida, não esquecendo de protegê-los da forte luz do sol. Nos estágios iniciais, você pode usar algum tipo de matéria escura. A habituação à luz deve ser gradual, assim como a mudança na temperatura de fundo.
É necessário aumentar a temperatura do ar diária e gradativamente. O material é removido após o surgimento dos primeiros brotos do solo. Eles podem ser plantados em terreno aberto para cultivo em maio. No entanto, o lugar permanente será determinado somente após um ano.
Na primavera, é mais fácil propagar Flox com pecíolos de raiz. Neste caso, não é necessário armazenar os pecíolos no porão: os recipientes são simplesmente cobertos com papel alumínio e retirados para germinação e enraizamento, o que ocorre aproximadamente 2 semanas após o plantio. Todo esse tempo, a temperatura na sala não deve ser superior a + 10-15 graus.
Depois disso, pode ser aumentado para +25 graus.
Camadas
A reprodução do phlox por camadas é considerada uma das técnicas mais simples. Para isso, basta cobrir os arbustos com solo fértil. As raízes nos brotos polvilhados aparecem muito rapidamente. Quando já estão fortes e começam a crescer, as camadas são cuidadosamente retiradas do solo, após o que são cortadas e plantadas no solo preparado.
Os arbustos uterinos para reprodução são escolhidos no início do verão. Eles são borrifados com terra solta, após o que são constantemente umedecidos.As hastes dobradas ao solo são cobertas com terra, que é levemente socada. Brotos com raízes jovens em agosto podem ser plantados imediatamente em um local permanente. Use caules saudáveis para propagação.
Sementes
Phlox se reproduz bem por auto-semeadura. No entanto, não deve ser esquecido que isso leva à divisão na prole e muitas vezes afeta a mudança nas características varietais. Não apenas a cor dos chapéus fofos pode mudar - as características de qualidade mudam.
Esta opção de criação é usada apenas para criação. Para aumentar a germinação do material de plantio, imediatamente antes do plantio, as sementes são retiradas das caixas. Por terem um período de germinação curto, devem ser propagados antes do inverno. As melhores sementes são tiradas para o plantio.
O horário ideal de pouso é do final de setembro ao início de novembro. As sementes são plantadas em terreno aberto ou em recipientes com solo preparado. Na segunda variante de semeadura, as caixas são enterradas no próprio local. Durante a estação fria, o material de plantio sofrerá estratificação natural.
Mudas com este método de reprodução são abundantes, os primeiros pares de folhas aparecem de abril a maio. À medida que crescem, são transplantados para um canteiro de jardim. Para evitar o plantio com muita frequência, é necessário plantar mudas em incrementos de 10-15 cm. Com os devidos cuidados, eles crescerão fortes e se deliciarão com uma floração exuberante.
O cuidado posterior com as plantas consistirá em regar oportunamente, remover ervas daninhas, soltar o solo, formar arbustos para a formação de botões mais viçosos. Apesar de a planta poder crescer parcialmente à sombra, ela se desenvolve melhor ao sol. Ao ar livre, os caules não são alongados e a floração é mais exuberante. No entanto, variedades com flores escuras são preferíveis para plantar em uma área semi-sombreada, pois suas flores murcham ao sol.
Agosto é considerado um mês importante na vida de uma planta perene. Neste momento, o florescimento do flox pode ser estendido. Para evitar que as sementes endureçam, após a floração é necessário cortar as tampas.
Este é um bom momento para dividir, plantar, plantar e curar a planta.
Como acelerar o enraizamento das estacas?
Para que os caules ou folhas se enraízem melhor, formando novos brotos, é necessário prestar atenção a várias nuances.
- É melhor colher material de plantio em tempo nublado. Num dia quente de verão, é melhor cortar os caules ou folhas à sombra.
- Antes de plantar, é preferível armazenar as mudas colhidas em um recipiente, com o fundo coberto com trapos úmidos.
- Você pode processar os pecíolos com estimulantes de crescimento. Para isso, a parte inferior do material de plantio é mergulhada na solução preparada e mantida por cerca de 8 a 10 horas.
- Será útil processar os pecíolos com suco de aloe vera. É diluído com água na proporção de 1: 1, os pecíolos são mergulhados e plantados.
Para obter informações sobre como propagar o phlox, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.