Doenças e pragas da flox: o que são e como tratar?
Doenças e pragas de phlox com descrições, indicando métodos de seu tratamento, merecem atenção especial. Muitos residentes de verão e produtores de flores amadores desejam ter plantas com flores em seus jardins. Mas os floxes são bastante vulneráveis aos efeitos de infecções fúngicas, ataques de insetos, lesmas e outros habitantes dos locais. Como identificar a doença a tempo, quais regras ajudarão a responder rapidamente e salvar a planta da morte? O que fazer se as folhas inferiores ficarem amarelas, isso pode ser evitado?
Os floricultores experientes lembram que as medidas preventivas ainda são o único meio eficaz de combater as pragas e doenças das plantas. Se, após uma inspeção regular, as folhas parecem estranhas, as flores pararam de se formar, os caules mostram sinais de nanismo, você deve pensar em como estudar os sintomas do problema com mais detalhes.
Causas de ocorrência
Por que ocorrem as doenças phlox? Essa pergunta é feita por todos os residentes de verão que já enfrentaram a morte de uma planta com flores exuberantes. Usualmente, a base de todos os problemas é a tecnologia agrícola errada - uma violação dos requisitos para o cultivo de uma planta. Por exemplo, todos os tipos de microrganismos fúngicos requerem um microclima úmido. Se o solo ao redor da raiz estiver muito saturado de água, cria-se um ambiente favorável para sua aparência.
As infecções virais são mais frequentemente transportadas por pragas, por exemplo, pulgões, ácaros, lombrigas, cigarras e outros insetos... Todos eles, em contato com floxes saudáveis, aumentam o risco de desenvolver uma doença perigosa. As plantas adoecem gravemente ao entrar em contato com o vírus. Freqüentemente, é mais fácil destruir um arbusto inteiro do que tentar salvar brotos individuais. Equipamentos de jardim também podem ser uma fonte de perigo: é recomendável desinfetar completamente as ferramentas e recipientes de vez em quando.
À menor suspeita de um vírus, a planta doente deve ser colocada em quarentena, coberta com sacos de linho para evitar a propagação do perigo através do pólen. É importante considerar que as plantas doentes são frequentemente comercializadas como espécies novas ou exóticas.
Um fator alarmante deve ser a recomendação de reprodução por divisão do mato - se os processos vegetativos são perturbados, os cortes também são difíceis. Entre as razões para a propagação de doenças infecciosas ou pragas de insetos, a relutância em cumprir as normas elementares de quarentena de plantas é freqüentemente mencionada. Por exemplo, para floxes, o período de isolamento recomendado é de 2 anos... Isso é especialmente importante se uma coleção inteira de espécies e variedades crescer no local.
Técnica agrícola errada - a principal fonte de todos os problemas. Os problemas do Phlox estão principalmente relacionados ao fato de que o local errado para o plantio foi escolhido - muito sombreado ou, inversamente, uma área iluminada, solo muito denso, falta de irrigação suficiente, fertilizantes.
Tudo isso leva ao fato de que o sistema imunológico começa a funcionar mal. O problema pode ser parcialmente resolvido cobrindo o solo com serragem ou aparas que absorvem bem o excesso de umidade.
Descrição das doenças
As manifestações das doenças phlox são bastante variadas e, com uma atitude atenta às plantas, são bem distinguíveis. Um jardineiro atento notará facilmente uma descoloração da lâmina foliar, sua deformação e o aparecimento de outros sintomas. Vamos considerar com mais detalhes quais doenças afetam o phlox com mais frequência.
Murcha vertical
Uma doença infecciosa bastante comum de phlox. Ela se manifesta durante o período de formação de botões ativos e durante a floração. O foco principal da lesão é o sistema radicular da planta. O fungo afeta a área do colo da raiz, interfere no fluxo normal de nutrientes. Os caules das flores inicialmente saudáveis dificilmente mudam nos estágios iniciais da doença, mas as folhas ficam amarelas, ondulam, secam e perdem toda a atratividade.
Com o tempo, os próprios caules mudam de cor para marrom, secam e morrem. Se você não agir, a planta morrerá durante a temporada. Recomenda-se desenterrar arbustos especialmente valiosos do solo, enxaguar o rizoma, removendo possíveis esporos, processá-lo por imersão em biofungicida (solução na concentração de 0,2%) e plantar em um buraco com adição de Trichodermin.
Se a planta já morreu, deve ser destruída, o solo deste local é derramado com compostos fungicidas, não utilizados no futuro há algum tempo.
Oídio
Esta doença fúngica afeta não apenas o flox. Alocar o oídio verdadeiro, causado por fungos da família das erisífeas, e o falso, provocado pelo aparecimento de peronosporo. Com oídio, as manchas brancas características cobrem as folhas de flox como uma espessa teia de aranha. Primeiro, a parte superior da lâmina foliar é afetada e, em seguida, sua parte inferior. Além disso, a placa torna-se gradualmente cinza, manchas escuras do micélio são claramente visíveis nela. Com o desenvolvimento descontrolado da doença, a planta morre inevitavelmente.
A forma falsa da infecção se parece com uma lesão com manchas amarelas do tecido foliar. Ele se espalha muito rapidamente, levando ao murchamento dos brotos, seu ressecamento e morte. Os micélios fragmentados são separados das folhas enrugadas. Tal como acontece com outras doenças fúngicas, as formas falsas e verdadeiras de oídio podem ser eliminadas pulverizando as plantas com produtos que contenham cobre.
Fomoz
Uma das doenças mais comuns de phlox perene. Com ela, as folhas inferiores ficam amarelas, ficam cobertas de manchas escuras de tons castanho-palha, os rebentos da base ficam castanhos. Em apenas uma semana, a lâmina foliar começa a morrer. As bordas se curvam, a planta seca, a parte inferior da folha é coberta por manchas pretas de micélio.
Com fomoses profundas, os caules perdem a elasticidade e fendem. A planta murcha, quebra, morre. Na maioria dos casos, o tratamento não funciona, os floxes são mais fáceis de exterminar. Você pode tentar salvar os espécimes mais valiosos e raros por meio do enraizamento, cortando as pontas dos brotos saudáveis e mantendo-os por pelo menos 12 horas em uma solução fungicida. Durante os primeiros 2 anos, os floxes resgatados precisam ser cultivados isoladamente, em uma seção de quarentena separada do jardim.
Se as fomoses forem detectadas em um estágio inicial, você pode tentar salvá-las realizando um tratamento. Para isso, utilizam-se preparações contendo cobre - "Hom", líquido bordalês na concentração de 1%, que evitará a propagação de infecções fúngicas.
Ferrugem Phlox
A causa desta doença é o fungo Uredinae. As folhas infectadas começam a cobrir pequenas manchas vermelho-amarronzadas cada vez mais extensas. À medida que as áreas afetadas crescem, a planta começa a murchar, as folhas secam, perdem a cor natural, a planta seca. Com o início oportuno do tratamento com preparações contendo cobre, a ferrugem é eliminada com bastante sucesso. É necessário pulverizar soluções medicinais diretamente no solo e na própria planta.
Septoria ou mancha
Quando infectado com septoria, os brotos da planta secam no fundo. Durante o período de formação dos botões, a doença pode ser detectada detectando manchas cinzentas nas folhas. Gradualmente, eles crescem, atingindo os brotos de baixo para cima.... Se as folhas inferiores ficarem amarelas, aparecem nelas traços de uma borda avermelhada, o septório passou para um estágio severo, a probabilidade de morte da planta é alta.
A terapia principal aqui está sempre associada exclusivamente ao tratamento com medicamentos contendo cobre, iniciar o tratamento na hora certa pode economizar flox.
Clorose
Este é provavelmente um complexo de sintomas em que os brotos mudam de cor, tornam-se brancos ou amarelos e as folhas adquirem uma borda desbotada. A clorose está associada à falta de uma substância biológica valiosa - a clorofila, necessária para o curso adequado dos processos de fotossíntese. A causa mais comum de clorose é o desequilíbrio de micronutrientes.
Via de regra, o problema pode ser resolvido aplicando-se cobertura - um complexo mineral com ferro, magnésio, enxofre, cal, zinco. E também as causas da clorose podem ser a deterioração das condições de crescimento e desenvolvimento da planta, causada por água estagnada nas raízes, solo muito ácido e infecções.
Doenças virais
Entre os vírus perigosos para Phlox, especialmente alguns.
- Encaracolamento. O vírus provoca a deformação das folhas - aparecem nelas manchas verde-amareladas ou pretas, de forma e cor desiguais, as nervuras da folha ficam castanhas. Com a negligência severa da doença, as placas das folhas se retorcem em espiral ao redor de seu eixo. O arbusto parece atrofiado, quando comparado com seus companheiros, sua floração cessa. Os métodos para o tratamento do vírus da necrose venosa ou mosaico do pepino em floxes incluem o tratamento com preparações fungicidas e a remoção completa das folhas afetadas.
- Ponto do anel. O aparecimento de manchas em forma de anel, que é um dos sintomas do tomate com anéis pretos, torna-se um sinal da doença. Além disso, as folhas são deformadas, enroladas. A planta afetada é destruída junto com a raiz, o solo é cultivado com nematóides - portadores de uma infecção viral.
- Variegação. Não é típico de phlox, mas é encontrado em algumas variedades - Joyce de Darwin, Phlox paniculata Drakon. Suas pétalas são cobertas por pinceladas simétricas em tons contrastantes. A patologia se manifesta de uma maneira ligeiramente diferente - na forma de listras radiais, setores que cobrem a flor. Se um vírus de variegação for detectado, a planta deve ser destruída. Seu pólen, sementes e suco são contagiosos.
Visão geral de pragas
Entre as pragas que ameaçam o flox no jardim estão vermes nematóides microscópicos que infectam as folhas e raízes das plantas, bem como uma variedade de lagartas. Na ausência de uma resposta oportuna ao aparecimento de parasitas, os arbustos simplesmente morrem e seus processos vegetativos são interrompidos. Se as plantas murcham, não florescem, crescem mal, secam, vale a pena iniciar o diagnóstico procurando uma fonte de perigo no solo ou nas folhas e caules.
Nematóide
Na maioria das vezes, os floxes são afetados pela variedade de caule ou folha dessas lombrigas. Root ou gálico é bastante raro. Possuem corpo filamentar, quase incolor e pouco visíveis sem equipamentos especiais. Os nematóides se alimentam de sucos de plantas e se espalham rapidamente no solo, especialmente se a composição das plantações raramente muda.
Os sinais de danos à planta são as seguintes características:
- neoplasias inchadas nas hastes;
- fragilidade de brotos;
- arbustos anões;
- ondulação, deformação da placa da folha;
- cortando flores.
Você pode confirmar a presença de nematóides usando um experimento simples: o caule é cortado da planta, sua parte inferior é dividida em pedaços separados e colocada em um recipiente com água. Se você olhar o ambiente com um microscópio ou uma lupa depois de algumas horas, poderá ver os vermes. Depois disso, todos os floxes afetados pelo nematóide são desenterrados e destruídos. O solo restante é tratado com água sanitária, não usado no cultivo até 3-5 anos.
Lesmas
Phlox é caçado por várias espécies desses gastrópodes ao mesmo tempo.Eles aparecem com mais frequência no jardim em verões chuvosos e úmidos, atacando folhas e flores à noite. Lesmas são extremamente perigosas para plantas jovens. Para destruí-los completamente, é recomendado tomar medidas preventivas - regularmente remover as ervas daninhas, coletar as pragas com as mãos e preparar armadilhas para iscas.
Recomenda-se polvilhar caminhos e bordaduras com cinza, cal fofa.
Bronzovki
Este inseto alado caça o doce néctar do flox, mas seu grande tamanho leva ao fato de as pétalas da flor se rasgarem e parecerem inestéticas. Você terá que pegar as pragas manualmente, caso contrário, elas podem estragar muito as plantações.
Moeda de um centavo babando
Esta praga pertence aos percevejos. Alimenta-se de suco de folhas de flox. A planta afetada não é apenas danificada, mas também coberta com secreções das glândulas secretoras da praga. A moeda de um centavo babando procria ativamente em tempo seco.
Dentro dos traços espumosos de sua presença esconde-se o principal perigo - as larvas, que continuam a destruir a planta.
Métodos de tratamento
O que fazer se uma doença for identificada ou o problema não for diagnosticado com precisão suficiente? Por exemplo, o amarelecimento das folhas inferiores pode não ser necessariamente o resultado de uma infecção. Normalmente, ela se manifesta no outono, com o início da queda das folhas. Além disso, transbordamento ou falta de umidade, sombra excessiva e contato prolongado com os raios solares também causam sintomas semelhantes.
Se as fontes de problemas, no entanto, forem uma infecção, um vírus, danos às raízes, caules, folhas por insetos, você deve prestar atenção aos métodos que podem ser usados para tratar as doenças que surgiram. Normalmente, é proposto lutar de várias maneiras.
- Com uma lesão viral - mosaico ou variegada - não será possível trazer a planta de volta à vida. A luta é antes pela imunidade de outros desembarques. O flox afetado é desenterrado e queimado.
- Para oídio, ferrugem e outras doenças fúngicas o principal é tratar as plantas a tempo com preparações que contenham cobre. Geralmente é feito profilaticamente, mas o tratamento de emergência também pode ser usado. Primeiro, todas as partes danificadas da planta são completamente pulverizadas com uma solução. Em seguida, eles são eliminados - os brotos são cortados e queimados.
- Quando afetado por um nematóide, o arbusto é destruído junto com a raiz. Plantas especialmente valiosas são salvas pela separação no início da primavera dos brotos mais saudáveis de até 4 cm de altura, junto com uma parte do rizoma. As mudas assim obtidas devem ser enxaguadas com água corrente e, a seguir, lançadas ao solo sob abrigo. A planta-mãe é desenterrada e queimada.
- Com o murchamento verticilar, o arbusto pode ser curado. Recomenda-se enxaguar as raízes com imersão no preparo “Maxim”. Em seguida, a planta é transplantada, colocando-a no poço com o agente "Trichodermin". Uma medida de prevenção de doenças será a desoxidação do solo com cinza ou cal.
- Com o phoma, é muito difícil livrar-se da doença. O fungo afeta os arbustos por 2 a 3 anos de vida. Se não representarem valor genético, é melhor decidir imediatamente pela queima. Você pode salvar partes individuais da planta escolhendo mudas saudáveis e mantendo-as na solução de Fundazole antes do plantio.
Na maioria dos casos, apenas o tratamento iniciado em tempo hábil dá resultados. Se a doença já passou para um estágio avançado, a maneira mais fácil é destruir a planta.
Medidas de prevenção
Como medida preventiva para doenças phlox, floristas experientes recomendam o uso de cuidados cuidadosos e oportunos. A intensidade da irrigação, a frequência da remoção de ervas daninhas e a densidade do plantio são importantes. O beneficiamento das plantações, que é realizado na primavera, também é obrigatório. Para evitar a reprodução de pragas de insetos, é necessária uma limpeza cuidadosa do jardim de outono. O lixo é coletado, queimado, as árvores mortas são arrancadas - os tocos podres tornam-se um terreno fértil para vários parasitas.
Não é recomendado fazer regas superficiais, borrifando de flox. Eles são aconselhados a aplicar água sob a raiz, especialmente abundante durante o período de formação de botões e floração da planta. Antes de plantar, transplantar e rejuvenescer, uma verificação minuciosa do material quanto à presença de podridão radicular e parasitas é obrigatória. Para uma prevenção eficaz de doenças phlox, é recomendado criar um plano de tratamento especial na primavera e seguir cuidadosamente o cronograma selecionado no processo de cuidados com as plantas. Isso também se aplica ao tratamento com inseticidas ou antifúngicos, cujo uso requer o cumprimento de certos intervalos entre os procedimentos.
Entre os meios utilizados para fins profiláticos estão os seguintes:
- contato;
- sistêmico;
- combinado.
Por exemplo, no plantio de sementes de flox, recomenda-se o uso de um fungicida de ação de contato - o oxicloreto de cobre, que não penetra em partes da planta, mas a protege superficialmente. Antes que os brotos apareçam, ele lutará contra fungos e mofo perigosos. A duração dessa proteção é de 2 semanas, é necessário repetir o tratamento 3 vezes consecutivas. Meios baseados em estrobilirrubinas protegem por mais tempo, até 42 dias, mas quando pulverizados, os cogumelos benéficos também são destruídos. Para fins de prevenção, tais composições são utilizadas no máximo 2 vezes durante a estação, pulverizando-as apenas nas folhas.
Os fungicidas sistêmicos se distinguem pelo fato de protegerem as plantas penetrando em seus tecidos e suprimindo a microflora patogênica. Infelizmente, as infecções por phlox se adaptam rapidamente à composição de tais drogas, desenvolvendo imunidade a elas. A frequência de aplicação de medicamentos sistêmicos durante a temporada não passa de 2 vezes. O tratamento preventivo oferece proteção por 30 dias.
Muitos produtos sistêmicos são recomendados para pulverização preventiva no estágio em que os brotos estão surgindo. É assim que as formulações à base de penconazol funcionam, lidando com o oídio e outros tipos de micoses. A concentração recomendada da substância é de 10 ml por 10 litros de água, o efeito protetor dura até 5 semanas.
Relevante entre os amantes modernos de flox e uma medida preventiva, que consiste no cultivo de cogumelos úteis. Os métodos de proteção biológica envolvem o uso de inimigos naturais de bactérias ou fungos perigosos. O uso preventivo de tais fundos é realizado de 3 a 4 vezes durante a temporada. Você pode usar "Fitosporin", "Baktofit", "Trichocin" - todos eles fornecem proteção contra o oídio por 3-4 semanas.
Um calendário aproximado para o tratamento preventivo de phlox será o seguinte:
- desinfecção de sementes - são utilizadas as composições "Glyokladin", "Gamair";
- cultivo do solo pré-plantio preliminar - aqui "Trichocin", bem como preparações semelhantes a ele, provou ser o melhor;
- tratamento vegetativo em 3-4 etapas com intervalo de 25-30 dias - são utilizados tratamentos com "Tricocina" e um complexo de "Gamair" e "Alirin".
É importante entender que, no caso do phlox, o cumprimento das recomendações agrotécnicas é de grande importância para a manutenção de sua saúde. Se forem mantidos, a própria imunidade de plantas anuais e perenes será forte o suficiente para resistir a uma variedade de fontes de perigo.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.