Phytophthora em pepinos: causas e métodos de tratamento
Todo residente de verão tem pepinos no local. Cultivá-los não é nada difícil, e pepinos caseiros não substituirão nenhum outro. Existem apenas algumas doenças que precisam ser tratadas. Caso contrário, você pode ficar sem uma cultura. E a lesão mais desagradável e mais comum em pepinos é a requeima. As causas de sua ocorrência e os métodos de tratamento devem ser conhecidos por todos os residentes de verão.
Descrição e sinais da doença
Phytophthora em pepinos é um fenômeno bastante frequente. E se você não processar as plantas com o propósito de prevenção, a requeima provavelmente irá ultrapassar os vegetais. Nas folhas, aparece primeiro na forma de manchas amarelas, que se espalham muito rapidamente se não forem tomadas medidas urgentes. Essa planta parece doente. Considere os sintomas mais importantes que o ajudarão a entender que os pepinos estão doentes e requerem tratamento:
- no primeiro estágio, aparecem pequenas manchas amarelas, que crescem rapidamente;
- as folhas secam, uma borda seca aparece nas bordas, as folhas começam a se desintegrar;
- se os ovários já apareceram neste momento, eles começam a secar e cair;
- o desenvolvimento da planta pára aí.
Essas plantas doentes começam a atrair insetos nocivos. O fungo nocivo se espalha muito rapidamente para as plantas saudáveis e ainda mais por todo o local. Portanto, mesmo aos primeiros sinais de tal enfermidade, vale a pena começar imediatamente uma luta para ter tempo para economizar pepinos e outras plantas.
Razões para o aparecimento
O fungo Phytophthora costuma infectar a planta, mas acontece que o morador de verão nem suspeita que os arbustos estão doentes até ver os primeiros sinais. Infelizmente, a doença em si não desaparece, mas pode ser feito para que o fungo não apareça. As causas do aparecimento do fungo são na maioria das vezes bastante óbvias.
- Na maioria dos casos, trata-se simplesmente de falta de nutrientes devido a cuidados inadequados.
- Outro ponto importante é o tratamento da semente no momento do plantio. E se não forem processados adequadamente, o fungo pode posteriormente se manifestar nas mudas.
- Se houver uma grande quantidade de calcário no solo, isso também pode causar fungos.
- Se a requeima em pepinos aparecer na estufa, isso significa que as plantas não têm oxigênio suficiente.
- Se a fertilização for aplicada incorretamente no solo, assim como a rega, as plantas também começam a doer e mostrar sinais de fitofora.
- Além disso, a alta umidade externa e as mudanças bruscas de temperatura contribuem para o aparecimento e a rápida reprodução do fungo.
Métodos de tratamento
Assim que a doença se manifestar nos arbustos, é preciso começar a combatê-la escolhendo o método adequado. Mas antes de tratar a planta, é necessário remover folhas e brotos doentes. Eles não podem mais ser reanimados, mas as folhas, flores e frutos saudáveis restantes estão ameaçados por estarem perto das partes afetadas das plantas. O fungo se espalha muito rapidamente, a menos que uma ação urgente seja tomada.
Drogas especiais
Muitas pessoas preferem usar medicamentos prontos para o combate à requeima, que são vendidos em qualquer loja de jardinagem. Com a ajuda deles, você pode se livrar da doença. Basta regar e borrifar os arbustos várias vezes. Mas, ao mesmo tempo, será necessário não esquecer as medidas preventivas ao longo da temporada. Quando os brotos doentes são removidos, as plantas devem ser tratadas escolhendo uma das preparações:
- líquido de bordeaux;
- sulfato de cobre;
- "Topázio";
- Fitosporin.
Ao usar esses medicamentos, você precisa ser guiado pelas instruções, que indicam a combinação necessária de proporções de água e fundos. Além disso, os medicamentos são vendidos em diferentes variações.
Por exemplo, o mesmo Bordeaux líquido é vendido na forma de pó seco e já na forma de um líquido. A segunda opção é mais cara, mas muito mais conveniente. Basta colocar um pouco do produto em um balde com água e você pode iniciar o processamento. A fitosporina também pode ser adquirida em pó, pasta ou líquido.
Ressalta-se que as composições químicas são boas para o processamento em um momento em que ainda não há frutos na planta. Se for necessário recorrer a produtos químicos, a colheita é feita no máximo 10 dias após o último tratamento.
O mais seguro a este respeito é a "Fitosporina", pode tratar as plantas mesmo na altura da frutificação, e não haverá mal nenhum. As plantas precisam ser pulverizadas e regadas com compostos diluídos.
Após a colheita da colheita, o terreno deve ser desinfetado, e para isso deve ser bem regado com sulfato de cobre ou líquido bordalês. Além disso, o solo precisa ser escavado adicionando-se cinzas. Tudo isso deve ser feito no outono, quando acaba o verão.
Se foi possível lidar com a requeima antes do aparecimento dos frutos, seu sabor e aparência não sofrerão de forma alguma. Eles podem ser comidos e preparados com segurança.
Remédios populares
Aqueles que acreditam que os remédios populares dão o mesmo bom resultado têm suas próprias receitas. E há um monte deles. Basta levar em conta que às vezes os remédios populares são mais eficazes quando a planta acaba de ser infectada. E mais tratamentos serão necessários do que com o uso de produtos químicos. Além disso, os métodos populares são muito bons para medidas preventivas. Vamos considerar as opções mais populares.
- Muitos residentes de verão usam comprimidos como Trichopol e Metronidazol. Para isso, tome um comprimido por litro de água, amasse e mexa bem. Esta solução deve ser pulverizada nos arbustos.
- Uma solução de alho com a adição de permanganato de potássio dá um bom efeito. Para fazer isso, pegue 3 cabeças grandes de alho, amasse os dentes e junte 10 litros de água. Tudo isso é infundido durante o dia. Em seguida, alguns gramas de permanganato de potássio são adicionados a um balde de água. Em seguida, os arbustos são pulverizados com esta solução usando um borrifador. Deve-se notar que os arbustos também podem ser tratados separadamente com uma solução de alho ou permanganato de potássio.
- Muitas pessoas usam o leite com sucesso na luta contra a requeima. Leite azedo, soro de leite e kefir também são adequados. Para isso, 1 litro do produto é diluído em 10 litros de água. Deixe fermentar por várias horas, mexa bem, borrife e regue os pepinos.
- O fermento também dá bons resultados. O saco é colocado em um balde de 10 litros de água morna, mexido e deixado em um lugar quente por um dia. Depois disso, você pode regar os arbustos e processar por pulverização.
- ácido succínico também tem as suas vantagens, não só permite curar as plantas, mas também lhes fornece substâncias úteis. É vendido em comprimidos e pó. Para processar as plantas, você precisa esmagar alguns comprimidos e dissolver em um litro de água, então você pode começar a pulverizar.
- Freixo de madeira também fornecerá à planta substâncias úteis e ajudará na luta contra a requeima. Para fazer isso, misture meio balde de cinzas de madeira em 10 litros de água. Tudo isso deve ser infundido por um dia, após o qual a solução deve ser filtrada e usada conforme as instruções.
Os remédios populares são convenientes porque podem ser usados a qualquer momento e não prejudicam a planta e os frutos. Após o processamento, você pode remover com segurança os pepinos do arbusto e comê-los.
Como manusear corretamente?
Deve-se ter em mente que para plantas de beneficiamento, é preciso fazer uma solução, observando as proporções, principalmente no que diz respeito aos produtos químicos. Não se desvie dos números indicados na embalagem. Se as plantas não forem tratadas adequadamente, podem ser prejudicadas.
Na estufa
O processamento das plantas na estufa deve ser feito em um dia ensolarado e seco para que você possa abrir as janelas e ventilar o ambiente. A entrada de ar é muito importante, caso contrário a umidade será muito alta e, para o desenvolvimento de fitoforese, são apenas condições favoráveis. Então você pode pulverizar as plantas com qualquer uma das soluções selecionadas. Se a rega for concebida, então sob cada arbusto você precisa deitar 2 litros de composição curativa.
Em campo aberto
Da mesma forma, o processamento ocorre em campo aberto. Mas deve-se ter em mente que quaisquer manipulações com plantas para o cuidado e tratamento são feitas em um dia calmo e seco. Pulverize e regue os pepinos com soluções adequadas de manhã cedo ou à noite. A água de processamento deve estar em temperatura ambiente.
Casas
Para que os pepinos não adoeçam no futuro, é aconselhável embeber as sementes numa solução de ácido succínico ou permanganato de potássio durante várias horas. E então qualquer uma das soluções pode ser usada em mudas, polvilhando suavemente cada arbusto.
Profilaxia
A proteção contra a requeima é muito simples. Você só precisa observar medidas preventivas.
- Em primeiro lugar, trata-se da escolha correta do solo. Precisa ser saudável, por isso é melhor comprá-lo em lojas especializadas. Se for aproveitada a terra já disponível no local, deve-se tratá-la com soluções desinfetantes.
- Para o plantio, você deve escolher variedades de pepinos com imunidade estável a várias doenças.
- Antes do plantio, vale a pena embeber as sementes em uma composição desinfetante, usando, por exemplo, permanganato de potássio.
- Quando as mudas são plantadas em terreno aberto ou em estufa, é imperativo pulverizar os arbustos a cada 2 semanas com qualquer uma das formulações adequadas. Então a requeima não aparecerá.
- Além disso, é importante observar a rega adequada, para não transbordar as plantas, mas também para não as deixar secar. Em climas quentes, os pepinos precisam ser regados todos os dias pela manhã ou à noite, pelo menos a cada dois dias.
Veja no vídeo abaixo as receitas da requeima.
O comentário foi enviado com sucesso.