Opções de design para um avental na cozinha e suas características

Contente
  1. Como escolher?
  2. Materiais (editar)
  3. Opções de design
  4. Belos exemplos

O design da cozinha não deve ser apenas espetacular, mas também prático, uma vez que todos os planos de trabalho perto da placa estão expostos a temperaturas e vapor. Assim, além do componente estético, é necessário contar com a estabilidade do material com que é feito o avental. Ladrilhos de cerâmica, vidro, mosaicos - esta não é uma lista exaustiva de possíveis designs de avental.

Como escolher?

O avental pode ser chamado com segurança de "roupa de trabalho" da cozinha. Deve ser recortado de forma a proteger as paredes e a decorar o interior. Talvez a casa não tenha mais esse elemento decorativo, que, além do design, possui uma rica funcionalidade. O avental atua como uma barreira entre móveis, paredes e gordura, gotas, vapor, calor. Portanto, é tão importante não apenas encaixá-lo na composição geral, mas também escolher o material certo, com foco nas características.

Um avental pode ser a base de todo o interior, o ponto mais luminoso e expressivo em torno do qual todas as peças do interior se unem e se harmonizam. Se desejar, você pode reduzir seu papel ao mínimo, executando em um esquema de cores neutras, uma textura calma. Uma grande jogada de design é combinar a cor do painel e da bancada.

Ao escolher, certifique-se de levar em consideração um fato como a praticidade.

Os materiais escuros tornam todas as listras e manchas mais perceptíveis, no entanto, eles são indispensáveis ​​se houver necessidade de escurecer um fone de ouvido excessivamente brilhante. O mesmo pode ser dito sobre cores muito brilhantes - gotículas de gordura e água são muito perceptíveis nelas, portanto, cuidado será necessário. Se a sala precisa de alongamento visual, você deve prestar atenção ao design na forma de listras horizontais. Superfícies espelhadas adicionam volume, as leves adicionam ar. No contexto de uma cozinha quente, a comida parece mais apetitosa, isso também deve ser levado em consideração, especialmente se você se esforça para manter o peso normal constantemente.

Os designers recomendam apostar não na cor, mas em uma textura incomum.

Paletas neutras para combinar com as paredes, móveis ou superfície de trabalho parecem mais vantajosas e elegantes. As recomendações na hora de escolher são bastante arbitrárias, devendo-se orientar, em primeiro lugar, pelo seu gosto e pelas características do material do avental.

Materiais (editar)

O acabamento de um avental na cozinha permite a utilização de diversos materiais: cerâmica e grés porcelânico, vidro, mosaicos, aço, madeira. O painel pode nem mesmo ser instalado, embora seja muito impraticável fazer uma superfície com papel de parede. Os painéis ABS de acrílico e plástico baratos são muito populares.

Ao escolher um material, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração.

  • Componente estético. Se o material é muito durável, mas não se encaixa no estilo escolhido, você terá que escolher entre outras opções.
  • Facilidade de atendimento. Por mais bonito que seja o material, se você precisa constantemente colocá-lo em um pano, é improvável que ele lhe dê muito prazer. Idealmente, a graxa deve ser fácil de remover, sem a necessidade de nenhum agente de limpeza especial. Um material duro com uma superfície lisa é a melhor escolha deste ponto de vista.
  • Resistente à umidade. Um ponto importante, porque a água vai entrar regularmente no avental, além disso, ele precisa ser limpo regularmente. Não se esqueça de que todas as superfícies porosas e esponjosas, a presença de rachaduras podem se tornar um terreno fértil para mofo, fungos, micróbios.
  • Tolerância ao calor. A zona de cozinhar deve ser resistente ao calor.
  • Persistência. Quanto mais forte for o material, mais tempo durará o avental, apesar da exposição ao calor, água, produtos químicos para lavar e substâncias abrasivas.
  • Fácil de instalar. Este fator é importante se você decidir instalar o avental.

Vamos considerar cada um dos materiais separadamente, avaliando todos os prós e contras.

Metálico

Um avental de metal é um tipo exótico de design de cozinha, no entanto, os designers cada vez mais o incluem em seus projetos. Na verdade, com a escolha certa, ele tornará a cozinha incrivelmente estilosa, incomum, elegante. Tal solução pode ser considerada especialmente bem-sucedida no projeto de um loft ou de alta tecnologia, moderno, clássico, provençal, country. Esta opção combina bem com materiais feitos de madeira, plástico, tijolo e acabamentos em gesso, vidro.

Na maioria das vezes eles são feitos de aço inoxidável, já que esse metal é o mais orçamentário.

No entanto, além do aço inoxidável, são feitos aventais de latão e cobre. Eles são muito eficazes, mas muito caros.

O avental de metal pode ser fosco ou brilhante, combinado. A segunda opção é ótima para espaços pequenos, pois expande o espaço por meio de reflexos. Aventais de metal com padrões, designs feitos em técnica de mosaico parecem muito impressionantes. Dos pontos negativos, deve-se notar que tal painel exigirá cuidados constantes, cada gota será visível nele, cada toque deixará uma marca. Para evitar que isso aconteça, escolha uma superfície com padrões. Desnecessário dizer que o metal é extremamente resistente à umidade, temperatura, estresse mecânico e não requer produtos de cuidados especiais.

De pedra

Um avental de pedra pode ser feito de material artificial, decorativo ou natural. A pedra natural raramente é usada no projeto de cozinha, pois é muito cara e não é particularmente durável. A única exceção são os ladrilhos de granito. Comparado com o mármore bonito, mas frágil, esta é a melhor opção. Mas análogos de origem artificial são freqüentemente usados ​​no design. Eles são feitos de acrílico e quartzo, gesso. Os dois primeiros resistem perfeitamente à umidade, não estão sujeitos à deformação. Se decidir instalar um avental de gesso, terá que ser envernizado.

Das desvantagens, deve-se notar:

  • alto custo;
  • impossibilidade de auto-instalação sem habilidades especiais;
  • pobre combinabilidade com outros materiais.

Feito de madeira

Um avental de madeira é considerado uma decisão bastante controversa. A estrutura da madeira natural é muito suscetível à umidade, odores, sujeira. Uma vantagem óbvia é a compatibilidade ambiental, naturalidade e efeito estético da árvore. A superfície de tal avental deve ser tratada adequadamente com vernizes e óleos protetores. Uma solução prática seria colocar um avental de madeira atrás de uma barreira de vidro, porém não é fácil de montar aqui. Faz sentido apenas se a solução de design exigir tal elemento.

É mais prático substituir a madeira por MDF, HDF e aglomerado.

Em termos de aparência, quase todos os interiores só se beneficiarão com a presença de um avental de madeira, especialmente porque pode ser facilmente combinado com uma variedade de paletas e materiais. Também contribui para criar um ambiente de aconchego e conforto.

HDF

Este material à base de madeira é uma placa densa de 3 mm com um padrão impresso em UV e um revestimento de verniz. É mais denso que o MDF e resiste melhor à umidade. Dentre as vantagens, é possível notar resistência a impactos, respeito ao meio ambiente, longa vida útil, capacidade de colocar imagens espetaculares no interior, facilidade de instalação, baixo custo, fácil manutenção.

No entanto, também existem desvantagens: o tamanho é limitado pelos padrões de impressão, o material pode ficar amarelo, há risco de mofo e bactérias e é fácil de se deformar.Não use detergentes com composição agressiva e partículas abrasivas.

Aglomerado

Trata-se de um painel de partículas à base de serragem natural. Os recursos de impressão modernos permitem que você faça absolutamente qualquer composição. Você pode solicitar sua reprodução favorita, foto de família, paisagem, animais, flores e assim por diante. A partir deste material, você pode criar opções exclusivas que dão individualidade ao interior.

Esse avental terá uma aparência muito impressionante, atrairá a atenção e eliminará a necessidade de um design complexo e bem pensado.

Esta é a melhor maneira de fazer algo único por pouco dinheiro. O revestimento laminado protege a placa e a vedação de influências externas. A instalação é muito simples, você mesmo pode fazer isso. As suas desvantagens são as mesmas do material HDF, madeira natural: vida útil curta, não pode ser instalado por cima da placa, caso contrário pode deformar-se, os microrganismos podem multiplicar-se.

Policarbonato

Esta é uma folha de plástico de uma só peça, semelhante em estrutura ao vidro. Pode ser colorido, transparente. É muito fácil escolher um material para qualquer interior, pois existem muitas variações de cores e estampas. O policarbonato dá a impressão de fragilidade, pois parece uma superfície de vidro, mas é uma ilusão enganosa. É quase impossível quebrá-lo, mesmo se você tentar.

Este avental é fácil de limpar, basta passar um detergente na superfície lisa, mesmo com uma composição agressiva. Você não precisa se preocupar se vestígios de corantes e produtos permanecerão no painel. O policarbonato tem excelente resistência à umidade e não é um terreno fértil para fungos e microorganismos. A única coisa a se considerar é que as soluções salinas podem deixar marcas, que, no entanto, podem ser facilmente removidas.

As vantagens também incluem facilidade de instalação e propriedades de isolamento acústico.

Outra vantagem e, ao mesmo tempo, uma desvantagem é a resistência ao calor a baixas temperaturas, mas fraca resistência a altas temperaturas. Ou seja, o policarbonato pode ser derretido e deformado. Teremos que cobrir o fogão com tampas.

Opções de design

A decoração da cozinha exige sempre imaginação, fundos e conhecimento. A bancada, o avental e o próprio fone de ouvido são muito importantes no interior da cozinha. O design deve ser consistente com o mesmo estilo, a iluminação, o tamanho da sala devem ser levados em consideração. A decoração certa é muito importante. Às vezes, plantas domésticas, tecidos ou um aquário podem transformar completamente um design humilde.

Na hora de escolher um avental, é importante considerar não só as características do material, mas também a textura e a cor. Seguindo as recomendações dos designers de interiores, você pode evitar erros de cálculo graves.

  • Você deve escolher um avental após ter decidido a cor do fone de ouvido e o estilo geral da sala, você também precisa escolher a cor do piso, teto e paredes. Caso contrário, existe o risco de parte do interior "cair" da imagem geral.
  • Um avental é capaz de atuar como uma peça independente do interior, pode não ter nenhuma relação com a cor, mas isso é permitido apenas em um design monocromático. Por exemplo, um espaço de cozinha em branco ficará muito animado por um painel de cores vivas de azul, vermelho, amarelo, laranja.
  • É eficaz quando o avental corresponde parcialmente à cor do conjunto, por exemplo, na zona da placa. O resto do painel deve ser neutro.
  • Os contrastes e opostos são sempre expressivos. Combinações de branco e preto, vermelho e preto são maravilhosas. Além disso, o contraste pode ser usado em termos de escolha de texturas - fosco e brilhante combinam bem.
  • Não se esqueça de que todos os itens internos devem ser combinados uns com os outros, para que a imagem geral pareça mais vantajosa. Basta que o avental verde combine com a cor do estofamento das cadeiras para tornar o interior mais orgânico.
  • Uma excelente jogada é a combinação de um avental com uma cor de chão, especialmente se o fone de ouvido for feito em uma faixa calma. Outro truque é escolher tecidos no mesmo tom para o dueto do piso e avental.
  • Se não sabe como escolher um avental, deixe que fique em harmonia com as paredes. Esta é a opção mais fácil e segura, especialmente em uma cozinha de estúdio. Ou organize o painel em uma combinação de cores com o fone de ouvido, isso dará a impressão da integridade da composição.
  • No caso de seu desenho se limitar a duas cores, o avental deve ser decorado em um tom que seja o vão entre as paredes e o chão. Ou seja, as paredes devem ser mais claras que o avental, o piso deve ser mais escuro.
  • Uma solução elegante é combinar uma bancada, um avental e um piso ou os dois primeiros elementos da mesma gama.

A iluminação desempenha um papel importante no interior.

O fone de ouvido retroiluminado aumentará o efeito da moldura luxuosa. Não se limite a um lustre, pegue holofotes, lâmpadas em forma de holofotes.

Belos exemplos

O interior lacônico simples da cozinha em um esquema de cores contido é perfeitamente diluído por um painel de metal incomum.

Um avental de pedra complementa perfeitamente o interior em estilo moderno e clássico.

A madeira será sempre uma solução de design popular, pois os motivos naturais e naturais não perdem a sua relevância.

O material HDF permite incorporar absolutamente todas as fantasias no interior da cozinha.

A iluminação sofisticada de um backsplash de policarbonato pode mudar completamente toda a experiência da cozinha.

Para obter informações sobre como lidar de forma independente com colocar um avental na cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário