Reprodução de ficus Benjamin: métodos e dicas de cuidados

Ficus Benjamin é amado por muitos por um motivo. Esta árvore perene possui uma bela copa, que os designers dão uma variedade de formas com a ajuda de um corte de cabelo.
Ao plantar várias camadas em um grande canteiro de flores, você pode criar uma composição muito bonita de troncos entrelaçados ao longo de vários anos. Se você já tem uma ficus adulta, não precisa comprar plantas jovens para criar um elemento decorativo tão interessante. É muito mais fácil e econômico multiplicá-los você mesmo.



Peculiaridades
A planta é relativamente despretensiosa. Não requer nenhuma manutenção específica. A reprodução da ficus Benjamin pode ser feita de três maneiras diferentes. Eles precisarão de estacas, estacas ou sementes.
Para propagar uma árvore em casa, você precisa escolher o momento ideal para isso, ou seja, quando a ficus está em um estado de crescimento ativo. É primavera ou verão. Devido ao fato de que durante este período o sistema radicular está crescendo rapidamente, o procedimento quase sempre terá sucesso. É possível cultivar uma planta madura, mesmo que haja apenas um botão no cabo.
Se você escolher o método de corte, preste atenção ao estado da própria ficus. Ele deve estar absolutamente saudável - depois que as mudas forem retiradas, a planta precisará de força interna e reservas para se recuperar. Para um paciente com ficus Benjamin, essa será uma situação estressante.



Os caminhos
A maneira mais fácil é enxertando. Mesmo um florista novato com conhecimento mínimo pode lidar com isso. O principal é completar todas as ações passo a passo, observando a sequência, as medidas preparatórias e os demais cuidados.
Estacas
Inicialmente, você precisa pegar um rebento contendo no máximo 5 entrenós. O comprimento da estaca, que é considerada para propagação, deve ser de 15 a 17 cm. Um rebento muito grande terá raízes pequenas.
O pedúnculo não deve ser muito jovem, mas semilignificado. Corte obliquamente para fazer um canto agudo. Para este procedimento, use uma faca afiada, caso contrário o tecido da planta no corte irá "amassar" e as raízes não aparecerão. Deixe 3 folhas na camada, o resto deve ser cortado. Para que as raízes se formem intensamente, faça vários cortes.
Coloque a estaca na água por cerca de 8 horas, trocando a água a cada 3 horas. Essa etapa vai desobstruir os cortes do entupimento com suco leitoso, que, ao secar, evita a formação de raízes. Após expirar o período prescrito, retire e seque as camadas, trate seu corte com uma ferramenta especial que estimula a formação do sistema radicular.
Coloque o talo em um recipiente com água. Para evitar que apodreça, dissolva o carvão na água. Você pode fazer de outra forma: coloque um pedaço de algodão úmido no fundo do prato. Coloque a haste em um local iluminado, longe da luz solar direta, caso contrário, a peça de trabalho irá murchar. Se tudo for feito corretamente, depois de duas semanas o corte dará raízes. Quando seu comprimento atingir vários centímetros, você pode começar a plantar no solo.
Preste atenção à variedade de ficus usados para propagação. Em variedades variegadas, as raízes são formadas mais lentamente do que em plantas com folhagem verde monocromática.




Folha
A reprodução da folha de Benjamin ficus difere de um método semelhante que é frequentemente usado pelos amantes de violetas. Uma folha caída ou simplesmente rasgada não funcionará para isso.Uma parte do caule é cortada, na qual apenas uma folha está localizada. O comprimento de tal pedaço do rebento deve ser de cerca de 6 cm. Para o corte, usamos uma faca afiada.
A peça de trabalho é ligeiramente dividida e deixada em um copo de água por 24 horas. Durante esse tempo, o suco leitoso escorrerá. Em seguida, vários cortes são feitos no broto e ele é colocado em uma composição que potencializa a formação das raízes.
Em seguida, colocamos o broto no substrato, enterrando-o até a base da folha. Cobrimos com uma tampa transparente. Pode ser um pote normal ou uma base recortada de uma garrafa de plástico. Colocamos essa estufa em um lugar bem iluminado. Se depois de um mês a planta dá uma nova folha, então ocorreu o enraizamento.




De semente
É possível diluir ficus com sementes, mas esta é uma atividade bastante trabalhosa e ineficaz. Portanto, esse método não é popular entre os floristas. Mas se você decidir experimentá-lo, antes de plantar as sementes devem ser tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio, e depois embebidas em uma solução especial que estimula o crescimento.
A primeira camada de 2 cm, que deve ser colocada no fundo do recipiente, é a drenagem. O solo é deitado sobre ele, formando um travesseiro de 10-12 cm de altura O substrato destinado à semeadura é esterilizado a vapor por cerca de uma hora. O ideal é comprar uma mistura pronta criada especificamente para ficus. Ele contém três componentes em partes iguais: areia, turfa e grama decídua.
Os pratos de semeadura não devem ser profundos. Observar que o substrato é despejado sobre ele de forma que entre a camada e a borda da loiça fique 4 a 5 cm, não sendo necessário selar fortemente. Caso contrário, as sementes não receberão ar suficiente, a umidade ficará estagnada, o que causará o apodrecimento.
Espalhe as sementes uniformemente. Por serem muito pequenos, use uma pinça. Se não houver pinça, substitua-a por um pedaço de madeira umedecido com água - a semente grudará facilmente na superfície úmida.


Depois de distribuídas as sementes no vaso, cubra-as com 5 mm de terra e umedeça. Um frasco spray é adequado para este procedimento. Você terá que usá-lo para regar posteriormente. Ele distribuirá a umidade uniformemente e não lavará a superfície como um regador.
Criamos um efeito estufa: cubra o recipiente com papel alumínio ou vidro. Para que as sementes germinem e não morram, não coloque essa mini-estufa sob luz solar intensa. O local deve ser leve e aconchegante. Certifique-se de ventilar a estufa. Para fazer isso, remova o vidro ou filme por um quarto de hora 2 vezes ao dia.
Quando os primeiros brotos aparecerem, prossiga com o procedimento de endurecimento. Você não pode remover abruptamente a película protetora. Aumente gradualmente o tempo de retenção dos rebentos.
As primeiras folhas verdadeiras aparecem em 1-1,5 meses, mas você deve esperar com uma escolha. É permitido somente após 3 meses, quando a planta cresce forte o suficiente. Ao plantar, mantenha a altura do aprofundamento dos brotos: não afunde o colo da raiz mais do que o nível em que estava no recipiente da estufa. Quando a planta atingir 15 cm de altura, comece a plantar em uma plantadeira separada.
A ficus de Benjamin crescendo em casa não produz sementes, portanto, para esse método de reprodução, é preciso comprá-las. Preste atenção às condições de armazenamento antes de comprar.
Semeie na primavera, para que as mudas emergentes tenham luz suficiente. Se suas sementes germinam no outono ou inverno, a falta de luz levará ao fato de os caules da ficus serem esticados e não fortes o suficiente.


Como cuidar?
Depois que as plantas criarem raízes, você precisa plantá-las em vasos de flores. Para enraizar a ficus corretamente, preste atenção a alguns pontos-chave.
- O desembarque é feito em um recipiente, o fundo do qual contém orifícios. Primeiro, a drenagem é preenchida. Você pode comprar já feito na loja ou substituí-lo por argila expandida, seixos, seixos.
- No topo da drenagem está o solo. Sua camada não deve atingir a borda do vaso em 2-3 cm.Umedecemos o substrato, fazemos uma depressão nele e plantamos a planta.
- As raízes podem ser cortadas antecipadamente se forem muito longas. Polvilhe delicadamente, sem pisar forte no solo, para não danificar as raízes.
- A última etapa é regar.
Para tornar o processo o mais confortável possível, é melhor comprar solo pronto projetado especificamente para ficus.
A planta plantada precisa de cuidados adequados.
- Em primeiro lugar, este é o regime de temperatura. É ideal se no verão as flutuações de temperatura forem insignificantes e variarem de +25 a + 28 ° C. No inverno, a temperatura ambiente não deve cair abaixo de + 15 ° C.
- A luz deve ser difusa e não muito brilhante. A luz solar direta pode queimar as folhas.
- É importante manter a umidade ideal: regar a planta regularmente, evitar ressecamento ou alagamento. Pulverize as folhas uma vez por semana ou limpe-as com um pano macio úmido. Chuveiros quentes podem ser organizados no verão.
- Não se esqueça de alimentar periodicamente a ficus de Benjamin. Eles começam a se alimentar quando a árvore tem 2 anos.
- A planta cultivada precisará ser transplantada para um plantador maior. Realize o procedimento na primavera, pois este é o momento ideal.




Dicas de florista
- Monitore seu animal de estimação e sua condição.
- O Ficus Benjamin pode se tornar um objeto de ataque de pragas de insetos: cochonilhas, tripes, ácaros. Assim que você notar uma deterioração na aparência da planta, proceda com um exame completo, diagnóstico e terapia.
- Decida imediatamente o local para a ficus. Uma característica da planta é a queda das folhas quando reorganizadas. Isso não acontece imediatamente, mas cerca de uma semana depois de movê-lo. A mudança de "local de residência" causa estresse no ficus Benjamin, com o qual as folhas ficam amarelas e caem fortemente.
- Fornece luz suficiente para que a ficus pareça atraente. Com a falta de iluminação, as variedades variegadas podem perder sua rica cor: manchas brancas ou amarelas tornam-se verdes.
Siga estas dicas simples, e a ficus irá encantá-lo por muito tempo.


Você pode saber mais sobre a reprodução da ficus de Benjamin no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.