Tudo sobre madeira compensada
A madeira compensada é um material composto feito de madeira natural. É constituído por folhas formadas por colagem de 3 ou mais camadas finas de madeira. O material é caracterizado por excepcional resistência e estabilidade com mudanças nos níveis de umidade, ao mesmo tempo em que se compara favoravelmente com a madeira maciça.
O que é isso?
A madeira compensada é um material multicamadas obtido pela colagem de folhas de folheado de madeira fina. É caracterizado por uma maior resistência à flexão e deformação mecânica - isto é conseguido devido à estrutura especial do material. As folhas folheadas utilizadas para a produção de compensados são empilhadas umas sobre as outras de modo que a direção das fibras mude alternadamente. Como resultado, sob qualquer ação mecânica, cada folha forma uma deflexão em sua direção e, como resultado, compensa a força de deformação das camadas restantes.
A produção de compensado é um processo laborioso de várias etapas que requer uma seleção cuidadosa das matérias-primas. Na fase inicial, as toras são tratadas hidrotermicamente. Sob a influência da água e da alta temperatura, as fibras da madeira adquirem elasticidade suficiente, então a casca é cuidadosamente removida em uma instalação especial e é feito o descascamento.
Uma máquina especializada dissolve a madeira em lâminas finas - tecnicamente, o processo é semelhante ao de apontar lápis. Como resultado, uma fita longa e fina com um corte de 1-3 mm é formada a partir da tora.
O folheado é cortado em folhas separadas de acordo com os parâmetros da madeira compensada. Secam bem, depois são revestidos com cola, dobrados e prensados a frio. O blank resultante é prensado novamente, já sob ação de alta temperatura - o que contribui para a polimerização dos principais componentes do adesivo. Para maior resistência, as lajes resultantes são adicionalmente dispostas em grandes pilhas, onde ficam sob o próprio peso por pelo menos 20 horas.
Claro, o compensado não pode substituir a madeira, no entanto, tem suas vantagens:
- custo acessível;
- facilidade;
- facilidade de instalação;
- alta condutividade térmica;
- insonorização;
- resistência a mofo, fungos e outras microflora patogênicas.
No entanto, o compensado tem suas desvantagens:
- medo de umidade;
- baixo, em comparação com a madeira, parâmetros operacionais;
- em caso de dano mecânico ao compensado, ele pode delaminar.
Composição e propriedades
Nem todos os tipos de madeira possuem um conjunto de características necessárias para a fabricação de chapas de compensado. As mais comuns são variedades de coníferas e bétulas. E também o contraplacado é o carvalho ou a faia, menos frequentemente é feito de choupo, freixo, bem como de tília, bordo ou bambu exótico. Além do mais, painéis combinados podem ser encontrados à venda - eles são obtidos de vários tipos de madeira.
- Bétula. Esse compensado tem 85-95% de matéria-prima de bétula, é considerado o material mais resistente de todo o sortimento oferecido nas lojas. A densidade deste material corresponde a 600-700 kg / m3. É 20% mais forte do que sua contraparte de pinho. Distingue-se por uma estrutura homogênea e aparência estética. Resinosidade está ausente.
- Coníferas. Contraplacado ecológico, as coníferas são utilizadas para a produção deste material. Graças às resinas que repelem fungos e bolores, é altamente resistente à decomposição. O contraplacado de pinho é mais frequentemente vendido na Rússia.
- Combinados, os tipos mais fortes de contraplacado. Fabricado de forma a obter elevada resistência a todos os tipos de influências mecânicas externas. Vários tipos diferentes de madeira são usados aqui. Via de regra, o núcleo é formado por bétula ou pinho, e a parte externa é feita de madeira nobre com textura decorativa.
Um tipo separado de madeira compensada são as placas OSB - elas são feitas de aparas prensadas e serragem.
A madeira compensada tem várias características distintas.
- Força. Depende diretamente do tipo de madeira, bem como das características de colagem. Normalmente varia de 500-750 kg / m3.
- Amizade ambiental. As características de toxicidade do compensado são determinadas por sua classe de emissão. Para instalação em instalações residenciais, você precisa comprar apenas materiais ecológicos com uma classe de emissão de E1 ou menos. Todas as outras variedades, em um grau ou outro, podem ser fontes de formaldeído e ser prejudiciais à saúde.
- Resistência biológica. Isso não quer dizer que a madeira compensada esteja completamente protegida de mofo e apodrecimento. No entanto, sua resistência a eles é muito maior do que a da madeira comum. Isso se deve ao fato de que o compensado contém tanto resinas fenólicas quanto de uréia, que atuam como fungicidas. Em qualquer caso, é aconselhável tratar a superfície com uma composição anti-séptica antes de usar.
- Inflamabilidade. O compensado é classificado como um produto de alta inflamabilidade - isso deve ser levado em consideração ao usá-lo.
Quando impregnações retardadoras de chama são adicionadas à composição adesiva, variedades não combustíveis de material de madeira são obtidas.
A madeira compensada é freqüentemente usada para criar cercas externas e, quando usada dessa maneira, suas características de isolamento devem ser levadas em consideração.
- Permeabilidade à umidade. O material pode absorver água, quando umedecido em um lado, a água certamente cairá no lado oposto, podendo também se transferir para materiais de construção adjacentes. No entanto, sua permeabilidade é de natureza capilar.
- Condutividade térmica. Este parâmetro depende diretamente da densidade do material, geralmente é definido na faixa de 0,1 a 0,25 W / (m • K). A condutividade térmica das marcas mais populares é próxima à da madeira natural.
- Permeabilidade ao vapor de água. A permeabilidade ao vapor das folhas é quase 2,5-3 vezes menor do que o parâmetro semelhante da madeira e 5 vezes menor do que a da alvenaria. É por isso que a madeira compensada é freqüentemente comprada como barreira de vapor de paredes internas.
Visualizações
A madeira compensada pode ser classificada de acordo com vários critérios.
Pelo número de camadas
A madeira compensada pode conter várias folhas de folheado. Os mais difundidos são os produtos leves de três camadas, com espessura de 3-4 mm. E também produtos mais fortes são apresentados nas lojas:
- 5 camadas - 6 mm;
- 7 camadas - cerca de 9 mm;
- 9 camadas - 12 mm;
- 11 camadas - 15 mm;
- 13 camadas - até 18 mm;
- 15 camadas - 21 mm;
- 17 camadas - 24 mm;
- 19 camadas - 27 mm;
- 21 camadas - cerca de 30 mm.
Por resistência à umidade
Na fabricação de chapas de madeira compensada, são usados adesivos, de modo que o material tem uma resistência bastante alta à água. Existem várias variedades.
- FC é um material resistente à umidade. Para a colagem de folheados, utiliza-se cola à base de resina de uréia-formaldeído. Na hora de comprar, preste atenção na classe de emissão - não deve ser mais que E1, a nocividade dessas placas é mínima.
- FSF é um material com maior resistência à umidade. Aqui é utilizada a mesma cola, apenas com a adição de componentes hidro-repelentes. Este contraplacado é frequentemente utilizado para decoração de exteriores.
- FSF-TV - variedades de madeira compensada retardante de chama com aditivos retardantes de chama.
- Laminado - este compensado é praticamente insensível à ação da água.
Pelo grau de tratamento de superfície
Dependendo do método de tratamento de superfície das placas, a madeira compensada é:
- não polido;
- lixado de um lado;
- lixado em ambos os lados.
O lixamento torna a superfície mais lisa, pronta para qualquer acabamento.Isto é muito cómodo na execução de trabalhos de renovação e acabamento, bem como na criação de módulos de móveis. A superfície do painel pode ser tratada adicionalmente com um revestimento de resina de fenol-formaldeído. Este revestimento torna a superfície mais dura e resistente ao desgaste. A superfície das placas pode ser ranhurada, perfurada, escovada, fresada e queimada.
A madeira serrada comercialmente disponível está disponível em branco, preto, colorido ou envernizado. Algumas placas são cobertas com filme plástico.
Para outras características
O compensado é classificado de acordo com sua finalidade funcional.
- Aviação. Para criar esse material em folha, o folheado mais fino com uma seção transversal de 0,4 mm é usado. Apenas a madeira da mais alta qualidade é selecionada. Este compensado é leve, mas tem a maior resistência e densidade. É resistente a danos mecânicos. A madeira compensada de aviação está em demanda para aeromodelismo e revestimento de aeronaves. Normalmente, o material é feito em pequenos lotes por encomenda de empresas militares.
- Enviar. Como o nome sugere, esse material é utilizado na montagem de estruturas para instalações flutuantes. A peculiaridade desse compensado é a presença de uma impregnação especial, o que aumenta muito sua resistência à umidade. Um tipo especial de madeira tropical é usado para este material. A maior parte do compensado de navios do mercado de construção é produzida na América, bem como em Israel e na União Europeia. As empresas nacionais não possuem a matéria-prima necessária para iniciar a produção em série.
- Mobiliário. Este tipo de contraplacado tem um aspecto muito estético. No entanto, em termos de seus parâmetros físicos e técnicos, é inferior a todos os outros materiais. Utilizado exclusivamente para criar móveis de cozinha e armários de banheiro.
- Cofragem. Este material é ideal para trabalho bruto, por exemplo, para o projeto da fôrma antes do despejo bruto do concreto. Uma característica desse contraplacado é uma camada laminada - o que elimina completamente o encharcamento das placas sob a influência da água. E, além disso, proporciona o arrancamento mais simples possível da argamassa de cimento endurecido.
- Construção. Um material de construção muito resistente, utilizado para a instalação de uma estrutura flexível de telhado, parede e revestimento de teto. As folhas de construção são caras, por isso têm uma aplicação estreita.
- Transporte. Belos materiais densos que são relevantes para o revestimento de vagões e trólebus. Estas chapas distinguem-se por um revestimento antiderrapante, caracterizam-se pela máxima resistência à humidade e aumento da resistência. A espessura desse compensado varia de 6,5 a 27 mm. Espessado é usado para revestimento de corpo. Produtos de espessura média são ideais para a produção de vans leves.
- Decorativo. Este é provavelmente o tipo mais incomum de compensado envernizado. Parece muito bonito, tem uma textura interessante e um esquema de cores original. Adequado exclusivamente para obras de renovação e acabamento.
Variedades e marcas
Existem vários tipos comuns de madeira compensada.
- FSF - material colado com adesivo de resina de fenol-formaldeído. É caracterizado por sua força e resistência à água. Normalmente utilizado na indústria da construção.
- FC - aqui as camadas folheadas são coladas com um composto de carbamida. Esse material tem uma higrostabilidade ligeiramente inferior, mas em maior medida atende aos requisitos de respeito ao meio ambiente. É relevante para o revestimento de interiores de estruturas e produção de móveis.
- FB - contraplacado colado com resinas de baquelite. Eles aumentam a resistência à flexão em 2 a 5 vezes, aumentam a resistência à umidade em 60 a 70% e fornecem densidade de superfície excepcional.
- FBS É o compensado mais durável feito com resinas de baquelite solúvel em álcool. O material pode resistir ao contato prolongado até mesmo com água salgada, portanto, elementos do casco de embarcações flutuantes são feitos a partir dele.
- FBV - para colar folhas folheadas, resinas solúveis em água são usadas aqui, por isso é 15% menos resistente à umidade do que FBS.
- FBA - a única marca de contraplacado 100% natural sem fenol. Nele, placas folheadas são coladas com caseína ou cola de albumina. Esse material é absolutamente seguro para a vida e a saúde humana. Possui baixa resistência à umidade.
A classificação da classe do material depende da qualidade da superfície. A madeira é um material com estrutura heterogênea, nela são encontradas rachaduras ou podridão - durante o descascamento, todas essas falhas passam para o folheado. O GOST contém uma lista de todas as deficiências possíveis. Todas as variedades têm suas próprias falhas possíveis e seu volume. Alguns desvios são permitidos.
Elite grau E:
- não deve haver defeitos perceptíveis na superfície;
- em materiais coníferos, a presença de nós únicos é permitida;
- para madeira dura, pode haver pequenas mudanças estruturais no folheado.
Grau 1:
- nós / orifícios para nós;
- fissuras fechadas simples de pequeno tamanho;
- broto pálido;
- mudança natural de tonalidade;
- ligeiras lacunas de verniz nas camadas internas;
- defeitos finais.
Grau 2:
- nós / buracos de minhoca;
- fissuras simples;
- germinar;
- bolsos de resina;
- verniz sobreposto da camada externa;
- dentes;
- arranhões;
- cola escorrendo.
Grau 3: para esta variedade, os mesmos defeitos são típicos da variedade 2, mas em quantidades ligeiramente maiores.
Grau 4: para este compensado, a maioria das restrições foi removida. Este é um material técnico, com baixas exigências para manter as características mecânicas. Esses tipos de madeira compensada são usados principalmente para fins criativos - modelagem e queima.
Dimensões (editar)
O compensado pode ser produzido em vários tamanhos, convencionalmente são divididos em padrão e não padrão. Os primeiros são regulamentados pela GOST 3916.1-96, os últimos são produzidos em quantidades limitadas por encomenda para grandes indústrias. Via de regra, as folhas são retangulares e, menos freqüentemente, têm a forma quadrada. Dependendo das dimensões, o compensado pode ser de pequeno e grande formato.
Os tamanhos mais comuns de placas de pequeno formato incluem:
- 1220x1220 mm;
- 1525x1220 mm;
- 1525x1525 mm.
Você pode trabalhar com essas folhas sozinho, sem ajudantes. No entanto, quando fixada à superfície, um grande número de camadas é perceptível. É por isso que, em alguns casos, a solução ideal seria usar folhas grandes.
Os produtos de grande formato são fabricados em vários tamanhos:
- 1830x1525 mm;
- 3050x1525 mm
- 3000x1500 mm;
- 2500x1250 mm;
- 2440x1220 mm.
Quanto à espessura, aqui você encontra materiais nos tamanhos de 1 a 40 mm. Alguns fabricantes fazem modelos mais grossos. As mais populares são as placas com espessura de 6 a 27 mm.
Dicas de Seleção
Um produto de alta qualidade só pode ser identificado com uma inspeção cuidadosa. A aparência do compensado pode dizer muito sobre o desempenho de um produto. Certifique-se de olhar a borda da folha, verifique se as camadas estão cuidadosamente coladas. Veja a cor da fatia. Por exemplo, a alternância de listras coloridas indica uma combinação de variedades decíduas e coníferas. O claro indica o uso de folha de folha caduca e o escuro - para madeira de coníferas.
Muitos fabricantes sem escrúpulos às vezes tentam enganar os consumidores. - colam apenas a superfície externa do painel com verniz de alta qualidade. Nesse caso, os parâmetros operacionais praticamente não mudam, apenas a aparência do compensado é melhorada. Esse material só pode ser usado para acabamento de revestimento. Mas para a montagem de móveis e outras tarefas sérias, é inadequado.
Defeitos comuns de madeira incluem:
- nós presos ou caindo;
- rachaduras;
- transições de sombreamento nítidas;
- arranhões;
- dentes;
- protuberâncias;
- delaminação de fibras;
- "Remendos" de madeira;
- a presença de podridão;
- cola na borda.
Um grande número de defeitos indica que o fabricante economizou em matéria-prima, violou os padrões de armazenamento e transporte dos produtos, ou negligenciou os padrões do processo tecnológico. Essa madeira compensada terá vida curta.
Aplicativo
Ao usar chapas de compensado, é necessário ter em mente algumas das sutilezas de sua aplicação. Colocando peças planas em planos perpendiculares entre si, você pode obter a maior resistência do produto. O principal é redistribuir corretamente a carga na superfície e garantir a fixação do suporte. É com grande dificuldade que os pregos entram no contraplacado, não prendem de forma alguma na extremidade. Eles são usados apenas como buchas - são cravados em orifícios pré-perfurados. Esta solução é utilizada sob esforços de cisalhamento, pois apresentam pouca resistência ao arrancamento.
Parafusos e parafusos autoatarraxantes resistem bem ao arrancamento. No entanto, geralmente é necessária uma pré-perfuração para instalá-los. Lembre-se de que rasgos no folheado e cavacos na superfície ocorrem com frequência durante esta operação.
Para obter um corte limpo e uniforme sem estragar o material, você só pode usar serras de dentes finos ou corte a laser. Para o desbaste, é utilizada uma lixadeira de cinta, os movimentos são realizados ao longo da borda.
A madeira compensada é uma das variedades de móveis e materiais de construção feitos a partir de resíduos de madeira. Não espere que, ao comprar madeira compensada, você receba uma matéria-prima versátil que permite criar uma estrutura forte e bonita, que não é inferior em densidade ao cedro libanês. Mas se você usar madeira compensada estritamente de acordo com as recomendações do fabricante, este material será útil por várias décadas.
No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre os tipos de compensado de acordo com o GOST.
O comentário foi enviado com sucesso.