Plantar lâmpadas: variedades e dicas para escolher

Plantar lâmpadas: variedades e dicas para escolher
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Modelos e suas características
  5. Dicas de Seleção
  6. Como usar?
  7. Avaliações

Hoje, uma pessoa inventou muitos dispositivos adicionais que serão úteis no decorrer do cultivo de várias safras com pouca luz. A categoria desses dispositivos deve incluir fitolampos, que estão no mercado em uma ampla variedade de tipos, graças aos quais os jardineiros e jardineiros têm a oportunidade de cultivar várias plantas e criar um ambiente perfeitamente adequado para elas com um mínimo de esforço e custo.

O que é isso?

Para o cultivo doméstico e para a criação de plantas no inverno em estufas, o nível ideal de iluminação é de grande importância, pois, caso contrário, todas as mudas simplesmente morrerão. Nesta situação lâmpadas incandescentes comuns usadas para iluminar um apartamento não são adequadas como iluminação adicional.

Durante este período, os jardineiros e jardineiros amadores precisarão de dispositivos de iluminação especiais para plantas que sejam capazes de fornecer às culturas uma quantidade de luz suficiente, o que garantirá bons rendimentos e a saúde das culturas ornamentais de interior.

Semelhante dispositivos levam em consideração a necessidade básica das plantas para iluminação durante o dia pelo menos 14 horas... É por isso que os dispositivos possuem o número ideal de fótons em sua radiação, o que fornece iluminação de todo o espectro da radiação solar.

Não muito tempo atrás, a lista de tais dispositivos consistia em lâmpadas incandescentes e fluorescentes convencionais. O primeiro acabou sendo completamente inútil na prática. A segunda opção para o crescimento das plantas mostrou-se eficaz, pois sua composição espectral de luminescência é bastante semelhante à do sol, por isso os dispositivos de iluminação luminescente em alguns casos são chamados de lâmpadas fluorescentes.

Hoje, a gama de tais dispositivos úteis se expandiu em grande medida, você pode encontrar produtos com várias configurações à venda, mas todas as posições no mercado pertencem a um grupo - fitolâmpadas.

A principal vantagem de tais dispositivos de iluminação é o método de geração de fótons em uma faixa estreita de cores, que, em contraste com a ampla, é emitida pela maioria das lâmpadas e lâmpadas de uso especial. Isso tem um efeito positivo na fotossíntese de colheitas ou flores e plantas de interior.

Como mostra a prática, o espectro azul visa estimular o crescimento e o desenvolvimento das raízes, e o vermelho é responsável pelo processo de floração e amadurecimento dos frutos, se as safras forem capazes de dar uma safra.

A configuração dos dispositivos exclui qualquer dano às células verdes, portanto, o fitolampo não é absolutamente perigoso para plantas e frutas que são afetadas pela radiação ultravioleta e infravermelha. A maioria dos dispositivos para iluminação de plantas tem um brilho combinado de azul e vermelho, de forma que os dispositivos podem ser atribuídos ao grupo universal. No entanto, existem produtos à venda que emitirão apenas uma cor, necessária em uma ou outra fase do desenvolvimento das culturas.

A temperatura da cor dos dispositivos é medida em Kelvin. Via de regra, o fabricante indica o poder de seus produtos na embalagem e nas instruções.

Existe uma certa classificação de dispositivos:

  • 2700K - uma fito-lâmpada com potência semelhante emite luz "quente", que se encontra na parte vermelha do espectro;
  • 4100K - brilho "branco neutro", que está mais próximo da parte verde do espectro;
  • 6400K - luz "branca fria", pertence à região azul do espectro;
  • 8000-25000K - luz ultravioleta.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer dispositivo, os fitolampos para plantas têm seus próprios pontos fortes e fracos.

As características positivas incluem tais características.

  • Como regra, usando equipamentos especializados para estufas ou estufas, você pode economizar significativamente no consumo de energia. Com base na experiência de operação dos dispositivos em grandes edifícios agrícolas, a economia em comparação com o uso da iluminação convencional é de cerca de 80%.
  • A segunda grande vantagem de tais dispositivos é a eficiência, graças à qual as plantas recebem uma certa faixa de frequência vital para a fotossíntese.
  • Como a temperatura de operação das lâmpadas é muito baixa, os dispositivos apresentam um alto grau de segurança contra incêndio. Além disso, mesmo em caso de contato acidental, os dispositivos não farão mal a ninguém e não causarão queimaduras na pele.

Graças às peculiaridades da luz que emana das lâmpadas, os dispositivos de iluminação serão úteis mesmo para o cultivo de plantas em porões.

  • As lâmpadas não requerem adaptação adicional para uso interno. Para que os dispositivos funcionem, a lâmpada pode ser aparafusada em uma base padrão e conectada em toda a área da sala.
  • Devido ao aquecimento mínimo durante o cultivo de plantas com fitolampos, será mais fácil manter a temperatura e a umidade ideais dentro de instalações e sistemas fechados.
  • Durante a operação, a intensidade da radiação pode ser ajustada. Essa capacidade é obtida instalando-se uma resistência variável perto do switch.
  • Os dispositivos podem criar o fluxo UV correto nas plantações, o que é muito conveniente em salas onde várias variedades de plantas crescem em diferentes estágios de desenvolvimento.

Todos os produtos de iluminação são amigos do ambiente, pelo que não representam perigo para o ambiente e o ar durante o seu funcionamento.

No entanto, alguns tipos de dispositivos ainda apresentam certas desvantagens.

  • Lâmpadas incandescentes não podem fornecer às culturas um espectro azul e vermelho, além disso, ficam muito quentes, o que afeta negativamente as culturas. Esta opção de iluminação adicional seria mais correta para uso em conjunto com dispositivos luminescentes, uma vez que fornecem um espectro de radiação azul e violeta durante a operação.
  • Lâmpadas de gás economizadoras de energia para plantas requerem acessórios especiais para uso na forma de reatores, que em alguns casos podem ser bastante inconvenientes.
  • As lâmpadas para aquários apresentam-se bem durante o funcionamento, porém, destacam-se pelo alto custo, portanto, para uma sala grande, sua compra não é lucrativa.

Variedades

Para os jardineiros e jardineiros modernos, os fabricantes de equipamentos de iluminação especializados para a agrosfera oferecem uma grande seleção de produtos eficazes. No entanto, os seguintes tipos são especialmente populares.

Sódio

Este tipo de retroiluminação destaca-se pela sua longa vida útil, além disso, as lâmpadas HPS criam um fluxo de luz potente e estável. As lâmpadas de sódio emitem um brilho amarelo alaranjado benéfico para as plantações e também não irritante para os olhos. Esta última característica torna possível explorá-los para plantas domésticas, por exemplo, ao cultivar mudas no parapeito de uma janela.

Em estufas ou porões, onde não há iluminação, essas lâmpadas devem ser usadas em conjunto com lâmpadas fluorescentes.

A temperatura de cor dessa luz de fundo é de até 2.200 K com um índice de reprodução de cor de cerca de 22 unidades. Para flores de interior, você deve escolher dispositivos com potência de até 100 watts. Uma lâmpada pode iluminar uma área de até 2 metros. Para estufas e conservatórios, vale a pena usar iluminação de 400 a 600 W.

A luz de sódio é essencial para as plantas nos estágios iniciais e finais de desenvolvimento. Graças a dispositivos com um espectro semelhante, você pode aumentar a produção de vegetais e frutas, normalizar a floração.

Nas regiões do norte, é recomendável combinar essa iluminação com uma lâmpada ultravioleta.

As lâmpadas HPS têm uma vida útil de 20 mil horas. Uma característica dos dispositivos de sódio é a capacidade de funcionar e inflamar em baixas temperaturas.

No entanto, as lâmpadas de sódio para iluminação de fundo têm algumas desvantagens. Em primeiro lugar, podem atrair insetos, que na maioria dos casos prejudicam as plantas em desenvolvimento. Além disso, os dispositivos de controle do instrumento serão caros. Durante o funcionamento desses tipos de backlights, cuidados especiais devem ser tomados, e também evite o contato com a água nos frascos.

Indução

Este tipo de luz de fundo é semelhante em princípio às lâmpadas fluorescentes, mas seu design difere significativamente. A diferença se deve à ausência de eletrodos no seu interior, o que aumenta significativamente a vida útil dos aparelhos, que é de cerca de 60.000 horas.

Antes de comprar esta opção vale a pena considerar que, com o tempo, o brilho de tais lâmpadas diminuirá gradativamente... Os dispositivos são convenientes para o seu aquecimento mínimo, à luz do qual se torna possível colocá-los nas imediações de casas de cultivo ou em estufas.

As lâmpadas de indução não se deterioram com os picos de tensão na rede elétrica, além disso, as lâmpadas não produzem cintilação, o que é desagradável para o olho humano.

Uma característica positiva do espectro de emissão das lâmpadas de indução é a semelhança da luz com o sol, devido à qual as lâmpadas podem ser usadas como uma iluminação completa e independente em diferentes estágios de desenvolvimento da planta.

Entre as desvantagens da iluminação por indução, seu alto custo deve ser destacado na comparação de produtos com outros tipos de dispositivos.

Plasma

A principal característica dessas lâmpadas é o uso de enxofre em seu dispositivo, o que não é perigoso para as plantas e as pessoas, visto que as opções de plasma são adequadas para instalação em casa, a fim de fornecer luz às plantas na entressafra e durante inverno. Esses dispositivos quase não emitem luz ultravioleta, no valor total observa-se não mais do que um por cento.

Essa iluminação tem uma ampla gama de aplicações não apenas como uma versão doméstica de uma fonte de luz para plantas, portanto, lâmpadas de plasma podem ser encontradas em projetos paisagísticos, bem como uma luz de fundo para hidropônicas em instalações públicas ou privadas.

Em estufas onde são utilizadas lâmpadas de plasma, não há necessidade de usar óculos especiais para uma visão normal, lâmpadas não distorcem a verdadeira cor das plantas... Ao mesmo tempo, os dispositivos são capazes de lidar com a tarefa de manter o nível ideal de iluminação em grandes áreas, usando o mínimo de eletricidade.

Dentre as desvantagens da iluminação, vale destacar seu alto custo, porém, ao realizar cálculos acurados e competentes, a compra de lâmpadas de plasma para grandes salas com plantas será justificada em função de sua eficácia.

Modelos e suas características

Dentre o sortimento disponível de fitolamps nacionais e estrangeiros, vale destacar as marcas mais populares.

Philips "Green Power"

Pertence à categoria de dispositivos de sódio de alta pressão, portanto os produtos são recomendados para todos os ciclos de desenvolvimento de culturas.As lâmpadas emitem uma boa proporção de radiação vermelha e laranja e, além disso, o brilho também mostra a presença de luz azul, necessária para as lavouras durante o período de cultivo.

O dispositivo é fabricado na Bélgica e é um dispositivo com uma lâmpada transparente com um tubo colocado no interior e uma antena embutida, necessária para um funcionamento suave e produtivo. A temperatura máxima de operação do frasco é de 450 graus.

Bicolor

Dispositivo de retroiluminação doméstica, que é uma lâmpada LED com alto poder de dispersão de luz. Este dispositivo pode ser usado para iluminação complementar de orquídeas de interior e de estufa, cultivo de cactos e citros, bem como para instalação em caixas de cultivo e como fonte de luz para hidroponia. Devido ao seu design simples e facilidade de instalação, as lâmpadas são procuradas para serem colocadas em estufas.

O dispositivo é ajustável em altura, pelo que pode controlar o nível e a intensidade do fornecimento de luz durante o dia. A lâmpada tem um recurso de 50.000 horas.

Lâmpada LED "Black Sun Edition"

Fitolampo universal, que é recomendado para uso em estufas e estufas com plantas durante o período vegetativo, na fase de floração e frutificação. A lâmpada é pequena, a potência de um dispositivo é de 3W.

Os dispositivos são muito procurados devido à presença no design de uma caixa à prova de fogo e lentes ópticas patenteadas que podem distribuir a luz a 90 graus. O produto possui dois interruptores.

Dicas de Seleção

A fim de encontrar um dispositivo funcional e confiável para apoiar o desenvolvimento de culturas internas e em estufa, você precisa levar em consideração certas nuances.

  • A seleção de phytolamps deve começar com o cálculo da área a partir da qual o dispositivo funcionará. Também vale a pena decidir sobre a frequência da iluminação. Uma compreensão clara dos requisitos do dispositivo facilitará muito sua escolha. Via de regra, os fabricantes indicam em seus produtos informações sobre a capacidade do produto e área de operação recomendada.
  • Antes de comprar, também vale a pena decidir a que distância o aparelho será colocado em relação às plantas. A melhor opção seria comprar phytolamps com a capacidade de ajustar sua localização e altura.
  • Antes de comprar dispositivos de iluminação, também vale a pena separar as safras existentes com base no estágio de crescimento.
  • Para espaços pequenos, como, por exemplo, um peitoril de janela, pode-se escolher modelos com potência média do fluxo irradiado. Como mostra a prática, as flores de interior terão lâmpadas fluorescentes suficientes com uma temperatura de brilho de cerca de 6500 K. Para estufas e estufas no inverno, lâmpadas grandes e produtivas de espectro universal serão necessárias.
  • Para arranjar uma divisão com iluminação, vale a pena dar preferência a um tipo de luminária de forma a criar as condições mais confortáveis ​​para o crescimento das culturas.

É importante selecionar uma variedade com alto índice de reprodução de cores em 865 unidades.

Como usar?

A chave para uma iluminação bem-sucedida de plantações com fitolampos será seu posicionamento competente. Portanto, nesta questão, deve-se levar em consideração as características do dispositivo, o que ajudará no cálculo da quantidade de lâmpadas necessária para uma determinada área.

O nível de iluminação será igual ao resultado da divisão do fluxo luminoso do aparelho pelos metros quadrados da sala com as colheitas.

Quase todos os fabricantes indicam na embalagem do produto a área recomendada para seu dispositivo.

Quanto às regras básicas para o uso de lâmpadas, um jardineiro novato pode seguir as seguintes recomendações:

  • a iluminação deve ter orientação semelhante à do sol, ou seja, brilhar de cima para baixo;
  • a distância mais correta das culturas dos fitolampos será de 30 centímetros;
  • a potência ótima do dispositivo para iluminar um metro quadrado será de 70 W;
  • no inverno, o tempo de operação dos dispositivos deve ser aumentado em pelo menos 4 horas;
  • se você planeja usar iluminação para mudas, nos primeiros dias você deve equipar com iluminação infravermelha contínua para mudas jovens.

Avaliações

Entre as respostas disponíveis sobre as variedades de fitolampos para plantas, vale a pena notar principalmente as críticas positivas, especialmente no cultivo de mudas caseiras. Quanto às estufas e estufas, os dispositivos de iluminação de sódio são especialmente populares nessas instalações, que ajudam a reviver mesmo as colheitas caídas no menor tempo possível.

Entre as características dos fitolampos para plantas, destaca-se também a capacidade de criar iluminação independente para plantas em vasos usando diodos.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário