Ficuses "Melanie": recursos, dicas de cuidados

Ficuses
  1. Peculiaridades
  2. Como cuidar?
  3. Transferir
  4. Métodos de reprodução

Ficuses, incluindo Melanie, são uma das plantas mais adequadas para cultivadores iniciantes. São despretensiosos, mas ao mesmo tempo podem decorar qualquer divisão. Porém, ao adquirir uma ficus, é preciso levar em consideração suas características, e dicas de cuidados sempre serão úteis. Há muito tempo se acredita que a ficus traz energia positiva, harmonia e compreensão para a casa.

Peculiaridades

Ficus "Melanie" é uma planta pequena. Mas se não se esforça para cima, e sua altura chega a meio metro, então esse ficus cresce lindamente em largura, tornando-se um arbusto exuberante, mas compacto. Com isso, o cacto de borracha é muito conveniente para colocar em peitoris de janelas, prateleiras, prateleiras.

Apesar de o ficus crescer pequeno em casa, na natureza pode atingir vários metros de altura. Em casa, a ficus não floresce, mas compensa com uma folhagem abundante. O ficus desta espécie também é chamado de variegado ou elástica, como alguns outros que se assemelham a Melanie. A planta cresce rapidamente coberta de folhas frescas, enquanto as antigas estão bem preservadas. As folhas possuem estrutura densa, formato alongado, podendo atingir 15 centímetros de comprimento e cerca de 6 de largura. As folhas são brilhantes no topo, têm uma rica cor verde.

Ao comprar uma ficus, você precisa pegar um espécime jovem, ele criará raízes mais rápido e melhor. Melhor trazer um novo "animal de estimação" para dentro de casa na primavera ou no verão. Este é o momento ideal para transplantar, plantar e para as flores criarem raízes bem em novas condições. Na hora de comprar uma planta é preciso inspecionar bem, as folhas devem ser lisas e brilhantes, sem danos ou manchas. Você pode passar a mão nas folhas, elas devem aderir bem ao caule.

Ficus adora luz, mas a exposição excessiva ao sol pode não ser boa para a folhagem. Portanto, é necessário escolher um local que seja iluminado, mas com raios difusos. No inverno, iluminação adicional na forma de lâmpadas será necessária por várias horas para o pleno desenvolvimento da planta.

A temperatura confortável para ficus é de 20 a 25 graus. Nos dias quentes de verão, ele precisará de pulverizações mais frequentes, e o gesso deverá ser limpo periodicamente para que fique sempre bonito. No inverno, a temperatura não deve cair abaixo de 15 graus.

Como cuidar?

Para que a planta sempre agrade com sua aparência e se desenvolva bem, é necessário cuidar bem dela em casa.

Antes de plantar uma planta, você precisa preparar o solo. Há uma mistura de envasamento especial para ficus nas lojas. Mas você mesmo pode cozinhá-lo, tomando para isso nas mesmas proporções húmus, turfa, areia. Certifique-se de colocar drenagem de seixos e argila expandida no fundo. O excesso de umidade não deve estagnar nas raízes. Ficus prefere solo solto e respirável. Mas quanto mais velha a planta, melhor você precisa compactar o solo adicionando grama a ele.

Em nenhum caso o solo deve ser argiloso.

Top curativo

Qualquer cobertura deve ser feita no dia da rega ou no dia seguinte quando o solo ainda estiver úmido. Isso é feito mensalmente no verão e na primavera. É melhor comprar fertilizantes minerais em uma loja, pois eles contêm todas as substâncias necessárias. No inverno, a planta não precisa ser alimentada. Você também não pode fertilizar imediatamente após o transplante. Você precisa dar ao ficus pelo menos um mês para que se enraíze em um novo lugar.

Rega

No caso de ficus, não há necessidade de seguir o cronograma de irrigação, porém, critérios como temperatura, umidade, iluminação devem ser levados em consideração. Portanto, se a planta estiver no parapeito de uma janela, onde passa a maior parte dos raios de sol, ela precisará ser regada duas vezes mais do que a ficus que fica no fundo da sala. É melhor verificar a necessidade da planta para rega pelo toque. Para isso, basta tocar levemente o solo. Se os grãos ficarem nos dedos, pode-se esperar regando, e se a terra, com uma leve pressão sobre ela, não ficar no dedo, então é hora de umedecer a flor. No verão, você precisa manter constantemente o solo úmido.

Em climas quentes, é necessário regar com mais frequência, mas se o excesso de água se acumular na panela, ela é removida. Mas no inverno, é preciso ter cuidado com a rega. A planta não precisa de suprimento frequente de água e a flor precisa ser umedecida à medida que o solo seca. A pulverização será necessária nos dias quentes de verão e no inverno com forte aquecimento.

Tanto a rega como a pulverização são realizadas com água decantada ou filtrada.

Controle de doenças e pragas

Mesmo com os melhores cuidados, nenhuma planta está imune a pragas e doenças. São sinais simples que indicam que você precisa ter mais cuidado com a planta: mude a iluminação ou a quantidade de rega, a temperatura ou o solo.

  • Quando a folhagem cai, pode haver vários motivos: rara ou, inversamente, rega frequente, iluminação deficiente, uma mudança brusca de temperatura. Você pode se livrar desse problema alterando os componentes básicos dos cuidados com as plantas.
  • Se a folhagem amarelou, é possível que haja excesso de sais no solo ou as raízes tenham começado a apodrecer. Uma saída para esta situação pode ser uma mudança de solo e a remoção de áreas de raízes podres.
  • Se a ficus não está crescendo, isso significa que precisa de mais luz ou fertilizante. O transplante para um vaso maior também pode ajudar.
  • Existem pragas que atacam a planta, bebem sucos, por isso ela morre. Se a ficus afetar a bainha, é necessário tratar as folhas com água e sabão. As áreas particularmente afetadas devem ser aparadas.
  • O ácaro-aranha tem medo de borrifar com frequência e procedimentos de higiene na forma de chuveiro ou limpeza da folhagem.
  • Se a planta estiver ocupada por tripes, você precisa mudar completamente o terreno, lavar o vaso, tratar o ficus com preparações especiais (por exemplo, Aktellik ou Fitoverm). A planta deve ser removida por vários dias longe das outras para que a infecção não ocorra.

Poda

    A poda é feita no início da primavera. Cada haste é cortada em cinco centímetros. A partir disso, a planta brotará novos brotos e ficará mais magnífica. Neste caso, você precisa cortar as hastes com um podador afiado ou tesoura de jardim. Os caules finos estão em ângulos retos e os caules grossos a 45 graus. Corte o caule logo acima do futuro botão. Periodicamente, a planta precisa de poda sanitária, enquanto as folhas secas e amareladas são removidas, os caules são podados.

    Se a planta foi afetada por uma doença ou praga e precisa receber um forte impulso para o desenvolvimento, você pode cortar com moderação os caules quase que inteiramente, e uma nova planta com ramos crescerá em breve.

    Transferir

    À medida que cresce, o ficus é transplantado para um vaso um pouco maior do que o anterior. Assim, a planta se desenvolve gradualmente e cresce corretamente. Se um pequeno broto for plantado imediatamente em um vaso grande, as raízes começarão a se desenvolver intensamente e a parte aérea ficará muito atrasada no desenvolvimento.

    Enquanto a planta é jovem, recomenda-se replantá-la anualmente. Uma planta com mais de cinco anos precisa de um transplante, conforme necessário. Mas, ao mesmo tempo, a cada ano você pode renovar a camada superior da terra, aprofundando em cerca de cinco centímetros. O fato de ser hora de transplantar a ficus pode ser entendido pelas raízes, que começam a aparecer pelos orifícios de drenagem ou pela parte superior. Além disso, a terra vai secar muito rapidamente, mesmo se a ficus for regada em tempo hábil.

    Antes do transplante, a ficus precisa ser bem regada e, nesse ínterim, preparar um novo recipiente, um pouco maior que o anterior. Coloque uma drenagem de argila expandida, fragmentos de tijolos e pequenos seixos no fundo. Em seguida, adicione um pouco de solo nutriente comprado em loja ou feito em casa. Em seguida, o ficus é cuidadosamente removido do pote junto com a terra e transferido para um novo pote. Em seguida, o espaço restante é preenchido com solo, após o qual a planta é regada.

    Dentro de um mês, nenhuma manipulação é realizada com a ficus, eles não são cortados, eles não são alimentados.

    Métodos de reprodução

    Ficus "Melanie" pode ser propagado de várias maneiras, e é melhor fazê-lo na primavera. As técnicas mais comuns, de fácil aplicação em casa e de efeito positivo, são com o auxílio de brotações apicais ou laterais.

    Os brotos são cortados de forma que pelo menos três folhas permaneçam sobre eles. Os locais de cortes de ficus não são lubrificados com nada, mas colocados em um recipiente com água. Depois que o suco leitoso flui, a água é trocada para limpa. O recipiente é coberto com uma tampa transparente. Lá estará até que apareçam as raízes. A tampa deve ser removida periodicamente para permitir o acesso do ar. Para o mesmo propósito, você pode fazer vários furos na tampa.

    Para acelerar o aparecimento das raízes, pode adicionar um medicamento que estimule o seu crescimento. Quando as raízes aparecem, a planta deve ser colocada em um recipiente com solo preparado. Este método é mais eficaz.

    No entanto, alguns cultivadores propagam ficus com camadas de ar. Para fazer isso, uma incisão deve ser feita na haste. Insira um pedaço de pau fino nele, cubra-o com turfa e embrulhe-o com polietileno. Este é um processo longo, e as raízes podem aparecer em um ou até dois meses. Teremos que ser pacientes. Quando a raiz cresce através da turfa e fica visível, o caule é cuidadosamente cortado junto com a nova raiz e transplantado para um vaso com solo preparado.

    Para mais informações sobre como cuidar da ficus Melanie, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário