Tudo sobre espessura de madeira compensada

Contente
  1. Fatores de influência
  2. Como é a madeira compensada?
  3. Como escolher?

Saber tudo sobre a espessura do compensado é extremamente importante para qualquer entusiasta do faça você mesmo. É imprescindível saber o que são as chapas para móveis, quais as espessuras máximas e mínimas padrão. Madeira compensada de 10 mm e produtos de espessura diferente devem necessariamente estar em conformidade com GOST, e este ponto deve ser verificado cuidadosamente no momento da compra.

Fatores de influência

Ao falar sobre a espessura da madeira compensada, você deve primeiro descobrir quais fatores afetam o tamanho da folha de madeira compensada. Existem apenas três desses fatores: o tipo de matéria-prima usada, o número de camadas no layout geral, o método de processamento das camadas. É importante ressaltar que 3-21 estratos podem ser usados, dependendo dos parâmetros desejados. A espessura do compensado tem um impacto direto no desempenho do isolamento acústico.

Mas, em muitos casos, a resistência da estrutura fabricada acaba sendo uma propriedade muito mais importante.

Como é a madeira compensada?

Existem vários tipos de contraplacado, vamos dar uma olhada neles.

Afinar

O contraplacado mais fino é feito de folheado de corte rotativo. Sua camada é geralmente de 1 mm. Ao usar material aplainado, cada camada tem até 3,5-4 mm. Se o plano total for de 3 mm ou menos, eles falam da categoria de aviação do material.

Anteriormente, era realmente usado pela indústria de aviação. A era dos "whatnots e biplanos" já passou, mas o nome permanece.

Hoje em dia, o compensado de espessura mínima é adquirido principalmente pelos amantes da modelagem. Ela faz ótimas modelos. Graças à sua ligeira curvatura, este material está atraindo cada vez mais a atenção dos designers de interiores. O tamanho geralmente é 152,5x152,5 cm ou 152,5x183 cm. Por padrão, é disposto em embalagens de 130 unidades, a embalagem total será de 590 ou 707 kg, respectivamente.

Mas uma espessura de 2 mm já é completamente insuficiente na maioria dos casos. O material com espessura de 4 mm tem muitos outros usos. É utilizado na fabricação de móveis, pisos e revestimentos de paredes. O compensado de 3 camadas mais comumente usado. Basicamente, suas dimensões são 152,5x152,5 cm.

Média

Folhas de cinco camadas têm espessura de 6 ou 6,5 mm. Geralmente são comprados por empresas de construção e móveis. Com tecnologia moderna, podem ser formadas placas de até 3 m de comprimento. Na maioria das vezes, os compradores ficam em branco:

  • 152,5x152,5;
  • 122x244;
  • 150x300 cm.

Tipos de material com espessura de 8, 9 ou 10 mm são bastante comuns no mercado. Neste caso, até 7 camadas podem ser usadas no primeiro blank. São utilizados tanto na indústria moveleira quanto em acabamentos decorativos. É bem possível colocar esse material no chão de uma casa ou apartamento em apenas uma camada - a capacidade de suporte é bastante grande. Junto com os quadrados de 152,5x152,5 cm, há também folhas retangulares de 122x244 ou 300x150 cm.

Grosso

Se a espessura total for superior a 12 mm, o produto será denominado laje. Incluirá 9 ou mais folhas folheadas. Essas estruturas são necessárias onde há uma carga pesada. As placas de compensado são usadas para construir um piso em vários prédios públicos, montar prateleiras de prateleiras e formar divisórias. As placas com uma espessura de 18, 20 mm e mais até 30 mm inclusive contêm pelo menos 15 camadas de folha descascada.

Um analógico planejado às vezes é usado. No entanto, suas camadas já terão a metade. Esta solução é caracterizada pela máxima resistência mecânica. Pode ser usado com segurança em tetos entre pisos, em racks para objetos pesados, em vários pisos. As lajes espessas também são utilizadas quando é necessário fazer a cofragem da fundação ou mesmo construir uma cozinha de verão independente.

A espessura máxima do contraplacado comercialmente disponível é de 35 ou 40 mm. A laje mais grossa é comprada para bancadas, escadas ou prensas vibratórias.

Os tamanhos são bastante diversos e permitem que você escolha a peça ideal para você - 122x244, 125x250, 150x300, 152,5x305 cm. O compensado padrão, além das opções já descritas, também pode ter uma espessura de 9, 15, 21, 24 e 27 mm. De acordo com o GOST, os maiores desvios permitidos serão:

  • de acordo com a diferença de espessura para o material polido com camada de 0,3-2,4 cm - não mais que 0,06 cm;
  • de acordo com a diferença de espessura para o material polido com camada de 2,7 e 3,0 cm - máximo de 1 cm;
  • por diferença de espessura para material não polido com espessura de 0,3 cm - até 0,06 cm;
  • por diferença de espessura para material não polido com espessura de 4 a 12 mm - não mais do que 1 mm;
  • em termos de diferença de espessura para material não polido com espessura de 15 a 24 mm - máximo de 1,5 mm;
  • em termos de diferença de espessura para material não polido com uma camada de 27 ou 30 mm - até 2 mm.

Como escolher?

    É necessário determinar a espessura necessária do compensado separadamente para cada aplicação específica. Ao finalizar o piso, definitivamente vale a pena escolher lâminas mais grossas. A finura excessiva prejudica muito as perspectivas de nivelamento da superfície. Mas a grande espessura permite recusar isolamento térmico adicional ou reduzi-lo ao mínimo. Além disso, o folheado espesso reduz a deflexão e aumenta a rigidez de todo o conjunto.

    Portanto, será possível empurrar os atrasos da base de desbaste sem perder sua qualidade. Importante: ao contrário da crença popular, o compensado espesso não tira a altura útil da sala. E você pode colocá-lo sem dúvidas. Além disso, a resistência ao desgaste depende deste indicador.

    Vale a pena considerar que compensados ​​de 1 ou 2 mm de espessura não podem ser usados ​​para fins de construção.

    Certifique-se de levar em consideração a carga que será criada no chão. Portanto, para um piso de parquet de 16 mm, deve-se criar um substrato de 10 mm, e uma base de 12 mm corresponde a um piso de parquet de 20 mm. Para as variedades mais espessas de placas de parquete, é necessária uma "base" de pelo menos 15 mm; o linóleo requer 14-18 mm. Com um layout padrão para defasagens, o indicador mínimo razoável é 18 mm. Para armários e outros móveis pesados, o material deve ser ainda mais espesso.

    Madeira compensada de várias espessuras é usada para móveis - de 3 a 30 mm. A escolha específica é determinada pela tarefa e o nível de carga. Para as paredes do armário e para o fundo dos móveis, normalmente são utilizadas placas de três camadas. O material de cinco camadas é necessário para itens essenciais, como bancadas.

    Importante: os móveis geralmente são compostos por um número ímpar de camadas.

    Para informações sobre qual compensado é melhor, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário