Tudo sobre como nivelar um piso de madeira com compensado

Tudo sobre como nivelar um piso de madeira com compensado
  1. Os caminhos
  2. O que é necessario?
  3. Como colocá-lo corretamente?

Revestimentos decorativos modernos para pisos requerem uma preparação de alta qualidade do contrapiso para instalação. O acabamento do piso de uma casa ou apartamento, via de regra, requer nivelamento adicional, já que sua superfície costuma ser imperfeita. Tábua de parquet, carpete, linóleo e laminado têm alta suscetibilidade a uma superfície plana. A madeira compensada ajudará a nivelar o piso e prepará-lo para o piso. Este produto para madeira tem um alto grau de confiabilidade e uma longa vida útil.

Os caminhos

Ao escolher uma técnica de nivelamento do contrapiso, é necessário determinar o grau de seu desnível. Com diferenças de desníveis, que vão de 5 a 10 mm, antes do assentamento do piso de compensado, será necessária a realização de uma moldura de ajuste e suporte. Os seguintes métodos de instalação de pisos de madeira compensada provaram ser os melhores.

Fixação de madeira compensada à base do piso

Para realizar o trabalho, as folhas de madeira compensada são cortadas em um tamanho de 60 por 60 cm ou outras dimensões convenientes para o mestre. Uma serra de vaivém ou serra circular é usada para cortar o material. As folhas acabadas são empilhadas umas sobre as outras. Por 2-3 dias em temperatura ambiente, as folhas podem ficar em pé e niveladas.

Tendo examinado previamente a superfície do contrapiso, eles passam para a próxima etapa do trabalho - eles determinam o esquema de distribuição das placas de compensado. Eles precisarão ser colocados com uma divisão das costuras em um padrão xadrez. Será necessário deixar espaços entre as folhas, cerca de 3-5 mm, recomenda-se recuar as folhas da parede para 7-10 mm. Após o layout preliminar, as chapas de compensado devem ser numeradas, retiradas de seus lugares e, antes do assentamento, lixadas com esmerilhadeira elétrica.

Além disso, a superfície do piso inferior é limpa de detritos e poeira. De acordo com o layout preliminar, folhas de compensado são colocadas na base. O material é fixado ao chão com parafusos auto-roscantes longos. O comprimento do hardware deve exceder a espessura do material em 3-5 mm. As tampas dos parafusos auto-roscantes devem estar totalmente imersas no material, para isso utiliza-se uma broca com possibilidade de rebaixamento. Cada folha de madeira compensada é fixada a pelo menos 5 ferragens, uma das quais está localizada no centro da folha e o resto - em seus cantos.

Piso de madeira compensada em pregos com ajuste de altura

Este método é considerado o mais rápido e menos caro em termos de tempo de execução. Esta técnica é usada para grandes diferenças na superfície do contrapiso. As âncoras especiais são aparafusadas no plano de base a uma distância igual umas das outras. As folhas de madeira compensada são empurradas para os pinos de ancoragem ajustáveis ​​através dos orifícios previamente perfurados. Em seguida, usando o nível do edifício, o contrapiso é nivelado girando a âncora e fixando o resultado com as porcas localizadas no corpo de trabalho dos pinos ajustáveis.

Subfloor colocado em toras

Para a fabricação deste revestimento preparatório para piso, são utilizadas chapas de compensado espessas (15-22 mm). Eles permitem criar uma base confiável e sólida, localizada sobre toras, que são pré-assentadas na base a uma distância de 50 cm uma da outra. Material de isolamento acústico ou isolamento mineral pode ser colocado nas lacunas entre as defasagens.

O processo de colocação de madeira compensada em toras é o seguinte: pré-restaurar a superfície do contrapiso, preenchendo todos os cavacos, cavidades, rachaduras. Em seguida, o polietileno é colocado na superfície limpa de detritos como camada impermeabilizante. A próxima camada é uma camada de isolamento acústico ou almofadas de feltro são feitas nos locais onde as toras serão fixadas. Os blocos de madeira com 2 m de comprimento e 50 mm de largura são colocados estritamente de acordo com o nível do edifício na direção horizontal.

Da mesma forma, são colocadas as partes transversais verticais do torneamento. Prenda as peças de madeira com cantos de metal. O tamanho das células de torneamento deve corresponder às dimensões da chapa de madeira compensada. O isolamento térmico é colocado nas células da caixa e, em seguida, toda a superfície é recoberta com polietileno, fixando o filme na caixa com um grampeador. As folhas de contraplacado pré-cortadas são colocadas na caixa acabada e fixadas com parafusos auto-roscantes.

Você mesmo pode instalar o piso de base, mas para o trabalho precisará preparar as ferramentas e ferragens necessárias.

O que é necessario?

Para realizar cada um dos métodos de assentamento do contrapiso, você deve preparar um conjunto de ferramentas. A lista deles é a seguinte:

  • fita métrica, lápis, régua métrica;
  • parafusos auto-roscantes, parafusos, pregos, pregos de cavilha;
  • furadeira elétrica, chave de fenda;
  • martelo;
  • serra de vaivém ou serra circular;
  • Sander;
  • nível de construção;
  • massa;
  • lixa;
  • espátula dentada em borracha.

Em alguns casos, as folhas de madeira compensada são colocadas sobre uma base de concreto ou tábuas de madeira velhas usando um adesivo.

Além disso, as folhas são fixadas com pregos.

Como colocá-lo corretamente?

O nivelamento de um piso de madeira em uma casa com compensado pode muito bem ser feito à mão, sem o envolvimento de especialistas caros. Se as diferenças de nível não ultrapassarem 2 a 3 mm, as placas de compensado são fixadas ao antigo piso de madeira. Para isso, as folhas podem ser fixadas sobre placas antigas. Antes de colocar o piso de madeira compensada no piso de tábuas, é necessário nivelar as tábuas com uma lixadeira.

As placas de contrapiso podem ser colocadas no lugar e coladas. Às vezes, em uma casa particular, essa composição também é aplicada a um piso irregular, se as diferenças forem insignificantes. Nesse caso, a cola atuará como substrato que ocultará os desníveis. Neste caso, o contraplacado deve ser colado seguindo as mesmas regras de instalação ao longo da caixa. Antes de instalar o piso, às vezes é necessário remover a pintura das placas, caso ela tenha pouca aderência ao adesivo. Como cola, use PVA, destinado a trabalhos de carpintaria, ou pregos líquidos.

Quando é necessária a colocação de contraplacado como base sob linóleo ou laminado, utilizam-se chapas com espessuras de 10 a 14 mm.

O assentamento da tora também é feito com compensado - com machado ou cinzel, as folhas são fendidas e espaçadores são feitos para nivelar a altura da estrutura.

Markup

Antes de iniciar o trabalho, determine o grau de irregularidade da base. Se o contrapiso deve ser colocado em cima das tábuas do piso antigas, você precisa encontrar o ponto mais alto de sua protuberância externa:

  • usando o nível, todos os pontos salientes do piso são determinados;
  • a distância do raio convencional do ponto mais alto à parede é medida;
  • os resultados da medição são marcados em um diagrama de sala em escala reduzida;
  • determinar o ponto superior a partir do qual será executada a construção da estrutura de torneamento.

Depois de fazer as medições e construir uma planta do torneamento na planta, marque a colocação das juntas de nivelamento e seu tamanho. Em seguida, um diagrama da localização do lag ou pinos ajustáveis ​​e folhas de madeira compensada é aplicado.

Corte aberto

Para criar um contrapiso, o compensado é colocado sob um revestimento de piso decorativo, levando em consideração as seguintes nuances:

  • a direção do grão do material deve estar localizada na direção transversal das tábuas de chão existentes;
  • para a conveniência do trabalho, uma folha de compensado padrão é cortada em 4 partes idênticas.

Em salas retangulares, as folhas são colocadas do canto mais distante de uma parede sólida. Se a sala for trapezoidal, proceda da seguinte forma antes de cortar:

  • conte o número de folhas de madeira compensada que precisam ser colocadas em uma linha;
  • 1 folha é retirada do número resultante, enquanto as placas de compensado são dispostas, a partir do meio da sala;
  • as sobras restantes do material de madeira compensada após o corte são usadas para fechar as aberturas laterais do deck.

Após o corte das chapas de compensado, é necessário preparar o forro para o revestimento. São utilizadas em tiras de 10 cm de largura e feitas de restos de madeira compensada.

Se o compensado for muito grosso, ele será dividido em pedaços mais finos.

Estilo

Existem diferentes maneiras de consertar o piso de base. Aqui estão os métodos mais comuns e simples de realizar o trabalho.

  • Aplicação de base adesiva. Este método justifica-se do ponto de vista económico e é utilizado sem falhas nos casos em que a superfície do pavimento será utilizada de forma bastante intensiva. Para economizar cola, ela só pode ser aplicada em todo o perímetro da placa, bem como nos pontos de contato do compensado com os espaçadores ou travessas do revestimento. Ao aplicar a cola, é aconselhável colocar adicionalmente o ponto de cola no centro da folha. Antes de iniciar o trabalho, você deve estudar cuidadosamente as instruções para a composição do adesivo. Alguns tipos de cola devem permanecer por algum tempo antes do contato com a superfície de trabalho para iniciar o processo de polimerização.
  • Folhas de fixação com parafusos auto-roscantes. As ferragens para prender as folhas do contrapiso são usadas em ordem, a distância entre elas deve ser de até 15 cm em uma fileira. A distância entre as linhas é de 40 cm, as linhas são espaçadas uniformemente, movendo-se ao longo do lado mais curto da placa de madeira compensada. Além da fixação ordenada, existe também um método de fixação cruzada. De acordo com essa técnica, os parafusos autorroscantes são colocados em todo o perímetro do compensado com espaçamento de 15 cm, bem como nas diagonais de uma chapa retangular.

Ao aparafusar o fixador na folha de madeira compensada, o parafuso autorroscante deve ser colocado em ângulos retos com o material. Para ocultar completamente a cabeça do parafuso, um dispositivo de aterrissagem é preliminarmente preparado para isso. As folhas de contraplacado são colocadas com um intervalo de 5 a 7 mm umas das outras. Isso deve ser feito para que, em alta umidade, o material, tendo ganhado umidade, não inche e se arquear.

Também é necessário recuar a folha da parede, recomenda-se deixar uma folga de 7 a 10 mm.

Selagem de costuras

Após a colocação do contra-piso de madeira compensada, as juntas de dilatação remanescentes durante a instalação devem ser reparadas. Se estiver prevista a colocação de uma placa laminada ou parquete no contrapiso, mas a vedação das costuras não for imprescindível, no caso de linóleo ou carpete, as costuras descobertas do contrapiso acabarão sendo visíveis através do material decorativo aplicado.

A selagem das juntas do contrapiso é realizada com massa para madeira ou preenchida com selante acrílico. O uso de um selante para esses trabalhos é mais preferível, uma vez que após a massa, depois de um tempo, os pisos às vezes começam a ranger. O trabalho de selagem das costuras é feito com espátula de borracha, nivelando a superfície até obter uma tela lisa e uniforme.

Assim, você pode remover todos os defeitos que surgiram durante a instalação do contrapiso.

Você pode aprender como colocar madeira compensada em um piso de madeira no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário