Como alimentar ficus?

Contente
  1. Para que serve o curativo superior?
  2. Como alimentar a planta?
  3. Modo e métodos de alimentação
  4. Dicas de florista

Para o crescimento ativo e o desenvolvimento saudável da ficus, ela deve ser fornecida periodicamente com nutrientes adicionais. Os fertilizantes podem ajudar a fornecer nutrição adequada para a planta. O revestimento de cobertura pode ser comprado na loja, e você também pode usar fertilizantes caseiros.

Para que serve o curativo superior?

Até o solo, que é muito rico em compostos benéficos, enfraquece rapidamente. Alimentação de alta qualidade e oportuna estimula o crescimento da cultura, aumenta a massa verde, mantém a suculência da cor no nível desejado, aumenta a imunidade do ficus a doenças e pragas... Para que a flor permaneça sempre saudável, ela deve ser fornecida com nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, zinco, ferro, cobre, manganês e molibdênio. Todos estes macro e microelementos podem estar contidos tanto na composição de misturas especializadas da loja quanto obtidos através do uso de receitas populares.

Na natureza, a ficus vive nos trópicos e subtrópicos. O clima dessas zonas é diferente das condições russas e, portanto, o cuidado da planta no inverno e no verão é muito diferente.

Quando a flor entra em um estado dormente no inverno, ela precisa de rega moderada sem a adição de fertilizantes.

Você pode notar a deficiência de fertilizante em ficus pelos seguintes sinais:

  • o crescimento da planta é inibido;
  • o tronco e os processos esticam-se, tornam-se finos;
  • o turgor das folhas é reduzido, aparecem manchas, a cor da folhagem torna-se opaca;
  • várias doenças aparecem.

Como alimentar a planta?

Todos os fertilizantes podem ser divididos em várias categorias.

  • Mineral... Nitrogênio, potássio e fósforo são os principais componentes do desenvolvimento bem-sucedido de qualquer planta de interior. Sem essas substâncias, a flor cresce mal, não dá folhas novas, parece exausta e desbotada. Para uma boa nutrição, utilizam-se as formas secas (pós, grânulos, comprimidos), líquidas (soluções), prolongadas (bastões especiais que são colocados sob as raízes).
  • Orgânico... As fontes de tais fertilizantes nos rodeiam na natureza, existe uma grande variedade delas, portanto, é mais fácil fornecer aos fícus este tipo de alimentação. Porém, é importante observar corretamente as proporções, levar em consideração o tempo de aplicação e o tempo de vida da planta.

Se o jardineiro estiver mais inclinado a confiar nos métodos populares, você poderá usar vários tipos de curativos.

Animal húmus

É um fertilizante orgânico que contém nitrogênio. Pode ser obtido a partir de excrementos de pássaros... Não se pode alimentar a planta com fezes em estado puro, para que os elementos nocivos nela contidos não queimem o espécime. É necessário diluir as fezes com água.

Excrementos de galinha são considerados mais preferíveis para ficus do que, por exemplo, com esterco de vaca. Para obter fertilizante líquido, dissolver 3 gramas de fezes em 1 litro de água e regar a flor com o produto resultante.

Se não houvesse resíduos de aves, o uso de dejetos de vacas, cavalos, cabras também é permitido, mas, neste caso, serão necessários 10 gramas da substância por 1 litro de água.

Húmus vegetal

Ele é folhagem apodreceu junto com o solo... Essa ferramenta também contém nitrogênio e outros nutrientes suficientes e, além disso, não é difícil obter fertilizante. Para prepará-lo 100 gramas de grama são combinados com 1 litro de água.

Urtiga

Para ficus, esta opção é útil porque contém uma grande quantidade de compostos contendo carbono e nitrogênio. Para prepará-lo, é necessário recolher os galhos antes da formação das sementes, enchê-los com água e insistir por 2 semanas sob uma tampa. A solução está pronta se começar a fermentar e for coberta com espuma. Este agente deve ser diluído com água na proporção de 1: 10 antes do uso.

ácido succínico

É um fertilizante orgânico que pode ser encontrado na farmácia em forma de comprimido. O princípio de funcionamento da ferramenta é permitir à planta assimilar qualitativamente os nutrientes do solo. Para prepará-lo 1 grama de ácido succínico é dissolvido em 1 colher de sopa de água.

O curativo para raízes é recomendado uma vez ao ano, para a prevenção de doenças e proteção contra insetos, esta solução pode ser pulverizada periodicamente com ficus.

Freixo de madeira

É uma substância orgânica que contém minerais abundantes. Adequado para alimentação método de raiz e foliar. A fertilização da raiz é aplicada no caso de um transplante planejado. Para isso, 1 colher de sopa de cinzas é diluída em 1 litro de água fervente e deixada por uma semana, mexendo a mistura uma vez ao dia. Em seguida, o solo sob a raiz é derramado com uma solução.

O método foliar envolve tecnologia de pulverização... As cinzas evitam o aparecimento de bactérias e parasitas, garantindo um crescimento forte e abundante da folhagem. Recomenda-se fertilizar a ficus no início da primavera ou outono.

Desperdício

Esta é a opção de fertilizante orgânico mais econômica e acessível. Várias receitas populares são populares.

  • Precisa de 40 g açúcar regular dissolver em 1 litro de água. O solo é regado com esta composição. Uma opção ainda mais eficaz é polvilhar o solo com açúcar e depois colocar um pouco de EO por cima. Uma reação química natural aumentará o efeito dos cristais de açúcar. A glicose permite que a planta assimile mais completamente os nutrientes da terra.
  • Grãos de café Aos poucos é adicionado ao recipiente onde cresce a cultura e misturado ao solo. Não deixe a camada superior de café, pois isso atrairá insetos indesejados. Este fertilizante ajuda a soltar o solo, devido ao qual as raízes podem respirar o ar livremente. Recomenda-se adicionar farinha de dolomita ao café para evitar o excesso de acidificação do solo pela ação do espesso.
  • Alimentação eficaz - folhas de chá. É importante usar apenas chá preto recém-usado. Variedades de ervas, frutas ou verdes não funcionam. Não use chá fresco, é muito agressivo.
  • Resíduos vegetais - um método de fertilização conhecido pelos jardineiros há muito tempo. Isso inclui cascas de banana, cascas de cebola e cascas de batata. O lixo é triturado e processado por vários dias.

Para evitar erros na aplicação do adubo, é importante conhecer os chamados anti-fertilizantes. Por exemplo, fermento... Eles ativam o trabalho dos organismos do solo, mas é no caso da ficus que a levedura trará mais mal do que bem à planta, já que esse agente acidifica o solo, passa a ser fonte de propagação de bactérias putrefativas.

Não use cascas de laranja, pois os óleos que contêm podem prejudicar o solo e a flor. Muitos jardineiros usam cascas de ovo para nutrição de plantas para fornecer cálcio à cultura - não perca tempo, a ficus não precisa de cálcio.

Cuidado com a solução de permanganato de potássio: na concentração errada pode provocar queimaduras nas plantas.

Quanto às misturas adquiridas, os proprietários de ficuses devem prestar atenção a vários complexos.

  • Bona forte... Todos os oligoelementos desta mistura estão contidos em uma forma quelada, o que garante sua assimilação de alta qualidade e ação prolongada. A mistura regenera suavemente o solo, aumenta a imunidade da planta. Sob a influência da fertilização, os elementos necessários se acumulam gradativamente, de modo que a flor sempre tenha os nutrientes necessários.

De acordo com as instruções, a maior eficácia do produto é alcançada pela combinação de curativos radiculares e foliares. Para a irrigação, dilui-se 10 ml da composição em 1,5 litros de água, para a pulverização a dose é reduzida para 5 ml. A mistura finalizada pode ser armazenada por duas semanas antes da próxima alimentação.

  • "Céu das flores". Nota-se que a mistura começa a agir de forma bastante rápida, o crescimento da ficus é ativado, as folhas adquirem uma cor rica, a planta se desenvolve corretamente. A facilidade de uso é alcançada graças à presença de um copo medidor. Preparação de uma porção: 10 ml do produto são combinados com um litro de água. Tanto a alimentação pela raiz quanto pela folhagem são possíveis.
  • Agrícola fornece à planta nitrogênio, fósforo, potássio. Todas as substâncias estão contidas em uma forma quelada, devido à qual a digestibilidade dos nutrientes é aumentada, a imunidade é fortalecida, a planta passa a suportar mais persistentemente vários fenômenos negativos. Para preparar a solução, misture 5 ml da mistura em um litro de água e regue a planta uma vez a cada 10 dias. Para a alimentação foliar, 5 ml do medicamento são combinados com 2 litros de água, a pulverização é realizada uma vez a cada 2 semanas.

Modo e métodos de alimentação

Primavera e verão - este é o momento em que o ficus precisa mais seriamente de fertilizantes de alta qualidade. Durante esses meses, é necessário alimentar a lavoura a cada duas semanas. Recomenda-se o uso de misturas minerais complexas contendo nitrogênio, fósforo, potássio.

A composição correta fornecerá crescimento ativo e bela aparência da flor... Fertilize o solo com uma forma líquida após a rega. Ou seja, quando se rega de manhã cedo, a alimentação é feita à noite ou após um dia.

Recomenda-se alimentar ficuses na primavera. compostos biológicospor exemplo, excrementos de frango. O açúcar pode ser aplicado uma vez por mês para ajudar a crescer novamente. No inverno variedades decíduas não precisam de fertilização, e aquelas que não voam são alimentadas mensalmente.

Uma regra importante: não fertilize a ficus após o transplante... As substâncias minerais e orgânicas podem ter um efeito prejudicial nas raízes enfraquecidas que ainda não tiveram tempo para se adaptar às novas condições. Apenas um mês ou até dois após o transplante é permitida a primeira alimentação.

Um sinal do sucesso da adaptação da ficus à nova terra é o aparecimento de folhas novas - isso significa que a alimentação pode ser retomada.

Dicas de florista

Proprietários experientes de ficus oferecem a iniciantes e amadores dicas adicionais para o cultivo desta cultura:

  • apesar da eficácia dos métodos populares, é melhor dar preferência aos fertilizantes industriais;
  • com as misturas adquiridas, dilua-as em proporções menores do que as indicadas nas instruções, o que evitará o excesso de oligoelementos, mas proporcionará à planta uma quantidade suficiente de compostos nutrientes;
  • para não deixar de se alimentar para o inverno, você pode dar à planta as mesmas condições do verão: manter a mesma temperatura no ambiente, manter o nível de umidade, deixar as mesmas horas de luz do dia com aparelhos artificiais, mas mesmo neste caso , a frequência e a quantidade de fertilizantes são reduzidas em 2 vezes;
  • somente espécimes saudáveis ​​precisam de fertilização: fícus enfraquecidos e sem vida são incapazes de absorver as substâncias propostas, então eles devem ser alimentados somente após a recuperação.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário