Tipos e variedades de ficus

Ficus é uma planta que parece sempre ter sido popular. E tudo porque muitas histórias e histórias estão associadas a ela, que ajudam as pessoas a acreditar no melhor. Por exemplo, há muitas histórias sobre como casais que por muito tempo não conseguiam dar à luz um bebê tornaram-se pais felizes depois que as fichas apareceram em casa. Alguém trançou uma variedade "rastejante" de ficus e resolveu seus problemas financeiros e outros.
Trançar os galhos de uma planta dá às pessoas fracas um suporte na vida. Ficus no quarto melhora o sono. Mas não com meninas solteiras, porque esta flor é um muzhegon. Acreditar ou não nesses itens é assunto de todos. Mas o fato de a planta fornecer oxigênio às habitações melhora a atmosfera da casa ou do escritório - isso é certo. Além disso, as flores tornam o ambiente aconchegante, por isso são populares. Mas aqui está como escolher exatamente a cópia que vai atender e agradar a todos os membros da família ou colegas, e se vale a pena escolher - vamos tentar descobrir.



Visualizações
Plantas perenes ou decíduas da família Mulberry - isso é o que são ficuses do ponto de vista da ciência. As plantas crescem em uma das três formas de vida: árvores, arbustos, vinhas. Certamente alguém viu em seu ambiente natural (no vídeo, nas fotos) as folhas das quais as raízes crescem da copa para baixo, tornando-se gradativamente rústicas e formando muitos troncos - suportes para uma poderosa copa. Essa forma de crescimento é chamada de banyan, e as espécies de ficuses que usam outras plantas para seu próprio crescimento são epífitas. As raízes aéreas adventícias nem sempre interferem com a árvore - o dono, mas se ainda assim crescem em seu tronco, então o dono morre devido ao ficus como estrangulador.


Mais de cem anos atrás, surgiram ficus de interior com uma variedade de folhas: alternado, às vezes oposto, sólido, serrilhado ou lobulado. As placas de folha têm cores diferentes, por isso são atraentes. Mas é difícil chamar uma planta de flor no sentido usual: é muito difícil conseguir florescer em casa, exceto em estufas, jardins botânicos. Isso se deve não apenas a problemas de polinização, mas também às condições de cultivo: nem sempre é possível manter um nível estrito de temperatura e umidade em um apartamento ou casa. Na natureza, em locais de crescimento natural de ficus, pode-se observar flores invulgarmente bonitas e brilhantes nas plantas.
A fruta cresce dentro de uma estrutura chamada sicônio. São pequenas nozes com um buraco no qual os insetos voam para polinizar. É a partir dos sicônios polinizados que cresce um figo tão delicioso. As nozes não crescem sem polinização, mas ao mesmo tempo retiram muita energia das folhas e do caule. E mais uma característica da ficus é a presença em todas as partes da planta de seiva leitosa, às vezes venenosa.



Agora vale a pena descobrir quais tipos de ficus serão mais adequados para salas grandes e pequenas, para o trabalho e em casa. Afinal, as plantas têm formas diferentes:
- pendurado ampelous;
- mini bonsai
- árvore.



Em seu ambiente natural (nos trópicos), as amoras podem atingir 30 m de altura. A Ásia Central, a Transcaucásia, a Crimeia também estão familiarizadas com representantes de ficus, embora não sejam tão altos lá: a altura da Ficuscarica (fig. Fig.) É de 6 a 9 m. Em casa, os fícus se adaptam às circunstâncias, crescem muito mais devagar graças aos esforços dos criadores.


Existem muitas variedades de espécimes tropicais da família Mulberry que podem ser cultivadas em casa.
- Aspera - uma árvore com um metro de comprimento na qual crescem folhas ásperas durante todo o ano.

- Bengali ("Krishna", indiano) - existe uma enorme figueira-da-índia na natureza, em casa ela costuma formar bonsai. Folhas de configurações diferentes, dependendo da variedade.

- Ficus Benjamin - uma espécie que possui um grande número de variedades. Talvez esta seja a ficus mais popular para o lar. Adequa-se perfeitamente à formação de copas.


- "Binnendijka Ali", salgueiro - de acordo com o segundo nome, as folhas são semelhantes ao salgueiro normal.


- "Garrafa" - Variedade mexicana. A base do tronco se assemelha a uma garrafa de vinho espessa na qual a planta armazena umidade.



- Cereja ("capa") - tem esse nome graças às bagas que se formam sobre ele sob a condição de crescimento caseiro. A cor dos frutos varia do verde brilhante ao laranja brilhante quando maduros.


- Deltóide (variegado) semelhante a triangular, mas suas folhas são arredondadas. Durante 12 meses, crescem na flor pequenas bagas amarelas, inadequadas para o alimento. A todo o tempo, a planta cresce até 80 cm.


- Dubolistny ("Montana", "Montanha") - planta ampelosa rasteira com rebentos longos e flexíveis. Utilizado para decorar paredes e cortinas em seu interior.



- "Karika" (fig, figueira, figueira) na natureza dá frutos grandes, doces e muito saborosos. Foram as folhas desta árvore que deram "vestimenta" a Adão e Eva, e a baga da figueira é o fruto proibido que é tão doce. Ao nível dos boatos, sabe-se que jardineiros experientes estão tentando fazer uma colheita em casa.

- Anão ("Pumila", "Sunny", "Anuk") - flor rasteira ampelosa com pequenas folhas em forma de coração. As pequenas folhas assimétricas eventualmente se transformam em placas de folhas de couro elásticas.



- Borracha - uma das espécies mais comuns. O segundo nome é "Elástico". Muitas variedades desta ficus foram criadas. Ele cria raízes facilmente e pode crescer até o teto. Atrai o olhar com as suas grandes folhas duras e brilhantes de várias cores.



- Com folhas de cratera ("Anomani") - refere-se aos estranguladores epífitos. Seu nome vem de uma folha em forma de tigela. A folhagem é coriácea, não suficientemente elástica.


- Vista em forma de lira também tem várias variedades. Em condições naturais, atinge a altura de 13 a 15 metros e as folhas grandes são puxadas para o tronco, o que faz com que a planta pareça um violino ou uma lira.


- Microcarpa. O nome foi formado a partir de duas palavras gregas - "mikros" e "karpos", que se traduz como uma pequena fruta. O próprio ficus é uma grande epífita do Leste Asiático, atingindo uma altura de 25 metros. Os espécimes domésticos são árvores de até 1,5 m.

- Natalsky na natureza, é usado para criar tecido a partir da casca; em casa, é uma figueira comum, sem problemas, com folhas verdes densas e alongadas. Muito adequado para floristas iniciantes.

- "Palmera" - Versão americana da árvore "bottle" (caudexform), que tem um tronco espesso e ramificado de tonalidade amarela. Como as raízes se desenvolvem na camada superior, é possível cultivar o bonsai em um recipiente largo e raso.

- "Parcela" - ficus, ao contrário de ficus. Tem folhas verdes brilhantes com salpicos multicoloridos intercalados em um tronco de árvore decorativo. É categoricamente impossível colocar esta planta na cozinha ou ao lado dela.

- Variegado pode haver representantes de diferentes tipos de ficus - e "Benjamin", e borracha, e enferrujados, e outros. Essas plantas geralmente têm folhas verde-esbranquiçadas de várias formas.


- "Petiolaris" - pecíolo ou figo-pedra, também é uma planta caudex. É denominado o mais belo "frasco" ficus, com grandes folhas de cor incomum e veios de beterraba vermelha.

- Ivy, ou chorando - vista ampla suspensa com folhas de cerca de 1 cm. Difere de outros tipos de intolerância à seca. Uma flor maravilhosa para pendurar em um vaso.

- Embotado ou "Retusa", bom como bonsai.A copa cresce paralela ao solo com pequenas folhas verdes. Cuidado despretensioso.


- Oxidado apresenta pubescência castanho-avermelhada no verso da folhagem, rebentos jovens de tonalidade avermelhada e raízes aéreas. Uma das plantas mais despretensiosas.

- "Salicifolia" tem folhas longas e estreitas e fica bem na hora de formar bonsai. Tem a forma de uma coroa lacrimosa.


- Ficus de buxo nomeado por sua semelhança com as pequenas folhas verdes escuras do buxo. Fácil de cortar, fácil de formar coroas. Intolerante à seca.

- "Triangularis" - ficus com folhas triangulares. Pode ser matizado ou verde escuro. Produz abundantes frutos amarelos brilhantes desde a infância.

- "Formosana" - de acordo com o formato das folhas, pode ser atribuído a folhas de carvalho, mas esta é uma árvore com folhas verdes claras, não um amelo.

- "Tsiatistipula" - uma árvore perene com casca acinzentada, atingindo 15 metros de altura na natureza, em condições de interior é adequada para o cultivo no escritório. Possui folhas grandes de até 20 cm de comprimento e 8 cm de largura. A planta é resistente às mudanças de temperatura.


- "Eden" ("religioso", "sagrado") - uma planta com folhas em forma de coração alongado. Foi sob essa árvore banyan que Buda atingiu a iluminação. Usado como planta de casa para formar bonsai.


- Reed view embora não seja freqüentemente encontrado em casa, porque requer um regime especial de cultivo. Pequenas folhas verdes, semelhantes a línguas, estão presas a um tronco delgado, que se recomenda fixá-lo a um suporte.

Ao listar as espécies e variedades, deve-se observar que muitas delas possuem subespécies e variedades. Por exemplo, o ficus de Benjamin é convencionalmente dividido nas seguintes variedades, dependendo do tamanho das folhas.

Plantas com folhas pequenas:
- "Barroco";
- "Viandi";
- "El Dorado";
- Natasha (Natalie);
- "Curly" ("Curly");
- Nicole;
- "Misturar";
- "Safári";
- "Nitida";
- "Nina";
- Adorável;
- "Pandora".



Folhas médias:
- "Diversifolia" variegada;
- Dunetti;
- "Baft";
- Esther ou Neon;
- "Baileys" manchado ";
- "Fantasia" ("Fantasia");
- "Curly" ("Curly");
- variegada "Crepúsculo" ("Crepúsculo");
- Green Kinky;
- Luz das estrelas;
- Naomi (GoldNaomi);
- "Regidan" ("Regina");
- "Ilychina";
- "Reginald".





Folhas grandes:
- Golden Monique;
- "Anastasia";
- "Exóticos";
- Denilight;
- "Boucle";
- "Irene" ("Irene");
- KingBushy;
- Rei Dourado;
- "Charlie" de folhas grandes;
- "De Dumbbell";
- Samantha;
- "Senhora";
- Daniel;
- Meia-noite.


A variedade de borracha inclui as seguintes variedades:
- "Abidjan";
- Belize;
- "Tricolor Borracha";
- "Velutina";
- "Dosher";
- Para sempre;
- Tineke;
- Melanie;
- "Silvia";
- "Príncipe Negro";
- Sriveriana.





Ficus anão variegado também tem várias variedades:
- o largo "White Sunny";
- o Sunny com fronteiras intermitentes;
- "Dort" com pontos dourados nas placas das folhas;
- folhas onduladas "Carlace" encaracoladas;
- Coração de Ouro, assim chamado por suas folhas amarelas douradas;
- "Variegata";
- "Floco de neve".



Alguns produtores combinaram Bengal ficus com Binnendiyka (Ali, Benedikta, Ivolistny). Ainda existem poucas dessas variedades, uma vez que este tipo não é muito popular.
Bengala:
- "Andre" ("Audrey", "Andrey");
- "Krishna".


"Binnendijka":
- "Todos";
- Amstel Gold;
- Amstel King;
- Amstel Queen.


Não existem muitas variedades de lira ficus. Eles são diferenciados dependendo da altura da planta:
- o alto Columnaris;
- médio "Little Fiddle";
- baixo Phillies Craig;
- supercompacto "Bambino".



O ficus vermelho-enferrujado também tem poucas variedades até agora, embora a planta seja interessante:
- El Toro;
- Irwin;
- "Flórida".


Muito pouco se sabe sobre as variedades das espécies Formosas. E as variedades que são atribuídas a esta espécie têm o mesmo nome, referindo-se a "Benjamin". É difícil dizer qual é o problema aqui, uma vez que a classificação das espécies, variedades e variedades de amoras são muito diferentes. E ainda, as variedades Formosan incluem:
- "Esther";
- "Viandi";
- Daniel.


Os triangulares adquiriram várias variedades que são populares entre os produtores de flores:
- Natalie Trinova;
- "Triangular variegado";
- Para sempre;
- Margem Branca.



Certas variedades de Microcarpa são populares não apenas entre os produtores domésticos, mas também entre os médicos. Outras variedades existem apenas para agradar aos olhos e nos fornecer oxigênio útil:
- "Ginseng";
- Westland;
- Ginseng;
- "Variegata";
- "Retukha";
- MacLaine;
- Maclama;
- "Mockmark".

Até aqui, tentamos traçar uma classificação muito condicional de espécies e variedades de ficus que crescem não só em casa, mas também na natureza. Agora é hora de falar em detalhes sobre as variedades de plantas mais populares que os cultivadores domésticos amam e cultivam com prazer.


Variedades populares
Em quase todas as espécies existem ficuses, que são preferidos pelos proprietários por certas qualidades: alguém por uma coroa exuberante, alguém por diminutividade, alguém como propriedades amplas e outros - decoratividade.
- As variedades mais comuns e populares são ficuses emborrachados... O nome vem do fato de que grandes folhas brilhantes de couro na fenda secretam uma seiva viscosa adequada para a produção de borracha. É ele quem torna as folhas elásticas. Daí o segundo nome - "elastica". Uma planta tropical em climas temperados só pode ser cultivada em salas aquecidas. As seringueiras são despretensiosas, elas crescem com pouca luz e irrigação irregular. Mas para que a planta tenha uma aparência e seja saudável, é necessária luz sem luz solar direta e irrigação moderada constante. A temperatura ideal do ar é de 20-30 graus.

- Agora, não apenas variedades com as folhas verdes escuras usuais são conhecidas, mas também híbridos de branco, diferentes tons de verde e até rosa, bem como variegado (por exemplo, "Tineke" (Tineke)... A planta possui forte imunidade, o que auxilia no combate a doenças e pragas - insetos. Essa espécie brota apenas a vários metros de altura, o que é impossível em um apartamento ou casa comum. Para formar uma coroa fofa, várias mudas são plantadas em um vaso de flores, que com o tempo são entrelaçadas, o que dá à planta uma aparência incomumente bonita. A coroa fica mais exuberante quando seu topo é cortado. Então o broto lateral começa a crescer. Como resultado, formam-se folhas ovais com comprimento de 35 cm.

- "Elastica" - amante da pulverização e do banho. Durante o procedimento, cada chapa laminada deve ser limpa com uma esponja úmida em ambos os lados. É fácil determinar se a planta tem água suficiente - se o solo seca com muita frequência, a árvore começa a perder sua folhagem. Para evitar que isso aconteça, você precisa regar o solo abundantemente e regularmente quando o solo secar 2 a 3 cm de profundidade.
Para aqueles que estão começando a cultivar ficus, é recomendável começar com uma das primeiras seringueiras - a variedade Robusta. Ele é tão popular que muitas vezes todas as seringueiras têm seu nome.
Uma flor com grandes folhas carnudas de 30 cm de comprimento apresenta uma cor verde escura ou padrões amarelos claros. Ele não gosta de luz solar direta, mas é grato pela rega abundante.

- Outra variedade popular é "Melanie"... Outrora, a borracha também era extraída dela, mas agora é uma das flores decorativas favoritas. Melanie tem uma copa mais exuberante, mas para potencializar o efeito, as mudas são colocadas em vasos de diferentes tamanhos e formas e colocadas lado a lado, criando matas tropicais. Esta variedade também é fácil de cuidar, não gosta de luz forte, requer rega moderada. Não derrame sobre ele, especialmente no inverno.


Quem conta com o florescimento e a frutificação de uma flor deve escolher outra variedade ou mesmo uma espécie, já que as mudas de Melanie não são exportadas dos trópicos. O máximo é o crescimento de raízes aéreas em alta umidade."Melanie" leva o nome do suco leitoso segregado, que pode causar irritação ao trabalhar com ele.
Luvas de borracha evitarão que sumo nas mãos e o protegerão de uma possível reação alérgica.

- Belize interessante porque o centro da lâmina foliar tem uma tonalidade verde, mas o rebordo é branco e rosa. Ao contrário do "Príncipe Negro", as folhas desta variedade são quase pretas ao meio-dia (mas verde-escuras pela manhã). A coloração profunda atrai amantes de plantas incomuns. Mas em "Abidjan" as folhas aparecem com um tom de beterraba, mas com a idade escurece e fica verde.

Os floristas dizem que se a seringueira gostar das condições criadas, toda semana ela terá uma nova folha. Mas isso não se aplica aos meses de inverno.
- Ficus Benjamina tem um número incrível de variedades. Isto porque este tipo, segundo a descrição de especialistas, é bastante despretensioso, mas ao mesmo tempo é adequado para o paisagismo de interiores de uma casa e escritório. Em condições de cultivo artificial, a árvore atinge 2 metros de altura. Na natureza, as bagas são formadas em árvores - sicônios, em casa é quase impossível conseguir isso. As plantas são mais bem colocadas no lado oeste ou leste: onde há muita luz, mas não queima as placas das folhas.

Você também precisa cuidar do livre acesso ao ar puro, mas sem correntes de ar. Os "Benjamins" adoram um corte de cabelo, por isso é fácil para eles darem a forma desejada. O mesmo pode ser dito sobre os troncos: tranças são tecidas a partir deles ou outras formas são formadas. As cultivares são divididas em três grupos dependendo do tamanho da folha. Faz sentido falar sobre cada variedade separadamente e não descrever a espécie como um todo.

Existem variedades de "Benjamin" com predomínio de folhagem branca. A variação de branco e verde torna as plantas graciosas. Essas variedades incluem as seguintes plantas.
- "De Dumbbell". Existem ligeiras manchas verdes na folhagem branca. Exigente o suficiente para se importar.
- "Safári". A intensidade da cor das folhas é muito diferente nas diferentes plantas - são praticamente brancas ou com predominância de folhas verdes. A saturação da cor depende da iluminação. A variedade adora muita luz.
- Luz das estrelas. Folhas verdes com uma borda branca em uma árvore de 1 metro. A alimentação ativa não é necessária. Resistente a regas ocasionais. É muito utilizado para decoração de interiores.


Essas variedades são variadas.
- "Anastasia". Lindas folhas tricolores com uma borda branca e uma nervura central verde clara sobre uma base verde. Ama muito a luz, cresce rápido.
- Rei de Ouro. Ficus com folhagem verde e orlas brancas, com um metro e meio de altura e cerca de 30 cm de diâmetro. Ele vai crescer bem a uma temperatura do ar de cerca de 22 graus e muita luz. Necessita de pulverização regular.
- "Variegata". Variedade de folhas pequenas com folhas amareladas, onde aparecem manchas claras e escuras. A planta é muito maleável, por isso é freqüentemente usada para criar formas incomuns.
- Encaracolado. Listras cremosas estendem-se da nervura central nas folhas verdes. Quanto mais luz, mais brilhante é a cor. Uma planta jovem precisa de apoio.



Outras variedades de "Benjamin" não são menos interessantes e populares.
- "Pandora". Ficus compacto com muitas folhas pequenas. Antes de escolher um local, é preciso prever que a planta crescerá mal em temperaturas abaixo de 20 graus, enquanto não gosta de movimento.

- "Nichida". Um híbrido com brotos caídos e folhas pontiagudas. Uma árvore bastante grande que é cultivada em grandes vasos de flores ou vasos. Esverdeie perfeitamente as instalações.

- Daniel. A rica folhagem verde brilhante atinge 6 cm de comprimento. Uma variedade muito despretensiosa.


- Golden Monique. Flor decorativa elegante com bordas onduladas em galhos finos e delicados. É usado com prazer pelos floricultores para decorar o ambiente.


- "Barroco". Uma árvore encaracolada com folhas retorcidas requer muito espaço, pois cresce bem tanto para cima quanto para fora. Em climas quentes, deve-se borrifar constantemente, caso contrário, começará a queda das folhas.

- "Viandi" apreciado pela tendência à curvatura inesperada dos brotos. Isso torna possível criar bonsai interessantes. A variedade é considerada uma das melhores para esse fim.

- "Kinki" - uma flor anã amante da luz que não gosta de ficar em pé em correntes de ar e perto de radiadores e ser carregada de um lugar para outro. Mas ele adora rega e pulverização regulares moderadas. As folhas estreitas são variegadas.

- É impossível não falar sobre a variedade "Natasha"... É um híbrido de crescimento lento com uma coroa compacta verde brilhante. Esta ficus, que pode crescer até 2 m de altura, tem muitos brotos finos recobertos por pequenas folhas elípticas (as menores de todas as espécies de Benjamin). A cor da folhagem é muito diversa: do branco-esverdeado variegado ao pântano escuro. A planta adora arejar a copa (para isso é sacudida) e irrigação regular.


- Olhando para a primeira parte do nome da espécie Microcarpa (FicusMicrocarpa)parece ser uma planta minúscula, mas não é. O nome reflete o tamanho da baga na qual o fruto é formado. Em casa, a árvore atinge 25 m de altura, em casa - 1,5 m, nesta forma existem tanto variedades populares como espécies exóticas. Microcarpa encanta não tanto com sua coroa verde brilhante, mas com rizomas bizarros projetando-se acima do solo.
A planta tolera facilmente baixa umidade durante a estação de aquecimento, o principal é regar e borrifar na hora certa. Diferentes variedades têm folhas alongadas, ovais e alongadas. Esta espécie é muito adequada para a formação de bonsai. Para formar essa coroa, você deve cortar as folhas do broto, deixando 3-4 das melhores das 10 que cresceram.
- Melhor para cultivar bonsai "Panda" - Esta é uma planta perene com folhas coriáceas e pequenas frutinhas não comestíveis - bolas. A mini-árvore precisa ser amarrada para formar a copa e o tronco, não gosta de correntes de ar e, a uma temperatura de +8 e abaixo, começará a perder sua folhagem.

- "Retuza" em casa também é cultivado como bonsai. A planta tem placas de folhas densas e embotadas. Ele precisa de rega regular e de um local luminoso. O "Retuzu" deve ser alimentado quase todo o ano com um composto especial para o bonsai.
- Variedade "McLain" - É um arbusto caseiro com meio metro de altura e cerca de 20 cm de diâmetro, variedade que dá uma excelente figueira, se não retirar as raízes pendentes. Ficus é muito despretensioso, flexível, responde bem à poda. Para tornar as raízes bizarras, são realizados trabalhos agrotécnicos especiais. É por isso que essas raízes de ginseng não são tão populares, e variedades como "Ginseng" podem ser atribuídas a espécies exóticas.


- Anão (FicusPumila) a vista é muito apreciada por floricultores profissionais e amadores, por se tratar de uma planta ampelosa que não requer espaço em superfícies horizontais. Mas os brotos criam raízes facilmente com raízes aéreas se chegarem ao solo. As folhas são muito pequenas e mudam de cor dependendo da idade. A flor é relativamente caprichosa: precisa de muita umidade, borrifação diária, sombreamento, temperatura estável não inferior a 10 graus e não superior a 25. A pumila é colocada de maneira especial nas treliças, formando a forma desejada.
- "White Sunny" - uma variedade crespa e variegada com folhas verde-acinzentadas e bordas brancas ou creme. Eles pendem das panelas como uma casa e se deliciam com sua aparência. Mas eles também podem ser acomodados no parapeito da janela. Eles são bastante resistentes às mudanças de temperatura entre 15-25 graus, eles não têm medo de doenças e pragas.

- "Green Sunny" - uma variedade de cobertura do solo, será um belo cobertor para outra planta em um vaso grande. O ficus tem folhas ovais de 2 a 2,5 cm de tamanho e até menores. Os caules ficam rígidos com o tempo. A flor adora a luz do sol, mas não os raios diretos. Como qualquer folha variegada, torna-se mais brilhante em salas ensolaradas.
- "Rastejante" não tanto uma variedade quanto uma continuação do gênero Dwarf ficus. A diferença é que as folhas da planta "Rasteira" têm formato serrilhado e são maiores em tamanho. Além disso, as lâminas das folhas não são tão lisas quanto outras variedades da espécie anã. E o mais importante, essa variedade rasteira adquiriu rebentos especiais nas raízes que podem se fixar em qualquer superfície.
Todas as variedades de pumila precisam de alimentação: um complexo mineral completo uma vez a cada 15-20 dias. Esta espécie também não gosta de correntes de ar e ressecamento do solo.

- Lyrate (FicusLirata) ficus - um representante de plantas de folhas grandes com folhas verdes. Uma bela flor que adora umidade, reage agudamente às mudanças de temperatura e à luz solar direta. A Lirata adora espaço, por isso é adequada para salas grandes, escritórios. O nome vem da semelhança das folhas da planta com uma lira ou violino. Ele adora limpeza úmida, pulverização e alimentação regular. O tamanho da planta dependerá diretamente da regularidade da poda, já que todas as variedades são bastante altas, apesar dos nomes.
- "Columnaris" - uma variedade colunar alta em floração que cresce muito rapidamente e tem placas de folha de 50 cm de tamanho.Tal planta é adequada para um escritório, restaurante, salão grande.
- Little Fiddle cresce até um metro e meio, e o tamanho da folha é de 20-24 cm. Essa árvore já pode ser colocada em uma grande sala de estar.
- Phillies Craig é considerada uma Lyrata compacta com um tamanho de folha de 40 cm.
- "Bambino" - uma variedade anã supercompacta com folhas de 13 cm, que se forma perfeitamente em um arbusto. Esta variedade é adequada para um apartamento normal.

- Triangularis (Ficus Triangularis) - esta espécie tornou-se popular devido às suas características: tamanho pequeno, cor original da folhagem, facilidade de cuidado e reprodução. Basta alimentá-la regularmente e seguir os procedimentos agrotécnicos usuais, e assim a planta fará as delícias dos seus proprietários por muito tempo. O Ficus Triangular tem folhas muito bonitas unindo o topo do triângulo ao caule. Em casa, esse arbusto lenhoso chega a atingir um metro de altura. Ele pode começar sua vida como uma epífita, gradualmente se transformando em um estrangulador. Ficus adora altas temperaturas e umidade, pelo que agradece o aparecimento de muitos syconias amarelos ou verdes. A hidratação diária é especialmente importante no inverno. Como muitos ficuses, Triangularis não gosta de luz solar direta. A cobertura é recomendada na primavera, verão e outono, alternando fertilizantes orgânicos e minerais. É importante não permitir que os medicamentos cheguem à planta, mas apenas pela raiz.
- De todas as variedades (Natalie Trinova, Variegated Triangularis, WhiteMargin)talvez o mais popular seja WhiteMargin. É variegado, o que faz com que as folhas triangulares pareçam ainda mais interessantes. Em condições favoráveis, as bagas aparecerão na planta - siconia de cores vivas. O próprio triangularis cresce em média 10-15 cm por ano.


- Espécie "Binnendijka Ali", ficus Benedict (FicusBinnendijkii) em casa atinge um metro e meio de altura, tolera facilmente temperaturas baixas e pouca iluminação. Mesmo na janela norte, a planta ainda estará linda, só que crescerá mais devagar. Um banho uma vez por mês e pulverizações diárias ajudam a compensar o frio. A formação de sementes (frutos) quase nunca é bem-sucedida. Como o tronco não tem força suficiente em casa, a planta definitivamente precisa de um suporte, que fica preso no vaso e amarrado nele.
Adequado para bonsai. Mas como as folhas são grandes o suficiente, o bonsai será mais alto.


Folhas estreitas e longas olham para baixo, formando uma coroa interessante. A cor das folhas depende da variedade.
- "Todos" - uma variedade altamente decorativa com pétalas multicoloridas. Muito popular na decoração de escritórios. Lida com a purificação do ar. Não gosta de luz solar direta.A rega de média intensidade é necessária e a temperatura não é inferior a 14 graus.
- "AmstelGold" ou "Variegata" - variegado, onde a cor principal é o verde claro com manchas verdes escuras.
- AmstelKing tem placas de folha onduladas brilhantes voltadas para baixo com um ângulo pontiagudo. Sicônias são formadas na planta. A poda regular do espinhel é necessária para obter a forma desejada.
- "AmstelQueen" com folhas menos largas que o "Rei". Adora luz. No inverno, precisa de iluminação.


A principal característica de "Amstelov" é o desenho decorativo do caule na forma de uma foice ao crescer uma planta e uma copa exuberante de folhagem.


Variedades raras
Mas existem tipos e variedades de ficuses que não são tão populares. As razões para isso são diferentes: não há condições adequadas de cultivo, nenhum lugar para levar as mudas, pouca sobrevivência das plantas e outros. Portanto, nesta seção apresentaremos variedades raras na esperança de que alguém seja capaz de criar e agradar seus entes queridos com verdadeiras espécies exóticas do mundo das ficus.
- Reed ficus (FicuslinquaWarb) - uma árvore perene com pequenas folhas macias. Os frutos compostos têm apenas 5 mm de diâmetro, de cor amarela ou amarelo-avermelhada. A copa é muito abundante em galhos finos e macios, por isso precisa de suporte. Ficus adora luz indireta e calor. Precisa de um transplante anual para uma composição de barro fresco. Ama umidade moderada do solo e borrifar com água fervida fria. Facilmente propagado por estacas.

- "Microcarpa" (FicusMicrocarpa). A variedade Ginseng (ginseng) não é tão rara quanto uma ficus útil. O ginseng é famoso por suas raízes espessas, pois é um representante das variedades caudex. Eles acumulam minerais em um espessamento especial - caudex.
- "Ginseng" decorativo - uma árvore perene com pequenas folhas foi criada de forma simples para decorar casas e salas de reuniões de instituições. É por isso que tantos bonsai são criados a partir desta ficus. Mas você terá que formá-lo manualmente a partir do plantio de uma muda. E aqui é importante não apenas criar uma coroa, mas também dar ao sistema radicular uma aparência incomum.

A planta é despretensiosa, sujeita a certas regras. Portanto, o vaso de flores deve ser protegido do sol direto. O ginseng não gosta de altas temperaturas e baixa umidade, mas tolera facilmente as baixas temperaturas. As árvores jovens precisam de um transplante anual e os adultos a cada 2-3 anos. Regar e borrifar regularmente as folhas é uma obrigação, assim como o enfeite de topo. Após a compra, é considerado normal a queda da folhagem devido a uma mudança no habitat. Mas depois de 2-3 semanas, novas folhas devem aparecer.

- "Engarrafado" pode haver ficus de vários tipos, por exemplo, o mesmo "Ginseng", pertencente à espécie Microcarpo. Exot é classificado de acordo com um único detalhe - caudex, ou seja, um espessamento da parte supra-raiz do tronco. Para o cultivo em casa, selecionam-se vasos baixos muito largos, fazendo com que o sistema radicular permaneça na superfície do solo. No inverno, as plantas descansam, por isso não precisam de regas frequentes. Quanto mais quente a estação, mais rega é necessária para a planta preencher o caudex.
- Apesar de a própria espécie ser chamada de Ficuspalmieri, "Palmera" chamado o tipo americano de árvore da "garrafa". Distingue-se por folhas verdes claras brilhantes em forma de coração de 15 cm de comprimento e 12 cm de largura Caudex é formado apenas se a planta é cultivada a partir de sementes que não são tão fáceis de adquirir.


- A árvore da garrafa mexicana é chamada de Anaba. Esta não é uma variedade, mas simplesmente o segundo nome da espécie. Freqüentemente, torna-se uma epífita. Possui casca clara e folhas em forma de coração. Siconias medindo 1,5 cm são brancas ou cremosas. Ele cresce lentamente.
- "Petiolaris" é um figo peciolado ou pedra, sendo uma planta "garrafa" em estrutura. Possui grandes folhas verde-acinzentadas e nervuras vermelho-beterraba.
Todas as subespécies de ficus "Bottle" são despretensiosas na reprodução, crescem lentamente.É por isso que os cultivadores de flores cultivam bonsai a partir deles. Mas não se esqueça: um sistema radicular caprichoso com caudex só crescerá por propagação de sementes.


- Bengal ficus (FicusBenghalensis). Esta espécie tem um segundo nome estável - figueira-da-índia, símbolo da imortalidade. Ao longo de sua vida, a planta epífita cresce em largura, enraizando-se com raízes aéreas. Tirando a vida da planta hospedeira, ela continua a formar indefinidamente seus próprios troncos. Em casa, a ficus não pode crescer indefinidamente, você pode dar-lhe a forma e o tamanho desejados usando poda e um vaso apertado. Embora em sua terra natal - no Sri Lanka, pode atingir 40 m de altura e 600 m (!) De diâmetro.

O tamanho de uma planta de casa é de cerca de dois metros. Se a poda for realizada raramente, uma verdadeira floresta crescerá (para uma árvore, é recomendável usar um vaso baixo de 100 litros). As folhas são aveludadas, grandes (cerca de 20 cm). Uma característica distintiva é a curvatura das placas de folha em forma de tigela. As folhas estão dispostas em espiral ao redor do caule e também florescem, crescendo gradativamente.
Ficus adora muita luz e água. Em tempo nublado, acenda uma lâmpada de luz de fundo adicional. Uma vez que a planta “não hiberna”, a rega é necessária mesmo durante todo o ano, mas a água não deve estagnar.

Não existem tantas variedades, ao contrário, uma variedade.
- Benghalensis - exótica, muito apreciada em condições naturais de cultivo: os frutos são consumidos por pássaros e macacos, as folhas e a casca são utilizadas na medicina. O cultivo interno requer muito espaço tanto para cima quanto para fora.


- Krishnae ("Krishna") - o nome incomum se deve ao fato de que, segundo a lenda, o grande Krishna bebeu água de folhas em forma de funil. Os vidros vivos têm um diâmetro de 15 a 20 cm. O tronco é prateado de até 1,5 m, escurecendo com o tempo. "Krishna" ama o sol e não gosta de mudanças: é aconselhável não carregar o pote de um lugar para outro. No plantio, é preferível utilizar uma composição pronta com adição de carvão. Para reprodução, é mais eficiente usar camadas de ar.

- Audrey ("Audrey", "Andrey") - a variedade mais famosa. Este exótico é usado como bonsai. Em uma tigela grande, esta figueira de 60 cm ficará muito boa. Folhagem estreita verde com veios e um lado inferior aveludado vai decorar qualquer sala pequena. Não gosta de luz forte, precisa de uma temperatura de 12-25 graus. Se as condições forem satisfeitas, as raízes descendentes rapidamente criam raízes e formam um tronco adicional.



- "Sagrado" ou "religioso", "Éden" (Ficusreligiosa) para os budistas, é a sagrada árvore Bodhi. Foi sob ele que Buda Shakyamuni percebeu que todos os fenômenos surgem dependendo das condições. A espécie é caducifólia com lindas folhas em forma de coração. Antes de uma mudança no tempo, uma mudança na pressão atmosférica, gotículas se formam nas folhas e a árvore "chora". Apesar de a árvore ser nativa dos trópicos, ela não gosta de calor e seca, além de luz forte.


- "Karika" ou fig (Ficuscarica) - uma das raras ficus decíduas com frutos comestíveis. Tem muitos nomes adicionais: figueira, figueira, baga de vinho, figueira. Ao cultivar em casa, você precisa de uma temperatura ambiente de 10-25 graus, boa iluminação e irrigação regular. As folhas do carvalho são valorizadas pelas suas propriedades medicinais, por isso este exótico é cultivado com cuidado, apesar da necessidade de cuidados especiais com a planta.


Assim que a planta começa a perder folhagem, ela é removida para um local mais fresco antes que os primeiros brotos apareçam. Os figos jovens precisam de um transplante anual, os adultos não podem ser transplantados por 5-7 anos. Carica se propaga em condições de umidade abundante e calor por meio de sementes, brotos ou estacas. No interior, o arbusto cresce até 2 me vive por 10-15 anos.


Existem várias das variedades de interior mais interessantes que produzem até duas vezes por ano:
- “Presente para outubro”;
- "Monção";
- Sochi - 7;
- "Adriático Branco";
- "Mudas de Oglobin";
- "Black Crimean".


Como escolher?
Comprando ficuses de diferentes berçários, você precisa prestar atenção às recomendações a seguir.
- Quanto maior for a muda, mais tempo levará para se adaptar.
- O mesmo se aplica às compras no período outono-inverno. A melhor época para comprar uma planta é a primavera.
- Na hora da compra, o ficus é sacudido suavemente e acariciado contra a folhagem: os fracos vão cair. Se você tiver pelo menos 2-3 dessas folhas, não deve fazer uma cópia.
- As raízes que podem ser vistas pelo orifício de drenagem não devem ser marrom-escuras ou pretas.
Para dar uma aparência comercial às folhas grandes nos pontos de venda, elas são limpas com esmaltes. Em casa, a planta deve ser lavada com uma esponja ou pano macio. O chuveiro deve estar quente.


A flor comprada deve ser mantida em quarentena por 2-3 semanas. Para fazer isso, ele é colocado separadamente de outras plantas. Isso os salvará em caso de contaminação da compra. Antes de comprar, certifique-se de que não existe alergia a esta espécie. É aconselhável ir várias vezes ao armazém e ficar ao lado da planta, acariciá-la. Se você tem crianças pequenas e animais de estimação em casa, não deve comprar os de borracha, que emitem suco leitoso venenoso.


Regras gerais de cuidado e reprodução
Tentamos descrever as características de iluminação, irrigação e plantio de cada espécie acima. Aqui estão recomendações gerais para cuidar de ficus e sua reprodução.
Iluminação
Quase todas as suas espécies não gostam de luz solar direta. Já para os variegados, muito sol é importante, pois disso depende a cor das placas foliares. Ficuses com folhagem escura são mais tolerantes à falta de luz. Uma pequena quantidade de luz no inverno pode levar à queda das folhas, portanto, é recomendável acender a iluminação adicional por 12 horas por dia. Para que a coroa se desenvolva uniformemente, o pote é gentilmente voltado para a luz.

Rega
Ficuses são plantas tropicais com alta necessidade de umidade. Esta regra também se aplica ao cultivo doméstico. As flores não precisam apenas de rega regular, mas também de pulverização frequente. Uma vez por mês, as plantas pequenas e pequenas tomam banho quente e as grandes limpam as placas de folhas com uma esponja úmida. Nenhuma espécie gosta de água parada em potes. Ficuses, que estão em repouso no inverno, são regados com muito menos água. Se a planta tiver um ciclo uniforme durante todo o ano, regue-a até 3 vezes por semana. É possível determinar que as flores carecem de umidade pelas folhas: ficam caídas, moles e perdem brilho.

Temperatura
As espécies mais resistentes não serão capazes de viver em temperaturas abaixo de 10 graus Celsius. Para mais suave, ampelous, o limite crítico é 15-16 graus. A temperatura ideal para todos os tipos é de 22-23 graus. Mas para aquelas plantas que "hibernam", no inverno, é necessário baixar a temperatura ambiente. Nenhuma espécie gosta de ficar perto de aparelhos de aquecimento.


Top curativo
A primavera, o verão, o outono são as estações de alimentação obrigatória das ficus. No inverno, você não deve fazer isso, caso contrário, os caules das plantas esticarão e ficarão mais finos. Misturas especiais são vendidas na forma líquida e seca para ficus. Mas os jardineiros também usam meios improvisados:
- Melaço de cana;
- infusão de fermento;
- Grãos de café;
- folhas de chá gastas ou chá fresco;
- casca de cebola;
- infusão de urtiga;
- limpeza de vegetais e frutas.


Transferir
As plantas jovens precisam ser transplantadas para um vaso de flores maior a cada ano. Quanto mais velha a flor, menos freqüentemente ela é transplantada. Mas adicionar terra fresca é uma obrigação. O próprio solo ajudará a determinar que é hora de a ficus trocar o vaso: seca muito rápido, as raízes (não da figueira-da-índia) cresceram, a terra saiu do vaso. Mas as flores nunca são transplantadas para um recipiente muito maior, caso contrário, toda a energia irá para o crescimento das raízes, e não para a coroa. O solo pode ser comprado pronto ou feito por você. O fundo da panela deve ser drenado com pequenas pedras de barro expandido. Um espécime saudável é transferido junto com um caroço de terra. O solo deve estar úmido. O sistema radicular de uma flor infectada é completamente limpo.

Poda
Para formar uma copa, retirar o excesso de galhos e cultivar bonsai, são utilizados 4 tipos de poda: padrão, higiênica, anti-envelhecimento e pinçamento. Na primavera e no outono, o corte superior padrão auxilia na formação da coroa e na estimulação lateral do broto. Sanitária remove ramos e folhas secas e danificadas. Ao rejuvenescer, o arbusto é cortado de forma que permaneça apenas 3-4 cm acima do solo. Raízes saudáveis ajudam a planta a se recuperar rapidamente, por exemplo, após o congelamento. Pinçar pode ser feito durante todo o ano. O objetivo é remover o excesso de brotos.

Reprodução
Ficuses são propagados por sementes e vegetativamente. Esta é uma questão grande e séria a ser examinada cuidadosamente antes de decidir criar flores. Apresentaremos brevemente os possíveis métodos de reprodução.
- Sementes. O método raramente é usado, pois leva muito tempo para esperar pelo resultado. Mas lembre-se de que as variedades de bonsai em "garrafa" não podem ser cultivadas de outra forma.
- Estacas apicais. A forma mais popular para todos os ficuses. Mas como os tamanhos das estacas são diferentes, o tempo de enraizamento será diferente.
- Uma folha cortada junto com uma parte do tronco - o calcanhar - pode muito bem dar raízes. É mais fácil plantar primeiro em um recipiente com água e, depois que as raízes aparecem, no solo.
- Reprodução por estratificação, que são caule e aérea. Talvez o método mais demorado.
- Parte do rizoma. Um método descomplicado, mas não muito usado, quando um pedaço de uma raiz saudável é removido de uma figueira-da-índia e depositado em um recipiente separado para o enraizamento.



Para obter informações sobre quais são as variedades de Benjamin ficus, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.