Como e de que fazer um avental para a cozinha com as próprias mãos?

Contente
  1. Como escolher um material?
  2. Preparação
  3. Fazendo um avental
  4. É fácil mudar isso?

Um avental é geralmente chamado de parte da parede diretamente acima das superfícies de trabalho principais da cozinha - um fogão e uma pia. É esta parte da parede que está mais exposta aos diversos efeitos negativos da poluição e das altas temperaturas, pelo que o avental é normalmente feito de materiais específicos e se destaca de forma notável no fundo da decoração do resto da divisão. Vamos considerar como tornar o avental prático e não prejudicar a impressão estética geral.

Como escolher um material?

Provavelmente, em nenhum outro lugar do apartamento existem paredes que estariam expostas a um efeito destrutivo e poluente tão intenso, então a escolha do material de acabamento para o avental simplesmente não pode ser acidental. Para evitar que os reparos se tornem inutilizáveis ​​muito rapidamente, é melhor fazer um avental com materiais que atendam aos seguintes critérios obrigatórios.

  • Resistente ao calor significativo. Durante o cozimento em grande escala, pode estar quente na cozinha em geral, mas o objeto mais quente nele é o fogão ou fogão, e o avental fica diretamente ao lado dele. Além disso, muitas vezes o vapor quente se acumula aqui, o qual, mesmo com a operação confiável do exaustor, entra em contato com a parede adjacente.
  • Resistente à umidade. O vapor já foi mencionado um pouco acima, mas uma fonte ainda mais intensa de umidade é uma pia, da qual respingos voam em todas as direções.

Além disso, muitas vezes é colocada uma bancada ao lado do fogão, na qual são cortados vários ingredientes suculentos que podem formar respingos. O material do avental não deve sucumbir à ação destrutiva da água, caso contrário não durará muito.

  • Limpeza fácil. O fato de um avental não se deteriorar com o contato com água e outros líquidos não significa que não possa ser danificado por eles. O material de acabamento nesta parte da parede deve ser privado da capacidade de absorção de umidade, caso contrário sua cor rapidamente se tornará indeterminada e será associada exclusivamente à sujeira. A sujeira no avental é especialmente perceptível em uma cozinha branca ou em outra cozinha simples, então o conjunto costuma ser de cores incomuns, o que ao mesmo tempo o torna mais bonito.
  • Respeito ao meio ambiente e higiene. Como convém a qualquer outro material de revestimento em um apartamento, um avental não deve, em nenhum caso, ser tóxico. Infelizmente, muitos materiais sintéticos da atualidade são capazes de emitir vapores nocivos, principalmente quando aquecidos, por isso seu uso na cozinha é estritamente proibido: você deve ter certeza de que, mesmo depois de tentar o acabamento no dente, não ficará envenenado. Neste caso, o material não deve apenas estar bem limpo, mas também deve ser hipoalergênico e desfavorável ao crescimento de bactérias e outros microrganismos.
  • Estética. O avental dificilmente é o detalhe central da cozinha, mas ao mesmo tempo está sempre à vista - não é obstruído por nada e está localizado aproximadamente na altura dos olhos. Mesmo que você não seja um defensor de ideias exóticas ou extravagantes no design da sala, você deve pelo menos certificar-se de que essa parte da parede se encaixa na aparência geral da cozinha e não afeta elementarmente a psique.

Não vamos colocar especificamente o último critério na lista, uma vez que não caracteriza o material do avental do ponto de vista operacional e, no entanto, a esmagadora maioria dos consumidores não o vai ignorar - estamos a falar de custo.

Existem muitas opções para o avental, portanto, encontrar uma solução relativamente econômica não é um grande problema, embora seja possível que o preço baixo afete certas características de acabamento.

Curiosamente, o problema pode ser resolvido não apenas com a ajuda de materiais de acabamento geralmente reconhecidos - você pode encontrar modelos de design para acabamento de avental literalmente de meios improvisados. Mesmo discos antigos ou pranchetas de desenho repetitivas para crianças podem ser usados ​​como uma solução incomum. Nem todo mundo vai gostar dessas opções, mas elas ilustram claramente que a abordagem para resolver o problema pode ser diferente.

Preparação

Dependendo do material escolhido, a instalação do avental pode parecer fundamentalmente diferente, mas ainda considere alguns princípios básicos que são sempre relevantes.

  • Primeiramente é necessário entender que o avental pode ser instalado em uma parede nua sem nenhum acabamento, o que é importante no caso de gesso ou ladrilhos, ou pode ser fixado sobre o acabamento antigo se for de vidro ou laminado. Independentemente da forma de execução da instalação, é aconselhável preparar a parede sob a futura localização do avental desengordurando e retirando cuidadosamente o fungo: isto ajudará a uma melhor aderência dos ladrilhos e do gesso, no caso dos painéis basculantes, irá simplesmente proteger contra a propagação de bactérias e do mesmo molde.
  • Se certos sinais de destruição forem claramente visíveis na superfície da parede, é melhor reparar imediatamente todas as fissuras e buracos, uma vez que mesmo ao colocar os painéis com dobradiças, podem eventualmente fazer com que se descascem.

No caso de ladrilhos ou gesso, bem como qualquer outro acabamento semelhante, a parede deve primeiro ser preparada e deixada desta forma pelo menos durante um dia, mas o vidro e outros aventais semelhantes não necessitam deste processo.

  • Um ponto separado é o cálculo correto da quantidade de consumíveis. Antes de realizar o trabalho de instalação, é necessário não só calcular corretamente o comprimento e a largura do futuro avental, mas também marcar claramente o local de sua futura instalação na parede. Os locais de fixação também devem ser incluídos em um plano tão peculiar, se estamos falando de aparafusar os painéis.
  • O comprimento do avental quase sempre é determinado pelos cantos, aberturas de portas e janelas, mas como deve ser em altura é decisão do planejador apenas. Via de regra, o avental é limitado por baixo por pia, fogão e bancada, e por cima por armários de parede e capô. Assim, é necessário estimar os níveis do móvel superior e inferior e calcular as dimensões do avental para que cubra completamente o espaço entre eles.

Se o mesmo capô for fixado bem acima da borda inferior dos armários, geralmente o avental é levantado para não atrapalhar a integridade do acabamento visível. Nesse caso, o avental deve ficar alguns centímetros atrás do móvel da cozinha para evitar a formação de rachaduras, a menos que seja conectado a ele por meio de rodapés.

  • É mais conveniente escolher um acabamento depois que as dimensões exatas do avental forem conhecidas. Cortar o mesmo ladrilho, especialmente se você mesmo fizer a instalação, será muito mais fácil se o comprimento e a largura do avental forem múltiplos dos parâmetros de cada ladrilho individual.

Fazendo um avental

O processo de fazer um avental com suas próprias mãos depende muito do material que você escolheu. Por exemplo, ao usar materiais à mão, nem sempre é fácil encontrar dicas de como fixá-los corretamente na parede. Por outro lado, a auto-instalação deixa o máximo de liberdade de ação, por exemplo, você pode fornecer imediatamente saídas onde não deveriam estar inicialmente.

Em teoria, é claro, um bom mestre por uma certa quantia concordará em arranjar seu avental de cozinha da maneira que você quiser, mas fazê-lo sozinho revela a vantagem na forma de economia de custos significativa. Se decidir decorar a parede por cima da superfície de trabalho da cozinha com as suas próprias mãos, vale a pena ver mais de perto as características individuais dos materiais principais.

Laminado

Se este material for usado com sucesso para forrar pisos na cozinha, ele também pode ser útil para um avental. Vamos fazer já uma reserva de que nem todos os tipos de laminados são à prova de água, por isso, na hora de escolher, preste atenção a isso. Além disso, este material, por ser sintético, nem sempre é seguro, portanto a classe de segurança deve ser designada como E1. A instalação de um avental laminado de cozinha realiza-se sobre uma parede plana sem danos significativos, pelo que a superfície é normalmente pré-rebocada. O material de acabamento em si não é fixado diretamente na parede, mas na caixa, no entanto, é bastante fino, razão pela qual uma parede plana é necessária.

O revestimento em si pode ser feito de vários materiais, embora a principal preferência seja, obviamente, os derivados de madeira.

A folga entre as partes individuais do torneamento geralmente não deve exceder 30 cm, mas vale a pena focar principalmente no tamanho das lamelas. Ao mesmo tempo, o espaço entre as peças de madeira não fica vazio - normalmente os vãos são preenchidos com uma mesa de concreto.

O torneamento é necessário, pois é nele que as lamelas são fixadas. Para o efeito, os parafusos auto-roscantes ou buchas de plástico são os mais utilizados, no entanto, a complexidade da sua utilização reside no facto de nem sempre durante o processo de fixação ser possível calcular com precisão a localização da base de madeira. Para resolver este problema, em alguns casos, utiliza-se cola de madeira, mas nem sempre é adequada - tudo depende do material do torneamento.

Uma superfície feita de placas laminadas, a priori, não pode ser hermética por si mesma, portanto, para evitar o aparecimento de mofo e outros fenômenos negativos, todas as juntas entre os elementos laminados são revestidas com um selante. Neste caso, é importante primeiro verificar o quão lisa e plana é a superfície do avental montado, porque qualquer protuberância ou amassados ​​podem causar a destruição rápida da estrutura.

O toque final é a instalação de cantos decorativos em polímero ao longo do contorno de contato do novo avental com o móvel. Geralmente são selecionados de acordo com o esquema de cores de acordo com a tonalidade do avental. A fixação geralmente é feita com unhas líquidas.

De vidro

O avental de cozinha de vidro, também conhecido como skinali, tem se tornado uma solução cada vez mais popular nos últimos anos. Não pense que um material supostamente frágil não suportará o funcionamento em uma cozinha: é claro, plexiglass especial é usado, que não tem medo de quase nenhum impacto.

É muito fácil cuidar de um avental assim, pois é perfeitamente liso e não tem as menores lacunas, e o mais importante, a colagem de filme fotográfico permite tornar esta parte da cozinha não só bonita, mas verdadeiramente único e único.

Uma vez que o material é esfolado, e as deflexões são impossíveis, o mais importante é definir inicialmente o plano correto. Neste caso, a preparação da parede não é necessária, mas você terá que começar instalando perfis e cantos de alumínio tanto no tampo da mesa abaixo quanto na borda inferior dos gabinetes na parte superior, bem como em um lado (o o segundo é decifrado no último momento). A dificuldade desta tarefa está na marcação extremamente precisa dos fixadores, eles devem fornecer um plano ideal para o futuro avental.

O vidro em si precisará ser encomendado em uma oficina especial, fazendo medições precisas e até mesmo reduzindo ligeiramente as dimensões - é improvável que você consiga cortar o plexiglass com precisão em casa.

Na sua forma original, ficará privado de imagem, pelo que o filme com impressão fotográfica também deverá ser encomendado ou adquirido separadamente. Para a colagem, o vidro é umedecido com água e a seguir, aos poucos, camada por camada, é aplicado um filme, com uma espátula de papel de parede de plástico, expelindo com diligência as menores bolhas de ar para a superfície.

Se desejar, você também pode decorar o futuro avental com iluminação interior., para isso, uma faixa de LED é colada na parte interna do vidro nos locais certos, que é conectada à rede por meio de um adaptador de 12 V. Depois disso, eles procedem à instalação simples do vidro (ou vários copos, se o avental for multicamadas). Ao final desse procedimento, o último perfil lateral, que não estava lá antes, é cuidadosamente colocado em seu lugar e fixado com pregos líquidos. Finalmente, as juntas com os móveis são cuidadosamente revestidas com pedestal de móveis.

De ladrilhos

Dispor um avental de um ladrilho é talvez a opção mais confiável e durável, embora envolva mais trabalho. Para começar, você deve limpar completamente as paredes de qualquer revestimento antigo, incluindo argamassa, você pode até precisar de um perfurador para resolver esta tarefa. Alcançado o gesso, é necessário avaliar o seu estado: se há áreas que ameaçam cair em breve, devem ser retiradas imediatamente e as irregularidades remanescentes devem ser reparadas, da mesma forma que devem ser retirados bolor, fungos e manchas de gordura. . É aconselhável deixar a superfície o mais plana possível, porém pequenos entalhes são até bem-vindos: assim a cola irá aderir melhor. Se o avental for colocado em pelo menos duas paredes adjacentes, deve-se tomar cuidado para criar um canto perfeitamente uniforme.

Imediatamente antes de instalar os ladrilhos, as marcações devem ser aplicadas na parede: alguns mestres, por uma questão de estilo perfeitamente uniforme, nem mesmo marcam o avental como um todo, mas cada ladrilho individualmente. Na mesma fase, você deve decidir de onde começará o assentamento - do centro ou da borda. No primeiro caso, o avental pode parecer bem centrado, mas então você precisa cortar perfeitamente os ladrilhos de ambas as extremidades opostas, a segunda opção é mais adequada se uma das bordas estiver pouco visível - o elemento aparado será colocado lá.

Alguns tipos de ladrilhos são fixados à argamassa, mas para um iniciante é melhor escolher o material que se fixa com cola. Este último é normalmente vendido na forma de pó seco, deve ser diluído estritamente de acordo com as instruções imediatamente antes de instalar o avental, pois seca muito rapidamente. Pelo mesmo motivo, você não deve diluir muita cola se não tiver certeza de que terá tempo para colocar os ladrilhos antes de secar, mas também não deve economizar.

Uma barra plana de madeira é instalada sob a borda inferior do futuro avental - ela não permitirá que a linha inferior de ladrilhos deslize para baixo, como alternativa, um perfil de metal também funcionará. Um fio de prumo com uma carga é usado para marcar as bordas verticais.

Será mais fácil para um iniciante trabalhar se escolher ladrilhos grandes e usar um método de instalação ordenado.

O adesivo é aplicado na parede ou no próprio ladrilho com talocha dentada, devendo a sua camada apresentar ranhuras. A instalação do ladrilho é feita por simples prensagem e batimento com maço de borracha ou ainda com a mão. Após cada placa instalada, vale verificar a sua localização em nível: se o assentamento ocorreu de forma oblíqua, é necessário retirar imediatamente o elemento e repetir a sua fixação até a cola secar.

Todos os subseqüentes são mantidos na primeira linha, então ele precisa secar por pelo menos um dia, antes de expirar este período, as filas superiores não devem ser montadas. O ladrilho em torno dos cantos ou bordas só deve ser feito por dentro, usando um cortador de ladrilhos ou ferramenta semelhante. No corte, alguns ladrilhos têm a garantia de se desintegrar, por isso o material deve ser retirado com uma margem de pelo menos 10%.

Depois que todos os ladrilhos estão assentados e secos, eles devem ser levemente batidos com o mesmo macete de borracha. O ladrilho que emite um som abafado não é colocado de forma segura - é removido e reforçado. Se a verificação for bem-sucedida, lave o avental do pó de reparo e esfregue a argamassa nas costuras com uma espátula de borracha. Quando as costuras estão secas, a argamassa é aparada e limpa com trapos úmidos.

De gesso

Esta solução é uma das mais baratas (se não estamos falando de uma variedade decorativa cara) e ao mesmo tempo simples.A superfície do gesso é uniforme, sem fissuras ou irregularidades. Deve-se notar que ninguém em sã consciência jamais fará um avental de gesso puro, porque este material simplesmente fluirá da umidade, mas se for cuidadosamente coberto com verniz acrílico em várias camadas, então mesmo esta opção tem o direito de existir.

As paredes são preparadas de acordo com o mesmo princípio que para os ladrilhos - todos os acabamentos anteriores são removidos, a superfície é desengordurada e limpa de sujeira e mofo. A superfície pode não ser nivelada se você decidir usar um gesso comum muito barato, mas parece medíocre, e para variedades decorativas caras, nivelar as paredes com a ajuda delas será um desperdício de muito dinheiro sem sentido. Por este motivo, as paredes são quase sempre pré-niveladas, o que permite que a cara mistura seja aplicada em uma camada fina.

O gesso é geralmente vendido como um pó seco, então você precisa primeiro diluí-lo em um estado líquido, mas espesso: instruções detalhadas devem estar presentes na embalagem. A seguir, a mistura é aplicada com uma espátula na parede previamente preparada e nivelada com ela. Você pode decorar a superfície com brilhos ou intercalados com pequenas conchas.

Quando o gesso secar, é recoberto com verniz acrílico por meio de pulverizadores, é melhor fazer em várias camadas, deixando a anterior secar primeiro.

É fácil mudar isso?

Às vezes, um avental em bom estado geral é danificado em um pequeno lugar, o que sugere que deve ser substituído ou reparado sem muito trabalho, sem remover os armários.

  • Se o avental consistir em pequenos elementos separados, então em muitos casos ele pode ser atualizado. No caso de ladrilhos ou laminados, deve-se tentar remover as partes danificadas com o máximo de cuidado, depois substituí-las por outras ou mesmo usar as antigas se não estiverem esfareladas. É aconselhável colocar um ou dois ladrilhos novos em vez dos antigos apenas se tiver ambos ladrilhos e rejuntes nas tonalidades desejadas.
  • Quanto à atualização de um avental estritamente para um mais novo devido a pequenos danos, em alguns casos, uma nova camada pode ser localizada logo acima da antiga. Na verdade, esta opção é apropriada em todos os casos, se você tiver certeza de que a camada inferior está segurando firme e não cairá com o peso da camada adicional.
  • Se o avental apresenta danos significativos ou simplesmente está em uso há muito tempo, você simplesmente não pode fazer sem removê-lo antes de instalar um novo.

Como fazer um avental laminado de cozinha de forma rápida e eficiente, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário