Nós fazemos máquinas de madeira compensada com nossas próprias mãos

Nós fazemos máquinas de madeira compensada com nossas próprias mãos
  1. Peculiaridades
  2. Projeto
  3. Opções caseiras
  4. Como fazer isso sozinho?

Fazer teares de compensado com as próprias mãos não é tão difícil quanto parece. É imperativo estudar apenas os desenhos básicos de máquinas CNC caseiras. Uma abordagem habilidosa permite fazer tornos de madeira com as próprias mãos e outros produtos caseiros de vários perfis.

Peculiaridades

Especialistas experientes sabem há muito tempo que os CNCs de madeira compensada feitos em casa, em alguns casos, não são inferiores aos equivalentes de metal feitos em fábrica. Essas estruturas são usadas, é claro, apenas onde não há tensões mecânicas significativas, vibrações fortes, aquecimento e a necessidade de remover o calor com água. As qualidades técnicas das máquinas de madeira compensada podem estar em um nível decente. Ao mesmo tempo, o custo desse equipamento é econômico.

Atenção: tais sistemas são destinados apenas para uso privado. A máquina de madeira compensada não é útil como um local de trabalho de produção completo. Antes de fazer isso, você precisa avaliar com sobriedade suas habilidades e conhecimentos no campo da arte da carpintaria. Na ausência de habilidades especiais e capacidade de trabalhar com ferramentas elétricas, você terá que esquecer a fabricação independente de máquinas-ferramentas.

Além disso, o material estrutural principal deverá ser cuidadosamente selecionado.

Projeto

Nas máquinas, mesmo as menos críticas, não devem ser permitidas chapas com espessura inferior a 0,6 cm, em qualquer caso, isso vale para as peças de suporte e de apoio do conjunto. Às vezes, uma exceção é feita para carcaças e outras peças leves. No entanto, mesmo assim, é necessário pesar cuidadosamente os prós e os contras para dar uma avaliação correta dos detalhes selecionados. Erros na seleção podem ser fatais.

Alguns especialistas acreditam que uma folha com espessura de 1 a 1,2 cm é suficiente para máquinas individuais, por exemplo, quando se trata de uma mesa de corte. Outros especialistas partem do fato de que peças de grande espessura são sempre necessárias, mesmo para seções menores da estrutura. Também existe a opinião de que peças volumosas coladas de compensado de espessura média são mais eficazes para amortecer vibrações prejudiciais durante vibrações ocasionais. Mas os verdadeiros mestres sempre dão preferência a considerações de confiabilidade e segurança. É por isso que procuram aproveitar ao máximo as placas de contraplacado com espessura igual ou superior a 19 mm, apesar do rigor e dos preços elevados.

Mas você não deve se concentrar em apenas uma espessura. É imprescindível levar em consideração o tipo de madeira original. A madeira de coníferas é mais leve e mais macia, sendo usada principalmente para nós menores. O folheado de madeira dura é mais caro, mas é usado com mais frequência. Mas as diferenças na composição química dos adesivos e o nível de resistência à umidade praticamente não influenciam; na maioria dos casos, o compensado do tipo FC é o suficiente.

O que é mais importante é a categoria de folheado. Um aumento no número de nós ameaça rachaduras e delaminação. Profissionais experientes tentam tirar lençóis de segundo grau e superior. Você não deve tentar comprar matéria-prima muito barata. É quase impossível trazê-lo aos parâmetros exigidos em condições artesanais.

Peças totalmente lixadas também são mais fáceis de colar.

Uma máquina de contraplacado 4 em 1 pode ser considerada como um modelo de artesanato ideal. Este projeto implica a utilização de uma caixa de 54x32x88 cm e uma mesa de 65x98 cm. O compensado para essas peças tem 10 e 18 mm de espessura, respectivamente. A seção da unidade de esmerilhamento será normalmente de 18 cm. Para trabalhar a madeira, é necessário um aparato diferente, os tipos diferem nitidamente, a saber:

  • serrar com base em serra circular manual;
  • quebra-cabeças;
  • usando uma broca;
  • modelo universal, adequado para pendurar vários acessórios.

Opções caseiras

É perfeitamente possível fazer um torno decente com base em compensado. Para o trabalho, você precisará, além do próprio material, dos seguintes elementos:

  • Cola;
  • serra circular e serra de esquadria;
  • lápis ou hidrocor, régua (para marcas);
  • grampos de fixação;
  • rolamentos, tinta, parafusos, chave de fenda;
  • placa de metal, motor elétrico e polia;
  • uma série de outros detalhes.

Para formar a base da máquina, utiliza-se compensado com espessura de 1,2 cm. Depois de cortar e colar os espaços em branco, as bordas são unidas e as ranhuras são usadas para instalar os racks. O cabeçote também é feito de compensado, é necessário fazer um furo nele para o mancal. Algumas porcas e arruelas podem ser úteis para a colagem. A largura da plataforma e a parte guia devem coincidir, e uma plataforma bem feita com grampos se move livremente em dois planos.

A fabricação de cabeçote móvel e cabeçote não é diferente. Ambos requerem proteção especial. Você precisa montar a unidade de alimentação em uma placa conectada à base com uma dobradiça. Para fazer um fuso, você precisa soldar duas porcas em uma arruela e, em seguida, fazer "dentes" na porca. A máquina deve ser pintada.

Claro, você também pode fazer uma furadeira de madeira compensada. Uma vez que geralmente é projetado para peças relativamente pequenas, podem ser utilizadas placas de compensado de 1 cm de espessura.Todas as peças devem ser encaixadas o mais firmemente possível para que não haja quebras visíveis. Importante: o material da folha não tolera tensões mecânicas ásperas, então unir peças em pregos e parafusos seria uma má ideia, você só pode usar pontas e ranhuras e, às vezes, cola PVA para endurecimento máximo.

Se você planeja perfurar outros espaços em branco de madeira compensada usando uma máquina de madeira compensada, é necessário fornecer um local para revestir outra folha. Caso contrário, os produtos processados ​​podem rachar e até mesmo partir. A coloração das furadeiras não é muito justificada. Eles estão expostos a vibrações muito intensas, estresse térmico e mecânico. Mas a aplicação de um primer é muito útil, principalmente em oficinas sem aquecimento.

Também é possível montar fresadoras CNC ou máquinas para trabalhar madeira. A trajetória da peça de usinagem (como em outros tipos) é calculada ao longo de três eixos. Se não houver espaço suficiente na oficina, suportes versáteis podem ser usados ​​para acomodar uma ampla variedade de ferramentas. Normalmente, a área de trabalho é 60x90 cm com um curso vertical de 25 cm.

Mas se você fizer um pouco menos, normalmente não haverá problemas.

Existem dois esquemas principais para o dispositivo de qualquer máquina-ferramenta de madeira compensada feita em casa. Em uma versão, a mesa se move e o portal permanece estacionário; na segunda, as funções mudam. O primeiro método simplifica o design, mas é adequado apenas para mesas de trabalho muito pequenas. Portanto, na prática, a aproximação com o movimento do portal e a imobilidade da mesa é muito mais utilizada. Mas mesmo no segundo esquema, pode haver variantes particulares.

Em primeiro lugar, eles se referem ao uso de um único impulso central ou dois impulsos laterais. A versão de 2 unidades é adequada para estruturas relativamente volumosas. Minimiza o risco de inclinação do portal em relação às guias. Além disso, todo o conjunto apresenta excelente rigidez. O tamanho da área processada é determinado pelas tarefas a serem resolvidas.

Quanto maior a máquina, mais cara ela sai e, além disso, é mais fácil corrigir erros em modelos pequenos.

Muitas vezes acredita-se que a geometria do portal, as proporções da distância entre os eixos e as guias de trabalho, as folgas entre os rolamentos podem ser calculadas apenas levando em consideração a resistência dos materiais e a mecânica precisa. Isso é em grande parte verdade, mas os pontos básicos estão disponíveis até mesmo para não especialistas, a saber:

  • reduzir a folga acima da mesa aumenta a rigidez da estrutura;
  • os eixos também devem ser mais rígidos e não muito longos;
  • se possível, aumente a lacuna entre as guias ao longo do eixo X para reduzir a torção anormal;
  • o centro de gravidade do portal deve corresponder ao ponto onde a cortadora está localizada e ao mesmo tempo estar entre os rolamentos do eixo Y (por isso, as escoras verticais costumam ser dobradas para trás);
  • é necessário usar apenas parafusos de fuso de esferas, que fornecem a menor folga;
  • o parafuso deve ser equipado com um par de rolamentos independentes e conectado ao motor por meio de um acoplamento flexível (então, um equilíbrio entre simplicidade e qualidade é alcançado)
  • a montagem de todas as peças-chave pode ser realizada em pontas de caixa (isso é muito mais esteticamente agradável do que porcas salientes em todas as direções).

Como fazer isso sozinho?

Não há necessidade de procurar desenhos prontos. Você pode desenvolver esquemas de máquinas de metal. De qualquer forma, cada um desses produtos é único e é otimizado para tarefas específicas, para as necessidades pessoais dos proprietários. No entanto, é necessário prestar atenção às fotografias exemplares. As máquinas de compensado só podem ser executadas corretamente com uma ferramenta elétrica de qualidade. Se as folhas de até 1 cm de espessura são serradas por uma serra vertical, as mais grossas geralmente são processadas com uma serra circular ou circular. No entanto, os quebra-cabeças avançados também podem lidar com o corte de placas de madeira compensada de até 2 cm de espessura.

Um cortador manual ajudará a selecionar as ranhuras e orifícios. Mova as ferramentas suavemente para minimizar lascas. O mesmo é conseguido com fita adesiva simples. Após a montagem final, todas as superfícies e faces precisam ser lixadas. Como solo, você pode usar uma mistura de água e PVA em proporções iguais.

Você pode aprender a fazer uma lixadeira de cinta de madeira compensada com suas próprias mãos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário