Ficus pumila: descrição e regras de cuidado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como cuidar?
  4. Reprodução e transplante
  5. Perigos

O nome desta delicada planta herbácea na tradução significa "pequena ficus", na verdade a ficus pumila justifica plenamente o seu nome. Pertence a plantas anãs ampelosas, ou seja, possui rebentos rastejantes.

Peculiaridades

Pumila pertence a plantas herbáceas perenes. Na natureza, em sua forma natural, a ficus pode ser encontrada em casa: nas florestas da China, Vietnã, Taiwan e Japão.

A planta tem caules finos e rastejantes que crescem muito rapidamente e se espalham pelo solo ou pelas árvores. O ficus se agarra à casca com a ajuda de raízes aéreas e envolve a árvore inteira em um curto espaço de tempo. As variedades ornamentais não são tão prolíficas e não têm tais dimensões.

As folhas de ficus são de dois tipos:

  • novo;

  • era.

As lâminas juvenis têm formato de coração, podendo variar de arredondadas a alongadas. Folhas pequenas e densas com 2,5-4 cm de comprimento e cerca de 2 cm de largura são mantidas em pecíolos baixos. Eles podem ser suaves ao toque ou ligeiramente enrugados.

As folhas maduras crescem em ficus já adultas, são muito maiores em tamanho, atingindo 10 cm de comprimento. Sua textura é muito áspera, a parte inferior das placas tem nervuras pronunciadas.

Os caules são firmes, bastante grossos, cobertos por uma casca forte. Na natureza, em brotos com tais folhas, aparecem frutos de ficus - sicônios, redondos ou em forma de pêra, verdes claros e, quando maduros - laranja. Eles não são comestíveis, mas são usados ​​na medicina tradicional.

Ficuses ornamentais, que são cultivados em casa, têm apenas folhas novas.

Variedades

Os mais populares entre os floristas são os representantes decorativos variados das espécies de pumila:

  • "White Sunny" tem folhas verdes escuras com uma borda branca cremosa ao longo de toda a borda;

  • "Ensolarado" tem a mesma borda, apenas a linha é tracejada;
  • Dorte difere em placas folhosas de tonalidade verde escura, cobertas por manchas brancas cremosas.

Vários espécimes espetaculares pertencem aos ficuses anões desta espécie:

  • "Green Kinky" - com folhas coloridas de tom verde claro, a copa se presta bem à formação, pelo que a planta se encaixa perfeitamente em qualquer interior;

  • "Anuk" - uma variedade muito rara com folhas oblongas em miniatura de cor verde brilhante;

  • "Encaracolado" - uma variedade com folhas de diferentes cores e molduras, como se fossem coletadas de todas as variedades;

  • "Coração de ouro" - com placas de folha dourada em forma de coração;
  • "Tecendo asas de libélula" - folhas de forma alongada incomum, semelhante às asas de um inseto.

Como cuidar?

Ficuses anões em um ambiente artificial são delicados e precisam de plantas com um sistema radicular fraco.

Para atendê-los, é preciso atentar para vários fatores:

  • iluminação;

  • temperatura;

  • umidade;

  • rega;

  • o solo.

A planta tolera bem a luz solar e sombra parcial. É melhor tornar a iluminação difusa, vale a pena evitar os raios diretos. Mas, com luz insuficiente, as folhas de ficus bicolores perdem a cor da luz decorativa e tornam-se verdes monótonas.

O local ideal para esta planta é na janela leste ou oeste; quando colocada no peitoril da janela ao sul, a ficus deve ser sombreada ou colocada a alguma distância da janela.

A falta de iluminação pode ser compensada incluindo lâmpadas fluorescentes.

Nos períodos quentes, a temperatura da sala deve ser mantida em torno de +20 +25 graus, e no inverno não abaixo de +10 +14, com diminuição do número de irrigações. No verão, você pode expor a planta a uma varanda ou terraço, mas evite luz solar direta e correntes de ar. Em seguida, é necessária a realização de profilaxia para evitar infecção por pragas ou fungos.

A flor precisa de umidade suficiente, o ar interno seco pode causar doenças ficus. Para um bom crescimento da planta e tenacidade das raízes aéreas, deve ser regularmente pulverizado com água fervida morna. Este procedimento deve ser realizado não apenas no calor, mas também durante a estação de aquecimento.

Uma vez por semana, você pode enxaguar a ficus em um banho quente.

A planta adora umidade e não tolera bem a seca. Devido ao fraco sistema radicular, o ficus recebe umidade apenas da camada superficial do solo, portanto, o pedaço de terra deve ser sempre ligeiramente umedecido.

Para evitar o acúmulo de umidade, a drenagem é colocada no fundo do vaso. Para regar, tome água fervida ou decantada em temperatura ambiente.

A quantidade de umidificação depende da estação:

  • no verão - a cada três dias;

  • no período outono-inverno - 1-2 vezes por semana;

  • na primavera, durante o crescimento ativo, a rega, se necessário, é melhor realizada com a adição de fertilizantes minerais.

A água restante na panela após a rega deve ser drenada para evitar o apodrecimento das raízes e o escurecimento das placas foliares por excesso de umidade.

Para ficus um sistema de gotejamento de umedecimento do solo com um distribuidor funciona bem... Como qualquer planta, ela precisa de fertilizantes, eles são aplicados durante a estação de crescimento 1 vez em 2 semanas. No início do outono, a alimentação é interrompida. Os fertilizantes líquidos para plantas decíduas ornamentais são adequados para esta espécie, devendo ser aplicados estritamente de acordo com as instruções para não prejudicar a flor.

Um substrato ideal para ficus será uma composição de folha, grama e solo de turfa com areia grossa em proporções iguais, você pode adicionar cinzas de madeira. Ou compre um substrato universal pronto na loja. Para formar uma copa exuberante na primavera, vale a pena cortar os brotos com um podador de jardim, bem como as folhas e caules secos para fins sanitários.

Reprodução e transplante

Pumila se propaga por meio de estacas, que criam raízes muito rapidamente em solo úmido ou água. Quando as raízes aparecem, a planta é plantada em um vaso, mas não mais do que seis brotos em um recipiente. O cuidado é o mesmo que para uma ficus madura. Você precisa replantar as plantas jovens uma vez por ano, e com mais de quatro anos conforme as raízes crescem. Se pequenas folhas aparecem e os brotos começam a degenerar, isso significa que a flor precisa ser transplantada.

O primeiro passo é escolher um pote. Pode ser de qualquer material, com diâmetro amplo e raso.

Drenagem de:

  • argila expandida;

  • tijolo quebrado;

  • pequenos pedaços de potes de barro.

No momento do transplante, é preciso lembrar que as raízes da ficus anã são muito delicadas e facilmente rompem-se, por isso o procedimento deve ser feito com muito cuidado. É necessário replantar a planta no início da primavera.

Perigos

O estado da planta depende das condições em que se encontra e da qualidade do atendimento. A rega, umidade ou iluminação inadequadas podem danificar a flor. Quando a situação for corrigida, a posição da ficus vai melhorar.

Os problemas mais comuns:

  • folhas enrolam, secam - falta de umidade;

  • placas de folhas ficam amarelas e caem - excesso ou deficiência de rega;

  • folhas encolhem - é necessário um transplante;

  • perda de folhagem - tiragem, queda repentina de temperatura, pouca luz ou excesso de umidade;

  • perda de variegação - falta de luz ou estresse (tais folhas devem ser retiradas imediatamente para que a planta inteira não mude de cor).

Em salas com baixa umidade e má troca de ar, a ficus pode causar danos aos ácaros. A luta contra isso é irrigar a planta com um banho quente.Outras pragas perigosas: cochonilhas, tripes e pulgões. Para se livrar deles uma flor, você precisa lavá-la bem com água e sabão e tratá-la com medicamentos, por exemplo, "Actellik".

Várias doenças fúngicas, incluindo vários tipos de podridão, também causam danos à planta. Para evitar isso, é necessário controlar a quantidade de rega. Se a doença aparecer, todas as partes podres devem ser removidas.

Ficus pumila é perfeito como animal de estimação decorativo, e com um simples cuidado irá deliciá-lo por muito tempo com uma luxuosa coroa verde.

Para possíveis problemas com ficus pumila, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário