Ficus tineke: características e cuidados

O representante mais proeminente da ficus borracha é "Tineke". Outro nome para isso é "Elástico". Já pelo nome fica claro que antes esse ficus era usado para a extração de borracha, a matéria-prima para ele era o suco da planta.
Característica
Ficus "Tineke" cresce nas florestas tropicais da Índia. Em casa, essa planta também pode crescer até 200 cm de altura e até um metro de largura. As folhas são longas, elípticas e de ponta afiada. Estas folhas atingem 20 cm de comprimento e 10 cm de largura, são lisas, no meio é visível um veio de cor esverdeada ou rosada. A principal propriedade é a presença de uma borda clara, que forma um padrão natural. "Elastica" não é um único exemplar desse tipo de planta que cresce no peitoril das janelas.


Existem os seguintes tipos:
- "Abidjan";
- Belize;
- "Príncipe Negro";
- Melanie;
- Robusta.





Como cuidar?
Tineke prefere a luz solar. Embora seja melhor colocar a ficus não na janela em si, mas ao lado dela, protegendo-a da luz solar direta. Primeiro, você precisa monitorá-lo cuidadosamente e, se o ficus estiver com falta de luz, suas folhas inferiores cairão e ficarão amarelas, e a borda padronizada não será tão perceptível.
Isso contribuirá para que a planta perca toda sua aparência única, então será muito difícil consertar a situação.

Rega
A rega adequada é muito importante para o cuidado domiciliar. A rega é feita com um líquido sedimentado quando a camada superior da terra está completamente seca. Geralmente é regado 3 vezes por semana, mas a frequência pode variar de acordo com as diretrizes de cuidados. No inverno, regar uma vez por semana será suficiente. "Tineke" é ótimo para umidade, mas você não deve permitir que encharcem, bem como ressequem, caso contrário, manchas marrons aparecerão nas folhas e as folhas cairão.

Umidade
Este tipo de ficus prefere o ar úmido, por isso a planta deve ser tratada com água morna. Isso é mais importante em um dia quente e quando os radiadores estão funcionando. Além disso, para Tineke é muito importante limpar as folhas do pó com um pano úmido e, uma vez a cada 30 dias, vale a pena enxaguar as plantas com um banho quente.


Formação de coroa
O ficus cresce em um ritmo bastante rápido, no meio do período de crescimento uma nova folha aparece em uma semana. As raízes também crescem vigorosamente e podem ser retardadas com pequenos vasos e podas ocasionais.
O resultado é um grande arbusto ou uma árvore em miniatura.


Fertilizante
Do início da primavera até o outono, a ficus é fertilizada uma vez a cada 14 dias, o produto químico é principalmente usado com nitrogênio.


Transplante
Este procedimento é necessário quando a raiz trança ao redor de todo o torrão de solo no vaso, então a planta não tem espaço suficiente. O Tineke é transplantado no final do período de inverno ou no início do verão a cada 3 anos. Cada vez, um vaso para uma flor precisa ser tomado 2 vezes mais do que os anteriores.


Reprodução
A melhor época de reprodução é a primavera. As plantas jovens assumem o controle e se tornam significativamente endurecidas antes do início do período de frio. Esta variedade de ficus é propagada por estacas. Eles são retirados do topo da ficus com um tamanho de 10-15 cm, enquanto o corte é feito obliquamente com uma ferramenta afiada. Algumas folhas restantes no cabo são cortadas pela metade e enroladas em um tubo para conter a evaporação do líquido, a folha mais abaixo é cortada. O suco é retirado do corte, o que evita a formação do sistema radicular, e é colocado em um recipiente por várias horas.Em seguida, o corte é seco.

Outras ações ocorrem de acordo com duas variantes possíveis de eventos:
- É necessário segurar as estacas em líquido até a formação das raízes, isto é, cerca de um mês. A embarcação deve ser colocada em um local bem iluminado, mas onde a luz solar direta não incida. A temperatura ambiente ideal é de +24 graus e 80% de umidade. É preciso ter muita vigilância para que as folhas não entrem no líquido, senão podem apodrecer. Você pode colocar carvão ativado no líquido. Assim que as raízes aparecem, as estacas são plantadas no solo.
- Outro método de enraizamento é enterrando as mudas em solo úmido e solto. Este procedimento é realizado imediatamente após a secagem do corte, tratando o corte com carvão.
O substrato onde as mudas são plantadas contém turfa com areia e minerais. Para um vaso com estacas, é necessário um efeito estufa, ou seja, é necessário cobrir tudo com polietileno ou vidro, mas ao mesmo tempo regar regularmente o solo e ventilar. Se novas folhas aparecerem nas estacas, isso significa que elas criaram raízes.
Agora é melhor manter os rebentos novos abertos para que se acostumem com as condições de casa.


Regime de temperatura
Para ficus, quente é preferível. O regime de temperatura ideal para isso são flutuações de temperatura na faixa de +20 a +26 graus. No verão, +30 graus bastam. No inverno, a temperatura cai. E uma temperatura de + 14 graus é permitida para o crescimento jovem e até +5 para adultos. "Elástico" pode resistir a pequenas geadas, e correntes de ar e baixa temperatura das raízes têm um efeito negativo sobre ele. Por este motivo, não coloque a panela sobre um piso ou peitoril de janela frios.

Dicas de Seleção
Ao escolher uma ficus, é necessário examiná-la, como acontece para comprar uma planta doente. A flor deve ter as seguintes características:
- boa aparência;
- as folhas são saudáveis e limpas, não deve haver insetos que posteriormente prejudiquem a planta;
- o sistema radicular, que é visível pelos orifícios de drenagem, não deve ser escuro ou preto;
- a compra deve ser feita na primavera ou no verão, então a ficus assumirá o controle mais rápido;
- é recomendável comprar uma planta não muito velha que se adapte facilmente às condições de mudança.


Doenças
As doenças de "Tineke" são semelhantes às que são características de ficuses de todos os tipos:
- As folhas estão murchas e penduradas. Isso indica falta de umidade e que a planta precisa de rega.
- As folhas inferiores ficam amarelas e caem. Isso se deve ao fato de o solo ser muito encharcado. É necessário que a terra seque e também vale a pena reduzir a quantidade de rega.
- A cor das folhas da planta tornou-se pálida, seu crescimento diminui, novos ramos são deformados. A planta precisa de alimentação e transplante.
- O ficus perdeu algumas das folhas e as que restaram ficaram cobertas de manchas. O motivo pode ser que a planta esteja fria, você precisa mover o recipiente para aquecer.
Além dessas doenças, a ficus é afetada por insetos nocivos, doenças virais e fungos.


Os sinais de que a planta foi atacada por pragas são os seguintes:
- Uma flor fibrosa se formou nas folhas abaixo. A planta é afetada por um verme farináceo. As pragas visíveis devem ser lavadas com um pano embebido em metanol e pulverizado com um agente fitofarmacêutico. Além disso, a umidade da sala deve ser aumentada.
- Crescimentos marrons aparecem na parte inferior das folhas, incluindo os caules. Este é um escudo, deve ser removido com um pano embebido em álcool metílico e tratado com um fungicida.
- A deformação das folhas indica a presença de pulgões, junto com o qual aparece um líquido pegajoso, atraindo outras pragas que propagam doenças. Todos os insetos são coletados com pano embebido em álcool metílico e, a seguir, tratados com fungicidas.
- Os nematóides são pragas que infectam as raízes e, em seguida, crescem nelas. A principal característica aqui é que esses insetos liberam partículas tóxicas e envenenam a planta.Para erradicar esta praga, o arbusto deve ser removido do vaso e mantido em um desinfetante. E então coloque em outro recipiente com terra nova.
Para a detecção oportuna de doenças e pragas que afetaram a ficus, medidas cuidadosas devem ser tomadas. As flores devem ser examinadas e borrifadas com água e sabão como medida preventiva.

As doenças fúngicas e virais às quais os fícus são expostos incluem o seguinte:
- Cercosporose. Com ele, manchas são formadas no verso da folha. O tratamento com medicamentos para o fungo ajudará aqui.
- Oídio. Esta doença é caracterizada por um revestimento semelhante à farinha. Nos estágios iniciais, uma solução de sabão lida com essa doença. No caso de a doença já estar passando, um inseticida ajudará a combater o flagelo.
- Podridão cinzenta. É caracterizada pelo aparecimento de mofo. As folhas cobrem manchas marrons, tornam-se escuras e voam. Uma medida da luta contra esta doença é a ventilação frequente da sala, com rega limitada. As partes saudáveis da planta devem ser pulverizadas com um fungicida e as partes doentes devem ser removidas.
- Antracnose. A ocorrência de áreas enferrujadas ao longo da borda da chapa de chapa é característica. O tratamento é reduzido ao tratamento com fungicida.

Avaliações
Segundo os astrólogos, o ficus é uma planta dos capricórnios. Ele estabiliza o fundo emocional na sala, alivia os sintomas de ansiedade. De acordo com as avaliações de pessoas que têm ficus em casa, não pode ser colocado em uma bandeja com água, isso pode ser bom para algumas plantas, mas não para ficus. Por causa disso, ocorre o alagamento das raízes inferiores, enquanto as superiores secam. Portanto, vale a pena regar apenas de cima, com boa iluminação e aquecimento. Você precisa deixar a camada superior secar e regar bem.
Se as folhas caíram ou apareceram manchas, isso significa que a planta recebeu muita umidade. Se for correto cuidar da ficus nas condições dos apartamentos, então você pode decorar qualquer ambiente da casa, já que esta ficus parece espetacular. O principal desafio da manutenção é dar à planta grande bastante espaço em largura e altura.
Para obter informações sobre como transplantar corretamente uma ficus tineke, veja o vídeo abaixo.
Se for regado 3 vezes por semana, a planta provavelmente morrerá. 1 vez é o suficiente.
O comentário foi enviado com sucesso.