Dicas para escolher e usar cola de madeira compensada

Dicas para escolher e usar cola de madeira compensada
  1. Composições
  2. Fabricantes populares
  3. Como escolher?
  4. Como usar?

A madeira compensada é hoje amplamente utilizada na indústria, na fabricação de móveis e também na construção. Vários tipos de fixadores podem ser usados ​​para unir folhas de material, mas o mais popular deles é a cola.

Isto é devido à simplicidade deste método de conectar folhas de madeira compensada umas às outras e a outras superfícies. Este trabalho não requer habilidades e habilidades complexas, equipamentos especiais. Com a escolha certa da composição, a junção das superfícies é durável, resistente à umidade e ao envelhecimento. Considere os tipos de cola que existem.

Composições

Todos os adesivos de madeira compensada são divididos em 2 tipos principais de acordo com sua composição.

  1. Animais. Estes são caseína seca (coalhada), proteína (com base no sangue animal) e combinados (com a combinação dos 2 primeiros tipos).
  2. Sintético. Eles são baseados em várias resinas de formaldeído. Esse tipo geralmente é de cor transparente, resistente a fungos e mofo.

Considere os tipos mais comuns de adesivos.

Poliuretano

Essas composições são feitas à base de um solvente, portanto, têm um odor desagradável muito pungente. São tóxicos, sua aplicação deve ser feita obrigatoriamente com equipamentos de proteção - luvas e respirador.

No entanto, esses inconvenientes são sentidos apenas durante o trabalho - após a secagem, o cheiro desaparece, no futuro, substâncias nocivas não serão mais liberadas.

UMA também neste caso, o tempo de polimerização é limitado - o trabalho com a composição deve ser executado rapidamente. Essa cola pode ser sólida ou de 2 componentes. Ambas as variedades são muito duráveis ​​e flexíveis. Eles têm excelente resistência à umidade, isolamento acústico, resistência aos raios UV e secam rapidamente após a aplicação na superfície.

Suporta cargas de temperatura de até +55 graus Celsius.

A base de água

As formulações aquosas são as mais seguras de usar. Um representante brilhante é a conhecida cola PVA. Essa cola tem baixo custo, é absolutamente atóxica, praticamente inodora, fácil de aplicar.

Dos pontos negativos, pode-se distinguir um longo tempo de secagem - pode levar até 7 dias.

Dispersivo

Esses adesivos contêm partículas finas de resina que são insolúveis em água. A consistência da cola pode ser líquida ou em forma de pasta espessa. Seu nível de adesão é bastante alto, é resistente e pode suportar cargas significativas. Outra vantagem é o uso de tal composição em uma ampla faixa de temperatura de –30 a +70 graus Celsius.

O tempo de secagem dessa cola é de 3 a 5 dias.

Alcoólico

Esta espécie contém resinas artificiais, borracha e vários solventes. É muito fácil de usar, resistente à umidade e possui alta taxa de secagem.

As desvantagens de tais composições são a liberação de substâncias nocivas voláteis e forte inflamabilidade.

Ao trabalhar com cola de álcool, é importante observar as técnicas de segurança contra incêndio e usar equipamentos de proteção.

De dois componentes

Quaisquer formulações baseadas em 2 ingredientes ativos definem rapidamente, são fortes e dão forte adesão às superfícies. As reações químicas quando as formulações são misturadas fornecem uma confiabilidade de conexão muito alta. Para fortalecê-los, não é necessário usar ferragens adicionais (buchas, parafusos).

Isso economiza dinheiro e tempo de trabalho.

Fabricantes populares

Considere as marcas mais populares de cola de fabricantes nacionais e estrangeiros.

  • Adesivo para contraplacado e parquet da Tytan Professional. O composto à base de borracha de um componente garante a elasticidade da camada por toda a vida útil. Possui alta aderência em várias superfícies. Capaz de suportar tensões de cisalhamento, resistente à umidade e pode suportar mudanças significativas de temperatura.

Uma opção de orçamento.

  • SikaBond 54 Parquet da Sika - adesivo de poliuretano monocomponente fabricado na Suíça. Pelas características declaradas, é ecologicamente correto, inodoro, impermeável, endurece rapidamente (em um dia), possui alta elasticidade e boa aderência, além de ser fácil de usar. Uma vez aplicado, ele fornece um isolamento acústico confiável.

As desvantagens incluem o alto custo dessa composição.

  • Um lugar merecido entre as marcas de colas é ocupado pela empresa sueca Bona. Dos produtos, a composição adesiva Bona D705 pode ser distinguida. É uma composição dispersível em água com um teor de água reduzido.

Possui altas propriedades adesivas, é seguro de usar, é muito elástico e endurece rapidamente.

  • Adesivos de alta qualidade são oferecidos pela empresa alemã Wakol. A versão de 2 componentes de secagem rápida do Wakol PU 215 oferece fácil aplicação e alta durabilidade.
  • Os produtos adesivos da Artelit receberam boas críticas. Em particular, o Artelit RB-110 será uma opção boa e econômica para trabalhos de instalação com madeira compensada.
  • Thomsit é outra marca popular da Alemanha. A cola dispersiva em água Thomsit P 615 tem baixo custo, é ecologicamente correta e possui alta resistência. E também esta empresa produz compostos de poliuretano para colagem com vários tipos de superfícies.
  • Vale destacar os adesivos acrílicos da marca "Belokras". Produção russa. O produto Super Velcro é adequado não apenas para trabalhos de construção sérios, mas também para uso privado na fabricação de qualquer tipo de artesanato de madeira compensada. Com a ajuda desta composição, você pode realizar trabalhos internos e externos. O produto se diferencia pelo baixo custo.

É claro que as marcas aqui listadas estão longe de ser uma lista completa de produtos oferecidos no mercado moderno.

Como escolher?

Vários fatores podem influenciar diretamente a escolha do adesivo. Considere os principais critérios de seleção.

  • Tipos de consistência - viscoso ou semi-viscoso. Opções líquidas (como supercola) irão penetrar nos poros da superfície da madeira e não haverá boa adesão.
  • Não há liberação de substâncias tóxicas após a secagem completa.
  • Alta velocidade de cura. Isso reduzirá o tempo de trabalho. Trabalhar com tal composição é mais conveniente.
  • Em alguns casos, você precisa resistência à umidade da costura após a colagem das superfícies, bem como a resistência ao desenvolvimento de bolores e todo o tipo de fungos na espessura da chapa de contraplacado.
  • Marca de madeira compensada. Diferentes tipos de material requerem diferentes ligantes. DF-1 e DF-2 irão aderir bem com resinas de ureia-melamina-formaldeído, e DF-3 e DF-4 com resinas de melamina-formaldeído. Para folhas resistentes à umidade, variedades de dispersão de água são adequadas.
  • A sala onde será realizado o trabalho. Em salas bem ventiladas, é melhor usar soluções de PVA, proteínas e adesivos sintéticos para compensados. Em uma área residencial, é melhor evitar o uso de compostos tóxicos. Em caso de umidade elevada, vale a pena escolher um adesivo à base de solvente.
  • Para uso externo, geralmente são usados ​​adesivos sintéticos. Eles secam mais rápido e são mais fáceis de aplicar. Ao mesmo tempo, para móveis de exterior, por exemplo, composições à base de resina de ureia são perfeitas.
  • O tipo de superfície a ser colada. Se você precisar conectar madeira compensada a metal, deve dar preferência a uma cola à base de epóxi. Superfícies de concreto, cimento e anidrita são mais bem coladas ao compensado usando poliuretano.Você pode colar as folhas sem forro com qualquer cola de madeira. O contraplacado revestido com película é recoberto com uma película especial, que deve ser removida da superfície para a camada de madeira.
  • Custo acessível. É importante levar em conta que o consumo do adesivo será alto, portanto, muito será necessário, principalmente quando se trata de realizar obras de grande porte.

Como usar?

Depois de escolher e comprar a cola, é preciso decidir o tipo de conexão. As tecnologias de colagem aqui serão ligeiramente diferentes em cada caso específico. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

Colagem de folhas de madeira compensada umas às outras

Neste caso, o compensado pode ser colado ou emendado.

Quando colado, uma saliência é formada na junção de duas folhas. As juntas são limpas com lixa, o pó é removido e desengordurado. Ambas as folhas são untadas com cola de acordo com as instruções. Se necessário, aguente o tempo. Em seguida, as superfícies são comprimidas com força. Se necessário, prenda com grampos ou ferragens até que o adesivo seque.

A emenda é usada nos casos em que as costuras não ficarão sujeitas a tensões graves no futuro. As pontas do contraplacado são lixadas e é aplicada cola. Após a união, a costura é novamente lubrificada com adesivo e recoberta com fibra de vidro, após o que é selada com rolo.

Quando a cola estiver completamente seca, remova o excesso de cola. A fibra de vidro é deixada para aumentar a resistência da junta.

Ao fazer a emenda, você pode usar outro método. As folhas são colocadas umas sobre as outras, um "bigode" é feito com uma junta (seu comprimento é aproximadamente igual a 10 espessuras de folha) ao longo da borda em ângulo. Isso é seguido por esmerilhamento, desengorduramento de superfícies e aplicação de cola. As juntas são comprimidas e fixadas com ferragens ou grampos até secarem.

Contraplacado com colagem de papel de parede

Nesse caso, a melhor opção seria usar compensado resistente à umidade. O de costume precisará ser tratado com óleo de linhaça e tinta. Ao colar papel de parede em madeira compensada, são usados ​​tipos de cola com água e dispersivos.

Nesse caso, será difícil criar uma superfície perfeitamente plana. As juntas das placas de compensado devem ser lixadas, betumadas e, a seguir, tratadas com tinta epóxi ou acrílica. Use fita adesiva ao redor das bordas das folhas.

A colagem realiza-se obrigatoriamente tendo em conta o tipo de papel de parede.

Borracha de espuma de adesão a madeira compensada

A madeira compensada é freqüentemente usada na fabricação de móveis. Ao colá-lo com espuma de borracha, os adesivos de estireno ou neoprene, bem como os de dispersão, são os mais usados.

A cola é aplicada com uma pistola ou pincel. É importante respeitar o tempo de secagem da cola, que está indicado nas instruções. A cola é aplicada em uma das superfícies e as partes são pressionadas firmemente uma contra a outra.

Ao usar algumas soluções, as superfícies após a compressão são passadas com ferro quente através da tela.

Assim, uma composição adesiva adequadamente selecionada pode facilitar muito o trabalho com o material. Muitos especialistas também recomendam aplicar primer na superfície antes da colagem. A aplicação de primer melhora a adesão e reduz o consumo de adesivo.

Você pode aprender a colar corretamente duas folhas de madeira compensada com cola PVA no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário