Ficus de folhas pequenas: descrição, plantio e cuidados

As fichas podem ser freqüentemente encontradas em apartamentos, escritórios, lojas. Esta planta é despretensiosa no cuidado, além disso, sempre agrada aos olhos com suas folhas brilhantes de cor saturada. Difundiu-se a ficus de folhas pequenas, cuja coroa, com os devidos cuidados, é capaz de assumir formas clássicas e incomuns.


Descrição
O nome "ficus" é traduzido do latim como "figueira". Um dos tipos mais comuns de ficus é a ficus de folhas pequenas ou de Benjamin... É popular entre os jardineiros devido à sua relativa facilidade de cuidados e bela aparência: uma planta com uma copa exuberante bem formada irá deliciar o proprietário de folhagem verde durante todo o ano.
Uma árvore em miniatura com folhas pequenas complementará o interior de um pequeno apartamento e de um escritório espaçoso. Os chineses acreditam que a planta traz bem-estar ao lar e a respeitam muito.

As flores de ficus costumam ter tons claros. Em casa: na Austrália, nas Filipinas e no Sul da Ásia, a planta agrada os transeuntes com flores fora de estação durante quase todo o ano. Mas em casa, as fichas florescem com muito menos frequência e apenas com cuidado escrupuloso. No entanto, isso não nega o fato de que a ficus de Benjamin é pitoresca sem flores. além do mais seus frutos vermelhos ou laranja enganam - os frutos não devem ser comidos.


Ficus de folhas pequenas tem muitas variedades, por exemplo: "Daniel", "Monique", "Nicole", "Safari", "Barroco". Eles diferem na cor e no formato das folhas, na espessura dos ramos e no formato da copa.
O suco leitoso de Ficus é um alérgeno bastante forte. É por isso que a planta não deve crescer na casa de quem sofre de alergia.

Como cuidar?
Cuidar de ficus de folhas pequenas em casa significa criar uma atmosfera o mais próxima possível de seu ambiente nativo. Com os devidos cuidados, a planta atingirá um metro e meio a dois metros de altura e terá folhas brilhantes e densas e brilhantes.



Iluminação
O ficus é nativo dos subtropicais, por isso requer uma boa iluminação sem o sol escaldante. A opção de iluminação ideal é difusa. É aconselhável colocar a árvore no lado sul ou leste da sala. Em um sol particularmente forte, é melhor sombrear a flor para que as folhas pequenas não sequem. No inverno, é melhor colocar a planta sob fitolampos especiais, pois as horas de luz do dia tornam-se muito mais curtas.
Com a falta de sol, as folhas ficam desbotadas.
No entanto, você não deve reorganizar a ficus com frequência em busca de um lugar ensolarado - você corre o risco de perder sua linda coroa.
Não se assuste se a ficus ainda perder algumas das folhas no outono - este é um processo natural.


Se a ficus não estiver em um local ensolarado, coloque um espelho na frente dela que reflita a luz solar. Assim, a árvore receberá a iluminação necessária e não se queimará com os raios diretos.
Desenrole a panela de vez em quando para que a coroa não se incline para o lado iluminado.


Rega
Recomenda-se que os ficus de folhas pequenas sejam regados com água morna filtrada, no máximo 1-2 vezes por semana. Certifique-se de que o solo está completamente seco antes de molhar a planta. Para fazer o solo secar mais rápido, você pode afrouxá-lo periodicamente com uma espátula ou dedos.... Para uma melhor drenagem no fundo, é imprescindível colocar uma camada de pequenos seixos. Certifique-se de que nenhuma água se acumula na panela.
Não se esqueça de borrifar pequenas folhas de ficus duas vezes ao dia.Alguns produtores aconselham às vezes lavar a copa da árvore com um banho quente. Se isso não for possível, tente limpar regularmente as folhas da árvore da poeira acumulada com um pano úmido... Claro, a planta não morrerá sem isso, mas sua copa ficará mais luxuriante e saudável.


Guie-se pelo seguinte princípio: menos temperatura - menos irrigação. Em temperaturas inferiores a 10 graus, geralmente vale a pena adiar a rega por um tempo. Se você inundar uma planta, seu sistema radicular apodrecerá.
Temperatura
Temperatura ideal para uma planta no verão varia de 19 a 23 ° C, no inverno - entre 17 e 20 ° C, mas não abaixo de 15 ° C... O Ficus não sobreviverá a temperaturas abaixo de 10 ° C. Atenção especial no período de frio deve ser dada às raízes da árvore. Eles podem ser embrulhados com plástico bolha de ar e levantados a uma elevação se estiver soprando na sala. As correntes de ar devem ser evitadas em qualquer temperatura. Isso manterá a árvore viva por um curto período de tempo se a temperatura estiver muito baixa.
Lembre-se de que ficus não podem ser colocados perto de baterias e aquecedores, eles secam o ar. Ventile a área regularmente para evitar o crescimento e a propagação de fungos na planta. Um sinal que indica uma infecção fúngica é uma tonalidade cinza da folhagem.


Fertilizante
Para a ficus de Benjamin, a alimentação universal de plantas decíduas decorativas é perfeita. No entanto, eles devem ser diluídos em uma concentração ligeiramente mais baixa do que os fabricantes afirmam. Além disso, as floriculturas vendem fertilizantes especiais para ficus, que devem ser usados de acordo com as instruções. O principal componente ao alimentar ficus é o nitrogênio, graças ao qual a copa da árvore crescerá mais rápido. Portanto, o nitrogênio é especialmente necessário durante o crescimento de ficus jovens.
Ficus requer fertilização da primavera ao outono; no inverno, a alimentação é interrompida. A freqüência média de alimentação durante o período quente é uma vez por mês. A falta de nutrientes leva à perda gradual da folhagem.


Poda
O ficus deve ser podado todos os anos. Portanto, sua coroa terá uma aparência bem projetada e não crescerá demais. Ficus de folhas pequenas respondem bem à poda. Com sua ajuda, muitos tiros laterais aparecerão.
A poda de ficus de folhas pequenas não requer habilidades especiais: é necessário remover o topo da planta junto com os possíveis botões. Se você não quiser que os galhos infeccionem, trate-os com carvão. Enquanto a planta for muito pequena, limite-se a beliscar, ou seja, remova com cuidado os principais pontos de crescimento que violam a compactação da copa.


Vale ressaltar que os troncos de várias ficus plantados lado a lado podem se entrelaçar, crescer juntos e formar interessantes composições enroladas. Se você deseja criar essa estrutura viva, não se esqueça de cortar a casca a tempo, no ponto de contato entre os troncos das plantas jovens.


Como propagar?
O período de crescimento ativo da folhagem e do sistema radicular da ficus de folhas pequenas ocorre no final da primavera - início do verão. Aproveite este tempo para a planta se propagar.
Vamos considerar vários de seus métodos principais: usando estacas, sementes, camadas.

Por estacas
O corte é a opção de criação mais comum. Basta cortar alguns caules superiores com uma ou mais folhas de uma árvore adulta com uma faca afiada, enxaguar o suco leitoso e colocar em uma vasilha com água. As estacas devem estar em um local ensolarado. A água precisa ser trocada com freqüência.
Observe que o corte deve estar maduro. O caule verde manterá as raízes de fora e apodrecerá rapidamente na água. Assim que as raízes crescem no cabo, elas podem começar a encolher.
Para fazer com que o caule se enraíze com mais rapidez, crie condições de estufa para ele, ou seja, cubra com uma jarra de vidro. A temperatura necessária para manter os cortes não deve cair abaixo de 20 ° C. O prazo para formação da raiz é de 2 a 4 semanas.



Sementes
Este método é especialmente difícil para reprodução doméstica.Antes de plantar ficus de folhas pequenas, trate cuidadosamente as sementes com um estimulante de crescimento e substâncias contra doenças fúngicas e, a seguir, semeie-as em um substrato úmido. O recipiente de sementes deve ser embrulhado em papel alumínio e colocado em uma estufa.
A temperatura na qual as sementes irão germinar deve estar entre 25-30 ° C.


Camadas de ar
Este método é adequado para você se a ficus produzir uma pequena quantidade de crescimento jovem, mas tiver muitos caules lignificados. É necessário fazer um corte em forma de anel da casca (em volta de toda a circunferência) no galho selecionado, sem afetar a madeira. Trate a área exposta com um estimulante de crescimento e envolva com esfagno (material de turfa natural). Prenda a estrutura resultante com papel alumínio e fita para dar força.
Assim que você ver as raízes sob o filme, desarrolha-as e corte a muda com uma faca afiada. O encolhimento da muda é igual ao da enxertia.
A partir de um grande número de raízes aéreas, ao encolher, o bonsai pode ser obtido.

Controle de pragas
Entre as maneiras de eliminar as pragas mais comuns, ameaçando ficus de folhas pequenas, as seguintes opções podem ser observadas:
- se uma bainha grudou na planta, colete-a com as mãos enluvadas, desinfete a planta com um inseticida;
- de pulgões leves em folhas amareladas, uma solução de sabão ajudará;
- se uma cochonilha for enrolada na ficus, enxágue-a bem no chuveiro e trate-a com um inseticida;
- nematóides ou crescimentos de raízes também são removidos com inseticidas;
- Os ácaros da aranha devem ser destruídos com produtos químicos fortes.


Com os devidos cuidados, os ficus de folhas pequenas podem viver em casa por até 15 anos. O símbolo de Bangkok irá encantá-lo por muitos anos com uma bela coroa espalhada. Além disso, ficus servirá como um bom presente para uma florista - no leste, tal presente é considerado um desejo por muitos anos de vida e prosperidade.
Para informações sobre como transplantar ficus de folhas pequenas, veja o próximo vídeo.
Obrigado! Um artigo muito interessante e útil para mim.
Para mim foi uma informação muito informativa e interessante sobre ficus.
O comentário foi enviado com sucesso.