Ficus de folhas grandes: características e cuidados

É quase impossível criar um espaço aconchegante e bonito sem flores frescas. As plantas de interior são a alma de cada apartamento. A zona de estar num quarto standard não só decora o espaço, como também purifica e humedece o ar, melhora o ambiente em família e transmite uma grande quantidade de emoções positivas.
Nas lojas especializadas poderá encontrar uma vasta gama de produtos de flores, que são representados por diversas variedades e tipos de plantas. Por muitas décadas, ficuses de folha larga têm sido em alta demanda. Uma aparência incomum, alto desempenho estético e despretensão tornam possível o cultivo desta planta não só em casa, mas também em diversas instituições.

Peculiaridades
Ficus com folhas grandes é uma espécie milenar de planta perene da família da amoreira, cultivada não só em condições artificiais, mas também em florestas e parques australianos, neozelandeses, portugueses, californianos.
Os biólogos identificam os seguintes nomes mais populares para ficus de folha larga:
- Borracha;

- Tineke;

- Bengala;

- Belize;

- Robusta;

- Melanie;

- Folhas grandes.

Em uma planta jovem, a cor do tronco é verde profundo, e na velha é marrom escuro. O ficus com folhas grandes não só decora o ambiente, mas também absorve formaldeído, amônia, benzeno e outras substâncias nocivas à saúde.
Antes de comprar esta flor, os floristas recomendam estudar a seguinte série de contra-indicações:
- o período de gestação e amamentação;
- idade abaixo de 18;
- asma brônquica;
- intolerância individual;
- doenças do trato gastrointestinal.
Os especialistas recomendam dar atenção especial à seiva leitosa da planta, uma pequena gota da qual pode causar coceira e vermelhidão. O contato de um animal ou ave com ficus pode resultar em intoxicação alimentar.


Para pacientes que sofrem de asma brônquica, a espécie mais perigosa é a ficus de borrachaque libera partículas de borracha perigosas no ar. Os curandeiros tradicionais usam a planta para tratar hemorróidas, disenteria, mastopatia, miomas, hematomas e dor de dente, bem como tumores benignos e malignos.



Cuidados domiciliares
Cuidar de ficus não causará dificuldades, mesmo para floristas novatos. Uma das principais condições para o pleno crescimento e desenvolvimento de uma planta é a presença de um alto nível de iluminação. Os locais mais adequados para uma flor são os peitoris das janelas, cujas janelas estão voltadas para o sul e o leste. Para fortalecer a imunidade do ficus, é necessário levar os vasos para a varanda ou terraço no verão, que são protegidos da luz solar direta. É estritamente proibido cultivar a planta em ambientes escuros com baixas temperaturas.
O regime de temperatura mais favorável para uma planta está na faixa de +20 a +25 graus no verão e +15 graus no inverno. A mistura do solo deve ser levemente ácida ou neutra, ter estrutura solta e alto teor de nutrientes.
Para plantar uma planta, os especialistas recomendam comprar um solo especial que corresponda ao tipo de planta, ou misturar uma parte de areia grossa com duas partes de solo decíduo e turfoso. Turfa também pode ser adicionada a essa mistura.


O vaso de flores para a planta deve ser selecionado de acordo com o tamanho da flor.A presença de orifícios de drenagem é um pré-requisito para prevenir a deterioração do sistema radicular e prevenir a estagnação da água. A superfície do pote deve ter uma estrutura porosa sem camada de esmalte. Antes de plantar a ficus, é necessário colocar alguns centímetros de drenagem no fundo do vaso.... Ao compactar a mistura de envasamento, deve-se tomar cuidado para manter o colo da raiz ligeiramente acima do nível do solo. Plantas jovens com caules finos e folhas grandes precisam de suporte adicional.
Água abundante no final do transplante é um pré-requisito para uma adaptação rápida da planta às novas condições. O principal sinal para iniciar um transplante é o enchimento completo do vaso com raízes de plantas, que já estão se enrolando por falta de espaço. Os juvenis de ficus precisam mudar a terra anualmente e, para as plantas adultas, é suficiente mudar o solo uma vez a cada poucos anos.
Na ausência de uma oportunidade para transplantar plantas velhas e altas, os especialistas recomendam simplesmente substituir a camada superior da terra.


O processo de transplante de planta consiste nas seguintes etapas:
- rega abundante do solo;
- remoção da camada superior do solo;
- remoção cuidadosa das plantas junto com um torrão de terra;
- colocar uma flor em um novo vaso, no fundo do qual o material de drenagem é derramado;
- preenchimento uniforme de vazios com solo fresco;
- regar a planta.
Após a compra de uma planta, não é recomendável transplantá-la imediatamente. Somente após um mês de aclimatação é que essa manipulação pode ser realizada.



A humedecimento do solo deve ser efectuada consoante a época do ano e a temperatura ambiente, mas pelo menos uma vez por semana. Para irrigação, é necessário usar apenas água decantada em temperatura ambiente, e o excesso de líquido deve ser imediatamente despejado da panela. Para criar condições favoráveis para o crescimento e desenvolvimento da planta, um alto nível de umidade deve ser fornecido no ambiente. A pulverização diária e a limpeza das folhas ajudam a resolver este problema.
Para fornecer à planta todos os nutrientes necessários, é necessário cuidar adequadamente, alimentar com complexos minerais e orgânicos 2 vezes por mês. Em lojas especializadas, você pode comprar fertilizantes prontos para fícus com alto teor de nitrogênio.
Jardineiros experientes recomendam estudar os sinais de cuidado impróprio, o que pode levar às seguintes consequências:
- folhagem caindo - baixo nível de iluminação, presença de correntes de ar e frequentes mudanças de local, alta umidade do solo e presença de flutuações de temperatura;
- bordas secas - baixa umidade no ambiente;
- amarelecimento das folhas - a introdução de uma grande quantidade de fertilizantes, a presença de depósitos de sal, um grande diâmetro do vaso de flores, a formação de processos de putrefação no sistema radicular;
- Crescimento lento - falta de nutrientes, pouca luz e pequeno volume da panela.


Quando os primeiros sinais de uma doença de planta são encontrados, você precisa alterar a mistura de nutrientes e remover todas as áreas danificadas.
Nos estágios posteriores da doença, os especialistas recomendam cortar processos saudáveis para seu enraizamento subsequente e descartar a planta doente.
Freqüentemente, os jardineiros novatos cometem os seguintes erros:
- alagamento do solo;
- alta umidade na sala;
- a presença de um regime de baixa temperatura.


O desenvolvimento de doenças perigosas e o aparecimento de pragas podem complicar o processo de cuidar de uma planta. Entre as pragas mais perigosas desta planta, os especialistas distinguem a cochonilha, o ácaro-aranha e a bainha. Para evitar o aparecimento desses insetos, vale lavar regularmente as folhas e, em caso de aparecimento de pragas, remova-as com um cotonete embebido em álcool.
Os seguintes tipos de doenças podem levar à morte de uma planta:
- folha fungo;
- podridão cinzenta;
- cogumelo fuliginoso;
- podridão de raiz.



Como propagar?
As plantas são propagadas principalmente de duas maneiras.
- Estacas de enraizamento... Para propagar a planta desta forma, é necessário cortar as estacas apicais de pelo menos 10 cm na primavera ou início do verão. Antes de colocar os brotos na água ou em solo úmido, vale a pena enxaguar o corte e torcer cuidadosamente o molde com um tubo para reduzir o nível de evaporação da umidade. O solo para os apêndices deve consistir em uma quantidade igual de perlita, areia e turfa. O processo de formação de raízes pode ser acelerado criando um efeito estufa usando um filme plástico comum.
A faixa de temperatura mais confortável é de +20 a +25 graus. As manipulações obrigatórias são ventilação e umidificação regulares. Após 30 dias, você pode replantar a planta em um vaso de flores normal.



- Saídas de ar... Para a propagação de ficus com respiradouros, é necessário no inverno fazer uma pequena incisão no tronco rígido e fechá-lo com um pedaço de musgo e polietileno. Após um mês, aparecem as raízes, que devem ser enraizadas em um novo vaso junto com a parte superior do broto. Para acelerar a formação do sistema radicular e a formação de um grande número de raízes, é necessário usar estimulantes de crescimento radicular e reguladores de crescimento.

Os especialistas usam outro método de reprodução - por sementes. Este método raramente é usado em casa e é usado apenas por botânicos profissionais. Se você deseja cultivar uma planta a partir de sementes por conta própria, os jardineiros profissionais recomendam a compra de um produto de semente em uma loja especializada.
As sementes adquiridas têm as seguintes vantagens:
- alta taxa de germinação;
- longo período de armazenamento;
- faixa de preço acessível;
- uma enorme variedade de;
- não há necessidade de processamento de sementes.
Uma pequena quantidade de farinha de osso deve ser adicionada ao solo preparado.



As sementes devem ser colocadas na superfície do solo e polvilhadas com uma fina camada de terra. O recipiente com as sementes deve ser bem umedecido com borrifador e coberto com filme plástico transparente. Para evitar o apodrecimento das sementes, a estufa deve ser ventilada diariamente e garantida que o solo não seque. Após o aparecimento de todos os brotos, pode-se remover o filme com segurança. A temperatura mais confortável é de +20 graus... Após o aparecimento de duas folhas, pode-se começar a colher a planta.

Poda
Ficus é uma espécie de planta de interior de crescimento rápido que cresce rapidamente em condições confortáveis.
A poda anual é feita para atingir os seguintes objetivos:
- diminuição na altura da planta;
- estímulo à formação de novos ramos;
- a formação de uma exuberante coroa da forma desejada.

Antes de iniciar a poda, o cultivador novato deve levar em consideração que ocorre uma mudança na aparência de uma planta devido à formação de novos brotos que emergem dos botões.
Existem tipos de rins como:
- apical;
- lateral.


Às vezes, basta retirar o botão apical para iniciar o processo de crescimento ativo dos brotos laterais. Para remover os processos, você precisa usar apenas instrumentos esterilizados que tenham uma parte cortante afiada. O vazamento de seiva deve ser removido rapidamente com um pano seco. É necessário formar uma planta e renovar seus brotos nos primeiros meses da primavera. Para remover os brotos finos, é necessário cortar em um ângulo reto, e para os grossos - em um ângulo oblíquo. Os botânicos não recomendam a remoção de raízes aéreas... Esses brotos devem ser direcionados para o solo nutriente e, se possível, borrifá-los com terra.
Após a poda e o início do crescimento ativo dos ramos, os especialistas recomendam tentar criar uma composição ao estilo bonsai. Estruturas de arame e sistemas de tensionamento devem ser usados para moldar a planta na forma desejada.
Os especialistas recomendam não podar as plantas velhas. Este procedimento fere a flor e pode levar à sua morte.As plantas de interior são ajudantes insubstituíveis na criação de uma atmosfera acolhedora e confortável. Antes de comprar um ficus, você deve estudar cuidadosamente suas características e regras de cuidado.


O próximo vídeo descreve em detalhes os cuidados com a seringueira.
O comentário foi enviado com sucesso.