Colocando madeira compensada em toras
Antes de assentar o revestimento do pavimento em linóleo, laminado ou alcatifa, a superfície do pavimento é preparada de forma a que seja plana e duradoura. Para o piso, é utilizada uma mesa pré-fabricada a seco, que é executada com toras de madeira e compensados. Este projeto é capaz de suportar cargas pesadas e pode ser aplicado a qualquer tipo de piso. Para fazer um piso com chapas de compensado, é necessário escolher o material certo e instalá-lo. A montagem da superfície do piso requer certos conhecimentos e habilidades do mestre.
Peculiaridades
O piso de madeira compensada é usado para a preparação final e grosseira do piso, tanto em uma casa de madeira quanto em um apartamento. Tal dispositivo permite preparar o piso para laminado ou linóleo. A essência do projeto é que o compensado é colocado em toras feitas de vigas de madeira.
Compensado é produto de marcenaria, que consiste em várias camadas de verniz fino coladas em uma direção transversal. Folheado de corte rotativo as folhas de contraplacado são obtidas através do processamento de bétula, pinho ou variedades industriais de outras espécies de madeira.
Como qualquer material, a madeira compensada em folha tem virtudes e alguns desvantagens, que o mestre que prepara o piso precisa saber.
Vantagens de materiais:
- resistência a alto peso e cargas mecânicas;
- resistência à umidade e componentes químicos;
- resistência à flexão;
- a capacidade de escolher o formato de tamanho necessário;
- baixo teor de umidade da madeira e baixo peso da folha;
- a possibilidade de utilizar para a organização do sistema "piso quente".
PARA contras o material pode ser atribuído ao fato de algumas marcas na cola conterem formaldeído, que é prejudicial à saúde humana.
Fazer uma betonilha para piso com compensado e toras de madeira é procedimento complexo de construção e instalação, que deve ser realizado de acordo com as normas do SNiP.
Na hora de projetar este complexo de obras, é importante levar em consideração não só as propriedades do material utilizado, mas também os métodos de sua instalação.
Que tipo de compensado posso usar?
Para realizar uma betonilha de piso seco, é necessário como material principal para colocar contraplacado de construção ou tipo de construção. O tipo de madeira compensada deve ser escolhido dependendo das condições em que o material se encontra.
Existem 3 tipos principais de madeira compensada.
- FSF - trata-se de compensado de bétula, que consiste em folha de madeira e possui componentes de resina e formaldeído em sua composição adesiva. O material possui alto desempenho, é resistente à umidade. Ele pode ser usado para tipos de trabalho internos e externos.
- FC - as folhas folheadas neste contraplacado são coladas com cola, que inclui formaldeído. O material é resistente a ambientes úmidos, mas só pode ser utilizado em trabalhos de interiores.
- FBA - a composição adesiva deste contraplacado não contém componentes de formaldeído e consiste em caseína, que é inofensiva para o homem. Esse material tem uma resistência reduzida à umidade e só pode ser usado em ambientes internos e secos.
Pela qualidade do acabamento do compensado subdividido em 5 variedades. O grau E é de elite, enquanto os materiais de baixa qualidade são de grau IV.
Para o contrapiso, é aconselhável utilizar compensado grau II-IV, e para acabamento vale a pena escolher o grau E ou grau I do material.
Importante para a escolha do material também é desempenhado pelo seu o tamanho... Se você planeja fazer piso de pequenos fragmentos de madeira compensada, use um material de 1525x1525 mm. É conveniente trabalhar com ele, mas em grandes superfícies você terá que fazer muitas juntas. As dimensões de 1210x2440 mm são mais convenientes. Uma folha com esses parâmetros é usada em apartamentos típicos da cidade, para pisos em quartos retangulares.
Tendo decidido as dimensões da folha, você precisa escolher o espessura do material... Neste caso, você deverá levar em consideração todas as nuances do dispositivo da mesa.
O cálculo da espessura da madeira compensada para o piso é selecionado dependendo da etapa com a qual as toras são colocadas:
- se a distância entre as defasagens for de 35 a 40 mm, a espessura da chapa de compensado deve ser de pelo menos 9-10 mm;
- se a caixa tiver células com 50 cm de lado, o piso é de contraplacado com espessura de 10-12 mm;
- se o degrau entre os segmentos de torneamento for de 60 cm, o piso é feito de compensado de 12-14 mm.
Ao escolher a espessura do compensado, é necessário estabelecer uma margem extra de segurança pela espessura da carga de peso à qual a superfície do piso será submetida. Para a localização de móveis maciços, é melhor usar compensado, cuja espessura é de 16 a 18 mm.
Em alguns casos, é permitido pegar madeira compensada com uma espessura de 9 mm e colocá-la em 2 camadas para distribuir uniformemente a força de carga na superfície do piso.
Quando as dimensões e espessura da chapa são determinadas, você precisa calcular quantas chapas você precisa comprar para completar a mesa de piso. Você pode calcular o consumo de material da seguinte forma:
- tendo medido com clareza as dimensões da sala, desenham no papel um diagrama da localização da defasagem, determinando seu número e degrau;
- o diagrama indica como ficarão as placas de compensado, levando em consideração o formato do material;
- de acordo com os dados finais, é calculada a quantidade necessária de material.
Em casos onde a forma da sala tem uma configuração complexa, o objeto é dividido em partes e cada uma delas é contada separadamente. Se a sala tem as proporções corretas em forma de quadrado ou retângulo, calcule a área do piso e conte o número de folhas necessárias para cobri-la, levando em consideração a área da folha de compensado.
Ferramentas e materiais
Para concluir a instalação do piso, você precisará preparar as seguintes ferramentas:
- nível de construção de líquido ou laser;
- fita métrica e lápis para fazer medições e marcar;
- furadeira elétrica ou martelo perfurador;
- broca para concreto, broca para madeira;
- chave de fenda com brocas para parafusos auto-roscantes;
- parafusos auto-roscantes para âncoras de aglomerado e concreto;
- parafusos e suportes de ponte metálicos para toras;
- uma serra elétrica ou uma serra de esquadria manual;
- moedor;
- selante;
- lixa.
Você precisará comprar Blocos de madeiraa partir do qual as defasagens serão executadas. Com a ajuda de um lag, a superfície do piso é nivelada, criando uma estrutura de base para pisos de madeira compensada. Para fazer atrasos escolha uma viga de madeira seca com 2 m de comprimento. A largura da madeira pode ser de 80 a 100 mm, e a espessura é de pelo menos 40 mm.
Para realizar as fixações, adquira hardware - parafusos auto-roscantes galvanizados com rosca.
O comprimento do parafuso auto-roscante é 2,5 vezes maior do que a espessura da folha de madeira compensada, e o diâmetro é adequado de 3,5 mm a 5 mm.
Tecnologia de assentamento
Antes de começar a colocar as ripas de piso, você deve preparar piso de concreto para mais trabalho. A sequência correta de trabalho é primeiro limpar os detritos do piso e, em seguida, inspecionar a superfície em busca de pequenos defeitos - lascas, rachaduras, amassados. Todas essas deficiências devem ser eliminadas antes mesmo que a caixa seja concluída.
Em alguns casos, dependendo da finalidade da sala, antes que a estrutura da moldura seja feita e seja possível revestir o piso com compensado, execute gimpermeabilização de uma superfície de concreto. Essas obras podem ser feitas manualmente. Isolar você não precisa apenas da superfície do piso, mas também de uma parte da parede, até o nível do piso acabado.
Essa distância isolada impedirá que você vaze água nas salas abaixo.
Preparação
Depois de preparada a superfície para o assentamento das toras, não se esqueça dos possíveis desníveis das paredes. Uma parede irregular impedirá que você coloque uma folha plana de compensado. Existem duas maneiras de sair da situação: nivele as paredes antes de iniciar o reparo do piso ou apare as placas de compensado com base na curvatura da parede.
A poda é feita da seguinte maneira:
- uma folha de madeira compensada é movida em uma posição deitada na parede de modo que sua borda oposta seja colocada estritamente paralela à tora no chão;
- um único trilho é colocado paralelo à parede no topo da folha;
- desenhe uma linha ao longo da qual a folha de madeira compensada é aparada.
Antes de começar a trabalhar no piso, você deve preparar material... É cortado nos elementos necessários em comprimento e largura de acordo com o plano de trabalho esquemático previamente traçado.
Ao cortar, é preciso lembrar que as bordas da folha de compensado não devem atingir a parede em cerca de 10 mm.
Formação de quadro
A próxima etapa do trabalho, quando os blocos de madeira são cortados no tamanho certo, o torneamento em si é executado... A estrutura do torneamento não deve ser feita rente à parede, devendo existir uma distância de 10-15 mm entre elas.
Sequência de instalação do lag:
- é selecionado um ponto que se projeta mais acima do nível do chão, todas as outras toras serão alinhadas ao longo dele;
- para agilizar o processo de instalação, é necessário puxar o cordão pelas laterais da sala, ajustando sua posição pelo nível do prédio;
- sob cada tora, um substrato é colocado de um pedaço de compensado fino, aumenta a área de contato do suporte;
- as toras são presas à base de concreto com ferragens de ancoragem;
- a etapa de colocação dos blocos de madeira deve corresponder ao seu plano esquemático, um intervalo de 35 a 60 cm é permitido;
- as madeiras são fixadas umas às outras com parafusos e pontes de metal.
Ao realizar a estruturação do torneamento de acordo com o desenho, deve-se obter uma estrutura horizontal plana. Lags são colocados com um degrau uniforme e recuo das paredes. A folga entre a parede e a caixa é feita de forma que, sob a influência da umidade, a madeira expandida não levante o piso de madeira compensada e não provoque deformação do laminado ou outro revestimento do piso.
Isolamento de piso
Para isolamento de piso use lã mineral ou espuma, que é colocado nas células formadas pela interseção do lag na caixa. Antes da instalação, os materiais minerais devem ter um prazo de 24 horas para se adaptarem às condições do seu ambiente, de modo que após a instalação não haja buracos e vazios. As folhas de poliestireno ou isolamento são aparadas para que se encaixem perfeitamente na célula de torneamento. A parte superior do isolamento não deve atingir a borda da tora em 1 cm.
Poliestireno e poliestireno expandido são usados para bases de concreto, enquanto lã mineral ou basalto é usada em casas de madeira.
Folhas de fixação
Folhas de contraplacado preparadas e cortadas são colocadas na caixa da seguinte forma:
- o início do assentamento é realizado a partir do canto mais distante da sala e se move ao longo da direção da parede sólida;
- a distância da parede à chapa de compensado deve ser de 10 mm;
- os pontos de fixação são marcados em folhas de madeira compensada, recuando 2 cm da borda da folha;
- o intervalo entre os parafusos autoatarraxantes é de 20-30 cm;
- as tampas dos parafusos devem estar totalmente mergulhadas no compensado, para isso, antes de instalá-los, é feito um furo na folha com uma broca para madeira com escareador.
- após instalar 1 fileira, a superfície é limpa de aparas e 2 fileiras são dispostas;
- fixando uma chapa de contraplacado, é necessário começar a trabalhar do centro para a periferia - isso torna possível um ajuste mais uniforme da chapa na estrutura de revestimento;
- ao colocar madeira compensada em 2 camadas, as costuras das juntas são quebradas em um padrão xadrez.
Depois que o piso for concluído, é necessário moer superfície do piso com um moedor. Para isso, escolha um bico com abrasivo 120 unidades. Após a conclusão do lixamento, o piso é limpo de aparas e poeira e, em seguida, as costuras de encaixe e os orifícios dos parafusos auto-roscantes são preenchidos com selante. Uma massa de madeira pode ser usada em vez de um selante. Quando o material endurece, as costuras são lixadas com lixa. Depois de concluir essas obras, você pode começar a colocar linóleo, ladrilhos ou laminados.
Recomendações
Em alguns casos, quando é necessário economizar materiais, o piso final é colocado imediatamente na caixa, sem fazer um contrapiso. A altura do tronco, neste caso, depende do nível até o qual o piso precisa ser elevado na sala. Se a distância for pequena, então a estrutura em forma de engradado é substituída por uma placa comum com espessura de 30 mm.
Para realizar o trabalho escolha madeira para torneamento e folhas de contraplacado de boa câmara de secagem... O ideal é que o material repouse na sala onde será utilizado por pelo menos uma semana.
O cumprimento desta condição poderá dar-lhe a garantia de que o pavimento acabado não irá estalar sob os seus pés.
Você pode assistir a um vídeo sobre como colocar madeira compensada em toras abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.