Como instalar corretamente um avental na cozinha?
Talvez toda dona de casa, desde a infância, saiba que é preciso usar um avental de cozinha para não manchar a roupa durante o trabalho na cozinha. Mas hoje vamos falar de aventais, que são "colocados" nas paredes para protegê-los na área de trabalho de respingos de água e gordura, para fazer um conjunto de conjunto de cozinha e um avental, para decorar a cozinha com a ajuda de tal movimento de design. Isso é especialmente verdadeiro para cozinhas pequenas, uma vez que um avental devidamente selecionado também pode aumentar visualmente o espaço.
Características de escolha
De acordo com suas características, o material para aventais de cozinha pode ser natural e artificial, duro e macio, flexível e resistente. Cada um é bom à sua maneira, cada um tem propriedades negativas. Antes de escolher, você deve pesar cuidadosamente os prós e os contras, como:
- proximidade a um fogão a gás;
- irregularidade da parede;
- a quantidade de luz na cozinha;
- as capacidades e habilidades do mestre;
- dificuldades em cuidados posteriores;
- fragilidade do material;
- se este avental se encaixa na ideia geral do design em textura, cor;
- complexidade da instalação;
- preço de emissão.
Materiais de avental
Depois que todas as questões de planejamento foram estudadas, você pode pensar sobre o material. Como há muitas opções, você sempre pode escolher a certa.
Plástico
Os painéis mais populares são de três tipos de borracha: ABS, vidro acrílico, PVC.
- abdômen - folha flexível e leve, em um lado da qual uma imagem é aplicada por impressão de fotos. É fácil de instalar, durável, barato, transportado em forma de rolo, resistente a pequenos danos, decorativo, resistente ao calor, não tem medo de umidade.
Entre as desvantagens: para instalação próxima a um fogão a gás, é necessária uma tela adicional resistente ao calor, que queima ao sol, tem medo de choques mecânicos fortes, não é adequada para limpar com acetona ou solvente, a parede sob deve ser relativamente plano, dura 3-5 anos.
- Vidro acrilico pode muito bem substituir temperado ou descascado. É fácil instalá-lo com suas próprias mãos, e você pode fazer isso antes e depois de instalar a mobília. Se já houver papel de parede ou papel de parede fotográfico na parede, o vidro acrílico pode simplesmente ser fixado na parte superior, pois é mais transparente do que o normal. Esse plástico é resistente a impactos, não desbota e tem um risco de incêndio reduzido.
Entre as desvantagens: não gosta de detergentes abrasivos, material não muito barato, não é recomendável instalá-lo próximo ao fogão a gás.
- PVC - uma das maneiras mais simples de decorar a cozinha, adequada para chalés de verão, dormitórios, casas alugadas. Pode ser na forma de folhas ou tiras. A variedade de aparência é enorme, você mesmo pode montá-la.
Mas é necessário lavar as gotas no painel imediatamente, o cloreto de polivinila não resiste a altas temperaturas, desbota rapidamente e é facilmente riscado.
Placa de fibra (placa de fibra)
Uma das opções econômicas para o acabamento da área de trabalho da cozinha. O Fiberboard é usado com um revestimento laminado que resiste a respingos de líquidos e pequenos arranhões. As placas são fáceis de montar em uma superfície relativamente plana e podem até ocultar pequenos defeitos na parede.
A sua aparência pode assemelhar-se a uma superfície lisa, bem como a ladrilhos de cerâmica coloridos e monocromáticos.
MDF (MDF - Painel de fibra de densidade média - painel de fibra de densidade média)
Os painéis de MDF vêm em diferentes espessuras, com ou sem um padrão fosco ou brilhante, mas com um filme de PVC na parte frontal. É ela quem protege a prancha da umidade e a torna esteticamente agradável.O filme lava bem e permanece intacto por muito tempo. Muitas vezes, esses painéis imitam alvenaria, pedra natural, papel de parede fotográfico, vidro, mosaico, ladrilhos de cerâmica. Por isso, os clientes agradecem.
O painel de parede irá cobrir o espaço entre o conjunto de cozinha e a parede com a sua própria espessura ou calhas de fixação - isto é uma vantagem. Das desvantagens: instalação mais complexa de lajes largas e a presença obrigatória de uma parede plana para a instalação de painéis finos.
Uma vez que o material, como o painel de fibra, é baseado em serragem, é improvável que esse material seja adequado para montagem em paredes úmidas. Somente após tratamento especial dos trilhos de fixação e placas com impregnação bioprotetora contra mofo e apodrecimento.
Azulejo de cerâmica
Por um lado, esta maneira familiar de colocar um avental de cozinha é uma coisa há séculos, por outro lado, nem todo artesão doméstico pode fazê-lo. Antes de iniciar a instalação, a parede deve estar perfeitamente nivelada: remova o avental velho, aplique as fissuras, aplique primer. Os mestres recomendam o uso de contato de concreto para isso (especialmente se houver tinta a óleo ou esmalte alquídico na parede).
Além disso, é importante calcular corretamente a quantidade de material necessária, levando em consideração o fato de que os ladrilhos terão que ser cortados. Esse avental geralmente é montado antes da instalação de uma unidade de cozinha. Isso significa que você pode colocar os ladrilhos um pouco atrás dos armários e fechar o espaço entre o móvel e a parede. Se você planeja dispor os ladrilhos com os móveis já colocados, deve-se cuidar da segurança dos armários, fogões e demais móveis e equipamentos.
mosaico
Mosaico também significa ladrilhos, mas com um tamanho de apenas 12-20 mm contra 75-200 mm de ladrilhos comuns. Trabalhar com um material tão pequeno é, obviamente, muito mais difícil. Portanto, os profissionais se propõem a primeiro fixar o mosaico (em qualquer ordem ou na forma de painel de plotagem) em uma base quadrada, e só então colar os quadrados na parede.
Copo
Obviamente, o vidro deve ser resistente ao calor, temperado, espesso e com uma borda processada. Esse material pode ser simplesmente transparente e cobrir, por exemplo, uma parede de tijolos. A segunda opção é o vidro fumê ou fosco, mas você terá que cuidar dele constantemente, pois qualquer gota será visível. A terceira opção é a impressão de fotos na parte de trás.
É difícil dizer quanto tempo um avental desses durará em uma família grande e inquieta, mas o painel de parede em si é uma solução muito bonita para o projeto de cozinha.
Espelho
Pode ser considerado uma espécie de vidro. A principal desvantagem é a fragilidade se for baseada em vidro natural. Se o plástico for usado como base, essa opção será mais confiável. Esse avental certamente aumentará visualmente o espaço da cozinha e, quando a luz entrar, a tornará ainda mais brilhante. O espelho pode ser combinado com desenhos ou fotografias em um painel.
Mas deve-se lembrar que o número de gotas que caem em uma superfície reflexiva aumentará visualmente exatamente duas vezes.
Alvenaria, pedra natural ou artificial
No caso da alvenaria, pode não ser necessário instalá-la se a cozinha tiver acabamentos em estilo loft. O único problema aqui é como proteger o tijolo. Assim como uma pedra: cubra com verniz, repelente de água ou coloque uma tela protetora de vidro natural ou acrílico.
No caso do assentamento de pedras artificiais, a tecnologia de trabalho será aproximadamente a mesma da colocação de ladrilhos cerâmicos: parede perfeitamente plana, boa cola e artesão profissional.
Métodos de montagem na parede
O método de fixação dependerá muito da severidade do avental ou de seus elementos individuais. Aqui estão as diferentes opções possíveis:
Cola
Um dos mais populares são os pregos líquidos. Os pregos líquidos podem ser usados para colar plástico, papelão, painel leve de MDF, ladrilhos e mosaicos de cerâmica, pedra artificial, espelho em uma parede plana desengraxada. O principal é a precisão: o adesivo não deve ser aplicado muito próximo à borda do painel.
Os especialistas recomendam que todas as soluções adesivas não sejam aplicadas pontualmente, mas ao longo do perímetro mais uma faixa intermediária horizontal (ou várias) - neste caso, as correntes de ar que podem descascar o material não passarão por baixo do painel.
Instalação do torneamento
Este método é utilizado quando existe o receio de que o painel caia devido à sua própria gravidade. A segunda razão é que a parede é muito irregular. Terceiro, é muito mais fácil desmontar e substituir por outro avental usando uma caixa do que pregos líquidos. Painéis de fibra e de PVC podem ser montados na caixa. Mas um dos materiais mais pesados é a placa de MDF espessa.
Usando a caixa, os painéis podem ser instalados de várias maneiras:
- instalação de uma barra de madeira na parede (com parafusos ou cola), fixando os painéis com cola a uma barra;
- fixação de painéis a uma barra com parafusos auto-roscantes ou buchas;
- instalação de um perfil de alumínio em barra, fixando os painéis ao perfil com parafusos auto-roscantes.
Vamos considerar passo a passo com mais detalhes como instalar um modelo de MDF com suas próprias mãos em parafusos auto-roscantes.
- Antes de iniciar o trabalho, os móveis devem ser afastados e a parede cuidadosamente nivelada.
- Uma moldura de madeira e perfis metálicos é montada de acordo com o nível. A espessura da madeira não deve ultrapassar 0,5 cm para que o avental fique atrás da bancada.
- A madeira é tratada com biossegurança.
- O avental é aplicado na parede e as marcações são feitas para os furos. Os furos são feitos na placa de MDF - espaços em branco para parafusos auto-roscantes.
- Só depois o avental é novamente aplicado na parede e apertado com parafusos auto-roscantes. Começam a apertar os parafusos aos poucos: primeiro nos cantos, depois mais perto do centro.
- Para a estética, as tampas podem ser instaladas em parafusos auto-roscantes.
Fixadores padrão
Adequado para painéis não muito pesados. No verso, as dobradiças são coladas de forma adequada (disponível em diferentes versões). As marcações são feitas na parede onde os ganchos para esses laços serão aparafusados. Usando uma broca, os orifícios são feitos nos quais as cavilhas com ganchos são inseridas. Em seguida, o painel é desligado.
Se os ganchos forem feitos apenas ao longo da borda superior, os painéis ficarão pendurados em níveis diferentes da parede - a lacuna será maior na parte superior e a parte inferior se encaixará perfeitamente na parede. Não é muito bonito, mas é mais fácil de montar no avental. Ganchos em duas filas tornarão o visual mais harmonioso e atraente.
Usando suportes de vidro para móveis
Uma grande variedade deles é vendida: em metal, plástico. É necessário um grande número de suportes para prender todo o avental. Além disso, é importante considerar que não suportam materiais pesados (vidro grosso ou MDF) e são visíveis após a instalação. Mas isso não é um problema: as montagens engraçadas não chamam muita atenção. Mas o método de montagem é simples - os suportes são fixados na parede (com cola ou parafusos) e o avental é inserido nos suportes.
Perfis de metal em U ou perfis em U
Esses perfis são instalados na parte superior e inferior do avental, após o que o painel de parede é simplesmente inserido e avançado como uma porta de guarda-roupa. Nesse método, o principal é um cálculo claro, caso contrário a tela leve ficará empenada e a pesada simplesmente não entrará nas ranhuras.
Colocação de ladrilhos e mosaicos em argamassa de cimento
O método é considerado desatualizado, mas uma placa instalada corretamente vai durar mais de uma década. Este método é escolhido principalmente por causa do baixo custo do próprio cimento em comparação com a cola.
Para que a cerâmica não caia após uma semana, é necessário observar estritamente a tecnologia de assentamento. Mas nem todo artesão doméstico pode fazer isso.
Como instalar um avental de MDF na cozinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.