Qual é a diferença entre compensado FC e FSF?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Diferenças visuais
  3. Comparação de propriedades
  4. Qual é melhor escolher?

O contraplacado é um dos materiais mais simples e acessíveis, muito utilizado na indústria da construção. Existem vários tipos, hoje consideraremos dois deles: FC e FSF. Embora sejam semelhantes entre si, existem algumas diferenças nos parâmetros, uso e aplicação. Vamos dar uma olhada mais de perto na diferença entre os compensados ​​FC e FSF.

O que é isso?

A palavra "madeira compensada" vem do francês fournir (impor). É feito através da colagem de tábuas de madeira de várias espessuras (folheado). Para obter características superiores de resistência e confiabilidade, os painéis são colados quando colados de forma que a direção das fibras seja perpendicular uma à outra. Para fazer com que as faces frontais do material tenham a mesma aparência, geralmente o número de camadas é ímpar: três ou mais.

Atualmente, as marcas mais comuns de painéis laminados de madeira são FC e FSF. Tanto uma como a outra variedade têm seus adeptos e adversários, que discutem constantemente sobre as propriedades e a segurança ambiental dessas placas. Vamos tentar entender esse problema.

Vamos começar decifrando a lenda.

  • FC... A primeira letra do nome é comum a todos os tipos deste material e significa "compensado". Já o segundo fala da composição que foi usada na colagem dos painéis. Neste caso, é uma cola de uréia-formaldeído.
  • FSF... Para este tipo de placa, as letras SF indicam que uma substância como a resina de fenol-formaldeído foi usada para colar as placas.

Importante! Vários adesivos afetam as propriedades do compensado e, consequentemente, sua finalidade e uso.

Diferenças visuais

Exteriormente, ambas as espécies são praticamente indistinguíveis uma da outra. Para a produção de um e de outro, são usados ​​os mesmos tipos de folheado, os mesmos métodos de lixar e laminar as faces frontais. Mas ainda há uma diferença visual. Eles consistem na diferença de estrutura na composição do adesivo.

No FC, um componente como o fenol não está incluído na cola - portanto, é mais leve... Como as camadas de cola e painéis são praticamente da mesma cor, ele se parece visualmente com o mesmo tipo de material. Composição adesiva para FSF de tonalidade vermelho escuro. E olhando para o corte lateral, você pode ver as fileiras de madeira e cola. Mesmo um homem comum na rua, ao se deparar com o compensado pela primeira vez, conhecendo essas características, será capaz de distinguir um tipo desse material de outro.

Comparação de propriedades

Fundamentalmente, as placas de compensado diferem umas das outras.

Resistência à umidade

O FC é durável e suficientemente versátil, mas destina-se ao uso em condições de completa ausência de umidade. É feito de madeira de lei homogênea desfiada, mas combinações de bétula, amieiro e algumas outras espécies também são possíveis. Se o líquido entrar nas camadas internas desse tipo de madeira compensada, haverá deformação e descamação. Mas, por ser de baixo custo, é muito utilizado na construção de divisórias internas de ambientes, como substrato para revestimentos de pisos (parquete, laminado, etc.), móveis e recipientes de embalagem são feitos a partir dele.

O FSF, pelo contrário, é resistente à umidade. Após ser exposto à umidade, por exemplo, precipitação atmosférica, ele também pode se molhar, mas após a secagem, sua aparência e forma permanecem inalteradas.

Mesmo assim, é importante notar: se esse compensado for mantido por muito tempo na água, ele vai inchar.

Força

Nesse aspecto, a FSF supera sua "irmã" em quase uma vez e meia (60 MPa e 45 MPa), portanto é capaz de suportar cargas muito altas... Além disso, resiste melhor a danos mecânicos e ao desgaste.

Componente ambiental

Aqui o FC sai por cima, uma vez que não há fenol na estrutura de sua cola. E o FSF tem bastante - 8 mg por 100 g. Tais valores não são críticos para a saúde humana, mas ainda será útil cuidar disso e não usar este tipo de compensado em instalações residenciais, especialmente quando Organização de quartos para crianças. Depois que a cola seca, ela se torna menos perigosa, mas ao escolher painéis à base de madeira, preste atenção ao grau de emissão dos componentes perigosos.

Se E1 estiver indicado nos documentos para o material, é bastante seguro e pode ser usado em ambientes internos. Mas se E2 é categoricamente inaceitável... Substâncias venenosas no adesivo podem criar problemas durante o descarte. Eles afetam negativamente a pele, as membranas mucosas e os órgãos respiratórios. Portanto, os restos mortais não precisam ser queimados, mas sim enviados para aterro.

Aparência

Para os dois tipos, é quase idêntico, uma vez que os mesmos tipos de madeira são usados ​​na produção. A decoração difere apenas na presença ou ausência de defeitos (nós, inclusões estranhas) na superfície frontal.

De acordo com este princípio, o compensado é dividido em classes. Devido ao uso de resinas em FSF, as falhas são visualmente mais visíveis.

Qual é melhor escolher?

Antes de escolher uma ou a segunda marca de compensado, é necessário conhecer suas áreas de aplicação. Existem áreas onde eles se sobrepõem e ambos podem ser usados, mas também há áreas onde apenas um deles funcionará. Por exemplo, FSF é ideal quando alta resistência e resistência à umidade são necessárias. E o FC é melhor usado nos casos em que a segurança ambiental, a aparência agradável e o preço são importantes.

A FSF está fora da competição quando você precisa fazer o seguinte:

  • cofragem para a fundação;
  • parede externa de edifícios do tipo moldura;
  • edifícios domésticos;
  • móveis para o campo;
  • superfícies publicitárias;
  • forro para materiais de cobertura no telhado.

O FC pode ser perfeitamente aplicado como material nos seguintes casos:

  • para revestimento de paredes, exceto cozinha e banheiro;
  • como um revestimento de piso;
  • para a fabricação de móveis estofados e com moldura, que ficarão dentro das dependências (casa, escritório, etc.);
  • produção de caixas de embalagem, quaisquer elementos decorativos.

É aconselhável se familiarizar com o GOST 3916.2-96conhecer as principais características e marcações aplicadas a cada chapa de compensado. Este último indicará o tipo, grau, composição adesiva do material, bem como sua espessura, tamanho, tipo de folheado de madeira, classe de emissão de substâncias perigosas, e também é lixado em uma das faces ou em ambas. E mais uma coisa: na hora de escolher, o custo é importante. O PSF é significativamente mais caro devido às suas propriedades. Agora, conhecendo todas as características, propriedades e finalidade desses materiais, não será difícil fazer a escolha certa.

No próximo vídeo você encontrará informações adicionais sobre os graus de madeira compensada de acordo com o GOST.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário