Podando ficus Benjamin: nomeação, tempo, instruções passo a passo

Ficus Benjamin é uma planta de casa que não tem flores. Apesar disso, ele é muito popular. As folhas proporcionam um efeito decorativo. Especialmente belas variedades com folhas verdes esbranquiçadas manchadas.
A longa vida útil da planta ficus garante o cuidado adequado. Inclui não apenas água e alimentação oportunas. Um dos procedimentos mais comuns e necessários está relacionado à poda de brotos.
Para que serve?
Como resultado da poda da ficus de Benjamin, vários problemas são resolvidos de uma vez.
- A planta tem uma forma incomum... Graças a isso, torna-se uma decoração espetacular para qualquer apartamento. O processo deve ser abordado com responsabilidade e bem pensado no formato do futuro arbusto, levando em consideração o crescimento de seus galhos.
- O procedimento permite que a planta se rejuvenesça... Quando os ramos velhos são removidos, o crescimento de novos ramos é estimulado.
- Ficus se livra de galhos amarelados e doentesque tornam a planta pouco atraente.
A poda pode ser feita em casa. É importante seguir as regras, utilizar o equipamento adequado. Após o procedimento, a ficus não só fica mais bonita, mas também se desenvolve bem no futuro.

Quando conduzir?
O tempo de corte depende do tipo. O saneamento é uma medida necessária, portanto não há requisitos de tempo para isso.
Se você decidir rejuvenescer a planta ou dar uma certa forma à sua copa, então você precisa aparar a ficus quando ela está em repouso... Do contrário, a árvore vai enfraquecer, vai doer e se recuperar por muito tempo.
A época ideal para o procedimento é a primavera (de março a abril), quando os botões incham e a folhagem se renova. Quando o crescimento ativo começar, as feridas e cortes já estarão crescidos demais.
No outono e no inverno, a ficus não precisa ser tocada. A planta ficará privada de todo o suprimento de nutrientes que acumulou ao longo do ano.

Ferramentas necessárias
Você precisará de um podador ou faca afiada. Os galhos da base podem ser aparados com cuidado com tesouras de unha pequenas, já que a poda é muito volumosa - seu funcionamento será inconveniente. Uma alternativa à tesoura é uma faca de escritório. Sua lâmina é muito afiada. Tesouras comuns podem lidar com galhos finos.
Antes de iniciar o procedimento, todo o inventário deve ser completamente desinfetadopara não introduzir bactérias patogênicas nas feridas da árvore. Para o processamento de lâminas de facas, podadores, tesouras, é adequada qualquer solução de álcool ou permanganato de potássio diluído em água. Você também pode acender as ferramentas no fogo.
Além disso, você precisará de um pano esterilizado para limpar a seiva da planta cortada, o carvão ativado e as luvas.

Tipos e regras de poda
A poda é necessária para que a ficus cresça e se desenvolva bem. É importante levar em consideração que é necessário cortar não só os galhos, mas também as raízes.... Se o sistema radicular estiver perceptível ou mesmo tenha saído dos vasos, esse excesso precisa ser aparado. A poda não fará mal. Além disso, a árvore começará a se alimentar melhor e ativamente começará a formar brotos e folhagens.
Os brotos secos são removidos quase completamente ao solo. O número mínimo de botões que devem permanecer nos galhos é dois.... Por analogia com a porcentagem, cerca de 90% do comprimento do ramo é removido.Isso não deve confundir ou assustar você - após a poda, a árvore começará a crescer ainda melhor.
Você pode aparar a ficus gradualmente: primeiro, remova uma metade dos galhos e, depois de um tempo, quando a ficus for restaurada, a outra.
O processo deve ser realizado de acordo com as instruções passo a passo.
- Examine a planta com cuidado. Identifique galhos secos. Corte com tesoura de poda até a base, ou seja, até o local onde houver brotos vivos.
- Corte as pontas dos ramos saudáveis a direito, para que a ficus cresça e fique mais fofa. Quanto mais "caudas" forem cortadas, mais novos ramos aparecerão em uma planta adulta. Galhos grossos são cortados em ângulo.
- Se a árvore for muito velha e se encontrarem ramos secos com um diâmetro de cerca de 1,5-2 cm, após a poda, esta área deve ser bem limpa e untada com breu.
- Se você identificar sinais de danos à planta por parasitas (por exemplo, uma bainha), primeiro execute a poda e, em seguida, medidas para exterminar os insetos. Esta sequência de ações é mais eficaz:
- menos droga é consumida;
- devido à copa desbastada, o produto penetra facilmente em todas as folhas e ramos.
- Suco leitoso branco aparece nas áreas cortadas - seque com um guardanapo. Locais onde o corte tem um diâmetro superior a 2 mm, polvilhe com carvão ativado triturado, unte com bálsamo de jardim. Em galhos finos, basta retirar o suco com um guardanapo, o resto da árvore fará tudo sozinho.

Sanitário
Esse tipo de processamento é realizado quando necessário. Destina-se a livrar a árvore de rebentos secos, velhos e doentes, aqueles que não se desenvolvem bem. É possível que a razão de sua falta de atratividade resida na doença. Nesse caso, a retirada desses ramos é simplesmente necessária, pois podem se tornar uma fonte de infecção para toda a planta.
Fique de olho no seu animal de estimação e, assim que notar esses sinais alarmantes, não demore e comece a podar. Remova os ramos doentes para onde crescem os brotos saudáveis... Prune sob o solo na base da planta.
A higienização torna a coroa menos frequente e, portanto, facilita a melhor penetração da luz nos ramos internos. Não há requisitos especiais de tempo.

Rejuvenescedor
Essa poda é necessária para as árvores velhas ou cujo topo perdeu seu aspecto decorativo. Isso pode ser devido a ressecamento ou ulceração, quando você inadvertidamente resfriou a fícus durante a ventilação do ambiente no inverno. O processo permitirá que a árvore cresça rapidamente.
Este tipo de procedimento é especialmente recomendado para ficus com rebentos muito longos. Com o tempo, perdem a folhagem devido à falta de luz e umidade.
Formas de coroa e tronco
A formação da coroa é um processo obrigatório. Um corte de cabelo bem executado transformará a planta numa verdadeira decoração de interiores. O ficus, para ficar fofo, precisa beliscar o caule central. Então ele para de se esticar para cima, seus ramos laterais começarão a se desenvolver ativamente. Um ano depois, obtém-se um arbusto exuberante, que pode ainda ter uma forma diferente, por exemplo, feito em bola.

Stam
O ficus da forma padrão tem um tronco poderoso, a coroa é aparada com uma bola oval. Esta planta parece muito bonita. Para crescer, você precisa de um único corte. Enraízá-lo em uma plantadeira e podar os galhos laterais à medida que cresce. Deixe apenas as primeiras 3-4 peças.
Preste atenção nas proporções: quando a árvore crescer meio metro (comprimento padrão da versão desktop), o tronco, sem galhos, deve ter cerca de 20 cm.
Se você quiser cultivar uma versão de chão de ficus, quando atingir uma altura de 90–100 cm, corte o rebento superior em 5–10 cm. Após o procedimento, a planta irá liberar ativamente os ramos laterais. Deixe-as apenas no local onde se forma a coroa e corte as que aparecerem no tronco.
O fuste em camadas parece especialmente impressionante... Pode haver várias camadas. Eles estão todos separados uns dos outros por um tronco nu.O acúmulo de camadas é um processo gradual.
Isso pode ser feito de duas maneiras.
- Primeiro, uma haste padrão é modelada (conforme descrito acima). Em seguida, deixe o tiro central (um), que é direcionado para cima. Será uma espécie de elo de conexão entre as camadas. Nela, a poucos centímetros da primeira coroa, forma-se a segunda.
- Você pode plantar duas mudas conectando-as firmemente com arame. À medida que crescem, os caules se unem na base e formam um tronco comum. Após a formação da primeira coroa, divida-a, corte uma para impedir o seu crescimento. A segunda planta crescerá mais e formará a segunda camada.
Este método permite que você experimente ficus com diferentes cores de folhas. Pegue um caule de uma planta com folhagem sólida e o outro com manchas amarelas.

Arco
Para cultivar tal ficus, você terá que envolver o caule da planta com arame e dar-lhe a forma de um arco. O mesmo princípio é usado para crescer e bonsai de ficus. O Viandi é a variedade ideal para isso.... Seu tronco é naturalmente curvo, e tal ficus cresce mais lentamente do que suas outras contrapartes. Se você não tiver essa variedade, use o Benjamin ficus disponível.
Primeiro, pegue uma tigela baixa e larga com um orifício de drenagem. Encha-o com terra e plante a estaca. Depois de criar raízes, você pode começar a formar uma árvore.
Os ramos do ficus são de plástico, dobrados em diferentes direções. Para dar-lhes a dobra correta, use um fio, torcendo cada um em espiral. É melhor levar com uma capa isolante para não ferir a casca da árvore.
Não só os ramos são podados de tal ficus, mas também as raízes. O procedimento é realizado 2-3 vezes por ano... Desta forma, um verdadeiro bonsai pode ser cultivado em casa em cerca de cinco anos.

arbusto
Você precisará de alguns cortes. Eles estão enraizados em vasos próximos uns dos outros. O procedimento pode ser realizado com qualquer variedade de Benjamin ficus: baixo ou alto. Quando as plantas tiverem 15 cm de comprimento, aperte o topo. Deve haver pelo menos 5 folhas na sessão de fotos... Como resultado, cada corte dará mais brotos laterais - 4-5 peças. Depois de atingirem 15 cm, faça o mesmo com eles, cortando o topo. Preste atenção aos rins superiores: eles devem ser direcionados para fora. Limpe as áreas cortadas com um guardanapo e polvilhe com carvão.
Se você obtiver um arbusto muito denso, afine-o: remova vários galhos grandes do meio. Para que o crescimento dos ramos ocorra de maneira uniforme, forneça à ficus uma boa iluminação e certifique-se de girá-la em ângulos diferentes em relação à fonte de luz.

Pirâmide
É importante manter a forma ao aparar. A base de tal árvore deve ser larga, afinando em direção ao topo. Os ajustes são feitos à medida que os ramos crescem.
Características do cuidado após o procedimento
Após a poda, o ficus precisa de cuidados adequados. Como você reduziu o número de galhos, a árvore agora precisará de muito menos umidade, portanto, reduza a irrigação.
Para tornar o crescimento dos brotos mais intenso, você pode usar estimulantes de crescimento e borrifar periodicamente a planta com eles.
Uma planta frágil não precisa de luz solar forte: pode causar queimaduras. Sombreie o ficus.

Recomendações de especialista
O Ficus Benjamin pode ser considerado a planta ideal para iniciantes. Rapidamente fica coberto de folhagem, então você pode praticar bem suas habilidades nele.
Os especialistas não recomendam iniciar experimentos para dar uma forma incomum à copa de uma árvore de ficus, que tem menos de três anos.... Também não vale a pena demorar: uma planta adulta dificilmente tolera poda e demorará muito para se recuperar.
Regue bem o ficus antes de iniciar o procedimento.
Não tenha pressa, preveja o resultado antes de cortar cada galho.
No próximo vídeo, você encontrará algumas dicas para podar ficus.
O comentário foi enviado com sucesso.