Como cuidar da ficus de Benjamin no inverno em casa?

Contente
  1. Iluminação
  2. Temperatura
  3. Como lidar com o frio?
  4. Rega
  5. Reprodução
  6. Top curativo
  7. Derramando folhas
  8. Pragas
  9. Enxerto

Na natureza, a ficus de Benjamin pode ser vista nos trópicos asiáticos, no sopé da montanha, em florestas úmidas. No entanto, esta planta atrai a atenção não só em paisagens tropicais, como foi "domesticada" com sucesso. Agora ficus decora o interior de muitos apartamentos e escritórios. Cuidar dele não é muito difícil, e essa afirmação se aplica mais às plantas jovens, e o Benjamin ficus adulto é uma cultura ainda menos vulnerável.

Iluminação

A planta é bastante exigente em relação à luz. Definitivamente, pode ser chamado de amante da luz, mas não tolera o impacto direto dos raios. A solução ideal é luz difusa e suficientemente brilhante.... A localização da planta pode ser diferente, mas a opção preferida são os lados oeste e leste. Se o ficus for colocado no sul, terá que ser sombreado de alguma forma. O lado norte é completamente indesejável para a cultura.

Se as folhas da ficus Benjamin ficarem amarelas, isso indica falta de luz. Pelo menos três vezes a cada 10 dias, gire o vaso em diferentes direções para os raios de luz: isso ajudará a tornar a iluminação uniforme.

No inverno, as horas de luz do dia são curtas, portanto, fontes artificiais de iluminação são necessárias. Se o ficus for de tamanho padrão, ele pode ficar a 20 centímetros da lâmpada, que deve brilhar pelo menos 8 horas por dia (esse período pode ser aumentado para 14 horas).

Temperatura

A temperatura ideal de verão para uma planta é de 23 graus (este é o máximo) a 18 graus. Os cuidados de inverno em casa envolvem temperaturas acima de 16 graus... Se a temperatura cair durante o inverno, o animal de estimação tropical começa a ficar doente.

O fato de que a ficus adora ar puro também não pode ser evitado. Ele não tolera correntes de ar, mas se você levá-lo para a varanda ou deixá-lo no parapeito da janela do lado da rua, ele vai “ventilar” bem. No entanto, se houver vento forte do lado de fora, remova a ficus de lá. Se você abrir uma janela, também reserve a planta..

Como lidar com o frio?

Congelar para ficus é extremamente perigoso. Se uma temperatura baixa for mantida firmemente no ambiente por muito tempo, os riscos aumentam: em alguns casos, a planta não pode mais ser salva. Quinze graus já é uma temperatura baixa para uma cultura.... A planta tropical não se adaptou às nossas latitudes o suficiente para sobreviver em tais condições. Pelo mesmo motivo, muitos especialistas não recomendam comprar uma ficus no inverno: enquanto você carrega no frio, ela pode congelar muito.

Se o local para a ficus for escolhido corretamente, estiver quente o suficiente e as correntes de ar não a ameaçarem, então a planta tem boas perspectivas.

Você pode isolar o ficus assim:

  • colocar um isolante sob a panela (feltro, poliestireno, jornal);
  • abandonar o pote de cerâmica (isso só agravará o congelamento da cultura);
  • faça uma restrição para o contato das folhas de ficus com as vidraças (se não resistir, as folhas começam a enrolar e a secar, e aí a planta vai morrer).

Pelo motivo acima floristas experientes não colocam ficus nos peitoris das janelas. Eles colocam essas plantas em estantes de livros, o que não, em estandes especiais, potes.

Rega

Devido à temperatura reduzida no inverno, a ficus é especialmente apegada ao calor. Este problema pode ser parcialmente resolvido aquecendo a rega. A temperatura ideal da água é de 30-40 graus... A rega regular aquece o solo, reduzindo o risco de congelamento das plantas.

Um erro comum dos produtores de flores é aumentar a rega. Muitas pessoas acreditam que ficus precisa de irrigação frequente no inverno, mas este não é o caso. Todo organismo vivo desacelera seus processos internos no inverno, entra em uma espécie de hibernação. Ficus não é exceção. Portanto, ele simplesmente não terá tempo para responder à ingestão intensa de umidade. Somente quando o solo em uma profundidade rasa está realmente seco é que vale a pena regar a planta.

Reprodução

A cultura se propaga através dos cortes apicais. Para obter uma muda, os brotos com dois pares de folhas devem ser cortados previamente por cima. A alça é envolvida em uma esponja de algodão solta e colocada em água. Você também pode fazer com um filme que cubra o talo.

Assim que o jovem ficus criar raízes (e isso acontecerá em cerca de duas semanas), ele deve ser transplantado para o solo ou areia. Depois, vale a pena cobrir as mudas com papel alumínio para criar condições confortáveis ​​para a cultura. Então ela estará aquecida o suficiente. Pulverize e regue com muito cuidado para evitar o alagamento.

Quando as mudas jovens crescem, podem ser transplantadas para vasos com um diâmetro de cerca de 8-9 cm. Os recipientes devem ser preenchidos com uma mistura de grama e solo folhoso, húmus, turfa e areia do fundo do rio.

Top curativo

Se a temperatura em casa mudou no inverno, a ficus deve ser tratada com medicamentos anti-estresse. Além disso, uma boa solução seria usar fertilizantes complexos na véspera da estação fria. É uma medida preventiva, mas dá à planta uma boa nutrição para os próximos meses.

Você pode alimentar a ficus:

  • fertilizante para palma;
  • fertilizantes especializados para ficuses;
  • misturas minerais universais;
  • cinza de madeira em uma panela;
  • mistura "Ideal".

A alimentação deve ser estritamente de acordo com as instruções, sem alterar as proporções. A sobrealimentação também será estressante, a planta não aguentará tal carga.

Derramando folhas

Os floricultores inexperientes ficarão surpresos ao ver que a planta se desintegra antes do início do inverno. Mas há muitos motivos para a perda de folhas: tanto o aquecimento doméstico quanto o ar quente seco. Mesmo uma queda na temperatura é uma causa potencial de queda da folhagem, embora neste caso não seja massiva.

Vamos descobrir por que as folhas ainda podem desmoronar.

  • Excesso de água... Como já observamos, esse é um erro comum cometido por floristas. Devido ao excesso de água, a planta sofre. Portanto, se você tem medo de transbordar e de umidade insuficiente, limpe as folhas de ficus com um pano úmido todas as manhãs.
  • Falta de luz... Uma planta que ama a luz certamente mostrará seu "caráter" se estiver em condições excessivamente escuras.
  • Falta de nutrientes no solo... Não economize na alimentação oportuna.

Finalmente, se a queda das folhas não for maciça, pode ser um fenômeno natural. Nova folhagem aparecerá na primavera, basta observar a planta.

E para fazer as folhas brilharem, mostrando seu brilho atraente, alguns produtores enxugam com leite.

Pragas

Certas mudanças na aparência da ficus podem indicar que ela foi atacada por pragas. No inverno, a planta não está totalmente protegida: pulgões, carrapatos e cochonilhas podem atacá-la. O cuidado impróprio também atrairá pragas. Por exemplo, um carrapato ataca um ficus se ele crescer em um local muito seco... E se a planta estiver fria ou sem água, ela se torna vulnerável a doenças fúngicas.

E, no entanto, o cultivador tem motivos para otimismo - a ficus de Benjamin raramente fica doente. Às vezes pode ser afetado pela podridão da raiz, mas isso é apenas uma consequência da rega inadequada... Se você parar de apodrecer em um estágio inicial, a ficus sobreviverá com calma a esta doença; se você demorar, ela morrerá.

Você precisa lidar com a podridão assim: tirar a planta do vaso, sacudir o solo das raízes, examinar as raízes, cortar as afetadas.Depois disso, a copa da árvore interna também deve ser cortada. Em que a parte cortada da coroa deve ser proporcional à parte cortada das raízes... Só depois de um trabalho tão cuidadoso a ficus de Benjamin será capaz de se desenvolver mais com segurança. Não se esqueça que ele precisa ser transplantado para outro recipiente com solo saudável. Também é necessário regar com uma solução fungicida.

Enxerto

Ficus Benjamin é uma planta que enxerta com bastante sucesso. Cultivar a cultura não é difícil. Pode ser inoculado na incisão lateral. Você também pode usar métodos de cópula simples e métodos de cópula avançados.

A inoculação pelo método na clivagem deve ser a seguinte:

  • fazer uma incisão longitudinal oblíqua no porta-enxerto em meio ramo;
  • corte a extremidade inferior da copa com uma cunha diedral na mesma profundidade que o corte no porta-enxerto;
  • insira a cunha no corte de estoque;
  • Amarre o local enxertado com papel alumínio.

Com a cópula simples, o rebento deve ser cortado obliquamente com uma faca afiada ou bisturi contra o corte. Um broto da mesma espessura é selecionado na planta para o estoque. Nele é feito um corte oblíquo, igual ao comprimento do corte do corte apical. O enxerto e o porta-enxerto devem ser conectados. A área de enxerto é envolvida com papel alumínio para isolá-la do ar ou da umidade.

Resumindo, podemos dizer que a ficus de Benjamin é uma planta que sobreviveu com sucesso ao inverno. O principal é organizar a rega adequada, iluminação de alta qualidade e o regime de humidade pretendido. Além disso, não se esqueça de alimentar a planta antes do inverno.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário