Tudo sobre compensado de filme

Contente
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Fabricantes
  6. Formulários

Existem muitos tipos de contraplacado revestido a película nacional e estrangeira à venda. No artigo daremos uma descrição deles, considerando as características e recursos do aplicativo.

O que é isso?

O contraplacado revestido com película é um contraplacado que não tem medo de água e é resistente a danos mecânicos devido a uma capa protetora especial que o cobre por fora. As camadas internas, como o compensado comum, são feitas de várias camadas de folheado colado e prensado (seções finas de troncos de árvores de 1 a 10 mm de espessura), papelão ou uma combinação desses materiais. Para conferir maior resistência à umidade, camadas de folheado também podem ser impregnadas com compostos repelentes de água.

Normalmente, a tecnologia para a criação de compensado revestido com filme envolve o seguinte:

  • as camadas folheadas são impregnadas com compostos impermeáveis ​​e adesivos e unidas por prensagem a quente (pressão de 13 a 30 kg / cm², temperatura - 130 ° C);
  • a superfície da folha de madeira compensada resultante é lixada e um filme de laminação é aplicado termicamente;
  • as pontas do compensado laminado são protegidas com um composto acrílico, às vezes também são laminados, mas isso aumenta muito o custo do material.

O resultado é um material tecnologicamente avançado que deve suportar perfeitamente 50-100 ciclos de rotação, seis horas de fervura em água, contato com meio alcalino, vapor de água quente ou concreto líquido. A sua superfície é resistente ao bolor, queima aberta, fácil de limpar, permite a utilização de fechos metálicos. Ao mesmo tempo, é acessível, leve e fácil de processar. São essas características únicas que alguns tipos de compensado revestido de filme têm, e isso os torna indispensáveis ​​em vários setores - da produção de móveis à construção de aeronaves. No entanto, para melhorar a resistência à umidade, sua impregnação e revestimento podem conter uma grande porcentagem de fenóis tóxicos que são prejudiciais à saúde.

Mas Existem tipos especiais de produtos que atendem aos altos requisitos dos padrões russos e internacionais (BFU 100 DIN 68705, GOST) em termos da classe de emissão (emissões) de fenol. Eles podem ser usados ​​com segurança dentro de casa. Em sua composição, o fenol-formaldeído não é utilizado ou é utilizado em quantidades seguras, e não no material das camadas superiores, mas apenas nas internas.

Além disso, a superfície é coberta com filmes de acabamento e vernizes, que são inofensivos e protegem os gases tóxicos.

Especificações

Todas as folhas de qualidade devem ter as seguintes características:

  • densidade do laminado - 120-300 g / m², dependendo do tipo de filme - proporciona alta resistência e propriedades impermeáveis;
  • espessura do laminado - 0,4-10 mm, quanto mais espessa a camada, maior a resistência ao estresse mecânico e substâncias agressivas;
  • a classe de emissão para madeira compensada usada em instalações residenciais deve ser pelo menos E1 (não mais que 10 mg por 100 g de peso de madeira compensada), para todas as outras tarefas - não inferior a classe E2 (não mais que 30 mg por 100 g de peso de madeira compensada) );
  • teor de umidade do material - 5-10%;
  • a densidade de uma folha de compensado revestido com filme é em média 650 kg / m³ - isso garante resistência e a capacidade de suportar cargas pesadas comparáveis ​​às que uma madeira sólida sólida pode suportar (para comparação: a densidade da faia sólida - 650 kg / m³, carvalho - 700 kg / m³, carvalho tingido - 950 kg / m³);
  • resistência máxima à tração - 40 MPa;
  • resistência máxima à flexão estática - 60 MPa.

Para obter melhor resistência, resistência à flexão e torção, as peças de folheado são dispostas estritamente levando em consideração a direção das fibras. - o empilhamento pode ser usado em ângulos de 30 °, 45 °, 60 ° ou 90 ° em relação às peças adjacentes ou à borda da folha. Mas em todos os casos, o verniz é colocado simetricamente em relação à camada central. Portanto, na maioria das vezes, a folha de madeira compensada tem um número ímpar de camadas (3, 5, 7, 9), embora também haja tipos de 4 camadas.

O peso de uma folha de compensado revestido com filme depende do tipo de matéria-prima utilizada. A massa de um metro quadrado de compensado laminado de bétula (FOB) é de 1,95 kg com uma espessura de 3 mm, com uma espessura de 30 mm - 19,5 kg.

Uma folha padrão de tal contraplacado com dimensões de 2440x1200 mm e uma espessura de 4 mm pesa 7,7 kg, com uma espessura de 21 mm - 40,6 kg.

Visualizações

O compensado com face film é dividido em vários tipos, dependendo de suas características e dos materiais utilizados em sua fabricação.

Por material de fabricação

Algumas madeiras nobres, especialmente a de bétula, são mais adequadas para a fabricação de compensados ​​resistentes à umidade. Contém muita lignina - um polímero natural que confere ao material alta resistência e ao mesmo tempo elasticidade, resistência ao alongamento e à compressão. Devido à estrutura de poros adequada, os componentes das resinas e adesivos penetram bem no material e o impregnam, proporcionando a necessária resistência à umidade. Portanto, de acordo com GOST 53920-2010, compensado de alta qualidade resistente à umidade com um revestimento laminado deve ser feito de folha de bétula correspondente a altos graus A e B. Esses produtos são marcados como FOB ou FOF.

O padrão permite a produção de produtos com camadas superiores de bétula e camadas internas de amieiro, bordo, faia, olmo, álamo tremedor ou coníferas. Se for usado choupo, esses aditivos não podem ultrapassar 10% da massa total da folha, uma vez que um teor mais alto dessa madeira solta pode afetar negativamente a resistência e a durabilidade do compensado. Existe uma procura de contraplacado combinado, feito de camadas alternadas de folheado de bétula e pinho, o que permite combinar as vantagens destes materiais para obter uma folha de contraplacado relativamente económica e de elevada qualidade. Todos os contraplacados de pinho também são produzidos. A madeira de coníferas, devido à sua estrutura, é menos suscetível à impregnação, portanto, em termos de resistência à umidade, esse compensado pode ser inferior ao de bétula. Mas, por outro lado, é mais leve e acessível, portanto, é excelente para aquelas tarefas onde um material leve e confiável é necessário - por exemplo, para trabalhos de telhados, revestimento de instalações.

Por tipo de composto de junta

A segurança da saúde é determinada não apenas pelo verniz e material laminado, mas também pela composição com a qual o verniz foi impregnado e colado. O tipo de impregnação é indicado na marcação de madeira compensada:

  • FC - ureia-formaldeído;
  • FSF - fenol-formaldeído;
  • FBV, FBS - baquelite (fenol-resole).

Para instalações residenciais e tarefas domésticas, são usados ​​compensados ​​FC e FSF. O compensado FC é o mais ecologicamente correto - a composição de uréia-formaldeído contém menos substâncias tóxicas e não evapora em temperatura ambiente. O contraplacado FSF é considerado o mais versátil e a maioria dos produtos fabricados na Rússia são deste tipo.

A cola mais prejudicial, mas também com excelentes propriedades de desempenho, é a baquelite, usada apenas para necessidades industriais.

Por tipo de laminado

A madeira compensada é laminada com filme fenólico, melamina ou cloreto de polivinila (PVC).

  • Filme de fenol-formaldeído - Papel Kraft impregnado com resina de fenol-formaldeído. Possui uma cor marrom escura característica (se nenhum pigmento colorido foi adicionado). Este revestimento é muito denso, oferece alta resistência à umidade e excelente desempenho. Mas é usado apenas para aplicações industriais e ao ar livre, pois contém formaldeído tóxico.Mas para criar fôrmas reutilizáveis ​​e armações provisórias - esta é a opção ideal.
  • Folha de melamina - O papel Kraft é impregnado com resina de melamina-formaldeído mais segura, que não emite substâncias nocivas à temperatura ambiente (abaixo de 40 ° C). Sem o uso de pigmentos coloridos, esse filme é amarelo claro ou transparente, sob ele o padrão natural do verniz é claramente visível. Externamente, esse compensado parece folheado (laminação e revestimento são tecnologias diferentes). Mas na maioria das vezes o filme é pintado em várias cores e tonalidades, um desenho ou mesmo um relevo 3D que imita materiais naturais é aplicado. Esse compensado pode ser usado em instalações residenciais, para a fabricação de móveis.
  • Filme de policloreto de vinila (PVC) - uma fina camada de plástico, que é aplicada termicamente à superfície do contraplacado. Trata-se de um revestimento totalmente ecologicamente correto e seguro - de acordo com as normas sanitárias, o policloreto de vinila é aprovado para a produção de louças e até recipientes para doação de sangue. Uma vantagem adicional dos revestimentos plásticos é sua estética e muitas opções de texturas e cores.

Às vezes, são aplicados revestimentos de malha e antiderrapantes além do laminado de base. Para isso, é utilizada uma malha especial de polímero de malha fina. O contraplacado antiderrapante é necessário para pavimentos de veículos, para a execução de vários tipos de pavimentos, bem como para cofragens. A madeira compensada do tipo FSF com um revestimento de formaldeído é geralmente usada como base.

Por tipo e grau de revestimento

O revestimento pode ser liso ou ondulado, fosco ou brilhante, unilateral ou aplicado em ambos os lados. Dependendo do tipo de revestimento, as seguintes marcações são usadas:

  • F - superfície lisa;
  • W - superfície da malha;
  • SP - superfície lisa para pintura;
  • U - folheado sem revestimento, sem revestimento.

De acordo com a qualidade da aplicação do laminado, o material, de acordo com GOST, é dividido em 3 graus.

  • 1º grau corresponde à mais alta qualidade - a superfície do produto não deve apresentar áreas não laminadas e defeitos;
  • O 2º grau permite no máximo 10% de defeitos de laminação visual que não reduzem as características do material;
  • o material com um grande número de defeitos é classificado como o mais baixo, 3º grau.

Se os lados tiverem uma superfície diferente, dois valores são indicados na marcação através do separador. Por exemplo, F / W - contraplacado revestido com película, coberto com uma película lisa de um lado e malha do outro, grau 1/2.

Dimensões (editar)

Para folhas de madeira compensada, existem dimensões calculadas ideais. Afinal quanto maior for a folha de madeira compensada, menor será sua rigidez e, se a área for muito grande, ela se dobrará como papel, deformando-se com seu próprio peso. Por causa disso, o filme laminado vai descascar e o próprio compensado vai rachar, não vai dar uma boa cofragem ou mobília de gabinete de alta qualidade.

De acordo com GOST, as folhas são produzidas com lados de 1200, 1220, 1250, 1500, 1525 mm. A madeira compensada, cujo comprimento de uma ou todas as faces seja superior a 1525 mm, é considerada de grande formato. De acordo com a GOST, é produzido com lados de 2.400, 2.440, 2.500, 3.000, 3.050 mm. Os tamanhos mais populares são 2440x1200, 2500x1250, 3000x1500 mm e são considerados os mais versáteis.

A espessura da folha pode ser de 4, 6, 9, 12, 15, 18, 20, 21, 30 e 40 mm. Em linguagem profissional, o material de até 12 mm de espessura é chamado de folha, mais de 12 mm - uma placa. Os fabricantes também podem produzir folhas de acordo com seu tamanho. Entre os tamanhos populares em comprimento e largura estão 1525x1830, 1525x2950 mm, em espessura - 8, 10, 24, 27 mm. Muitas empresas oferecem esses produtos.

Além disso, a madeira compensada pode ser feita em tamanhos individuais. Isso é relevante se você precisar de uma folha de compensado de dimensões não padronizadas e com propriedades especiais que só podem ser transmitidas na fábrica. Por exemplo, o compensado com dimensões atípicas, laminado em ambos os lados e extremidades, é muito procurado para a produção de móveis de fábrica e de design, e é usado para a instalação de peitoris de janela.

Também são solicitadas folhas com dimensões e revestimentos especiais para diversos fins industriais, produção de embalagens, recipientes.

Fabricantes

No mercado russo, são apresentados principalmente produtos nacionais e chineses, e uma pequena porcentagem do mercado é voltada para o contraplacado finlandês. O material produzido na China é procurado pelo baixo preço, mas sua qualidade não é garantida por nada e pode não corresponder ao que está escrito no papel. Você pode encontrar produtos de altíssima qualidade que atendem aos padrões russos e internacionais, e produtos de matérias-primas de baixa qualidade, contendo uma porcentagem significativa de folheado de choupo, inseguros em termos de emissões.

O contraplacado finlandês é considerado o mais seguro - a sua qualidade e respeito pelo ambiente são confirmadas por certificados internacionais e europeus. Além disso, os finlandeses são considerados líderes mundiais na indústria, desenvolvendo e introduzindo novas tecnologias na produção de materiais à base de madeira, em particular adesivos mais seguros. Mas o compensado finlandês é mais caro do que seus equivalentes domésticos.

Os produtos fabricados na Rússia, na maioria dos casos, não diferem do finlandês em termos de características e segurança, atendem aos requisitos internacionais e aos padrões GOST, são feitos de matérias-primas domésticas de alta qualidade usando tecnologias modernas. A lista de fabricantes é muito ampla, e você pode encontrar facilmente produtos com as propriedades desejadas.

Comprar material de uma empresa conhecida e com boa reputação é garantia de qualidade e confiabilidade do material. Entre os líderes russos em termos de volume e qualidade de madeira compensada estão a Vyatka Plywood Mill, o Sveza Group e a Zavetluzhie LLC.

Formulários

O contraplacado revestido com película é utilizado numa ampla variedade de indústrias.

  • Em construção monolítica, compensado revestido com filme - um material insubstituível para a realização de cofragens e armações provisórias. É resistente ao concreto líquido, às solicitações mecânicas, pode ser facilmente limpo com um solvente e ajuda a reduzir significativamente o custo da obra, já que pode ser usado de 50 a 100 vezes. Você não pode nem comprar tal cofragem, mas simplesmente alugá-la. Com a sua ajuda, são erguidas as fundações de edifícios privados e de apartamentos, colunas, pontes, pisos. Para a cofragem, geralmente são utilizadas chapas FSF laminadas com uma espessura de 18-21 mm com uma superfície lisa ou de malha. Essa madeira compensada também é amplamente utilizada para a construção de divisórias temporárias, pisos e cercas.
  • Para trabalhos de acabamento externo e interno, utiliza-se contraplacado resistente à umidade e ao fogo com revestimento laminado liso. Ao mesmo tempo, recomenda-se o uso de contraplacado de FC com melamina ou revestimento de plástico para trabalhos de interiores em instalações residenciais. Tem boas taxas de emissão, ao mesmo tempo que é resistente à umidade. Ele pode ser usado para cobrir quartos quentes e úmidos e não aquecidos, por exemplo, uma casa de campo, um banheiro. Para revestimento decorativo, geralmente são utilizadas folhas finas de 8-12 mm - elas têm uma aparência atraente, baixo peso, são fáceis de processar e resistem a fixadores de metal.

Além disso, o contraplacado revestido com película é amplamente utilizado como substrato para betonilhas, um material para o fabrico de portas.

  • A fabricação de recipientes duráveis ​​e resistentes à água é outra área em que o compensado revestido com filme é indispensável devido às suas propriedades exclusivas. O contraplacado FK com revestimento de plástico pode ser utilizado para o transporte de alimentos, medicamentos e produtos médicos. Ele protege a carga de forma confiável, não se deteriora quando os ácidos de frutas ou produtos farmacêuticos atingem a superfície e tem propriedades bactericidas. Graças a essas qualidades, o compensado laminado é frequentemente usado para fazer prateleiras e vitrines para farmácias e lojas, armazéns, armários para armazenar produtos químicos domésticos. Para essas tarefas, são utilizadas folhas finas de 6 e 9 mm, bem como espessas de 30-40 mm - tudo depende da gravidade e das dimensões dos produtos ou do peso que a prateleira deve suportar.
  • Na indústria de transporte, é importante aliviar o peso de uma estrutura tanto quanto possível, sem sacrificar sua segurança e confiabilidade. Contraplacado revestido com película faz bem este trabalho. As paredes e portas de vans de carga, semirreboques, forro de vagões ferroviários, embarcações marítimas e fluviais são feitas de folhas FSF com espessura de 18-30 mm. O contraplacado de malha antiderrapante é ideal para pisos em veículos públicos e comerciais. Os assentos de transporte público também costumam ser feitos de compensado laminado. Contraplacado fino de 6 mm é usado para revestimento de veículos refrigerados e refrigeradores industriais.
  • Na fabricação de móveis para fábricas e design, a madeira compensada laminada é amplamente utilizada atualmente. - combina boa segurança, baixo preço e atrativas características técnicas e estéticas, fica bem em qualquer interior. Com paredes e portas de móveis de gabinete, as prateleiras para objetos pesados ​​são feitas de compensado FC com espessura de 20-30 mm. Contraplacado fino (4-6 mm) é utilizado para a parede posterior. O material 15-21 mm é adequado para a criação de prateleiras padrão. Escritórios de design renomados de todo o mundo usam ativamente contraplacado laminado em seus projetos.

No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre as propriedades e aplicações do compensado revestido com filme.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário