Ficus: características e pátria de origem

Contente
  1. Descrição
  2. Origem
  3. Como você chegou à Rússia?
  4. Cuidado

Ficus é uma planta incluída na lista das aquisições mais populares dos amantes da floricultura de interior. O ficus há muito é associado à cultura doméstica, embora no ambiente natural seja considerado uma árvore, e não a menor delas. Ela cresce nos trópicos e subtrópicos da Malásia, nas Filipinas, bem como no sudeste da Ásia. Os pesquisadores conseguiram isolar cerca de 900 espécies de ficus com diferenças interespecíficas significativas. Vamos considerar as características dessa cultura com mais detalhes.

Descrição

Ficus pertence à família da amoreira. O representante mais proeminente desta família é a figueira. A mais popular entre as floristas domésticas é a ficus de Benjamin.

Em seu ambiente natural, a ficus pode crescer como um arbusto, como uma árvore e até mesmo como uma estranha trepadeira ou trepadeira. Nesse caso, o liana pode ser muito grande (um exemplo vívido é o ficus peludo). As plantas também são capazes de se desenvolver como epífitas (ficus douradas). Surpreendentemente, eles tendem a criar suas próprias raízes, capturando outras plantas. Escolhendo uma plataforma de lançamento para uma determinada cultura, eles começam a se desenvolver rapidamente. Em algumas ficus, as raízes aéreas atingem gradualmente o solo (ficus-banyan).

As formas de vida predominantes da planta: epífitas, banyans, estranguladores, caudes, barro. Em alguns representantes dos trópicos, em vários estágios de desenvolvimento, ocorre uma rápida mudança nas formas de vida. Abrindo caminho em outra planta, eles se transformam em estranguladores e depois em banyans. Mas há outra maneira - viver toda a sua vida como uma árvore perene.

Os amantes do estudo dos segredos da natureza estão interessados ​​precisamente no estrangulador. Capturando qualquer cultura, organiza-se em excelentes condições, sendo a principal delas o acesso à iluminação. Se a ficus estiver localizada na fenda do tronco de sua vítima, ela adquire proteção contra a luminária que assa. Como há um revestimento ceroso na própria folha, a cultura tem umidade suficiente para o crescimento total. Assim que o arbusto fica mais forte, ele arranca raízes aéreas. O solo com água e minerais é baixo, por isso a planta é "alimentada" com o ar úmido dos trópicos.

As raízes crescidas da planta ficus emaranham a planta hospedeira. Surge uma espécie de esqueleto que inibe o crescimento da vítima. Isso leva ao fato de que, mais cedo ou mais tarde, definitivamente secará.

Quanto às figueiras, depois de visitar a Índia, você pode ver o notável jardim botânico de Calcutá, que é chamado de "Grande Banyan". Lá você pode encontrar plantas que parecem ser feitas pelo homem: sua aparência é incrível. Existe, por exemplo, um ficus com 1000 troncos, que tem mais de 160 anos. Alguns cientistas traçaram um paralelo entre a figueira-da-índia e um sistema de dobradiça que pode suportar até mesmo rajadas de vento fortes.

Uma vez na Nova Guiné, é possível avistar trepadeiras que, com suas raízes aéreas agarradas, se fixam ao suporte. A propósito, você não precisa ir a terras exóticas para ver um milagre semelhante: até mesmo o minúsculo ficus (nome oficial), usado para decoração de paredes, lembra em parte seus equivalentes tropicais.

Origem

De toda a variedade de espécies de ficus, cerca de duas dúzias são cultivadas em casa. Um dos líderes é borracha. É despretensioso no tratamento, cresce e se desenvolve facilmente, possui uma boa proteção imunológica contra muitas doenças. Essa ficus tolera com calma a poda e passa por uma recuperação rápida. Uma flor de árvore com os devidos cuidados pode crescer até dois metros.Tem folhagem escura, folhas ovais podem crescer até 35 cm. E essa cultura promissora vem da Birmânia, assim como do Nepal, do Himalaia e em parte da África Ocidental.

Considere a origem de outros tipos de ficus.

  • Flor de lira. É notável por suas folhas de esmeralda clara. O nome fala: as flores realmente parecem uma lira. Vem das florestas da África Ocidental nas planícies. Não em uma habitação, cresce até 11-12 metros.
  • Pimula. Esta é uma planta ampelosa que se parece com uma trepadeira trepadeira. Sua origem é asiática, e a cultura ainda está crescendo lá hoje. As folhas não são as maiores, em forma de coração, cobrem o solo com um tapete decorativo. As culturas adultas podem ter folhas de até 10 cm de diâmetro.
  • Variedade rasteira. Ele é originalmente da América, África. Também cresce na Ásia. É uma pequena espécie rasteira de ficus com folhagem arredondada fofa. Equipado com raízes adventícias, o que o ajuda a escalar habilmente a casca de árvore até uma altura decente.
  • Retusa ou Laurel ficus. Originado nos trópicos de Taiwan e sudeste da Ásia. Às vezes é chamado de cubano. Hoje, essa flor caseira tem outra função: costuma ser usada para formar bonsai, o que é facilitado por seu caule incomum.
  • Ficus enferrujado ou australiano. O local de nascimento desta planta está imortalizado em seu nome - Austrália. É difícil chamá-la de interior, porque é uma árvore perene com graciosos brotos avermelhados e folhagem esmeralda escura, que pode crescer bonita. Os brotos apicais são afiados. Sua cor é rosa.
  • A variedade de Benjamin. A história desta variedade é familiar a muitos, a área de cultivo são os trópicos da Ásia. Lá ele pode ser encontrado no sopé da montanha, este é um lugar favorito para ficus. Na natureza, cresce até 20 m, em casa - até 2 M. A árvore simboliza Bangkok, é até considerada sua marca. As folhas da árvore têm o formato de um ovo.
  • Hera. Países em crescimento - Laos, Tailândia e Sul da China. Este ficus pertence a arbustos trepadeiras com raízes aéreas, que se localizam nos nós das folhas. São as folhas o orgulho da variedade. Têm forma ovóide, cor rica, verde e veios graciosos.

    Estas são apenas algumas variedades populares. Mas vendo a descrição deles, você pode entender de onde veio a flor, que você vai usar para decorar sua própria casa. Trazer a estética dos trópicos para dentro de casa às vezes é muito útil, e se você considerar que a planta realmente purifica o ar, reduzindo o conteúdo de formaldeído, benzeno e bactérias patogênicas, então é até necessário.

    Algumas fontes de signos folclóricos dizem que a ficus em casa é, infelizmente. De onde as pernas crescem nessa crença é completamente incompreensível, porque na maioria das culturas a ficus simboliza a sabedoria. Ele é até usado em receitas de incenso de meditação. De acordo com o Ayurveda, deveria haver uma planta na sala de estar.

    Ajuda a restaurar o equilíbrio energético e alivia a ansiedade. Apenas borracha ficus deve causar alguma preocupação: ele libera uma substância no ar que pode causar um ataque em asmáticos.

    Como você chegou à Rússia?

    Ainda não há uma resposta exata para essa pergunta, mas há informações sobre a prevalência generalizada de ficus no século 19 no Império Russo. Raramente cresce em climas temperados, mas, por exemplo, uma figueira (também é uma amoreira) é encontrada na Crimeia. Figos também são parentes próximos de ficus. Seu nome biológico é "carika".

    De onde exatamente o ficus foi trazido é desconhecido. Existem várias versões, uma delas é a favor da Nova Guiné. Lá, até hoje, é possível observar as ficus, que crescem até 40 m, e chegam a 5 m de circunferência, com folhas grandes, quase sempre brilhantes, às vezes caídas. Ficuses de barro também crescem lá, os brotos dos quais se desenvolvem no subsolo. As suculentas crescem em áreas áridas.Hoje eles estão na moda e são amplamente utilizados no design de apartamentos. Por exemplo, palmera - para imaginar ficuses suculentas, uma planta bastante comum e popular.

    Cada espécie de ficus tem seu próprio habitat. Na bacia amazônica, por exemplo, são encontrados exemplares únicos. Portanto, ninguém sabe exatamente como a ficus apareceu em nossa área. Como ele foi trazido, com quem veio, como ele encontrou uma disseminação tão rápida na Rússia - questões que ainda estão sendo estudadas. Presume-se que ainda esteja minerando nas regiões do sul, possivelmente no Mediterrâneo.

    Cuidado

    Visto que ficus é uma planta tropical, ela precisa de uma boa iluminação. No entanto, os raios escaldantes diretos não são a melhor opção, assim como um dispositivo de aquecimento localizado próximo à ficus. Se notar que falta luz natural na planta, tome cuidado com a iluminação artificial.

    Os profissionais dão algumas dicas mais importantes para o cuidado da cultura.

    1. A planta adora ar umidificado. Deve ser borrifado uma vez por semana com água fria se o microclima for úmido. Se o ar da sala estiver seco, vale a pena borrifar com mais frequência.
    2. Uma rega por semana é o máximo. Ficuses não toleram transbordamento.
    3. A abordagem correta ao solo é a alternância de camadas férteis e arenosas. Graças a isso, a planta será saudável e duradoura. O solo para o ficus deve ser úmido e solto. Mas é impossível simplesmente soltar o solo: para não ferir as delicadas raízes, são as camadas alternadas que proporcionam a soltura e o fluxo de ar.
    4. À medida que cresce, a ficus deve ser transplantada. Se a planta já estiver madura, em um tubo ela pode viver por anos. O principal é alimentá-lo, trocando periodicamente o solo.
    5. É necessário formar a coroa no outono ou na primavera, quando a planta ou já hibernou ou ainda não "acordou" definitivamente. Os brotos podem ser podados com tesouras de poda, mas você não deve apenas quebrar os galhos. Não se esqueça de processar as seções com uma solução de permanganato de potássio para evitar o apodrecimento.

      Se você criar as condições ideais para o ficus, ele pode se tornar um fígado longo. Mas se você se recusar a regar a planta por algumas semanas, deixe-a crescer com poeira, despeje resíduos de café e outros líquidos impróprios para cultivo no solo, a planta jovem provavelmente morrerá. Mas ficuses adultos têm tempo para "construir sua armadura", então eles não são tão vulneráveis.

      Você precisa alimentar a planta com meios especiais destinados a isso.

      Para estimular o crescimento, você pode usar um curativo de roseira. Bons fertilizantes minerais nitrogenados. Como cobertura de alto teor calórico, você pode usar freixo e resina de árvore.

      A planta não tolera correntes de ar, por isso os amantes da ventilação frequente devem pensar em outro "animal de estimação" verde. Mesmo o ficus mais caro pode ficar doente rapidamente se você colocá-lo perto de uma bateria. Se um cheiro pútrido começar a sair da panela, o mofo pode ser diagnosticado. Nesse caso, a planta será salva por um transplante. E para evitar a invasão de pragas que não são avessas a festejar com folhas nutritivas de ficus, estas últimas precisam ser limpas com mais frequência.

      Para mais informações sobre ficuses, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário