Ficus sagrado: regras de cultivo e cuidado

Não é nem mesmo uma flor que é chamada de ficus sagrada, mas uma árvore real. Esta espécie faz parte da família da amoreira e em seu habitat natural pode atingir 20 metros de altura, ou até mais. Árvores recordes dessa espécie às vezes chegam a 30 metros.
Uma característica da ficus sagrada (ou religiosa - este é o seu segundo nome) é que as pontas de suas folhas ficam cobertas por pequenas gotas d'água quando a umidade aumenta. Por esta planta recebeu o nome de "árvore chorona". Porém, não há milagre neste fenômeno, ele tem uma explicação científica lógica, é chamado de gutação.

Características da planta
A lenda de como surgiu a ficus religiosa é muito bonita: foi sob esta planta que o príncipe indiano Gautama recebeu a iluminação, que o mundo inteiro agora conhece com o nome de Buda. Esta espécie da família da amoreira é muito viável e tem uma vida útil excepcional.
Claro, em uma sala fechada com paredes e teto, uma árvore de vinte metros não pode ser cultivada, e isso é inútil. Especialmente para o local, foi lançada uma cultura de ambiente, que recebeu o nome de “Éden sagrado”. Parece o mesmo que uma ficus religiosa, só que muito menor em tamanho. A casca do tronco é acinzentada, as folhas são densas, verdes brilhantes, em forma de coração, com ângulo pontiagudo.



A copa deve ser formada com a participação de um produtor, caso contrário o ficus cresce de forma caótica, principalmente durante o período de crescimento intenso.
Regras de cuidado
Este tipo de família da amoreira não necessita de cuidados especiais se for cultivada em ambientes fechados. Ele forte e resiliente, entretanto, há uma série de regras que precisarão ser seguidas para que assim permaneça. Por mais persistente e forte que seja a planta, com cuidados inadequados ou na ausência total, ela perderá suas qualidades vitais.
Portanto, para que o ficus sagrado, criado em casa, possa deleitá-lo com folhas verdes brilhantes e uma aparência geral saudável, certas regras devem ser observadas ao cultivá-lo.


Iluminação
A luz solar direta não é adequada para o ficus, precisa de iluminação brilhante, mas difusa... Se a escolha for entre sol direto e sombra clara, é melhor ficar com a última opção. Se o ficus precisar de luz adicional, ficará imediatamente claro com a queda das folhas.

Temperatura e umidade do ar
Para ficus sagrados, o nível de umidade ideal é ligeiramente aumentado. Portanto, se seu apartamento estiver seco, você terá que pense no sistema de umidificação do ar seja por meio de unidades especiais, seja pela colocação de recipientes com água próximo à planta. Assim que o ficus fica muito seco, as folhas começam a voar.
Uma temperatura de ar específica também é necessária: na faixa de +20 a +25 graus Celsius. No inverno, a barra é ligeiramente reduzida, mas não deve ultrapassar +15 graus. Para a ficus sagrada, o desenvolvimento é característico ao longo do ano, para o inverno não entra em estado de dormência, razão pela qual as condições para sua manutenção devem ser aproximadamente as mesmas durante todo o ano.
O superaquecimento para esta planta também é desfavorável, portanto, não deve ser colocado próximo a baterias e aquecedores de aquecimento central.

Rega
O ficus sagrado precisa de rega regular, como ele é excepcionalmente higrófilo... Porém, na rega intensiva, não se deve esquecer o controle da umidade do solo - seu nível não deve ser excessivo. Cada rega subsequente deve ser feita apenas quando a camada superficial do solo secar.
Ficuses são regados apenas com água em temperatura ambiente, enquanto a água deve ser purificada ou pelo menos assentada. É melhor usar água filtrada para regar essa espécie, principalmente no período em que a planta está se desenvolvendo intensamente.


Solo e fertilizante
O Ficus religioso precisa de fertilizantes orgânicos e minerais, que são aplicados sucessivamente. Melhor comprar misturas e curativos prontos... Você precisa fertilizar o solo em que o Éden cresce a cada duas semanas. Assim, uma vez por mês a planta receberá alimentação orgânica e uma vez mineral.
Para que a ficus cresça confortavelmente, um solo especial é necessário. com um nível de acidez de pelo menos 6 na escala de pH. Você pode comprar essa cartilha em uma floricultura ou fazer a sua própria. Se você não quiser comprar solo, precisará retirá-lo do ambiente natural. Por esta folha, turfa e solos de turfa e areia grossa são misturados, tudo em proporções iguais.
É imperativo formar uma espessa camada de drenagem no fundo da panela para que a água não fique estagnada no solo. Para a drenagem, pode-se pegar pedras, argila expandida, pedra-pomes, vermiculita, tijolo vermelho quebrado ou até casca de pinheiro. E, é claro, deve haver orifícios de drenagem no recipiente em que o ficus crescerá.



Corte e modelagem
A poda dos brotos jovens deve ser feita para que o ficus forme uma bela e exuberante coroa. Simultaneamente este procedimento restringe seu crescimento excessivo... O procedimento de poda deve ser feito imediatamente antes que a árvore comece a crescer intensamente, e depois disso basta beliscar as pontas dos brotos.
Em vez de podar os brotos, você pode modelar a coroa da ficus de uma maneira diferente. Os ramos jovens têm grande elasticidade, portanto, usando uma estrutura de arame especial, você pode definir cada um deles na direção que você precisa.
Se descobrir que você tem três ou mais ficuses crescendo em um vaso, você pode recorrer à tecelagem de galhos. Embora seus troncos sejam jovens e flexíveis, eles são trançados em uma trança e, no futuro, a formação de copas ocorrerá não para uma, mas para várias plantas em uma.


Transferir
A ficus religiosa é caracterizada por um rápido crescimento. Portanto, transplante é um tema muito relevante para ele. Cerca de uma vez por ano a planta precisa ser transplantada para um recipiente maior em área do que o anterior. O principal indicador para o transplante é que o sistema radicular fica apertado no vaso.
Assim que a ficus crescer, não será mais necessário transplantá-la, mas será preciso fazer a reposição periódica do solo.


Métodos de reprodução
Para este tipo de ficus, a reprodução é possível tanto por sementes quanto por estacas... O primeiro método é mais comum entre os floristas. Cada pacote de sementes contém as regras de semeadura a serem seguidas. As mudas aparecem em cerca de uma semana.
Para que o "Éden" sagrado brote das sementes, você precisa semeá-las em uma mistura de areia e turfa, regada um pouco antes da semeadura. Ao final da semeadura, o vaso é coberto com celofane transparente para que a luz atinja o solo. Durante todo o período de germinação, uma temperatura constante deve ser mantida acima de +25 graus.
A circulação de luz e ar deve ser intensa. Se o solo secar, você não pode regá-lo - você precisa borrifar com um borrifador. Deve conter água purificada.


Além de usar sementes, a ficus religiosa pode ser propagada por estacas. No entanto, esse método tem uma grande desvantagem - uma baixa porcentagem de enraizamento das mudas. Uma muda leva de 2 a 5 semanas para criar raízes.
Para propagação por estacas, é necessário preparar as mudas e processar o corte de cada uma com uma composição que estimule o crescimento das raízes.Depois que as mudas ficam prontas, elas são plantadas em uma mistura de areia e turfa e cobertas com papel celofane transparente. Se as mudas criaram raízes ou não, isso ficará claro não antes de 2 semanas.



Doenças e pragas
Se uma planta não tem umidade suficiente no ar da sala em que cresce, ela cai instantaneamente na "rede" pulgões, cochonilhas, cochonilhas e ácaros... Para combater os insetos de forma competente e eficaz, você precisa tratar a ficus duas vezes com meios especiais.
No entanto, não se deve ter pressa em umedecer excessivamente o ar. - a umidade não é menos perigosa para o ficus da religião do que a secura. Assim que houver muita umidade no ar, processos de podridão radicular surgem e se desenvolvem. Percebendo isso em tempo hábil, é necessário transplantar com urgência a planta para outro solo e recipiente, tratando-a com fungicidas.
O vaso em que cresceu antes deve ser bem enxaguado, seco e tirar a terra, em nenhum caso deve ser seco e outra planta deve ser plantada.


dicas e truques
Pelo aparecimento da ficus, é fácil adivinhar que está insatisfeita com o ambiente em que cresce: assim que algo não é de seu gosto, ele começa a soltar as folhas.
- Excesso de luz solar (especialmente os raios diretos) causa queimaduras nas folhas na forma de manchas marrom-escuras. Ao mesmo tempo, a própria folha adquire uma borda seca. Se há pouca luz para a ficus, isso também é óbvio: suas folhas tornam-se pequenas, os brotos jovens tornam-se pálidos e fracos.
- Processando ficus com compostos especiais de pragas, todos os cuidados necessários devem ser tomados para evitar envenenamento a você e o resto da família com pesticidas. O melhor é fazer isso na varanda, loggia, em uma sala que possa ser bem ventilada no final do procedimento de processamento.
- Deve-se lembrar que as folhas caem na ficus religiosa, também pode ter um caráter natural, pois sua vida útil é de dois a três anos. Portanto, se o seu "Éden sagrado" deixou cair bruscamente a folhagem, mas parece completamente saudável e, além disso, libera novas folhas e brotos saudáveis, você não deve soar o alarme. Se todas as condições para cuidar dele forem satisfeitas, então, muito provavelmente, essa queda de folha é um fenômeno temporário e passageiro.



Na maioria dos casos, a ficus adoece assim que as regras de tratamento são violadas. Isso não deveria ser permitido, uma vez que muitas mudanças na saúde das plantas são irreversíveis e não é tão difícil estragar uma flor perfeitamente saudável quanto parece.
O vídeo a seguir mostrará como escolher uma ficus, cultivá-la e cuidar dela.
O comentário foi enviado com sucesso.