Phytolamps para mudas: características, modelos, dicas de escolha

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações. Vantagens e desvantagens
  3. Modelos e suas características
  4. Como escolher?
  5. Como instalar?
  6. Avaliações

No início da primavera, quando a natureza está acordando, jardineiros e jardineiros plantam mudas que precisam de muita luz. Phytolamps são usados ​​para compensar a falta de iluminação. O artigo fornece informações sobre os tipos, prós e contras dos fitolampos para mudas, modelos populares e suas características, bem como conselhos de especialistas na seleção e instalação.

O que é isso?

Phytolamps são dispositivos que permitem que plantas e mudas recebam nutrição adicional para fotossíntese, crescimento e saúde. Os tons de vermelho e azul do espectro são usados ​​para promover a fotossíntese. Desde a escola, todos se lembram que as plantas crescem a partir do sol. É sob sua influência que o dióxido de carbono é convertido em ar. Para iluminar as instalações, são utilizadas lâmpadas que brilham com uma luz confortável para os olhos humanos. Mas esse tipo de iluminação não é suficiente para o cultivo de plantas. Phytolamps para mudas e outras plantas de interior estão o mais próximo possível da luz solar natural. Estas lâmpadas foram especialmente concebidas para o cultivo de plantas em estufas e em casa.

Visualizações. Vantagens e desvantagens

Existem vários tipos de fito-lâmpadas para mudas. Cada tipo tem não apenas suas vantagens, mas também desvantagens. Vale a pena considerar cada categoria separadamente.

Luminescente

Esse tipo é o mais popular por apresentar baixo custo. Na maioria das vezes, as lâmpadas fluorescentes funcionam como luz de fundo. Eles são usados ​​para grandes estufas e aquários. Para destacar mudas, é melhor usar modelos de mercúrio. O custo depende da gama do modelo e do fabricante. Uma lâmpada de qualidade pode ser comprada a partir de 300 rublos. Mas ainda tem algumas desvantagens - esse tipo de lâmpada tem vida curta, depois de algum tempo de uso, o fluxo luminoso fica fraco.

Sódio

As mudas devem receber luz suficiente. Para fornecer uma boa iluminação em grandes estufas, lâmpadas de sódio são freqüentemente usadas. A luz deste candeeiro tem uma agradável cor dourada, o que permite a sua utilização mesmo em jardins de inverno. Para iluminar o peitoril da janela, uma potência de 100 watts é bastante adequada. O custo médio de tal lâmpada é de 1000 rublos para uma lâmpada de 400 W.

CONDUZIU

Esta espécie é considerada a melhor para destacar mudas. A principal vantagem dessas lâmpadas é que usam pouca energia e são duráveis. As plantas recebem apenas luz útil dessas lâmpadas. Eles vêm em vermelho, azul e multicolorido.

Este tipo de lâmpada está disponível nas seguintes variedades:

  • lâmpadas tubulares - ideal para peitoris de janela;
  • painel - são lâmpadas grandes de formato quadrado, perfeitas para iluminar prateleiras;
  • lâmpadas individuais - adequado para um pequeno número de plantas; frequentemente usado para plantas de interior;
  • tira led - esta opção permite combinar várias cores, por exemplo, azul e vermelho, graças às quais as plantas obterão o máximo benefício; e também com a ajuda de fitas, você pode fazer uma lâmpada de qualquer tamanho;
  • holofotes - essas lâmpadas são muito mais potentes do que as luzes simples ou lineares, sua área de iluminação pode ser muito maior e você também pode instalar o dispositivo de iluminação a uma distância maior das plantas.

Halogênio

Este tipo de lâmpada para mudas é usado com menos frequência. Isso se explica pelo fato de que o custo da lâmpada é em média 1.500 rublos. Além disso, após algum tempo de uso, a saída de luz da luminária enfraquece.

Economia de energia

Essas lâmpadas se adaptam ao crescimento das plantas. Por exemplo, quando as sementes germinam e durante seu crescimento ativo, a luz fria é usada. Mas quando o período de floração começa, a lâmpada pode ser trocada para um modo de brilho quente. As principais vantagens dessas lâmpadas são sua longa vida útil e baixo consumo de energia.

Modelos e suas características

O fitolampo para as plantas é necessário, principalmente durante o período de crescimento. O mercado moderno oferece muitas opções e modelos. Uma pequena classificação dos melhores fabricantes o ajudará a fazer sua escolha. Esta visão geral o ajudará a obter o entendimento mais completo das lâmpadas de plantas e a fazer a escolha certa.

  • Feron. A empresa opera no mercado russo desde 1999. O custo de produção não é alto, já que não só foi montada a importação de equipamentos acabados, mas também a produção. A empresa oferece uma grande seleção de modelos a preços acessíveis.
  • Camelion há muito tempo e com firmeza ocupou o seu lugar no mercado russo. As luminárias desta empresa são especializadas em uma gama mais ampla e possuem um ângulo de iluminação maior.
  • Led RDM É outra empresa popular. As principais vantagens dessas luminárias são preços acessíveis e uma ampla variedade de modelos. Um dos modelos mais populares é o RDM-Pobeda B50.
  • Compra inteligente. As lâmpadas deste fabricante são feitas para uso privado e uso industrial. Eles são usados ​​em estufas e em janelas de apartamentos. Uma ampla gama de cores permite que as plantas obtenham o máximo de benefícios durante o crescimento e a floração.
  • Uniel. Estas lâmpadas LED são adequadas para todos os tipos de plantas. Eles são absolutamente seguros e duráveis. As lâmpadas têm uma base padrão, o que permite a sua utilização em qualquer luminária. Eles são baratos. Sua potência começa a partir de 8 watts.
  • "Fitochrom-1". A peculiaridade dessas lâmpadas é que elas não quebram. As lâmpadas usam duas cores que são consideradas as mais benéficas para o crescimento das plantas. Eles são eficientes em termos de energia. O fabricante dá uma garantia de 2 anos.

Como escolher?

Vale a pena considerar mais detalhadamente que tipo de fitolampos para mudas é melhor usar. Para começar, você deve prestar atenção no orçamento que está disponível, bem como onde exatamente as plantas ficarão.

Para que a escolha de uma lâmpada não seja um problema desde o início, vale a pena considerar as seguintes nuances:

  • lâmpadas que emitem luz ultravioleta, assim como lâmpadas infravermelhas, não são adequadas para estufas, pois são perigosas para as plantas;
  • para a escolha certa, vale a pena considerar o aquecimento da fito-lâmpada;
  • aquecer a lâmpada deve ser seguro; se isso não for levado em consideração, as mudas podem morrer por violação do regime térmico;
  • para uma iluminação favorável, é importante levar em consideração a potência e a cor da lâmpada;
  • um fitolamp linear é perfeito para estantes, parapeitos de janela ou mesas compridas;
  • para iluminar pequenos vasos com flores ou árvores, uma lâmpada de base é bem adequada aqui;
  • vale a pena escolher lâmpadas para as quais o vendedor dá garantia; leve em consideração que o período mínimo de garantia é de 1 ano.

Importante! Essas regras simples permitirão que você compre uma lâmpada que será útil para suas plantas. Não os ignore.

Como instalar?

A instalação da luminária é igualmente importante. Escolhido um dispositivo de iluminação, vale lembrar as regras para sua colocação.

  • Determinar uma boa altura para colocar uma luminária só pode ser experimentado. Coloque a lâmpada perto das mudas e observe as plantas. Se de repente manchas escuras começaram a aparecer nas folhas, então, provavelmente, a lâmpada está localizada muito baixa. Deve ser levantado a uma distância segura.
  • Se você notar que as plantas são muito alongadas, provavelmente a lâmpada está localizada muito alta. Vale a pena pendurar abaixo. E continue monitorando as mudas.
  • O melhor posicionamento da lâmpada da planta é no topo. Como você sabe, as plantas são atraídas pela luz. Posicione corretamente a lâmpada no centro do rack ou peitoril da janela, o que permitirá que todas as plantas recebam luz suficiente.
  • Muitas vezes acontece que as mudas são colocadas na mesa. Isso requer iluminação suplementar constante. Uma janela norte também pode causar iluminação insuficiente. Nesse caso, a lâmpada fica acesa ao longo do dia.

Importante! A iluminação devidamente posicionada garantirá que suas plantas sejam fortes e saudáveis.

Avaliações

Jardineiros amadores e aqueles que cultivam plantas para venda devem usar fitolampos. Os compradores são todos diferentes, mas concordam que as lâmpadas são uma verdadeira salvação no inverno e durante as curtas horas do dia. Para obter plantas bonitas e saudáveis, basta usar fitolampos. O tipo mais popular são as lâmpadas LED. Eles provaram ser os mais lucrativos. O baixo consumo de energia fornece potência máxima. As plantas estão indo bem. Isso se aplica não apenas a flores de interior, mas também a mudas, por exemplo, para tomates e pepinos, uma lâmpada de 9-15 W será suficiente.

Alguns jardineiros e jardineiros dizem que, para obter os melhores resultados, é necessário usar dois ou mais tipos de iluminação. Como mostra a prática, muitos combinam fito-lâmpadas LED e lâmpadas de sódio. O efeito da iluminação suplementar nas plantas pode ser visto a olho nu. As plantas que recebem a quantidade de luz parecem robustas, têm cores mais ricas e são menos altas.

Para obter mais informações sobre fitolampos para mudas, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário