Como se livrar do oídio no Phlox?
Phlox são flores bonitas e despretensiosas que adornam jardins, hortas, peitoris de janelas. Os cultivadores experientes sabem que a dor dessas plantas muitas vezes põe em causa o seu cultivo contínuo. O oídio em phlox é um dos diagnósticos mais comuns para esta planta.
Como a doença se manifesta?
No início do último mês do verão, flores brancas podem ser encontradas nas flores. Não é difícil perceber, as lesões são literalmente marcantes. Se não for tratada, a doença irá desfigurar rapidamente os exuberantes arbustos de flores.
O oídio é real e falso.
Ambos os tipos de doenças são provocados por um fungo. A falsa variedade ocorre em alta umidade contra o fundo de indicadores de temperatura moderada, o verdadeiro - em tempo seco com saltos bruscos de temperatura e umidade.
Como entender que os floxes estão doentes com oídio:
- a superfície superior das folhas é coberta por uma flor esbranquiçada;
- a estrutura da placa assemelha-se ao feltro ou a uma teia muito densa;
- a placa forma-se principalmente nas folhas inferiores, após o que passa para o crescimento jovem;
- manchas marrom-escuras se formam em ambos os lados da folha - essas são as formações do micélio, daí os esporos do fungo se espalharem;
- as manchas crescem muito rapidamente, se fundem, formam extensas zonas de dano;
- as folhas secam, após o que o fungo ataca os caules e as inflorescências.
O oídio é pouco exigente para as condições de seu desenvolvimento: ataca as plantas rapidamente, expandindo os limites dos danos a cada dia.
E mais frequentemente são as plantas jovens que ainda não conseguiram construir uma camada protetora especial que se tornam suas vítimas. Assim que uma lesão é encontrada, as partes doentes da planta devem ser removidas imediatamente. Felizmente, a doença pode ser tratada e, se o tratamento for iniciado a tempo, terá sucesso.
Por que os floxes ficam doentes?
Provavelmente, o problema está no exame desatento das plantas. Mesmo, doenças da floração flox nem sempre podem ser reconhecidas rapidamente... Portanto, tente examinar cuidadosamente as flores uma vez por semana, olhando sob as folhas, superior e inferior.
Lembre-se de que o fungo pode ser transmitido à planta por meio de uma ferramenta de jardim que não é desinfetada.
Você aumenta o risco de doença se:
- você não rega o flox o suficiente (se esqueceu de regar algumas vezes, a planta enfraquece);
- replantar no verão ou no final da primavera;
- crescimento de flores em solo excessivamente ácido;
- use água muito fria para regar o flox no calor;
- desbaste prematuro de plantações.
Preste atenção a estes fatores negativos: se você permitir pelo menos um deles, todas as medidas para combater o oídio podem ser em vão. É importante não apenas livrar a planta da doença, mas também prevenir os riscos de uma nova infecção.
A melhor maneira de combater o oídio
Todo jardineiro experiente dirá que a melhor maneira de combater uma doença fúngica é evitando-a. Desde o início do verão, a planta precisa ser desinfetada com preparações à base de cobre. ("Topázio" ou qualquer outro fungicida). Um bom resultado será obtido pelo tratamento dos floxes com uma solução de furacilina (20 comprimidos / 10 l de água).
Importante! No processamento de plantas já doentes, há uma regra estrita: para salvá-las, é necessário borrifar as plantas vizinhas com preparações especiais.
5 regras principais para a prevenção do oídio.
- Repot o flox em um novo local a cada 4 anos.
- Afine as hastes para fornecer ventilação ideal para eles.
- Cave o chão.
- Se você notar sinais de danos nas folhas, retire-as sem demora. Então queime.
- Tente escolher cultivar variedades resistentes a doenças.
Se as medidas preventivas não ajudaram, ou se você, por exemplo, se esqueceu de processar as plantas no início do verão, não se desespere, o flox doente pode ser salvo na maioria dos casos.
Remédios populares
São 5 receitas, a demanda ainda é grande (mesmo em condições de alta competição com um produto sintético). 5 receitas para combater o oídio em phlox.
- Cinza de madeira. Recolher as cinzas de madeira, para 300 g de cinzas são necessários 2 litros de água. Encha as cinzas com água, deixe a composição fermentar por 2 dias. Coe a infusão resultante. Rale sabão em pó 7-8 nele, misture a composição. Trate as plantas com ele duas vezes, o intervalo entre os tratamentos é de uma semana.
- Soda + sabonete. Em um litro de água, dilua 5 g de carbonato de sódio (carbonato de sódio) e 5 g de sabão em pó. Pulverize flores com esta composição da mesma maneira: 2 vezes em intervalos semanais.
- Extraia o soro do kefir azedo e misture em água (100 g de soro de leite / 1 l de água). Pulverize phlox com esta mistura uma vez.
- Alho. Pique 50 g de alho bem fininho, deite 2 litros de água por cima. Deixe a infusão por um dia, durante o qual ela ficará concentrada. Trate flores com este líquido.
- Grama podre. Qualquer grama podre (que sejam ervas daninhas) deve ser rasgada, misturada e fervida. Grama e água são usadas em proporções iguais. A ferramenta precisa ser mantida por 5 dias, então a infusão é decantada e está pronta para processar o flox doente.
Uma alternativa a essas receitas populares é a infusão de verbasco. Dissolva um pouco de estrume em um balde de água, borrife o flox com esta infusão. Opção eficaz, acredita-se que o risco de surgimento de novos fragmentos da lesão seja praticamente nulo. Todas as receitas acima são baseadas na reação de microrganismos em sua composição, que lutam ativamente contra o patógeno fúngico. Para as plantas, essas são formas inofensivas, em todos os sentidos da palavra - orgânico.
Observe as plantas por 2 semanas. Se não foi possível se livrar da doença e as folhas novas já estão cobertas por uma teia de aranha branca, você terá que comprar antifúngicos.
Drogas especiais
Use as preparações estritamente de acordo com as instruções: a embalagem contém o método de diluição, as regras de pulverização e o número de procedimentos necessários para combater o fungo. O tratamento de flox de oídio envolve o uso de:
- solução de enxofre coloidal (0,5-1%);
- Tiovila;
- "Em breve";
- "Topázio";
- Balayton;
- Topsina;
- Fundazola.
Não tente "esmagar" o fungo pela quantidade: escolha um dos medicamentos, é diluído e aplicado de acordo com as instruções. Monitore a condição da planta.
O que acontece se você não fizer nada?
Se você não combater o oídio, no outono, a placa das folhas do flox vai substituir o aparecimento de manchas marrons. O fungo não corre perigo, por isso se prepara para o inverno. Nas folhas da planta, começa a formar corpos frutíferos.
As folhas caídas se tornam uma fonte de infecção - elas infectam o solo, portanto, as plantas saudáveis não crescerão no local onde cairão no próximo ano.
Inicie o tratamento com matéria orgânica: se não se permitiu uma derrota total, um dos remédios naturais certamente ajudará. Não misture receitas orgânicas com o uso de “química”, pois será estressante para a planta. Lembre-se de queimar as folhas paralelas.
Como prevenir os danos do flox com oídio?
Comece com a coisa mais simples - mantenha as ervas daninhas fora da planta. Remova as ervas daninhas do canteiro de flores em tempo hábil para que as ervas daninhas não interfiram com o crescimento, nutrição e respiração normais do flox. Como proteger o flox de fungos:
- Polvilhe o solo perto das flores com cinzas;
- enquanto a planta estiver florescendo, dê-lhe uma alimentação universal várias vezes;
- não exagere com fertilizantes nitrogenados - se a flor for recebida em excesso, ela aumentará em crescimento, e o crescimento intensivo, infelizmente, contribui para a infecção do fungo;
- pegue as folhas que caem do flox doente do chão e queime;
- certifique-se de cavar o solo no outono, adicionando fertilizantes com cobre;
- na primavera, cubra bem o solo perto das plantas com húmus;
- a cada 2 semanas, você pode tratar profilaticamente os floxes com uma solução de 1% de Bordeaux líquido.
A desinfecção de ferramentas de jardim é um dos princípios básicos de ordem no local.
Para isso, você pode usar lenços com álcool, sprays médicos, solução de manganês. Ferramentas individuais (sua superfície de corte) são calcinadas sobre o fogo. Preparações à base de iodo também podem ser usadas para desinfetar ferramentas de jardim, pois ajudam a prevenir a propagação de doenças fúngicas e virais na área.
Vale a pena fazer todas as medidas acima: o fato é que o oídio não hesita em danificar a planta. Por 3-5 dias, ela inflige um golpe esmagador nele, acertando as flores tanto quanto possível.
A infecção geralmente ocorre na primavera, já que os floxes nessa época estão crescendo intensamente, mas a doença geralmente começa a se manifestar no verão.
Portanto, desde o início do verão, examine o flox, prestando atenção especial às folhas inferiores (a partir das quais começa a derrota).
No próximo vídeo, você aprenderá como preparar um remédio eficaz para controlar o oídio no flox da fitoporina e do refrigerante.
O comentário foi enviado com sucesso.