Ficus "Retuza": descrição e cuidados

A variedade de plantas cultivadas em apartamentos e escritórios oferece uma grande variedade de opções. Ficus são muito procurados. Este representante da flora apresenta-se em diversas variedades, diferindo não só na aparência, mas também nas sutilezas de cultivo. Um dos mais populares é o ficus "Retuza" (sem corte).
Descrição
Sua pátria é considerada as regiões tropicais da Austrália e da Ásia. Os recursos são inerentes a ele:
- hastes flexíveis;
- folhagem densa com pele firme;
- coroa densa;
- superfície lisa das hastes;
- a presença de uma variedade variegada com uma cor expressiva variegada;
- crescimento e desenvolvimento lentos: dentro de um ano, o ficus acrescenta não mais do que 7 cm à altura.


Esse tipo de ficus pertence à família da amoreira, porém apresenta diferenças no formato do tronco e da folhagem. A forma das folhas é oval. As pontas são pontiagudas, as bordas ligeiramente cegas. Os ramos são castanhos com uma tonalidade cinzenta e cobertos com casca dura. A planta é caracterizada pela presença de um grande número de brotos. Na natureza, a altura de uma árvore pode chegar a 20 m, possui uma copa exuberante. No entanto, a planta é ideal para a criação de bonsai: o crescimento máximo ao crescer em casa chega a 70 cm.


Em condições naturais para uma árvore, a copa é sustentada por raízes pendentes. Os brotos descem ao solo e engrossam gradualmente à medida que crescem. Assim que tocam o solo, o enraizamento começa. Com o tempo, novas árvores aparecem no solo e a plantação cresce gradualmente.
Quando a planta ficus é cultivada no estilo bonsai, a planta forma pequenas raízes finas. À medida que se desenvolvem, eles começam a se enroscar em galhos ou cair. Os floristas os usam para criar formas originais. E também a ficus "Retuza" é frequentemente usada para decorar e estilizar quartos: graças aos troncos flexíveis e macios, a árvore pode ter qualquer forma.
Variedades
Este tipo de ficus inclui várias variedades com diferenças e características características. Todas as variedades são adequadas para cultivo doméstico.
- Uma planta com caule fino e flexível. A altura máxima é de 1 m, as folhas têm a cor verde claro, no verso têm uma tonalidade verde claro. Ficus parece um arbusto de interior. As características distintivas desta espécie são um grande tronco, folhas pequenas (6 cm de comprimento) e muitas raízes aéreas. A copa da árvore chama a atenção pela densidade. Os ramos desta variedade podem ser decorados com folhas de diferentes cores e formas. Em alguns casos, a folhagem até cobre os brotos.


- Ilha Verde (Albomarginato). Este tipo é ideal para o cultivo de bonsai devido às folhas pequenas (até 1 cm de comprimento) e tamanhos em miniatura (até 12 cm). As características características são também a falta de madeira e muitos ramos. Devido aos seus entrenós compactos, a árvore possui uma copa pequena. O tronco castanho é decorado com estrias cinzentas. A folhagem tem uma cor escura rica. Nas bordas, a cor muda para um tom mais claro.




- Nitida Hawaii. A variedade ficus havaiana tem uma cor brilhante variegada. Ambas as áreas verdes claras e escuras podem ser encontradas em uma folha.


- Mutabilis. Este tipo pertence à forma variada. Algumas folhas são amarelas, o pigmento verde está praticamente ausente. Via de regra, são folhas na parte inferior da copa.


- Americano. A folhagem cresce de forma desigual, cobrindo a mesa com madeira. As plantas maduras são decoradas com folhas verdes escuras com uma superfície brilhante.Os jovens ficuses podem ser identificados pela cor invulgar da folhagem: têm um núcleo verde claro.


Cuidados domiciliares
As condições ideais em que a ficus se desenvolverá plenamente e agradará com sua aparência são as mais próximas possíveis dos trópicos. É considerada uma planta despretensiosa, mas precisa seguir certas regras.
- É necessário manter constantemente uma temperatura ótima de + 25 ° C (este indicador pode estar vários graus mais alto) e alta umidade.
- Proteja da luz solar direta e de mudanças repentinas de temperatura.
- É necessário monitorar a ausência total de rascunhos.
- Uma panela larga, mas rasa, é ideal para recipientes de cultivo. O número de orifícios na parte inferior deve ser 2 vezes o número de outras plantas de interior. A melhor opção são os contêineres com pernas pequenas.
Transferir
A primeira vez que uma árvore é transplantada após 3 anos da data da compra, quando seu sistema radicular fica apertado no vaso. A época certa são os primeiros dois meses da primavera. A obra é realizada uma vez por ano, durante a troca total do terreno. Se a árvore tiver de 2 a 3 anos, uma mudança completa do solo é desnecessária.
Neste caso, é necessário atualizar as camadas superiores, adicionando um substrato ao invés, e se livrar das raízes superficiais estragadas.


Para o transplante de uma planta, recomenda-se o uso de uma mistura de terra especial. Solo adequado, que inclui húmus, granulado granulado e areia (em proporções iguais). O trabalho é executado passo a passo.
- O fundo do pote é coberto com uma rede.
- Em seguida, elabora-se a camada de drenagem. Utiliza-se argila expandida ou tijolo quebrado (as partículas não devem ser pontiagudas).
- Polvilhe a terra e coloque cuidadosamente a planta.
- O solo é derramado até o colo da raiz da planta. É altamente recomendável que haja 2 cm de espaço livre até a borda do contêiner.
- No final da obra, a terra é cuidadosamente socada com as mãos.
Fertilize ficus após 14 dias.
Rega
A planta precisa de umidade periódica, mas moderada. Assim que as camadas superiores da terra secarem (2-3 cm), é necessário despejar um pouco de água sedimentada. A temperatura ideal da água é de + 30 °. É muito importante evitar a estagnação da umidade: caso contrário, o processo de apodrecimento da raiz começará e podem ocorrer doenças.
Umidade moderada extra para a planta ficus será útil. Periodicamente, a planta pode ser borrifada com água usando um borrifador. A água deve ser capaz de atingir todas as partes da árvore, incluindo as raízes que se projetam do solo. A planta pode ser lavada do chuveiro uma vez por mês.


Fertilizantes
Com o início do verão, inicia-se um processo de intenso desenvolvimento. Este é o melhor momento para aplicar o curativo superior. Recomenda-se o uso de formulações complexas à base de cálcio e fósforo, pois esses componentes são de extrema importância para o crescimento. Com a chegada do outono, eles começam a usar preparações com uma pequena adição de nitrogênio. Isso ajuda a ficus a entrar em um estado de repouso e recuperação. No inverno, eles passam sem fertilizantes.


Reprodução
O ficus pode ser propagado a partir de sementes, bem como por meio de estacas ou transplante de brotos. Você também pode usar uma folha grande, separando-a de um pedaço do tronco da planta. O primeiro método é considerado trabalhoso e demorado, portanto raramente é usado. O segundo método é o escolhido com mais frequência.
- O caule, de até 15 cm de comprimento, é cortado obliquamente. Deve haver 2 folhas no topo.
- O suco é lavado com água morna e o caule é mergulhado na areia úmida.
- O caule é colocado em um local aquecido e coberto com uma garrafa de plástico para criar um efeito estufa.
- Após cerca de 14 dias, as raízes começarão a aparecer. A planta está pronta para o transplante.
Você pode aprender mais sobre a ficus "Retuza" no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.