Como tratar o tomate de phytophthora?
A requeima (nome popular - requeima) há muito se tornou uma das doenças mais comuns do tomate. Existem vários métodos de tratamento, profissionais e populares, existe uma linha clara de prevenção e ainda existem as mesmas estatísticas sombrias sobre a incidência de plantas. Uma boa luta é a preparação de informações e um esquema segundo o qual você precisa cuidar do tomate. Então, eles não têm medo de qualquer requeima.
Descrição da doença
A requeima é uma doença fúngica causada por um fungo filamentoso parasita. Aliás, não só os tomates são afetados pela doença. Eles também estão doentes com batatas e berinjelas, pimentões e framboesas, morangos e repolho. Orquídeas, peônias e gladíolos estão doentes, e até mesmo algumas árvores são afetadas pela requeima. O fato é que os esporos de fungos e o micélio hibernam silenciosamente no solo, sobrevivendo até mesmo com ferramentas de jardim. Ou seja, eles podem ser facilmente transferidos de uma temporada para outra.
Outro nome para a doença é podridão parda, pois seu principal sintoma é o escurecimento das folhas e depois dos frutos.
Como a requeima se manifesta:
- primeiro, manchas marrons se formam na parte inferior de algumas folhas, na parte superior as folhas são cobertas por uma película oleosa, depois de se molhar é visível imediatamente;
- manchas crescerão, borrarão e as inflorescências de tomate ficarão amarelas e cairão;
- a doença em desenvolvimento leva ao fato de que manchas marrom-acinzentadas passam para arbustos de tomate, já aparecem nos frutos;
- as folhas começam a secar em massa, os tomates começam a apodrecer, e tudo isso é acompanhado por um odor desagradável;
- as manchas ficam ainda mais escuras, até a formação de uma placa preta é possível.
Isso não quer dizer que a requeima ataca os tomates todos os anos. Precisamos (e isso é importante) de condições adequadas para que os tomates adoeçam. Se, por exemplo, o verão for frio, sem intervalos quentes perceptíveis, é um grande risco. Se chover por muito tempo, também é muito provável que phytophthora seja esperada. E também é "ajudado" pela perda de orvalho, plantações muito espessas, presença de pragas, proximidade de batatas, calagem excessiva do solo.
Se a requeima já apareceu, você não terá que olhar atentamente como as mudanças aparecem nos tomates por muito tempo. A doença se desenvolve rapidamente: em poucos dias, a doença se manifesta facilmente em todas as frutas. Portanto, não se deve hesitar, é preciso resolver rapidamente o assunto com as próprias mãos.
Quais drogas devem ser tratadas?
A primeira pulverização deve ser iniciada assim que forem detectados os primeiros sintomas. Os produtos químicos, é claro, são a maneira mais rápida e confiável de se livrar da requeima, mas estão longe de ser a maneira mais ecológica.
Químico
Fungicidas - é assim que se chama a química, que resolve radicalmente o problema da requeima. Vamos ver quais remédios ajudam a livrar-se da doença.
- Hom. Este agente atua exclusivamente na superfície dos frutos e folhas, não penetra em seu interior. Não é à toa que é considerado um produto preventivo. Ele não conseguirá salvar a planta em fase terminal. Mas, se ainda não houver infecção em massa, tudo poderá ser resolvido. Se a tarefa preventiva for relevante, um tratamento de cinco vezes é realizado, os procedimentos são repetidos a cada 2 semanas. É importante lembrar que o produto é lavado pela chuva. O último processamento deve ser realizado o mais tardar 3 semanas antes da colheita.
- "Tattu". E este também é um fungicida popular, que é usado se for necessário para lutar contra um ataque em massa. Primeiro, ele destrói o patógeno nos tecidos do arbusto, frutas.Ele também constrói um sistema para proteção adicional de plantas. Também é considerado um estimulante para o crescimento de novos brotos. Ou seja, ocorre a reposição do infectado. As frutas que tiveram que ser pulverizadas com este remédio eficaz só podem ser consumidas após 2 semanas.
- Ordan. E este é um fungicida complexo bem conhecido que penetra nos tecidos e destrói o fungo. Parte dele permanece na superfície das plantas, atua como proteção. Ou seja, a planta é pulverizada e o "Ordan" fica ativo por 3 dias com certeza, possivelmente 4. Ele protegerá a planta por 2 semanas. Os tomates não podem ser consumidos por uma semana após o processamento.
- Ridomil Gold. Um remédio muito poderoso que se usa para tratar mudas no terceiro ou quarto dia após o desembarque. O procedimento é repetido após 2 semanas. No total, você precisa realizar 4 tratamentos.
Um remédio mais conhecido é provavelmente o líquido Bordeaux. Uma composição bastante interessante que auxilia no tratamento de muitas doenças, e também de phytophthora. Mas geralmente é usado para prevenir doenças, pois eles cultivam a terra antes de plantar tomates. Outro produto popular é a Furacilina, um medicamento antimicrobiano e antifúngico. Os tomates serão processados com ele durante a floração, na época do aparecimento dos ovários e quando os primeiros frutos amadurecem.
O ácido bórico também ajuda o tomate, que também é alimentado por arbustos.
Biológico
Se você não quer mexer na química, mas existe o phytophthora e você precisa fazer algo com ele, a opção de usar produtos biológicos é possível. Esses são bons meios para o cultivo de produtos orgânicos. O produto mais eficaz hoje é a Fitosporina. Possui uma composição valiosa com microorganismos benéficos capazes de destruir patógenos. É um produto preventivo e um remédio para tratamento.
Como funciona a Fitosporina:
- você precisa levar apenas 2 colheres de chá (você faz com um slide) para 10 litros de água (de preferência água da chuva sedimentada);
- a temperatura da água não deve ser superior a 35 graus;
- a solução não pode ser preparada em recipiente de alumínio ou ferro;
- a solução deve ser deixada ao sol por 3 horas, para que bactérias benéficas sejam ativadas e multiplicadas nela;
- É hora de iniciar o processamento dentro de algumas semanas após o plantio das mudas e é feito de acordo com o cronograma (a cada 10 dias).
Mesmo após a colheita, faz sentido tratar o solo com solução de Fitosporina. Antes do início da geada, os microrganismos benéficos farão seu trabalho. Uma alternativa a este produto é o Trichopol. Também está incluído na lista dos remédios mais eficazes na luta contra a requeima. Você também pode usar "Shining", "Baktofit", "Arilin".
Métodos populares de luta
Um grande número de jardineiros e jardineiros não usa drogas, mas prefere os chamados métodos populares a elas. Veja a solução salina, por exemplo. Cem gramas de sal são agitados em 1 litro de água e as plantas afetadas são borrifadas com esta solução. Muito simples, mas certamente menos eficaz do que drogas.
Aqui estão 8 receitas populares na luta contra a requeima.
- Infusão de cavalinha. Ele contém muito potássio, fósforo, manganês e ferro, e também contém muito ácido silícico. Este ácido evita que a planta seja atacada pelo fungo. Ou não deixa mais uma chance para o fungo. Essa pulverização de tomates pode ser considerada ecológica. Você pode pegar meio quilo de folhas verdes frescas de rabo de cavalo (ou substituí-las por 100 g de uma planta seca), despejar 5 litros de água, esperar o fim da fermentação. A diluição com água é na proporção 1: 5.
- Decocção de urtiga. Outra erva muito eficaz. Pegue meio quilo de planta fresca, 5 litros de água. O caldo é fervido por cerca de 30 minutos e, após o resfriamento, é diluído em água na proporção de 1: 5. São exatamente os pincéis problemáticos que precisam ser pulverizados. Essa pulverização geralmente é feita no início da primavera.
- Fermento. Um cubo de fermento de padeiro comum (geralmente pesa 100 g) requer 10 litros de água. Às vezes, mais 0,5 litro de leite é enviado para lá. A pulverização com esta composição é realizada uma vez por semana.
- Pulverização de leite. O leite na proporção de 1: 5 é diluído com água, e as plantas também são tratadas com esta composição uma vez por semana. Isso não quer dizer que essa receita seja muito eficaz, mas ainda é melhor do que nada.
- Alho. Até o cheiro de alho repele as pragas. As flechas de alho são um excelente agente bactericida e fungicida. Para fazer um extrato de alho, você precisa pegar 200 g de cravo, moê-los, despejar 10 litros de água por um dia, passar por uma peneira, despejar a composição acabada em um pulverizador. Mas você pode usá-lo apenas imediatamente, então não será eficaz. Mas se você fizer uma decocção, então em um local escuro ela pode ser armazenada por mais de uma semana. Mas seu uso é um pouco menos eficaz.
- Bicarbonato de sódio. Borrifar refrigerante é um movimento bastante conhecido contra a requeima. Ele altera o pH das folhas, criando um ambiente pouco atraente para o fungo. A pulverização deve ser feita a cada 2 semanas após a chuva. Isso só pode ser feito de manhã, e é bom se o dia estiver nublado.
- Fio de cobre. A haste é perfurada com um fio de cinco centímetros, as pontas são dobradas a uma distância de 10 cm do solo. O cobre espanta o patógeno, evita que ataque a planta.
- Cinza e sabão. Adicione 2 copos de cinzas a 5 litros de água. E tudo isso foi insistido por cerca de 3 dias. Em seguida, cerca de meio pedaço de sabão em pó ralado é derramado nesta mistura. Uma vez a cada duas semanas, é necessário polvilhar os tomates com esta composição. É totalmente seguro tratar plantas dessa maneira.
Mas ainda existem receitas com produtos lácteos fermentados, verdes brilhantes (kefir e outros líquidos), fungos tinder. Todos esses compostos são usados para regar a cultura contra a requeima.
Medidas de prevenção
Para proteger uma planta de uma doença fúngica, é necessário todo um complexo de ações. Vamos ver como você pode proteger as plantas de doenças massivas com eficácia.
- Organize a rega correta para a planta - com água morna e sem a formação de estagnação subsequente. Você terá que umedecer o solo algumas vezes por semana. E é melhor fazer isso de manhã cedo ou tarde da noite. Ou com tempo nublado. Regar a planta está na raiz. Não é necessário que a água caia sobre as folhas.
- Depois de regar ou chover, o solo deve ser completamente solto. Este tratamento promove uma boa troca de ar na raiz e não permite a estagnação da umidade.
- A cobertura morta também será uma prevenção eficaz: as camas podem ser cobertas com uma camada de palha, feno, serapilheira. Isso criará uma espécie de barreira contra a infecção, e não apenas a infecção pela requeima.
- Durante as geadas, as camas são cobertas com papel alumínio durante a noite. O orvalho frio é outra ameaça à planta, portanto tal medida é absolutamente necessária.
- A rotação de culturas é uma parte importante da tecnologia agrícola. Os tomates não devem ser plantados onde a erva-moura cresceu na última temporada. Também é melhor não plantar batatas ao lado de tomates.
- O solo do jardim deve ser desinfetado na primavera. Deve ser tratada com antifúngicos. A prevenção deve ser iniciada exatamente com essa proteção.
- Quando começam as chuvas frias, os tomates ficam vulneráveis. Isso significa que, após eles, é necessário realizar tratamento com antifúngicos.
- Potássio e fósforo devem ser adicionados ao solo regularmente.
- Se manjericão, centeio e trigo forem plantados perto dos tomates, outra arma poderosa agirá contra a fitotora.
- É bom se o lugar mais ensolarado do jardim for dado para os tomates. Será mais difícil para eles no apagão.
- Para a prevenção da requeima, você pode colocar cascas de cebola nos buracos ao plantar as mudas.
- No outono, é imperativo cavar fundo no solo. Todos os topos são certamente removidos e queimados. É verdade que isso ainda não promete a morte de cem por cento da disputa. A melhor opção é trazer novo solo para a estufa.
Nem sempre dá certo da primeira vez, mas ainda é melhor aprender com a experiência de outra pessoa. E ele sugere que você também pode se concentrar nas variedades de tomate que não são tão vulneráveis à requeima.
Variedades resistentes
Ainda não existem variedades completamente resistentes, existem apenas as relativamente resistentes. Mas isso já é muito.Existem variedades de um tipo precoce de maturação, e elas conseguem dar uma safra sem esperar por um surto maciço de requeima.
Serão resistentes as seguintes variedades: "Etual", "Recheio branco", "Metelitsa", "Cameo", "Dubok", "Ballada", "Dubrava", "Rosa anã", "Efêmero", "Yablonka Rossii", "Urozhainy", "Solnechny", "maturação precoce da Sibéria" e outros.
O comentário foi enviado com sucesso.